Estudo de João 19:9 – Comentado e Explicado

Entrou novamente no pretório e perguntou a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe respondeu.
João 19:9

Comentário de Albert Barnes

Donde tu és? Veja as notas em João 7:27 . Pilatos sabia que ele era um galileu, mas essa pergunta foi feita para verificar se ele afirmava ser o Filho de Deus – se um mero homem ou se é divino.

Jesus não respondeu: provavelmente pelas seguintes razões:

1. Jesus já havia contado a Pilatos o desígnio de Jesus e a natureza de seu reino, João 18: 36-37 .

2. Jesus havia dito o suficiente para satisfazer a inocência de Pilatos. Disso Pilatos estava convencido. O dever de Pilatos era claro, e se ele tivesse firmeza para fazê-lo, ele não teria perguntado isso. Jesus, por seu silêncio, repreendeu Pilatos por sua falta de firmeza e sua falta de vontade de fazer o que sua consciência lhe dizia que estava certo.

3. Não é provável que Pilatos tivesse entendido Jesus se Jesus tivesse declarado a Pilatos a verdade sobre a origem de Jesus e sobre ele ser o Filho de Deus.

4. Depois do que foi feito – depois de ter satisfeito Pilatos de sua inocência, e depois ter sido espancado e zombado por sua permissão, ele não tinha motivos para esperar justiça em suas mãos e, portanto, recusou-se adequadamente a fazer qualquer outra defesa. Por isso, a profecia Isaías 53: 7 foi notavelmente cumprida.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

em . Grego. eis. App-104.

sala de julgamento . Ver João 18:28 .

Donde tu és? Essa foi a quinta pergunta de Pilatos sobre

o Senhor. Ver João 18:33 , João 18:35 , João 18:37 , João 18:38 . Expressava o medo que crescia dentro dele. Pilatos pode ter sido um pensador livre (como alguns inferem de João 18:38 ), mas, como pensadores livres de todas as idades, ele não estava livre da superstição. Esse homem, tão diferente de todos os outros que ele já vira, era realmente um ser sobrenatural?

Comentário de John Calvin

9. E ele entrou novamente no salão, e disse a Jesus; De onde você é? É evidente disso que ele estava em um estado de perplexidade e angústia, porque tinha medo de ser punido por sacrilégio, se colocasse a mão no Filho de Deus . Deve-se observar que, quando ele pergunta de onde Cristo ou seja, ele não pergunta sobre seu país, mas o significado é, como se ele tivesse dito: “Você é um homem nascido na terra ou é algum deus?” A interpretação que dou a esta passagem, portanto, é que Pilatos, impressionado com o temor de Deus, estava em perplexidade e dúvida sobre o que ele deveria fazer; (162) pois ele via, por um lado, a excitação de um motim e, por outro, a consciência o mantinha obrigado a não ofender a Deus por evitar o perigo.

Este exemplo é altamente digno de observação. Embora o semblante de Cristo tenha sido tão desfigurado, no entanto, assim que Pilatos ouve o nome de Deus, ele é tomado pelo medo de violar a majestade de Deus em um homem que era totalmente mesquinho e desprezível. Se a reverência a Deus teve tanta influência sobre um homem irreligioso, não devem ser piores que réprobos, que agora julgam as coisas divinas no esporte e na brincadeira, descuidadamente e sem medo? pois, de fato, Pilatos é uma prova de que os homens têm naturalmente um sentimento de religião, que não os faz correr sem medo em qualquer direção que escolherem, quando a pergunta se relaciona com coisas divinas. Esta é a razão pela qual eu disse que aqueles que, ao lidar com a doutrina das Escrituras, não estão mais impressionados com a majestade de Deus, do que se estivessem discutindo sobre a sombra de um jumento, são entregues a uma mente reprovada ( Romanos 1:28 .) No entanto, um dia eles sentirão sua destruição, que veneração se deve ao nome de Deus, que eles agora tratam com uma zombaria tão desdenhosa e ultrajante. É chocante relatar o quão arrogantemente os papistas condenam a verdade clara e determinada de Deus, e com que crueldade eles derramam sangue inocente. De onde, suponho, vem essa estupidez bêbada, mas porque eles não se lembram de que têm algo a ver com Deus?

E Jesus não lhe deu resposta. Não devemos achar estranho que Jesus não responda; pelo menos, se tivermos em mente o que eu mencionei anteriormente, ele não se apresentou diante de Pilatos para defender sua própria causa – como é habitual com pessoas acusadas que desejam ser absolvidas -, mas sofrer condenação; pois era apropriado que ele fosse condenado quando aparecesse em nosso quarto. Esta é a razão pela qual ele não faz defesa; e ainda assim o silêncio de Cristo não é inconsistente com o que Paulo diz,

Lembre-se de que Cristo, antes de Pilatos, fez uma boa confissão,
( 1 Timóteo 6:13 😉

pois ali ele mantinha a fé do evangelho, na medida do necessário, e sua morte nada mais era do que o selamento da doutrina entregue por ele. Cristo não deixou nada por fazer do que era necessário para fazer uma confissão lícita, mas manteve silêncio quanto a pedir uma absolvição. Além disso, havia o perigo de Pilatos absolver Cristo como um dos deuses fingidos, pois Tibério desejava colocá-lo entre os deuses dos romanos. Justamente, portanto, Cristo, por seu silêncio, desaprova essa tola superstição.

Comentário de Adam Clarke

Donde tu és? Isso certamente não significa: de que país você é? porque Pilatos sabia disso muito bem; mas parece que ele fez essa pergunta para saber quem eram os pais de Cristo; quais eram suas pretensões e se ele realmente era um semideus, como os pagãos acreditavam. A essa pergunta, encontramos que nosso Senhor não deu resposta. Ele já havia lhe dito que seu reino não era deste mundo; e que ele veio para erigir um reino espiritual, não temporal: João 18:36 , João 18:37 . Essa resposta ele considerou suficiente; e ele não escolheu satisfazer uma curiosidade criminosa, nem entrar em nenhum debate sobre o absurdo do culto pagão.

Comentário de John Wesley

E foi novamente à sala de julgamento e disse a Jesus: De onde és? Mas Jesus não lhe deu resposta.

Donde tu és? – Ou seja, de quem és filho?

Referências Cruzadas

Juízes 13:6 – Então a mulher foi contar tudo ao seu marido: “Um homem de Deus veio falar comigo. Era como um anjo de Deus, de aparência impressionante. Não lhe perguntei de onde tinha vindo, e ele não me disse o seu nome,

Salmos 38:13 – Como um surdo, não ouço, como um mudo, não abro a boca.

Isaías 53:7 – Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.

Mateus 27:12 – Acusado pelos chefes dos sacerdotes e pelos líderes religiosos, ele nada respondeu.

Marcos 15:3 – Os chefes dos sacerdotes o acusavam de muitas coisas.

João 8:14 – Respondeu Jesus: “Ainda que eu mesmo testemunhe em meu favor, o meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou. Mas vocês não sabem de onde vim nem para onde vou.

João 9:29 – Sabemos que Deus falou a Moisés, mas, quanto a esse, nem sabemos de onde ele vem”.

Atos dos Apóstolos 8:32 – O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: “Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca.

Filipenses 1:28 – sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês de salvação, e isso da parte de Deus;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *