Estudo de João 8:14 – Comentado e Explicado

Respondeu-lhes Jesus: Embora eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é digno de fé, porque sei de onde vim e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho nem para onde vou.
João 8:14

Comentário de Albert Barnes

Jesus respondeu … – A essa objeção, Jesus respondeu dizendo, primeiro, que o caso era tal que somente seu testemunho deveria ser recebido; e, em segundo lugar, que ele tinha a evidência dada por seu pai. Embora na vida comum, nos tribunais e em meras transações humanas, era verdade que um homem não deveria dar provas em seu próprio caso, mas, nesse caso, era essa a natureza do caso em que sua palavra era digna de ser acreditava.

Meu registro – minha evidência, meu testemunho.

É verdade – é digno de ser acreditado.

Pois sei de onde vim … mas vós … – sei com que autoridade ajo; Sei por quem fui enviado e que ordens me foram dadas; mas você não pode determinar isso, pois você não os conhece, a menos que eu os testemunhe. Devemos lembrar que Jesus não veio de si mesmo João 6:38 ; que ele veio não para fazer sua própria vontade, mas a vontade de seu pai. Ele veio como testemunha daquelas coisas que vira e conhecia João 3:11 , e ninguém podia julgar essas coisas, porque ninguém as tinha visto. Como ele veio do céu; como ele sabia a vontade de seu pai; como ele tinha visto o mundo eterno e conhecido os conselhos de seu pai, também seu testemunho era digno de confiança. Como eles não tinham visto e conhecido essas coisas, eles não estavam qualificados para julgar. Um embaixador de um tribunal estrangeiro conhece a vontade e os propósitos do soberano que o enviou e é competente para testemunhar isso. O tribunal para o qual ele é enviado não tem como julgar senão por seu testemunho e, portanto, ele é competente para testemunhar no caso. Tudo o que se pode exigir é que ele dê suas credenciais para que seja designado, e esse Jesus fez tanto pela natureza de sua doutrina quanto por seus milagres.

Comentário de E.W. Bullinger

respondeu e disse . Veja App-122 e nota em Deuteronômio 1:41 .

Embora = Mesmo se. App-118.

conhecer. Grego. oida. App-132. Veja nota em João 1:26 .

não posso dizer = saber (grego. oida) não (App-105).

e. Todos os textos são lidos “ou” .

Comentário de John Calvin

14. Embora eu testemunhe a meu respeito. Cristo responde que seu testemunho possui crédito e autoridade suficientes, porque ele não é uma pessoa privada pertencente ao grande corpo de homens, mas possui uma posição muito diferente. Pois quando ele diz que sabe de onde veio e para onde vai, ele se exclui da hierarquia comum dos homens. O significado, portanto, é que todo homem é ouvido com suspeita em sua própria causa, e é previsto pelas leis que nenhum homem deve ser acreditado quando fala em proveito próprio. Mas isso não se aplica ao Filho de Deus, que ocupa uma posição acima do mundo inteiro; pois ele não é considerado pertencente à categoria de homens, mas recebeu de seu Pai esse privilégio, para reduzir todos os homens à obediência a ele por uma única palavra.

Eu sei de onde vim. Por essas palavras, ele declara que sua origem não é do mundo, mas que procedeu de Deus e, portanto, seria injusto e irracional que sua doutrina, que é divina, fosse sujeita às leis dos homens. Mas como ele estava naquele tempo vestido com a forma de um servo, em conseqüência do qual eles o desprezavam por causa das más condições da carne, ele os envia para a glória futura de sua ressurreição, da qual sua Divindade, anteriormente oculto e desconhecido, recebeu uma demonstração clara. Essa condição intermediária, portanto, não deveria ter impedido os judeus de se submeterem ao único embaixador de Deus, que anteriormente lhes havia sido prometido na Lei.

Mas você não sabe de onde vim, e para onde vou. Ele quer dizer que sua glória não é diminuída pela incredulidade deles. Mais uma vez, como ele nos deu o mesmo testemunho, nossa fé deve desprezar todos os relatos e difamações dos homens maus; pois não pode ser fundada em Deus sem se elevar muito acima do orgulho mais elevado do mundo. Mas, para que possamos perceber a majestade de seu Evangelho, devemos sempre direcionar nossos olhos para a glória celestial do Filho de Deus (214) e ouvi-lo falando no mundo, para lembrar de onde ele veio , e que autoridade ele possui agora, após ter descarregado sua embaixada. Pois, como ele se humilhou por um tempo, agora ele é altamente exaltado (215) à direita do Pai, para que todo joelho se dobre a ele ( Filipenses 2:10 ).

Comentário de Adam Clarke

Sei de onde vim – vim de Deus e vou a Deus, e não posso fazer nem dizer nada a não ser o que o leva e o glorifica.

Comentário de Thomas Coke

João 8: 14-15 . Embora eu tenha testemunho de mim mesmo, “Embora eu me chame de Luz do mundo, você não deve imaginar que eu o faço com espírito de orgulho e falsidade. Eu me dou o título por nenhuma outra razão, mas porque ele realmente pertence para mim: e que o faça, vocês mesmos reconheceriam, se soubessem tão bem quanto eu com que autoridade ajo, para que fim chego e a quem devo voltar depois de executar minha comissão divina. dessas coisas você é totalmente ignorante; nem pode ser de outro modo, no que diz respeito à carne. Você me julga de acordo com as aparências externas, e me condena por isso, entre outras coisas, que eu não julgo ninguém. Não posso ser o Messias, porque não destruo aqueles que se opõem a mim, como você imagina que o Messias fará; mas nisso você está completamente enganado; pois o desígnio da vinda do Messias não é destruir, mas salvar a humanidade “. Veja o cap. João 3:17 . Deve-se observar que os mesmos preconceitos carnais ainda prevalecem na mente dos judeus e impedem a recepção de Cristo; eles estabelecem como primeiro princípio, que ele deve ser um grande príncipe e libertador temporal; e a admissão de falsos princípios, que são constantemente tomados como garantidos, e nunca examinados, será, deve-se temer, ser atendida com conseqüências fatais para inúmeras outras.

Referências Cruzadas

Números 12:3 – Ora, Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra.

Neemias 5:14 – Além disso, desde o vigésimo ano do rei Artaxerxes, quando fui nomeado governador deles na terra de Judá, até o trigésimo-segundo ano do reinado, durante doze anos, nem eu nem meus irmãos comemos a comida destinada ao governador.

João 7:27 – Mas nós sabemos de onde é este homem; quando o Cristo vier, ninguém saberá de onde ele é”.

João 7:29 – mas eu o conheço porque venho da parte dele, e ele me enviou”.

João 8:42 – Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.

João 9:29 – Sabemos que Deus falou a Moisés, mas, quanto a esse, nem sabemos de onde ele vem”.

João 10:15 – assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

João 10:36 – que dizer a respeito daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo? Então, por que vocês me acusam de blasfêmia porque eu disse: ‘Sou Filho de Deus’?

João 13:3 – Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus;

João 14:10 – Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.

João 16:28 – Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai”.

João 17:8 – Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.

2 Coríntios 11:31 – O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo.

2 Coríntios 12:11 – Fui insensato, mas vocês me obrigaram a isso. Eu devia ser recomendado por vocês, pois em nada sou inferior aos “super-apóstolos”, embora eu nada seja.

2 Coríntios 12:19 – Vocês pensam que durante todo este tempo estamos nos defendendo perante vocês? Falamos diante de Deus como alguém que está em Cristo; e tudo o que fazemos, amados irmãos, é para fortalecê-los.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *