Estudo de Salmos 31:5 – Comentado e Explicado

Em vossas mãos entrego meu espírito; livrai-me, ó Senhor, Deus fiel.
Salmos 31:5

Comentário de Albert Barnes

Na tua mão entrego meu espírito – O Salvador usou essa expressão quando estava na cruz e quando estava prestes a morrer: Lucas 23:46 . Mas isso não prova que o salmo tinha originalmente uma referência a ele, ou que ele pretendia intimar que as palavras originalmente eram uma profecia. A linguagem era apropriada para ele, como é para todos os outros na hora da morte; e seu uso das palavras forneceu a ilustração mais alta de que elas eram apropriadas naquela hora. O ato do salmista foi um ato de forte confiança em Deus em meio a perigos e problemas; o ato do Salvador era da mesma natureza, recomendando seu espírito a Deus na hora solene da morte. O mesmo ato de fé é apropriado para todo o povo de Deus, tanto na angústia quanto na morte. Compare Atos 7:59 . A palavra “espírito” pode significar “vida”, considerada como o princípio da animação, equivalente à palavra “eu mesmo”; ou pode significar mais especificamente a “alma”, distinta do corpo. O sentido não é materialmente variado por nenhuma das interpretações.

Você me redimiu – Este foi o fundamento ou a razão pela qual o “salmista” se entregou a Deus; esse motivo não foi sugerido, e não poderia ter sido pelo Salvador, em seus momentos de morte. Ele entregou seu espírito de partida a Deus como seu Pai, e em virtude da obra para a qual ele havia sido designado, e que estava prestes a terminar, como Redentor; nós entregamos nossas almas a Ele em virtude de termos sido redimidos. Isso é apropriado para nós:

(a) porque ele nos redimiu;

(b) porque fomos redimidos por ele, e podemos pedir que Ele tome os seus;

(c) por ser um motivo de segurança, pois, se fomos resgatados, podemos estar certos de que Deus nos manterá; e

(d) porque este é o único fundamento de nossa segurança em referência ao mundo futuro.

O que “Davi” pode ter entendido com essa palavra pode não ser fácil determinar com certeza; mas não há razão para duvidar que ele possa ter usado isso como expressão da idéia de que ele havia se recuperado da ruína da queda e do domínio do pecado, e havia sido feito filho de Deus. Tampouco precisamos duvidar que ele tivesse tais visões do caminho da salvação que sentiria que foi redimido apenas por uma expiação ou pelo derramamento de sangue por seus pecados. Para todos os cristãos, basta autorizá-los a usar essa linguagem em meio a problemas e perigos, e na hora da morte, que eles foram redimidos pelo sangue do Salvador; para nenhum de nós existe outra base segura de confiança na hora da morte que não seja o fato de que Cristo morreu pelo pecado, e que temos evidências de que estamos interessados ??em seu sangue.

Ó Senhor Deus da verdade – fiel às tuas promessas e aos compromissos da aliança. Como prometeste vida e salvação aos que são remidos, eles podem confiar em ti em segurança. Veja as notas em 2 Coríntios 1:20 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 31: 5 . Em tuas mãos, etc. – ou seja, “aos teus cuidados e custódia, comprometo minha vida, ou minha respiração, como a palavra ??? ruach, significa, assim como o espírito ou a alma; e a respiração, sendo o sinal da vida, pode aqui ser levado para a própria vida. ” Mas nosso Salvador usou essas palavras, ao expirar na cruz, em um sentido mais apropriado e literal do que as que podem ser aplicadas a Davi. Veja Lucas 23:46 . Ele os usou, diz Santo Agostinho, para vermos que ele é a pessoa que fala neste salmo: provavelmente, com o objetivo de convencer os judeus de que, apesar de sofrer, ele era o Messias e aquele filho de Davi que deve sentar-se em seu trono para sempre. Mudge apresenta a cláusula perdida: “Você me comprou, ó Senhor Deus da verdade; isto é , sou sua propriedade. Fui tua desde o ventre e estou destinada ao teu serviço”.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 31: 5 . Em tuas mãos – Ou seja, aos teus cuidados e custódia; Eu comprometo meu espírito – Minha alma ou vida, para preservá-lo da malícia de meus inimigos, ou, se lhes for permitido matar meu corpo, para recebê-lo. Pois o meu caso está quase desesperado e estou pronto para desistir do fantasma. Mas nosso Senhor usou essas palavras, ao expirar na cruz, em um sentido mais apropriado e literal do que elas podem ser aplicadas a Davi. Ele os usou, provavelmente, para convencer os judeus de que, embora sofresse, ele era o Messias e aquele filho de Davi, que deveria permanecer no trono para sempre. Pois tu me remiste Tu me livraste anteriormente de grandes perigos e, portanto, eu voluntariamente e com alegria me comprometo a ti para o futuro: Ó Senhor Deus da verdade – que se mostrou assim comigo em fazer boas tuas promessas.

Comentário de Scofield

resgatado

(Ver Scofield “ Isaías 59:20 “) Ver Scofield ” Êxodo 14:30

Comentário de E.W. Bullinger

Into, etc. Citado em Lucas 23: 4 , Lucas 23: 6 .

mão. Figura do discurso Anthropopatheia.

commit = eu irei confirmar.

espírito. Hebraico. ruach. App-9.

resgatado = entregue pelo poder. Hebraico. padah. Veja nota em Êxodo 13:13 . Compare Êxodo 6: 6 .

DEUS. El hebraico App-4.

Comentário de Adam Clarke

Na tua mão entrego o meu espírito – Estas palavras, como estão na Vulgata, foram o mais alto crédito entre os nossos antepassados; por quem foram usados ??em todos os perigos, dificuldades e no artigo da morte. Nos manus tuas, Domine, commendo spiritum meum, era usado pelos doentes quando estavam prestes a expirar, se fossem sensíveis; e se não, o padre disse isso em favor deles. Nas formas de oração para pessoas doentes e moribundas, essas palavras eram frequentemente inseridas em latim, embora todo o restante da oração fosse em inglês; pois supunha-se que havia algo de soberano na própria linguagem. Mas não permita que o abuso de tais palavras impeça sua utilidade. Para uma ejaculação, nada pode ser melhor; e quando os piedosos ou tentados com confiança os usam, nada pode exceder seus efeitos. “Em tuas mãos louvo o meu espírito; pois tu me remiste, Senhor Deus da verdade.” Eu te dou minha alma, porque é tua; tu a remiste pelo teu sangue; está seguro em lugar nenhum, senão na tua mão. Prometeste salvar aqueles que confiam em ti; tu és o Deus da verdade e não podes negar a ti mesmo. Mas essas palavras são particularmente santificadas, ou separadas para esse fim, pelo uso delas por nosso abençoado Senhor, pouco antes de ele expirar na cruz. “E quando Jesus clamou em alta voz, ele disse: ‘Pai, em tuas mãos eu recomendo meu espírito'”, Lucas 23:46 . O restante do versículo não era adequado ao Salvador do mundo e, portanto, ele o omite; mas é adequado para nós que fomos redimidos por essa morte sacrificial. Santo Estevão usa quase as mesmas palavras, e foram as últimas que ele proferiu. Atos 7:59 .

Comentário de John Calvin

5. Em tua mão entrego meu espírito. Davi novamente declara sua fé em Deus e afirma que ele tinha pensamentos tão elevados sobre sua providência, que lançou todos os seus cuidados sobre ela. Quem se entrega às mãos de Deus e à sua tutela, não apenas o constitui o árbitro da vida e da morte para ele, mas também depende dele com calma para se proteger em meio a todos os seus perigos. O verbo está no tempo futuro, “eu cometerei”, e inquestionavelmente denota um ato contínuo e, portanto, é adequadamente traduzido no tempo presente. Deve-se observar também que nenhum homem pode dedicar sua vida a Deus com sinceridade, mas aquele que se considera exposto a milhares de mortes e que sua vida está pendurada por um fio, ou não difere quase nada de uma respiração que passa repentinamente longe. Davi estando assim no ponto de desespero, não deixa nada para si fazer, a não ser isto – seguir seu caminho, confiando em Deus como guardião e governador de sua vida. É maravilhoso que, embora muitas coisas nos afligam a todos, apenas uma em cem seja tão sábia que comprometa sua vida nas mãos de Deus. Multidões vivem dia a dia tão alegres e descuidadas como se estivessem em um ninho silencioso, livre de todos os distúrbios; mas assim que encontram algo que os aterrorize, estão prontos para morrer de angústia. Acontece, portanto, que nunca se dirigem a Deus, porque se enganam com vãs ilusões, lisonjeando-se de que tudo ainda vai ficar bem (639) ou porque estão tão atormentados pelo medo e estupefatos pelo espanto, que não têm desejo. por seu cuidado paternal. Além disso, como várias tempestades de tristeza nos perturbam, e às vezes nos jogam de cabeça para baixo, ou nos arrastam para o caminho direto do dever, ou pelo menos nos afastam de nosso posto, o único remédio que existe para deixar essas coisas em repouso é: considere que Deus, que é o autor de nossa vida, também é seu preservador. Este, então, é o único meio de aliviar todos os nossos encargos e nos impedir de sermos tragados pela tristeza excessiva. Vendo, portanto, que Deus condescende em cuidar de nossas vidas e apoiá-las, embora muitas vezes sejam expostas a vários tipos de morte, vamos aprender sempre a fugir para este asilo; antes, quanto mais alguém estiver exposto a perigos, deixe-se exercitar com mais cuidado ao meditar. Em suma, que este seja nosso escudo contra todos os ataques perigosos – nosso refúgio em meio a todas as agitações e tempestades – que, embora nossa segurança possa estar além de toda esperança humana, Deus é o fiel guardião dela; e que isso novamente nos desperte para a oração, para que ele nos defenda e garanta nossa libertação. Da mesma forma, essa confiança fará com que todo homem avance para cumprir seu dever com entusiasmo, e constantemente e sem medo de lutar até o fim de seu curso. Como acontece que tantos são preguiçosos e indiferentes, e outros perdem perfidamente seu dever, mas porque, sobrecarregados de ansiedade, ficam aterrorizados com perigos e inconveniências e não deixam espaço para a operação da providência de Deus?

Para concluir, quem quer que não confie na providência de Deus, de modo a dedicar sua vida à sua fiel guarda, ainda não aprendeu direito o que é viver. Por outro lado, quem confia a manutenção de sua vida aos cuidados de Deus, não duvidará de sua segurança, mesmo no meio da morte. Portanto, devemos colocar nossa vida nas mãos de Deus, não apenas para que ele possa mantê-la em segurança neste mundo, mas também para que ele a preserve da destruição da própria morte, como o próprio exemplo de Cristo nos ensinou. Como Davi desejava prolongar sua vida em meio aos perigos da morte, Cristo passou dessa vida transitória para que sua alma fosse salva na morte. Esta é uma oração geral, portanto, na qual os fiéis entregam suas vidas a Deus, primeiro, para que ele possa protegê-los por seu poder, desde que expostos aos perigos deste mundo; e, em segundo lugar, para que ele possa preservá-los em segurança no túmulo, onde nada pode ser visto além de destruição. Devemos garantir ainda mais que não somos abandonados por Deus nem na vida nem na morte; para aqueles que Deus traz com segurança por seu poder até o fim de seu curso, ele finalmente recebe para si mesmo na morte deles. Este é um dos principais lugares das Escrituras mais adequados para corrigir a desconfiança. Ensina-nos, primeiro, que os fiéis não devem se atormentar acima de qualquer medida com cuidados e ansiedades infelizes; e, segundo, que eles não devem se distrair com o medo de deixar de cumprir seu dever, nem declinar e desmaiar de modo a agarrar esperanças vãs e ajudas enganosas, nem dar lugar a medos e alarmes; e, por fim, que não tenham medo da morte, que, embora destrua o corpo, não pode extinguir a alma. Este, de fato, deve ser nosso principal argumento para vencer todas as tentações, que Cristo, ao recomendar sua alma a seu Pai, empreendeu a tutela das almas de todo o seu povo. Estêvão, portanto, pede que ele seja seu guardião, dizendo: “Senhor Jesus, receba meu espírito” ( Atos 7:59 .) Como a alma é a sede da vida, é por isso que, como é bem conhecido, usado para significar vida.

Tu me redimiste. Alguns traduzem o pretérito aqui para o futuro; mas, na minha opinião, sem qualquer motivo. Pois é evidente para mim que Davi está aqui encorajando-se a continuar confiando em Deus, chamando para recordar as provas de seu favor que ele já havia experimentado. (640) Não é um pequeno incentivo para nós para o futuro, estarmos convencidos de que Deus vigiará nossa vida, porque ele já foi nosso libertador. Daí o epíteto pelo qual Davi reconhece Deus. Ele o chama de verdadeiro ou fiel, porque acredita que continuará o mesmo para sempre que já foi. Assim, é como se fosse um vínculo pelo qual ele se une aos benefícios anteriores que Deus havia conferido a ele confiança na oração e na esperança de ajuda para o tempo vindouro: como se ele dissesse: Senhor, tu que és sempre o mesmo, e não muda sua mente como os homens, já testemunhou com muita ação que você é o defensor da minha vida: agora, portanto, comprometo minha vida, da qual você foi o preservador, em suas mãos. O que Davi aqui declara sobre sua vida temporal, Paulo transfere para a salvação eterna.

“Eu sei”, diz ele, “em quem eu acreditei, e estou convencido de que ele é capaz de manter aquilo que eu lhe comprometi”.
( 2 Timóteo 1:12 .)

E certamente, se Davi tirou tanta confiança da libertação temporal, é mais do que mau e ingrato da nossa parte, se a redenção adquirida pelo sangue de Cristo não nos fornecer uma coragem invencível contra todos os artifícios de Satanás.

Comentário de John Wesley

Na tua mão entrego o meu espírito; tu me remiste, SENHOR Deus da verdade.

Meu espírito – Minha alma ou vida; preservá-lo da malícia dos meus inimigos.

Pois – Tu me livraste anteriormente e, portanto, eu me comprometo a ti para o futuro.

Ó Senhor, … – Quem se manifestou assim, cumprindo a tua promessa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *