Estudo de Jeremias 17:7 – Comentado e Explicado

Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.
Jeremias 17:7

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 17: 7-8 . Bem-aventurado o homem que confia no Senhor – que vive em contínua obediência a ele e confia inteiramente nele para todas as bênçãos que deseja para seu corpo ou alma, para si ou para outros que, sob Deus, dependem dele; e cuja esperança é o Senhor – quem faz do favor do Senhor o bem que ele espera, e seu poder a força que ele espera . Confiar corretamente no Senhor implica necessariamente caminhar junto a ele, e não se afastar dele no coração. Pois é naturalmente impossível que alguém repouse a confiança em outro por qualquer coisa que foi prometida sob uma condição, sem a consciência de que ele havia, pelo menos em boa medida, cumprido a condição em que foi prometido. Pois ele será como uma árvore plantada, etc. – Ele será próspero e bem-sucedido em seus conselhos e empreendimentos. Ele pode ser comparado a uma árvore plantada em solo fértil, na margem de um rio, para o qual ela estende suas raízes e da qual deriva abundância de seiva e nutrição. E não verá quando o calor chega – diz o LXX., Não deve temer quando o calor chegar. Eles seguem a leitura do texto hebraico, que deve ser preferido antes do da margem. E não será cuidadoso no ano da seca – não será solícito por medo de que ele não tenha umidade; isto é, numa época em que as folhas das árvores que estão em lugares montanhosos secos são ressecadas e murchas, ela retém sua vegetação e continua a dar frutos. Blaney traduz a cláusula: “E não é sensato quando o calor chega; mas sua folha é verde e, em um ano de seca, é sem preocupação; nem declina dando frutos. ”

Comentário de John Calvin

Observado deve ser a ordem que o Profeta mantém; pois ele não poderia ter falado com proveito dessa segunda parte se não tivesse retirado primeiro a falsa confiança à qual os judeus há muito se apegavam; pois quando alguém lança semente em solo não cultivado, que fruto pode haver em seu trabalho? Como então é necessário fazer uso do arado antes que a semente seja semeada, assim também, quando procuramos ensinar com lucro, é necessário puxar os vícios que têm suas raízes nos corações dos homens; e isso deve ser especialmente o caso quando tratamos da fé somente em Deus e do chamado sincero em seu nome. E o Profeta tinha uma razão específica para o que ele fez, porque os judeus há muito se endureceram em falsas confidências, de modo que desconsideraram a Deus em dois aspectos – desprezaram suas ameaças e também não deram conta de suas graciosas promessas. O Profeta então não efetuou nada se ele não seguisse esse método – isto é, para corrigir o mal pelo qual eles haviam sido contaminados por muito tempo; pois as ervas daninhas devem ser removidas antes que haja espaço para o milho crescer.

Mas se ele tivesse falado apenas negativamente, isto é, se tivesse condenado a falsa confiança deles, isso não seria suficiente. Os judeus de fato poderiam ter dito que haviam sido enganados ao depositar suas esperanças nos egípcios; mas isso poderia ter acontecido através de alguns homens maus: e, ao procurar ajuda em outro lugar, quando desapontados, eles teriam realmente condenado seus próprios conselhos, mas ainda assim permaneceriam em suspense e ansiosos, sem buscar a Deus. Por isso, vemos como adequadamente o Profeta começou condenando os judeus por confiarem nos homens e, em seguida, com que sabedoria ele acrescentou esta segunda parte; pois, como já disse, não bastava falar negativamente, sem convidá-los a voltar a Deus. Mas esse é frequentemente o caso nos dias atuais; pois vemos que muitos riem daquelas superstições que até agora prevaleciam sob o papado; mas ainda nenhuma religião aparece neles. Basta que ridicularizem essas múmias; mas seria melhor para eles serem retidos no temor de Deus, mesmo por alguma superstição, do que expor o mal e, no entanto, não ter reverência por Deus. É o mesmo absurdo que derrubar uma casa ruim e deixar o homem ao ar livre; para que fim isso pode ser feito? pois quem é obrigado a deixar sua casa teve algo para cobri-lo por um tempo. Portanto, não é suficiente destruir o que é ruim, exceto que um bom edifício é bem-sucedido.

Este é o método e a ordem que o Profeta observou: Depois de dizer que todos os malditos que confiam nos homens, ele agora acrescenta: Bem-aventurado o homem que confia em Jeová ; como se ele tivesse dito, que os homens são totalmente indesculpáveis ??ao confiar em si mesmos ou nos outros, quando Deus voluntariamente se oferece a eles. O que é que impede os homens de ter sua segurança garantida? Seu próprio pecado ao rejeitar a graça de Deus, que é oferecida gratuitamente a eles; mas eles preferem enganar a si mesmos e atribuir a si mesmos e aos outros o que justamente pertence somente a Deus.

Vemos então que a ingratidão de todo o mundo é aqui condenada pelo Profeta quando ele diz que todos os que confiam em Jeová são abençoados : pois, se Deus se escondesse, haveria alguma cobertura para a ignorância; e também uma defesa desse tipo poderia ter sido feita: – “O que mais podemos fazer? Buscamos a ajuda que estava ao nosso alcance: se Deus nos tivesse chamado para si ou tivesse permitido que viéssemos a ele, estaríamos muito dispostos; mas, como ele nos abandonou, foi de fato o último refúgio de desespero a considerar o que deveria ser feito e a buscar a cada trimestre ajuda por nós mesmos. ” Portanto, o Profeta aqui mostra que todas essas defesas eram frívolas, pois Deus as havia convidado livremente; pois de maneira alguma ele teria dito que eles são abençoados que confiam em Jeová, se Deus não tivesse se apresentado como a confiança deles.

Mas devemos observar o que mais confirma essa sentença, que é em si muito clara, e cuja confiança é Jeová . Nenhuma luz adicional parece ser dada à verdade precedente; e então que ambiguidade contém, o que requer uma explicação? Bem-aventurado o homem que confia em Jeová ; até as crianças podem entender isso: as palavras do Profeta são supérfluas ou há alguma razão para que ele repita o que é tão claro. Sem dúvida, a incredulidade, que cada um de nós encontra em si mesmo, é o melhor professor; pois mesmo aqueles que parecem ter verdadeira confiança em Deus, ainda vacilam quando algum julgamento os ataca. Desde então, é comum que olhemos em volta para vários quadrantes quando houver algum perigo; portanto, podemos facilmente saber que não esperamos em Deus. O que então nos parece tão fácil, achamos na realidade muito difícil: e, portanto, o Profeta, depois de ter dito, que são abençoados que confiam em Deus, mencionou isso em segundo lugar, E cuja esperança é Deus ; como se ele tivesse dito: “O mundo não sabe o que é confiar em Deus: embora cada um corajosamente testemunhe isso, e até se vangloriamente declare que confia em Deus, ainda assim, nem um em mil acha que entende isso, ou que já soube o que é do coração ter esperança em Deus. ” Agora vemos que essa repetição não é supérflua ou não significa.

Comentário de E.W. Bullinger

esperança = confiança. Hebraico. batah, como na linha anterior. Não é a mesma palavra que nos versículos: Jeremias 17:13 , Jeremias 17:17 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *