Estudo de Salmos 7:11 – Comentado e Explicado

Deus é um juiz íntegro, um Deus perpetuamente vingador.
Salmos 7:11

Comentário de Albert Barnes

Deus julga os justos – Ou seja, ele pronuncia um julgamento justo em favor deles; ele justifica seu caráter. É verdade, em um sentido geral, que Deus julga tudo de acordo com seu caráter; mas a idéia particular aqui é que Deus fará justiça aos justos; ele interporá para justificá-los, e os tratará como devem ser tratados quando assaltados por seus inimigos, e quando reprovados e caluniados. A frase original aqui é suscetível de duas traduções; ou “Deus é um juiz justo” ou “Deus está julgando”, isto é, juízes “, o justo”. O sentido não é materialmente variado, independentemente da tradução adotada. Nossa versão comum provavelmente expressou a verdadeira idéia; e aí o objetivo do escritor é contrastar a maneira pela qual Deus considera e trata os justos, com a maneira como ele considera e trata os iníquos. Aquele que ele julga, isto é, ele lhe faz justiça; com o outro, ele fica com raiva todos os dias.

E Deus está zangado com os ímpios – A frase “com os ímpios” é fornecida por nossos tradutores, mas não de forma inadequada, pois o escritor evidentemente pretende falar sobre eles em contraste com os justos. As palavras “Deus está irado” devem, é claro, ser entendidas de uma maneira que esteja de acordo com a natureza divina; e não devemos supor que exatamente as mesmas paixões, ou os mesmos sentimentos, sejam mencionados quando essa linguagem é usada por Deus, o que está implícito quando é usada pelas pessoas. Isso significa que sua natureza, suas leis, seu governo, seus sentimentos estão todos expostos contra os iníquos; que ele não pode considerar a conduta dos ímpios com favor; que ele os castigará. Embora seu julgamento em relação aos justos deva estar a favor deles, deve certamente ser contra os iníquos; enquanto ele defenderá um, ele cortará e castigará o outro. Da verdade disso em relação ao caráter divino não pode haver dúvida. De fato, não poderíamos honrar um Deus – como não poderíamos honrar nenhum outro ser – que lidaria com os justos e os maus, ou que não respeitaria o caráter no tratamento dos outros e em seus sentimentos por eles.

Todos os dias – continuamente; constantemente; sempre. Isso foi projetado para qualificar a expressão anterior. Não é emoção. Não é uma paixão temporária, como vemos nos homens. Não é uma emoção repentina, que logo será seguida por um sentimento diferente quando a paixão passar. É o atributo constante e uniforme de sua natureza imutável estar sempre em oposição aos ímpios – a todas as formas de pecado; e nele, a esse respeito, não haverá mudança. Os iníquos o acharão não mais favorável ao caráter e curso de vida deles amanhã do que ele é hoje; não mais além do túmulo, do que este lado do túmulo. O que ele é hoje, ele será amanhã e todos os dias. O tempo não fará nenhuma mudança a esse respeito, e os iníquos não podem ter esperança com base no fato de que o sentimento de Deus em relação ao pecado e ao pecador (como tal) será de alguma maneira diferente do que é no momento presente. Esta é uma verdade terrível em relação ao pecador; e ambos os aspectos da verdade aqui declarada devem fazer o pecador tremer;

(a) que Deus está zangado com ele – que todo o Seu caráter e todos os princípios de Seu governo e lei são e devem ser dispostos contra ele; e

(b) que, a este respeito, não haverá mudanças; que se ele continuar sendo mau, como ele é agora, encontrará todos os dias e sempre – deste lado da sepultura e além – encontrar todos os atributos de Deus envolvidos contra ele e prometeu puni-lo.

Deus não tem nenhum atributo que possa participar do pecado ou do pecador.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 7:11 . Deus julga, etc. – Deus é um juiz justo e um Deus que vinga todos os dias.

Comentário de E.W. Bullinger

justo. Plural.

DEUS. El hebraico App-4.

Comentário de Adam Clarke

Deus está zangado com os ímpios todos os dias – O hebraico para esta frase é o seguinte: ??? ??? ??? ??? veel zoem becol yom ; o que, de acordo com os pontos, é, e Deus se irrita todos os dias. Nossa tradução parece ter sido emprestada do caldeu, onde todo o versículo é o seguinte: ???? ?? ????? ?? ???? ?????? ???? ???? ???? elaha daiyana zaccaah ubithkoph rageiz al reshiey col yoma : “Deus é um rojista ; zangado contra os ímpios todos os dias “.

A Vulgata: Deus Judex justus, fortis, et patiens; irascitur numquid por dados de sinpulos morre ? “Deus é um juiz justo, forte e paciente; ele ficará bravo todos os dias?”

A Septuaginta: ? Te?? ???t?? d??a???, ?a? ?s?????, ?a? µa?????µ??, µ? ????? epa??? ?a?p??ast?? ?µe?a? ; “Deus é um juiz justo, forte e longânimo; não produz sua ira todos os dias.”

Siríaco: “Deus é o juiz da justiça; ele não se zanga todos os dias”.

O árabe é o mesmo que a Septuaginta.

O etiópico: “Deus é um juiz justo, forte e longânimo; ele não trará tribulações diariamente”.

Coverdale: Deus é um juiz justo, e Gob está sempre ameaçando.

A Bíblia do rei Eduardo, de Becke 1549, segue esta leitura.

Cardmarden: Deus é um juiz justo [forte e paciente] e Deus é provocado todos os dias. Cardmarden tomou emprestado forte e paciente da Vulgata ou da Septuaginta, mas como não encontrou nada no hebraico para expressá-las, colocou as palavras em uma letra menor e as incluiu entre parênteses. Isto é seguido pela versão em prosa em nosso Livro de Oração.

A versão de Genebra, impressa por Barker, o impressor do rei, 1615, traduz assim: “Deus julga o justo, e aquele que despreza a Deus todos os dias”. Sobre a qual existe esta nota marginal: “Ele chama continuamente os ímpios ao arrependimento, por alguns sinais de seus julgamentos”. Meu antigo Scotico – Inglês MS. O saltério começa apenas com a conclusão deste salmo.

Eu julguei conseqüente rastrear esse versículo através de todas as versões antigas, a fim de poder determinar qual é a verdadeira leitura, onde as evidências de um lado equivalem a uma afirmação positiva: “Deus está zangado todos os dias”; e, por outro lado, para uma negação tão positiva: “Ele não está zangado todos os dias”. A massa de evidências apóia a última leitura. Os caldeus primeiro corromperam o texto fazendo a adição, com os ímpios, que nossos tradutores seguiram, embora tenham colocado as palavras em itálico, como não estando no texto hebraico. No MSS. coletado por Kennicott e De Rossi, não há várias leituras sobre este texto.

O verdadeiro sentido pode ser restaurado assim:

?? el , com o ponto da vogal tsere, significa Deus: ?? al , as mesmas letras, com o ponto pathach, não significam. Várias das versões leram da seguinte maneira: “Deus julga os justos e não fica zangado todos os dias”. Ele nem sempre está repreendendo, nem diariamente castigando, apesar da contínua iniquidade dos homens: daí, as idéias de paciência e longanimidade que várias versões introduzem. Se eu adotasse alguma das traduções de preferência às anteriores, me sentiria mais inclinado a adotar a de Coverdale.

Comentário de John Calvin

11 Deus julga os justos, etc. Outros leem: Deus é um juiz justo, e Deus se irrita todos os dias. As palavras certamente admitirão esse sentido; mas como a doutrina é mais completa de acordo com a primeira leitura, eu preferi segui-la, pois vejo que ela é mais aprovada pelos divinos mais instruídos e, além disso, é mais adequada ao assunto que Davi está considerando agora. Como Saul e seus cúmplices, pelos seus relatórios caluniosos, conseguiram, até agora, seu desígnio perverso, de modo a produzir um preconceito geral contra Davi, de modo que ele foi condenado por quase todo o povo, o homem santo se sustenta nessa única consideração: que qualquer que seja a confusão das coisas no mundo, Deus, apesar disso, pode discernir facilmente entre os justos e os iníquos. Ele, portanto, apela dos falsos julgamentos dos homens àquele que nunca pode ser enganado. No entanto, pode-se perguntar: como o salmista representa Deus como julgador todos os dias, quando o vemos adiando o castigo com frequência por um longo tempo? Os escritos sagrados certamente celebram com mais justiça o seu sofrimento; mas, embora exerça paciência por muito tempo e não execute imediatamente seus julgamentos, ainda assim, como o tempo não passa, sim, nem mesmo um dia, no qual ele não fornece a evidência mais clara de que discerne entre os justos e os iníquos, não obstante a confusão das coisas no mundo, é certo que ele nunca cessa de executar o cargo de juiz. Todos os que tiverem problemas para abrir os olhos para contemplar o governo do mundo verão claramente que a paciência de Deus é muito diferente da aprovação ou conivência. Certamente, então, seu próprio povo se confia a ele todos os dias.

Comentário de John Wesley

Deus julga os justos, e Deus se irrita com os ímpios todos os dias.

Todos os dias – Mesmo assim, quando sua providência parece favorecê-los, e eles estão mais seguros e confiantes.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *