Estudo de 1 Pedro 2:23 – Comentado e Explicado

who, {when} reviled, reviled not again; {when} suffering, threatened not; but gave {himself} over into the hands of him who judges righteously;
1 Pedro 2:23

Comentário de Albert Barnes

Quem, quando foi injuriado, não injuriou novamente – Ele não usou palavras duras e opróbrias em troca daquelas que recebeu:

(1) Ele foi insultado. Ele foi acusado de ser um homem sedicioso; falado como um enganador; acusado de estar em aliança com Belzebu, o “príncipe dos demônios” e condenado como blasfemador contra Deus. Isso foi feito:

(a) pelos grandes e influentes da terra;

(b) da maneira mais pública;

(c) com o objetivo de alienar seus amigos dele;

(d) com sarcasmo e ironia mais severos e severos; e,

(e) em referência a tudo que mais afetaria um homem de sensibilidade delicada e terna.

(2) ele não insultou aqueles que o censuraram. Ele pediu que a justiça pudesse ser feita. Ele exigiu que, se tivesse falado mal, eles deveriam testemunhar o mal; mas além disso ele não foi. Ele não usava linguagem severa. Ele não mostrou raiva. Ele não pediu vingança. Ele orou para que eles se vestissem perdoados. Ele se levantou calmamente e suportou tudo, pois passou a suportar todo tipo de sofrimento para poder dar-nos um exemplo e fazer expiação por nossos pecados.

Quando ele sofreu, ele não ameaçou – isto é, quando ele sofreu injustiça de outros, em seu julgamento e em sua morte, ele não ameaçou punição. Ele não invocou a ira do céu. Ele nem sequer previu que eles seriam punidos; ele não expressou desejo de que fossem.

Mas comprometeu-se com aquele que julga com retidão – Margem, sua causa. O sentido é o mesmo. O significado é que ele entregou sua causa, seu nome, seus interesses, todo o caso a Deus. O significado da frase “que julga com retidão” aqui é que Deus lhe faria justiça exata. Embora prejudicado pelas pessoas, ele se sentiu seguro de que faria o certo. Ele resgataria seu nome dessas censuras; ele daria a ele a honra no mundo que ele merecia; e ele traria sobre aqueles que o haviam injustificado tudo o que era necessário para mostrar sua desaprovação pelo que haviam feito, e tudo o que seria necessário para dar o mais alto apoio à causa da virtude. Compare Lucas 23:46 . Este é o exemplo que nos é apresentado quando somos prejudicados. O exemplo inteiro abrange estes pontos:

(1) Devemos garantir que nós mesmos somos inocentes no assunto pelo qual somos censurados ou acusados. Antes de pensarmos que estamos sofrendo como Cristo, devemos ter certeza de que nossas vidas não merecem reprovação. Na verdade, não podemos esperar ser tão puros em todas as coisas quanto ele; mas podemos viver de tal maneira que, se formos censurados e criticados, podemos ter certeza de que não foi por nenhum erro que fizemos com os outros ou que não o merecemos de nossos semelhantes.

(2) Quando somos repreendidos e criticados, devemos sentir que fomos chamados a isso por nossa profissão; que foi uma das coisas que fomos ensinados a esperar quando nos tornamos cristãos; que é isso que os profetas e apóstolos suportaram, e que o próprio Mestre sofreu em um grau eminente; e que, se nos depararmos com o desprezo dos grandes, dos privilegiados, dos ricos, dos poderosos, não será mais do que o Salvador fez, e não mais do que fomos ensinados a esperar será a nossa porção. Também pode ser bom lembrar nossa indignidade; e refletir, que, apesar de não termos cometido nenhum mal ao indivíduo que ainda nos ofende, somos pecadores, e que essas censuras podem não ser uma advertência inútil de que somos culpados diante de Deus. Então Davi sentiu quando foi criticado por Shimei: “Portanto, amaldiçoe, porque o Senhor lhe disse: Amaldiçoe Davi. Quem então dirá: Por que você fez isso? ” 2 Samuel 16:10 .

(3) quando isso ocorrer, devemos com calma e confiança confiar nossa causa a Deus. Nosso nome, nosso caráter, nossa influência, nossa reputação, enquanto vivemos e depois que morremos, devemos sair inteiramente com ele. Não devemos procurar nem desejar vingança. Não devemos invocar a ira de Deus em nossos perseguidores e caluniadores. Devemos sentir com calma que Deus nos dará a medida de reputação que devemos ter no mundo e que ele não sofrerá nenhuma injustiça suprema por nos ser cometida. Entregue o teu caminho ao Senhor; confie nele, e ele a fará cumprir; e ele trará a tua justiça como a luz e o teu juízo como o meio dia ”, Salmo 37: 5-6 . A Vulgata Latina tem aqui: “Mas ele se comprometeu com quem o julgou injustamente”, judicanti se injuste; isto é, para Pôncio Pilatos, o que significa que ele se deixou em suas mãos, embora soubesse que a sentença era injusta. Mas não há autoridade para isso no grego, e esse é um dos casos em que essa versão se afasta da original.

Comentário de E.W. Bullinger

insultado . Grego. loidoreo. Ver João 9:28 .

insultado. . . novamente . Grego. antiloidoreo. Só aqui.

ameaçado . Veja Atos 4:17 .

comprometido . Veja João 19:30 .

julgar . App-122.

justamente . Grego. dikaios. Ver 1 Coríntios 15:34 .

Comentário de John Calvin

23 Quando ele foi injuriado, ou reprovado . Aqui Pedro aponta o que devemos imitar em Cristo, mesmo com calma para suportar erros e não para vingar erros. Pois essa é a nossa disposição: quando recebemos ferimentos, nossas mentes fervem imediatamente com sentimentos de vingança; mas Cristo se absteve de todo tipo de retaliação. Nossa mente, portanto, deve ser contida, para que não procuremos tornar o mal pelo mal.

Mas se comprometeu , ou sua causa . A palavra causa não é expressa, mas é obviamente entendida. E Pedro acrescenta isso para o consolo dos piedosos, isto é, se eles suportassem pacientemente as censuras e a violência dos iníquos, teriam Deus como seu defensor. Pois seria muito difícil para nós estar sujeito à vontade dos ímpios, e não ter Deus cuidando de nossos erros. Pedro, portanto, adorna a Deus com esse alto atributo, que julga com retidão, como se tivesse dito: “Cabe a nós, com calma, suportar males; Enquanto isso, Deus não negligenciará o que lhe pertence, mas se mostrará um juiz justo. ” Por mais devassos que os ímpios possam ser por um tempo, eles não serão impunes pelos erros cometidos agora aos filhos de Deus. Tampouco há motivo para os piedosos temerem, como se estivessem sem proteção; pois uma vez que pertence a Deus defendê-los e empreender sua causa, eles devem possuir suas almas em paciência.

Além disso, como essa doutrina não traz um pequeno consolo, ela serve para acalmar e subjugar as inclinações da carne. Pois ninguém pode recorrer à fidelidade e proteção de Deus, mas aquele que, em espírito manso, espera por seu julgamento; pois quem pula para se vingar, se intromete no que pertence a Deus e não sofre que Deus cumpra seu próprio ofício. Em referência a isso, Paulo diz: “Dá lugar à ira” ( Romanos 12:19 😉 e, portanto, ele sugere que o caminho está fechado contra Deus, que ele próprio talvez não julgue, quando o anteciparmos. Ele então confirma o que havia dito pelo testemunho de Moisés: “A vingança é minha”. ( Deuteronômio 32:35 .) Pedro, em suma, quis dizer isso, que, segundo o exemplo de Cristo, estaremos mais preparados para suportar ferimentos, se dermos a Deus sua própria honra, ou seja, se acreditarmos que ele é um juiz justo. , encaminhe nosso direito e nossa causa a ele.

No entanto, pode-se perguntar: Como Cristo entregou sua causa ao Pai; pois se ele exigiu vingança, isso ele mesmo diz que não é legal para nós; porque ele nos ordena a fazer o bem aos que nos ferem, a orar pelos que falam mal de nós. ( Mateus 5:44 .) A isso, minha resposta é que parece evidente a partir da história do evangelho que Cristo assim remeteu seu julgamento a Deus e, no entanto, não exigiu vingança contra seus inimigos, mas que, em pelo contrário, ele orou por eles: “Pai”, disse ele, “perdoe-os”. ( Lucas 23:34 .) E, sem dúvida, os sentimentos de nossa carne estão longe de estar em harmonia com o julgamento de Deus. Para que alguém possa cometer sua causa àquele que julga com retidão, é necessário que ele primeiro faça uma verificação sobre si mesmo, para que ele não peça nada inconsistente com o julgamento justo de Deus. Pois aqueles que se entregam à busca de vingança, não concedem a Deus seu cargo de juiz, mas de certa maneira desejam que ele seja um carrasco. Aquele que é tão calmo em seu espírito a ponto de desejar que seus adversários se tornem seus amigos, e se esforça para trazê-los para o caminho certo, compromete corretamente a Deus sua própria causa, e sua oração é: “Tu, ó Senhor, conheces meus coração, como desejo que eles sejam salvos, que procuram me destruir: foram convertidos, devo parabenizá-los; mas se eles continuarem obstinados em sua maldade, pois sei que vigias minha segurança, entregarei minha causa a ti. ” Essa mansidão foi manifestada por Cristo; é então a regra a ser observada por nós.

Comentário de Adam Clarke

Mas se comprometeu – Embora ele pudesse ter infligido qualquer tipo de punição a seus perseguidores, ainda para nos dar, a esse respeito também, um exemplo de que devemos seguir seus passos, ele cometeu sua causa àquele que é o Juiz justo. Para evitar os maus temperamentos, e o desconforto e o perigo de nos vingar, é uma grande vantagem em todos esses casos ser capaz de encaminhar nossa causa a Deus e ter certeza de que o Juiz de toda a Terra fará o que é certo.

A Vulgata, uma cópia de Itala, São Cipriano e Fulgentius, dizia Tradebat autem judicanti se injuste ; “Ele se entregou àquele que julgou injustamente;” Pôncio Pilatos. Alguns críticos aprovam essa leitura, mas não há evidências suficientes para recomendá-la como genuína.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 2:23 . Quem, quando foi insultado, etc. – Nosso Senhor, durante o curso de seus ensinamentos e ministério, pronunciou terríveis tristezas e denúncias contra os escribas e fariseus perversos e hipócritas: mas quando ele sofreu, perdoou, para que suas denúncias não pensa-se que procede, não por amor à verdade e à justiça, mas por raiva e ódio e ressentimento pelo uso cruel que ele encontrou. Em meio a todo tratamento bárbaro que sofreu, ele nunca proferiu uma palavra impaciente ou ameaçadora .

Referências Cruzadas

Gênesis 18:25 – Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra? “

Salmos 7:11 – Deus é um juiz justo, um Deus que manifesta cada dia o seu furor.

Salmos 10:14 – Mas tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os para tomá-los em tuas mãos. A vítima deles entrega-se a ti; tu és o protetor do órfão.

Salmos 31:5 – Nas tuas mãos entrego o meu espírito; resgata-me, Senhor, Deus da verdade.

Salmos 37:5 – Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:

Salmos 38:12 – Os que desejam matar-me preparam armadilhas, os que me querem prejudicar anunciam a minha ruína; passam o dia planejando traição.

Salmos 96:13 – cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com a sua fidelidade!

Isaías 53:7 – Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.

Mateus 27:39 – Os que passavam lançavam-lhe insultos, balançando a cabeça

Marcos 14:60 – Depois o sumo sacerdote levantou-se diante deles e perguntou a Jesus: “Você não vai responder à acusação que estes lhe fazem? “

Marcos 15:29 – Os que passavam lançavam-lhe insultos, balançando a cabeça e dizendo: “Ora, você que destrói o templo e o reedifica em três dias,

Lucas 22:64 – Cobriam seus olhos e perguntavam: “Profetize! Quem foi que lhe bateu? “

Lucas 23:9 – Interrogou-o com muitas perguntas, mas Jesus não lhe deu resposta.

Lucas 23:34 – Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.

Lucas 23:46 – Jesus bradou em alta voz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Tendo dito isso, expirou.

João 8:48 – Os judeus lhe responderam: “Não estamos certos em dizer que você é samaritano e está endemoninhado? “

João 19:9 – e voltou para dentro do palácio. Então perguntou a Jesus: “De onde você vem? “, mas Jesus não lhe deu resposta.

Atos dos Apóstolos 4:29 – Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente.

Atos dos Apóstolos 7:59 – Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”.

Atos dos Apóstolos 8:32 – O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: “Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca.

Atos dos Apóstolos 9:1 – Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,

Atos dos Apóstolos 17:31 – Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

Romanos 2:5 – Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.

Efésios 6:9 – Vocês, senhores, tratem seus escravos da mesma forma. Não os ameacem, uma vez que vocês sabem que o Senhor deles e de vocês está nos céus, e ele não faz diferença entre as pessoas.

2 Tessalonicenses 1:5 – Elas dão prova do justo juízo de Deus, que deseja que vocês sejam considerados dignos do seu Reino, pelo qual vocês também estão sofrendo.

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

2 Timóteo 4:8 – Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

Hebreus 12:3 – Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem.

1 Pedro 4:19 – Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem.

Apocalipse 19:11 – Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *