Estudo de Juízes 13:6 – Comentado e Explicado

A mulher foi ter com o seu marido: Apresentou-se a mim um homem de Deus, disse ela, que tinha o aspecto de um anjo de Deus, em extremo terrível. Não lhe perguntei de onde era, nem ele me deu o seu nome,
Juízes 13:6

Comentário de Albert Barnes

Um homem de Deus – A designação de um profeta, de uso frequente nos livros de Samuel e Reis 1 Samuel 2:27 ; 1 Samuel 9: 6-8 , 1 Samuel 9:10 ; 1 Reis 12:22 ; 1 Reis 13: 1 , 1 Reis 13: 5-6 , 1 Reis 13:11 , e aplicada a Timóteo por Paulo no Novo Testamento 1 Timóteo 6:11 ; 2 Timóteo 3:17 .

Seu semblante – Antes, “sua aparência”, como a palavra é traduzida em Daniel 10:18 .

Comentário de Thomas Coke

Juízes 13: 6 . Seu semblante – muito terrível A versão francesa tem muito bem, venerável, um semblante cheio de majestade; como foi a de Santo Estêvão, quando ele apareceu diante do Sinédrio em Jerusalém, Atos 6:15 . Seus juízes viram seu rosto, como tinha sido o rosto de um anjo. Não parece que Manoá, ou sua esposa, inicialmente tenha concebido esse mensageiro sagrado como outro profeta que Deus lhes ordenou.

REFLEXÕES.— Não há fim para o mal de Israel, nem para a misericórdia de Deus. Mais uma vez a mão pesada dos filisteus está sobre eles; e durante quarenta anos, mais ou menos, eles sofrem o castigo de seus pecados sob esses opressores, até que Deus, na pessoa de Sansão, levante um libertador para eles.

1. Sua tribo e ascendência: de Dã, que era o mais próximo dos filisteus, e de pais que há muito não tinham filhos. Nota; (1.) Onde está o maior perigo e a menor perspectiva de alívio, lá Deus costuma escolher mostrar seu poder e glória. (2) O fruto do útero é uma herança e um dom que vem do Senhor.

2. Um anjo aparece para a esposa de Manoá, mesmo o anjo glorioso da aliança eterna, que agora vem à moda de um homem, como depois realmente participando da mesma natureza.

3. A mensagem que ele lhe traz é muito bem-vinda e inesperada, e a acusação que ele entrega de maneira rigorosa e solene. Ele menciona com compaixão o infortúnio de esterilidade; essa não será mais sua dor; ela conceberá e dará à luz um filho que, sendo designado para um serviço singular, deve ser nazireu, não apenas desde o nascimento, mas também de sua concepção; pelo qual, e durante a gravidez, ela não deve tocar em nada que provém da videira, nem comer coisa impura; nem uma lâmina de barbear jamais virá sobre sua cabeça, Deus pretendendo que ele inicie a libertação de seu povo. Nota; (1) Deus vê e compadece nossas mágoas secretas. (2.) Aqueles que se preservariam em santidade para Deus, devem negar a si mesmos a indulgência de seus apetites. (3) Os filhos geralmente participam do hábito corporal dos pais. Pais temperados têm filhos saudáveis, enquanto a maldição da luxúria e do luxo desce frequentemente sobre o fruto do útero. (4) Os primórdios da salvação são gloriosos; quanto mais a conclusão do mesmo. (5.) Sansão é o tipo daquele que predisse seu nascimento; ele era assim santo, imaculado e separado dos pecadores, concebido do Espírito Santo, um nazireu mais puro que a neve, criado não apenas para começar, mas para aperfeiçoar a salvação de seu povo.

4. Com um transporte de alegria, ela voa para levar ao marido um relato do que havia passado. Surpresa com a aparência majestosa e venerável do mensageiro, ela descreve o rosto dele como luminoso, como o rosto de Moisés, ou brilhando com a irradiação divina como um anjo. Suas palavras ela repete, mas nem se atreveu a perguntar seu nome nem de onde ele veio. Nota; (1.) Devemos chamar aqueles que estão próximos e queridos a participar de nossas alegrias. (2.) Os verdadeiros companheiros de jugo devem comunicar suas experiências para seu conforto e edificação mútuos.

Comentário de Joseph Benson

13: 6 . Um homem de Deus veio a mim – Um profeta, ou pessoa sagrada, enviada com uma mensagem de Deus. Como o semblante de um anjo, muito terrível ou venerável, horrível, cheio de majestade. Embora a esposa de Manoá nunca tivesse visto um anjo antes, ainda assim ela poderia dizer isso, como era uma opinião predominante entre todas as pessoas, que os seres celestes eram mais excelentes em sua natureza do que a humanidade, e tinham uma extraordinária majestade em seus semblantes, o que impressionou o observador humano com reverência e admiração. Mas não perguntei de onde ele era, etc. – O brilho de seu aspecto infundia tal admiração nela, como a tornava incapaz de fazer tal investigação.

Comentário de E.W. Bullinger

Um homem. Hebraico. “ish. App-14. Isso foi de acordo com a apreensão da mulher.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

semblante = aparência.

terrível = inspirador.

Comentário de Adam Clarke

he was , neither told he me his name – This clause is rendered very differently by the Vulgate, the negative Not being omitted: Quem cum interrogassem quis esset, et unde venisset, et quo nomine vocaretur, noluit mihi dicere; Mas não perguntei a ele de onde ele era , nem me disse seu nome – Esta cláusula é traduzida de maneira muito diferente pela Vulgata, o negativo. Não sendo omitido: Quem cum interrogassem quis esset et unde venisset et quo nomine vocaretur, noluit mihi dicere ; sed hoc responddit . “Quem, quando perguntei quem ele era e de onde ele veio, e com que nome ele foi chamado, não me disse; mas isso ele disse,” etc. O negativo também está faltando na Septuaginta, como está na Complutense. Poliglota: ?a? ???t?? a?t?? p??e? est??, ?a? t? ???µa a?t?? ??? ap???e??e µ?? ; “E eu perguntei de onde ele era e seu nome, mas ele não me disse.” Esta é também a leitura do Codex Alexandrinus; mas a Septuaginta, na Poliglota de Londres, juntamente com os caldeus, os siríacos e os árabes, leu a partícula negativa com o texto hebraico, perguntei Não ao nome dele etc.

Comentário de John Wesley

Então a mulher veio e disse ao marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, e seu semblante era como o semblante de um anjo de Deus, muito terrível; mas eu não lhe perguntei de onde ele era, nem me disse seu nome. :

Homem de Deus – Um profeta, ou pessoa sagrada, enviada com uma mensagem de Deus.

Terrível – Ou, venerável, horrível, cheio de Majestade.

Referências Cruzadas

Gênesis 28:16 – Quando Jacó acordou do sono, disse: “Sem dúvida o Senhor está neste lugar, mas eu não sabia! “

Gênesis 32:29 – Prosseguiu Jacó: “Peço-te que digas o teu nome”. Mas ele respondeu: “Por que pergunta o meu nome? ” E o abençoou ali.

Exodo 3:2 – Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo.

Exodo 3:6 – Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.

Deuteronômio 33:1 – Esta é a bênção com a qual Moisés, homem de Deus, abençoou os israelitas antes da sua morte.

Josué 14:6 – Os homens de Judá vieram a Josué em Gilgal, e Calebe, filho do quenezeu Jefoné, lhe disse: “Você sabe o que o Senhor disse a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, sobre mim e sobre você.

Juízes 13:17 – Então Manoá perguntou ao anjo do Senhor: “Qual é o teu nome, para que te prestemos homenagem quando se cumprir a tua palavra? “

Juízes 13:22 – “Sem dúvida vamos morrer! ” disse ele à mulher, “pois vimos a Deus! “

1 Samuel 2:27 – E veio um homem de Deus a Eli e lhe disse: “Assim diz o Senhor: ‘Acaso não me revelei claramente à família de seu pai, quando eles estavam no Egito, sob o domínio do faraó?

1 Samuel 9:6 – O servo, contudo, respondeu: “Nesta cidade mora um homem de Deus que é muito respeitado. Tudo o que ele diz acontece. Vamos falar com ele. Talvez ele nos aponte o caminho a seguir”.

1 Reis 17:18 – E a mulher reclamou a Elias: “Que foi que eu te fiz, ó homem de Deus? Vieste para lembrar-me do meu pecado e matar o meu filho? “

1 Reis 17:24 – Então a mulher disse a Elias: “Agora sei que tu és um homem de Deus e que a palavra do Senhor, vinda da tua boca, é a verdade”.

2 Reis 4:9 – De modo que ela disse ao marido: “Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus.

2 Reis 4:16 – E ele disse: “Por volta desta época, no ano que vem, você estará com um filho nos braços”. Ela contestou: “Não, meu senhor. Não iludas a tua serva, ó homem de Deus! “

Daniel 8:17 – Quando ele se aproximou de mim, fiquei aterrorizado e caí prostrado. E ele me disse: “Filho do homem, saiba que a visão refere-se aos tempos do fim”.

Daniel 10:5 – Olhei para cima, e diante de mim estava um homem vestido de linho, com um cinto de ouro puríssimo na cintura.

Daniel 10:11 – E ele disse: “Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você”. Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo.

Mateus 28:3 – Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve.

Mateus 28:4 – Os guardas tremeram de medo e ficaram como mortos.

Lucas 1:19 – O anjo respondeu: “Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para lhe transmitir estas boas novas.

Lucas 9:29 – Enquanto orava, a aparência de seu rosto se transformou, e suas roupas ficaram alvas e resplandecentes como o brilho de um relâmpago.

Atos dos Apóstolos 6:15 – Olhando para ele, todos os que estavam sentados no Sinédrio viram que o seu rosto parecia o rosto de um anjo.

1 Timóteo 6:11 – Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.

Apocalipse 1:17 – Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *