Estudo de João 9:29 – Comentado e Explicado

Sabemos que Deus falou a Moisés, mas deste não sabemos de onde ele é.
João 9:29

Comentário de Albert Barnes

Nós sabemos … – Sabemos que Deus ordenou a Moisés que cumprisse a lei. Nisso eles estavam corretos; mas eles assumiram que sua interpretação da lei era infalível e, portanto, condenaram Jesus.

Quanto a este sujeito – A palavra “sujeito” não está no original. É simplesmente “isso”. A palavra “companheiro” implica desprezo, que não se pode provar que eles pretendiam expressar.

De onde ele é – Não sabemos sua origem, sua família ou sua casa. O contraste com o membro anterior da frase mostra que eles pretendiam expressar sua crença de que ele não era de Deus. Eles não sabiam se ele estava louco, se ele foi instigado pelo diabo, ou se ele falou de si mesmo. Ver João 7:27 ; João 8: 48-52 .

Comentário de E.W. Bullinger

falou = falou.

de onde = de onde. Compare João 7:27 ; João 8:14 .

Comentário de John Calvin

29. Quanto a este homem, não sabemos de onde ele é. Quando dizem isso, referem-se não ao país ou local de nascimento, mas ao ofício profético. Pois eles alegam que não têm conhecimento de seu chamado, de modo a recebê-lo como tendo procedido de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Não sabemos de onde ele é – Como se eles tivessem dito: Temos a plena garantia de que a comissão de Moisés foi Divina; mas não temos provas de que este homem tenha tal comissão: e devemos deixar Moisés e nos apegar a esse estrangeiro? Não.

Comentário de John Wesley

Sabemos que Deus falou a Moisés: quanto a esse sujeito, não sabemos de onde ele é.

Não sabemos de onde ele é – Com que poder e autoridade ele faz essas coisas.

Referências Cruzadas

Números 12:2 – “Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés? “, perguntaram. “Também não tem ele falado por meio de nós? ” E o Senhor ouviu isso.

Números 16:28 – E disse Moisés: “Assim vocês saberão que o Senhor me enviou para fazer todas essas coisas e que isso não partiu de mim.

Deuteronômio 34:10 – Em Israel nunca mais se levantou profeta como Moisés, a quem o Senhor conheceu face a face,

1 Reis 22:27 – e digam: ‘Assim diz o rei: Ponham este homem na prisão a pão e água, até que eu volte em segurança’ “.

2 Reis 9:11 – Quando Jeú voltou para junto dos outros oficiais do rei, um deles lhe perguntou: “Está tudo bem? O que esse louco queria com você? ” Jeú respondeu: “Vocês conhecem essa gente e as coisas que dizem”.

Salmos 22:6 – Mas eu sou verme, e não homem, motivo de zombaria e objeto de desprezo do povo.

Salmos 103:7 – Ele manifestou os seus caminhos a Moisés, os seus feitos aos israelitas.

Salmos 105:26 – Então enviou seu servo Moisés, e Arão, a quem tinha escolhido,

Salmos 106:16 – No acampamento tiveram inveja de Moisés e de Arão, daquele que fora consagrado ao Senhor.

Isaías 53:2 – Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.

Malaquias 4:4 – “Lembrem-se da lei do meu servo Moisés, dos decretos e das ordenanças que lhe dei em Horebe para todo o povo de Israel.

Mateus 12:24 – Mas quando os fariseus ouviram isso, disseram: “É somente por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa demônios”.

Mateus 26:61 – que declararam: “Este homem disse: ‘Sou capaz de destruir o santuário de Deus e reconstruí-lo em três dias’ “.

Lucas 23:2 – E começaram a acusá-lo, dizendo: “Encontramos este homem subvertendo a nossa nação. Ele proíbe o pagamento de imposto a César e se declara ele próprio o Cristo, um rei”.

João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

João 7:27 – Mas nós sabemos de onde é este homem; quando o Cristo vier, ninguém saberá de onde ele é”.

João 7:41 – Outros disseram: “Ele é o Cristo”. Ainda outros perguntaram: “Como pode o Cristo vir da Galiléia?

João 8:14 – Respondeu Jesus: “Ainda que eu mesmo testemunhe em meu favor, o meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou. Mas vocês não sabem de onde vim nem para onde vou.

João 9:16 – Alguns dos fariseus disseram: “Esse homem não é de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros perguntavam: “Como pode um pecador fazer tais sinais miraculosos? ” E houve divisão entre eles.

João 9:24 – Pela segunda vez, chamaram o homem que fora cego e lhe disseram: “Para a glória de Deus, diga a verdade. Sabemos que esse homem é pecador”.

Atos dos Apóstolos 7:35 – “Este é o mesmo Moisés que tinham rejeitado com estas palavras: ‘Quem o nomeou líder e juiz? ’ Ele foi enviado pelo próprio Deus para ser líder e libertador deles, por meio do anjo que lhe tinha aparecido na sarça.

Atos dos Apóstolos 22:22 – A multidão ouvia Paulo até que ele disse isso. Então todos levantaram a voz e gritaram: “Tira esse homem da face da terra! Ele não merece viver! “

Atos dos Apóstolos 26:22 – Mas tenho contado com a ajuda de Deus até o dia de hoje, e, por este motivo, estou aqui e dou testemunho tanto a gente simples como a gente importante. Não estou dizendo nada além do que os profetas e Moisés disseram que haveria de acontecer:

Hebreus 3:2 – Ele foi fiel àquele que o havia constituído, assim como Moisés foi fiel em toda a casa de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *