Estudo de Salmos 107:6 – Comentado e Explicado

Em sua angústia clamaram então para o Senhor, ele os livrou de suas tribulações
Salmos 107:6

Comentário de Albert Barnes

Então eles clamaram ao Senhor em seus problemas – A linguagem deste versículo é repetida neste salmo no Salmo 107: 13 , Salmo 107: 19 , Salmo 107: 28 – como se este fosse o assunto principal do salmo, que quando o pessoas de Deus em diferentes circunstâncias, ou sob várias formas de problemas, invocam Deus, ele as ouve e as livra.

E ele os libertou de suas angústias – O verbo do qual o substantivo usado aqui é derivado tem a ideia de ser “estreito, estreitado, comprimido”. Portanto, a palavra passa a ser usada no sentido de angústia de qualquer tipo – como se alguém fosse pressionado ou comprimido dolorosamente em um espaço estreito.

Comentário de Adam Clarke

Então eles clamaram ao Senhor – Quando os israelitas começaram a orar com entusiasmo, e os olhos de todas as tribos eram como os olhos de um homem voltados para o Senhor, então ele os livrou de suas angústias.

Comentário de John Calvin

6 No seu apelo, clamaram a Jeová. Os verbos estão aqui no passado e, de acordo com os gramáticos, representam uma ação contínua. O significado, portanto, é que aqueles que estão vagando em lugares desertos são freqüentemente cheios de fome e sede por não encontrarem um lugar para se alojar; e quem, quando toda esperança de libertação falha, clama a Deus. Sem dúvida, Deus concede libertação a muitos quando estão em apuros, mesmo que eles não apresentem suas súplicas a Ele por ajuda; e, portanto, não foi tanto o desígnio do profeta nesta passagem exaltar a fé dos piedosos, que invocam a Deus de todo o coração, como descrever os sentimentos comuns da humanidade. Pode haver alguns cuja esperança não esteja centrada em Deus, que, no entanto, são constrangidos, por alguma disposição invisível da mente, a chegar a Ele, quando sob a pressão de uma extrema necessidade. E este é o plano que Deus às vezes persegue, a fim de extorquir a essas pessoas o reconhecimento de que a libertação deve ser buscada a partir de nenhum outro lugar senão somente de Si; e até mesmo os ímpios, que, enquanto vivem voluptuosamente, zombam dele, ele obriga, apesar de si mesmos, a invocar seu nome. Em todas as épocas, era costume os pagãos, que encaram a religião como uma fábula, quando obrigados por severa necessidade, a pedir ajuda a Deus. Eles fizeram isso de brincadeira? De jeito nenhum; foi por um instinto natural secreto que eles foram levados a reverenciar o nome de Deus, que antigamente eles zombavam. O Espírito de Deus, portanto, na minha opinião, aqui narra o que ocorre com frequência, a saber, que pessoas destituídas de piedade e fé e que não desejam ter nada a ver com Deus, se colocadas em circunstâncias perigosas, são constrangidas. por instinto natural, e sem qualquer concepção adequada do que estão fazendo, invocar o nome de Deus. Uma vez que é apenas em casos duvidosos e desesperados que eles se entregam a Deus, esse reconhecimento que eles fazem de seu desamparo é uma prova palpável de sua estupidez, que na época de paz e tranquilidade o negligenciam, tanto estão sob ele. a influência intoxicante de sua própria prosperidade; e apesar de o germe da piedade estar plantado em seus corações, eles nunca sonham em aprender a sabedoria, a menos que sejam movidos pela força da adversidade; Quero dizer, aprender a sabedoria de reconhecer que existe um Deus no céu que dirige todos os eventos. Não é necessário fazer alusão aqui à réplica sarcástica do bufão antigo, que, ao entrar em um templo e contemplar várias tábuas que vários comerciantes haviam suspendido ali como lembranças de terem escapado de naufrágios, através da amável interposição dos deuses, observou com inteligência e graça: “Mas as mortes daqueles que foram afogados não são enumeradas, cujo número é inumerável”. Talvez ele tenha motivos justos para zombar dessa maneira de tais ídolos. Mas mesmo que cem vezes mais se afogassem no mar do que com segurança chegassem ao porto, isso não prejudica em nada a glória da bondade de Deus, que, embora seja misericordioso, é ao mesmo tempo justo, que a dispensação de um não interfere no exercício do outro. A mesma observação se aplica aos viajantes que se desviam do caminho e vagam para cima e para baixo no deserto. Se muitos deles morrem de fome e sede, se muitos são devorados por animais selvagens, se muitos morrem de frio, isso não passa de tantos sinais dos julgamentos de Deus, que ele projeta para nossa consideração. Do qual deduzimos que a mesma coisa aconteceria a todos os homens, se não fosse a vontade de Deus salvar uma porção deles; e, assim, interpondo-se como juiz entre eles, ele preserva alguns com o objetivo de mostrar sua misericórdia, e derrama seus julgamentos sobre outros para declarar sua justiça. O profeta, portanto, acrescenta muito apropriadamente que, pela mão de Deus, eles foram levados ao caminho certo, onde poderiam encontrar um lugar adequado para alojar-se; e consequentemente, ele os exorta a agradecer a Deus por essa manifestação de sua bondade. E, com o objetivo de aumentar a bondade de Deus, ele conecta suas obras maravilhosas à sua misericórdia; como se ele dissesse, nesta espécie de interposição, a graça de Deus é muito manifesta, para ser despercebida ou não reconhecida por todos; e para aqueles que foram sujeitos de uma libertação tão notável, permanecer calados quanto a isso, seria nada menos que uma tentativa ímpia de suprimir os maravilhosos feitos de Deus, uma tentativa igualmente vã com a de tentar pisar sob seus pés. luz do sol. Pois o que mais se pode dizer de nós, vendo que nosso instinto natural nos leva a Deus em busca de ajuda, quando estamos perplexos e em perigo; e quando, depois de resgatados, imediatamente o esquecemos, quem negará que sua glória seja, por assim dizer, obscurecida por nossa maldade e ingratidão?

Comentário de John Wesley

Então clamaram ao Senhor na sua tribulação, e ele os livrou das suas angústias.

O Senhor – Heb. Para Jeová, para o verdadeiro Deus. Pois os pagãos tinham, muitos deles, algum conhecimento do verdadeiro Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *