Estudo de Salmos 22:6 – Comentado e Explicado

Eu, porém, sou um verme, não sou homem, o opróbrio de todos e a abjeção da plebe.
Salmos 22:6

Comentário de Albert Barnes

Mas eu sou um verme, e nenhum homem – Em contraste com os pais que confiaram em ti. Eles oraram e foram ouvidos; eles confiaram em Deus e foram tratados como homens. Fui deixado e abandonado, como se eu não merecesse consideração; como se eu fosse um verme rastejante sob a observação do grande Deus. Em outras palavras, sou tratado como se fosse o mais insignificante, o mais desprezível de todos os objetos – igualmente indigno da atenção de Deus ou do homem. Por aquele que minhas orações são inéditas; pelo outro, sou expulso e desprezado. Compare Jó 25: 6 . Conforme aplicável ao Redentor, isso significa que ele foi abandonado por Deus e pelos homens, como se não tivesse reivindicações ao tratamento devido a um “homem”.

Repreensão dos homens – Repreendida pelos homens. Compare Isaías 53: 3 e as notas desse versículo.

Desprezado do povo – Ou seja, do povo que testemunhou seus sofrimentos. Não é necessário dizer quão completamente isso se cumpriu nos sofrimentos do Salvador.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 22: 6 . Mas eu sou um verme, etc. – Como se ele tivesse dito: “Você ouve outros; mas, quanto a mim, você me faz rezar, gemer e chorar, mas parece que não me ouve”. Pode-se dizer que Cristo era um verme, com relação às más e más condições em que ele vivia; mas especialmente ao tipo de morte que ele sofreu; porque ele foi despido e preso na cruz, nu como um verme da terra: ver Filipenses 2: 7 . Mateus 27: 39-43 . De fato, a melhor maneira de entender o sentido desse salmo é ler a história da paixão de nosso Salvador.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 22: 6 . Mas eu sou um verme, e nenhum homem – Negligenciado e desprezado, como um réptil comum; um opróbrio dos homens e desprezado pelo povo – Não apenas dos grandes homens, mas também do povo comum. Isso não concorda totalmente com Davi (que, embora tenha sido odiado e perseguido por Saul e seus cortesãos, foi honrado e amado pelo corpo do povo) quanto a Cristo: ver Isaías 53: 2-3 . Pode-se dizer que Cristo era um verme. no que diz respeito às más e más condições em que ele viveu; mas especialmente àquele tipo de morte que ele sofreu; porque ele foi despido e posto na cruz, nu como um verme da terra. – Dodd. Ver Filipenses 2: 7 ; Mateus 27: 39-43 .

Comentário de E.W. Bullinger

Minhoca. Hebraico. . Christ thus took the lowest place of His People. tola “, não a palavra comum para ” verme “ , mas o cocos carmesim do qual o corante escarlate foi obtido. Daí a expressão” escarlate “em Êxodo 25: 4 ; Êxodo 26: 1 , etc. Veja nota em Josué 2:18 , e Êxodo 12:13 , Jacó, chamado Isaías 41:14, Cristo assim assumiu o lugar mais baixo de Seu povo.

homem. Hebraico. “ish . App-14.

homens. Hebraico. “adam. App-14.

desprezado. Compare Isaías 53: 3 .

Comentário de Adam Clarke

Mas eu sou um verme e nenhum homem – não vejo sentido em que nosso Senhor possa usar esses termos. Davi pode muito bem usá-los para expressar sua vileza e inutilidade. O antigo Saltério dá uma reviravolta notável: sou um homem enorme , isto é, sou nascido do mal com uma manada exposta; e nem o homem da mesma forma, nem os deuses também: e, neste último caso, sou reprovado pelos homens. Cuspindo, bufando e mordendo os espinhos e superando o povo ; porque Barraban roubou o roubo e nada me fez.

Comentário de John Calvin

6. Mas eu sou um verme, e não um homem. Davi não murmura contra Deus como se Deus não tivesse lidado com ele; mas, ao lamentar sua condição, ele diz, a fim de induzir Deus a mostrar mais misericórdia, de maneira mais eficaz, que ele não seja considerado um homem. Isso, é verdade, parece à primeira vista ter uma tendência a desencorajar a mente, ou melhor, a destruir a fé; mas parecerá mais claramente a partir da continuação, que, longe disso, David declara o quão miserável é sua condição, que por esse meio ele pode se encorajar na esperança de obter alívio. Ele, portanto, argumenta que não poderia ser, mas que Deus estenderia sua mão para salvá-lo; para salvá-lo, digo, que estava tão gravemente aflito e à beira do desespero. Se Deus teve compaixão de todos os que já foram afligidos, embora afligidos apenas em um grau moderado, como ele poderia abandonar seu servo quando mergulhado no abismo mais baixo de todas as calamidades? Sempre que estamos, portanto, sobrecarregados por um grande peso de aflições, devemos preferir disso um argumento para nos encorajar a ter esperança de libertação, do que nos permitir cair em desespero. Se Deus exerceu tão severamente seu servo mais eminente, Davi, e o humilhou até o ponto de não ter um lugar nem mesmo entre os homens mais desprezados, não vamos ficar doentes, se, após o exemplo dele, formos humilhados. No entanto, devemos chamar principalmente a nossa lembrança de Filho de Deus, em cuja pessoa sabemos que isso também foi cumprido, como Isaías havia previsto,

“Ele é desprezado e rejeitado pelos homens; um homem de dores e familiarizado com a dor, e escondemos dele nossos rostos; ele foi desprezado, e nós não o estimamos. ( Isaías 53: 3 )

Por essas palavras do profeta, somos providos de uma refutação suficiente da sutileza frívola daqueles que filosofaram sobre a palavra verme, como se aqui Davi tivesse apontado algum mistério singular na geração de Cristo; considerando que seu significado é simplesmente que ele havia sido humilhado por todos os homens e, por assim dizer, separado do número de seres vivos. O fato de o Filho de Deus ter se reduzido a tal ignomínia, sim, desceu até o inferno, está tão longe de obscurecer, sob qualquer aspecto, sua glória celestial, que é um espelho brilhante do qual se reflete sua inigualável graça para conosco.

Comentário de John Wesley

Mas eu sou um verme e nenhum homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo.

Um verme – Negligenciado e desprezado.

Pessoas – Não apenas dos grandes homens, mas também das pessoas comuns. O que não concorda tanto com Davi como com Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *