Estudo de João 9:28 – Comentado e Explicado

Então eles o cobriram de injúrias e lhe disseram: Tu que és discípulo dele! Nós somos discípulos de Moisés.
João 9:28

Comentário de Albert Barnes

Tu és seu discípulo – Eles lançaram nele como uma reprovação. Sua defesa de Jesus eles consideravam a prova de que ele era seu seguidor, e isso eles agora tentavam mostrar era inconsistente em ser um amigo de Moisés e de sua lei. Moisés dera a lei a respeito do sábado; Jesus curou um homem contrário, a seu ver, à lei de Moisés. Eles, portanto, consideraram Jesus um violador e desprezador da lei de Moisés, e é claro que seus seguidores também eram.

Nós somos discípulos de Moisés – Reconhecemos a autoridade da lei de Moisés, que eles alegaram que Jesus havia quebrado pela cura naquele dia.

Comentário de E.W. Bullinger

revoltado = criticou em. Não apenas repreendido, mas abusado. Em outros lugares somente em Atos 23: 4 . 1 Coríntios 4:12 , 1 Pedro 2:23 .

his = that Man “s. Falado com desprezo.

Moisés “. Ver nota em João 1:17 .

Comentário de John Calvin

28. Então eles o censuraram. É provável que todas as acusações provocadas pela violência de sua raiva e indignação tenham sido lançadas sobre ele com avidez; mas houve uma reprovação entre os homens, que o chamavam de apóstata da lei. Pois, na opinião deles, ele não poderia ser um discípulo de Cristo sem se revoltar da lei de Moisés; e eles expressamente representam essas duas coisas como inconsistentes uma com a outra. É uma pretensão muito plausível, que eles tenham medo de se revoltar com a doutrina de Moisés. Pois esta é a verdadeira regra de piedade, que devemos ouvir os profetas, por quem certamente sabemos que Deus falou; para que nossa fé não seja levada a cabo por nenhuma doutrina dos homens. Deste princípio eles deduzem sua certeza quanto à Lei de Moisés; mas eles mentem quando dizem que são os discípulos de Moisés, pois se afastaram do fim da Lei. Assim, os hipócritas costumam rasgar Deus em pedaços (271) quando desejam se abrigar em seu nome. Se Cristo é a alma da Lei, como Paulo nos diz ( Romanos 10: 4 ), qual será a Lei quando separada dele, senão um corpo morto? Somos ensinados por este exemplo, que nenhum homem realmente ouve a Deus, a menos que seja um ouvinte atento de sua palavra, para entender o que Deus quer dizer e dizer.

Comentário de Adam Clarke

Então eles o insultaram ????d???sa? . Eustáquio deriva ???d???a de ????? , uma palavra, e d??? , uma lança: – eles falavam palavras cortantes e penetrantes. Salomão fala de alguns que falaram como o piercing de uma espada, Provérbios 12:18 . E o salmista fala de palavras que são como espadas desembainhadas, Salmo 55:21 , palavras que mostram que a pessoa que as fala tem seu coração cheio de intenções assassinas; e que, se ele tivesse o mesmo poder com uma espada que ele tem com a língua, ele destruiria aquele a quem ele assim censurar.

Nós somos discípulos de Moisés – com isso eles queriam dizer que eram fariseus genuínos; pois eles não permitiram que os saduceus fossem discípulos de Moisés.

Comentário de Thomas Coke

João 9: 28-29 . Mas nós somos discípulos de Moisés, etc. – Por meio deles, astuciosamente, mas de maneira maliciosa e falsamente insinuada, que havia tal oposição entre Moisés e Jesus, que era impossível que a mesma pessoa fosse discípula de ambos. Sabemos que Deus falou a Moisés, dizem eles; mas como eles sabiam disso? – Era da tradição que haviam recebido a respeito dele? – Era das provas intrínsecas que poderiam ser extraídas de seus escritos? Ou foi pelos milagres que ele realizou na confirmação de sua missão? Considere todas essas provas com relação a Jesus: todos eles olhavam para João como uma pessoa íntegra, e alguns de fato o honravam com o título de profeta; mas João testificou que Jesus era o Cordeiro de Deus, o Filho amado do Pai, e que ele ouvira o próprio Deus declarar isso quando Cristo foi batizado por ele. As doutrinas de Jesus eram igualmente dignas de um mensageiro divino com as de Moisés; eles eram mais espirituais e, consequentemente, mais altamente adequados à natureza de Deus, que é um Espírito. Eles não eram destinados a uma nação em particular e, portanto, particularmente adequados ao caráter de Deus, considerado como o Pai da humanidade. A religião que ele estabeleceu não era local ou temporal, como a dos judeus, nem, por essa razão, confinada a um local específico, ou a ser praticada em circunstâncias particulares; mas ser professado em todos os lugares e ser estendido por todo o mundo habitável. O que confirma ainda mais a missão divina de nosso Salvador é que ele foi predito em todos os elos da grande cadeia de profecias que atravessa o Antigo Testamento; e até o próprio Moisés fala dele como um legislador, que deveria substituir sua constituição, e deveria ser ouvido pelos últimos judeus, como ele próprio fora por seus pais; no entanto, apesar de dizerem, sabiam que Deus havia falado com Moisés, mas não receberam credenciais para convencê-los da missão divina de Jesus. Novamente, se eles acreditavam na missão de Moisés com base em evidências de milagres, realmente atestavam com credibilidade, mas realizavam dois mil anos antes de nascerem, era muito mais razoável, em seus próprios princípios, acreditar na missão de Jesus, pelo menos milagres iguais, realizados diariamente entre eles, quando poderiam, em muitos casos, ter sido testemunha ocular dos fatos; e um dos quais, apesar de toda a sua malícia, eles não foram obrigados a possuir, ou, pelo menos, se viram totalmente incapazes de refutar. Sua parcialidade aqui era indesculpável; nem a inconsistência desse povo perverso era menos flagrante: pois, ao mesmo tempo, eles sabiam de onde Jesus era, uma objeção a ele ser o Messias; e aqui eles objetam que ele seja o Messias, por não saberem de onde ele era. Mas é da natureza da malícia e do erro sempre se confundir e se contradizer. Veja cap. João 7: 27-28 .

Referências Cruzadas

Isaías 51:7 – “Ouçam-me, vocês que sabem o que é direito, vocês, povo que têm a minha lei no coração: Não temam a censura de homens nem fiquem aterrorizados com seus insultos.

Mateus 5:11 – “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.

Mateus 27:39 – Os que passavam lançavam-lhe insultos, balançando a cabeça

João 5:45 – “Contudo, não pensem que eu os acusarei perante o Pai. Quem os acusa é Moisés, em quem estão as suas esperanças.

João 7:19 – Moisés não lhes deu a lei? No entanto, nenhum de vocês lhe obedece. Por que vocês procuram matar-me? “

João 7:47 – “Será que vocês também foram enganados? “, perguntaram os fariseus.

João 9:34 – Diante disso, eles responderam: “Você nasceu cheio de pecado; como tem a ousadia de nos ensinar? ” E o expulsaram.

Atos dos Apóstolos 6:11 – Então subornaram alguns homens para dizerem: “Ouvimos Estêvão falar palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus”.

Romanos 2:17 – Ora, você que leva o nome de judeu, apóia-se na lei e orgulha-se em Deus;

1 Coríntios 4:12 – trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos;

1 Coríntios 6:10 – nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.

1 Pedro 2:23 – Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *