Estudo de Salmos 36:6 – Comentado e Explicado

Vossa justiça é semelhante às montanhas de Deus, vossos juízos são profundos como o mar. Vós protegeis, Senhor, os homens como os animais.
Salmos 36:6

Comentário de Albert Barnes

Tua justiça – Tua justiça; isto é, a justiça de Deus considerada como residindo em sua própria natureza; sua justiça em suas leis; sua justiça em suas providências; sua justiça em seu plano de libertar o homem do pecado; sua justiça ao universo ao administrar as recompensas e penalidades da lei.

É como as grandes montanhas – Margem, como no hebraico: “as montanhas de Deus”. O nome “Deus” é assim, nas Escrituras, frequentemente dado ao que é grande ou exaltado, como Deus é o maior Ser que a mente pode formar qualquer concepção. Assim, no Salmo 80:10 : “Os seus ramos eram como os bons cedros”, no hebraico, “cedros de Deus”. Conectando seu nome a “montanhas” ou “cedros”, temos a idéia de “força” ou “grandeza”, como sendo especialmente a obra do Todo-Poderoso. A idéia aqui é que, como as montanhas são o mais estável de todos os objetos com os quais estamos familiarizados, o mesmo ocorre com a justiça de Deus. É tão fixo quanto as colinas eternas.

Teus julgamentos – Os atos e registros que são expressivos do teu julgamento em relação ao que é certo e melhor; esse julgamento, como é expresso em tua lei e em teus tratos com a humanidade. O “julgamento” de Deus em qualquer assunto pode ser expresso por uma declaração ou por seus atos. Esta é a idéia agora mais comumente anexada à palavra, e passou a ser usada quase exclusivamente para denotar dispensações “aflitivas” de Sua Providência, ou expressões de Seu descontentamento contra o pecado. A palavra não é usada nesse sentido exclusivo nas Escrituras. Refere-se a qualquer julgamento divino sobre o que é certo, seja expresso por declaração ou por ato, e incluiria seus julgamentos em favor do que é certo, bem como daqueles contra o que é errado.

São uma grande profundidade – A palavra traduzida como “profunda” aqui significa corretamente ondas, ondas, ondas; então, uma massa de águas, uma inundação, uma profundidade; e a frase “grande profundidade” se referiria apropriadamente ao oceano, sendo sua “profundidade” uma das coisas mais notáveis ??em relação a ele. A “idéia” aqui é que, como não podemos compreender o oceano ou penetrar até o fundo, o mesmo ocorre com os julgamentos de Deus. Eles estão além da nossa compreensão e, depois de todos os nossos esforços para entendê-los, somos constrangidos, como na medição das profundezas do oceano, a confessar que não podemos chegar ao fundo deles. Isso é verdade no que diz respeito à sua lei, no que diz respeito aos princípios de seu governo, como ele os declarou, e no que diz respeito às relações reais com a humanidade. Não poderia ser de outro modo que, na administração de um Deus infinito, deve haver muito que o homem, em seu estado atual, não possa compreender. Compare Jó 11: 7-9 ; Isaías 55: 8-9 .

Ó Senhor, “tu preservas homens e animais – literalmente,“ salvarás ”; isto é, tu os salvas da destruição. A idéia é que ele os mantenha vivos; ou que a vida, onde é continuada, é sempre continuada por sua agência. O salmista evidentemente vê no fato aqui declarado uma ilustração do que ele havia acabado de dizer sobre a “grandeza” de Deus em Sua providência e em seu governo geral. Ele ficou impressionado com Sua grandeza e com a natureza incompreensível de Seu poder e ação, no fato de manter vivo continuamente tantas miríades de criaturas na Terra – tantas centenas de milhões de seres humanos – tantos milhares de milhões de animais selvagens répteis, peixes, pássaros e insetos – todos dependentes dEle; que Ele providenciou as necessidades deles e que os protegeu dos perigos a que estavam expostos. E quem pode compreender a extensão de Sua lei e a maravilha de Sua Providência, vigiando e provendo as multidões de seres animados que se aglomeram nas águas, no ar e na terra?

Comentário de Thomas Coke

Salmos 36: 6 . Tu preservas o homem e a fera Parece à primeira vista entrar abruptamente; mas o significado do salmista era expressar sua dependência segura de Deus, cuja providência, como se estendia sobre os animais da terra, portanto, muito mais certamente tomaria conta dele.

Comentário de Adam Clarke

Tua justiça é como as grandes montanhas – ?? ????? keharerey El , como as montanhas de Deus; montanhas altas superiores; o que, na atual linguagem da geologia, seria chamado montanhas primitivas, aquelas que foram formadas no início; e não são os efeitos de terremotos ou inundações, como deveriam ser as montanhas secundárias e aluviais.

Os teus juízos são um grande abismo – ??? ???? tehom rabbah , o grande abismo; tão incompreensível quanto o grande caos, ou a primeira matéria de todas as coisas que Deus criou no princípio, e mencionadas em Gênesis 1: 2 , e havia trevas no rosto, ???? tehom , das profundezas, das vastas profundas, ou do que é abaixo de toda profundidade conjecturável. Quão surpreendentes são os pensamentos nesses dois versículos! Que idéia eles nos dão da misericórdia, verdade, justiça e juízos de Deus!

O antigo Saltério, parafraseando as montanhas de Deus, diz: Thi ryghtwisnes , ou seja, ryghtwisnes, er gastly morros de Deus; por isso ere em contemplación, e soner repassa a luz de Crist. Aqui está uma metáfora tirada do topo das montanhas e altas colinas, capturando os raios do sol nascente. “Os justos são colinas espirituais de Deus; pois são elevados em contemplação e antes recebem a luz de Cristo.” É realmente um pensamento muito bom; e muito além da grosseria dos tempos em que este Saltério foi escrito.

Homem e animal – Deus cuida do gado? Sim, ele nomeia a comida dos leões e ouve o grito dos jovens corvos; e ele não proverá os pobres, especialmente os pobres de seu povo? Ele vai. Tão infinita e intensamente boa é a natureza de Deus, que é seu deleite fazer todas as suas criaturas felizes. Ele preserva o homem, e ele preserva a besta; e é sua providência que fornece ao homem, quando suas propensões e ações o nivelam com os animais que perecem.

Comentário de John Calvin

6. Tua justiça é como as montanhas de Deus Neste versículo, há uma recomendação da justiça de Deus, que o escritor sagrado compara às montanhas altas (sendo esta a maneira da expressão – “as montanhas de Deus”, pois sabemos que os hebreus estavam acostumados a distinguir pela denominação divina, ou de Deus, o que quer que seja excelente), porque sua glória brilha mais claramente lá. Em último lugar, diz-se, que seus julgamentos são como um grande e sem fundo abismo. Por essas palavras, ele nos ensina que, de qualquer lado, voltamos nossos olhos, e se olhamos para cima ou para baixo, todas as coisas são dispostas e ordenadas pelo justo julgamento de Deus. Essa passagem é geralmente citada em um sentido bem diferente, a saber, que os julgamentos de Deus excedem em muito nossa capacidade limitada e são misteriosos demais para que possamos compreendê-los; e, de fato, nesse sentido, a semelhança de um abismo não é inapropriada. É, no entanto, óbvio a partir do contexto, que a linguagem do salmista deve ser entendida em um sentido muito mais extenso, e como significado, que por maior que seja a profundidade da maldade que existe entre os homens, e embora pareça uma o dilúvio que irrompe e transborda por toda a terra, ainda maior é a profundidade da providência de Deus, pela qual ele descarta e governa todas as coisas com retidão. Sempre que, portanto, nossa fé pode ser abalada pela confusão e desordem dos assuntos humanos, e quando somos incapazes de explicar as razões dessa desordem e confusão, lembremos que os julgamentos de Deus no governo do mundo são com a propriedade mais alta em comparação com uma grande profundidade que preenche o céu e a terra, para que a consideração de sua infinita grandeza possa arrebatar nossas mentes com admiração, engolir todos os nossos cuidados e dissipar todas as nossas tristezas. Quando é acrescentado no final do versículo, ó Jeová! tu preservas o homem e a besta, o significado é para esse efeito, que desde que Deus atenda a estender seu cuidado providencial até a criação irracional, muito mais ele suprirá as necessidades dos homens. E, de fato, sempre que surgir alguma dúvida em nossa mente a respeito da providência de Deus, devemos nos fortalecer e encorajar, colocando diante de nós essa consideração: que Deus, que fornece alimento para os animais do campo, os mantém em seu presente Estado, nunca pode deixar de cuidar da raça humana. A explicação que alguns deram do termo bestas, interpretando-o alegoricamente de homens bestiais, considero muito forçado e o rejeito.

Comentário de John Wesley

A tua justiça é como as grandes montanhas; os teus juízos são muito profundos; ó Senhor, tu preservas homens e animais.

Montanhas – Firmes e imóveis: eminentes e visíveis a todos os homens.

Julgamentos – As execuções dos teus conselhos.

Profundo – insondável, como o oceano.

Homem – O pior dos homens; sim, os animais brutais têm experiência de teu cuidado e bondade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *