Estudo de 2 Coríntios 6:7 – Comentado e Explicado

pela palavra da verdade, pelo poder de Deus; pelas armas da justiça ofensivas e defensivas,
2 Coríntios 6:7

Comentário de Albert Barnes

Pela palavra da verdade – isto é, divulgando as verdades do evangelho. Seu objetivo era tornar conhecida a verdade simples. Ele não a corrompeu por falsas misturas de filosofia e sabedoria humana, mas a comunicou como lhe fora revelado. O objetivo da nomeação do ministério cristão é dar a conhecer a verdade e, quando isso é feito, não pode deixar de elogiar seu ofício e trabalhar com o respeito favorável das pessoas.

Pelo poder de Deus – Pelo poder divino que assistiu à pregação do evangelho. A maioria dos comentaristas antigos explica isso sobre o poder de realizar milagres – Bloomfield. Mas provavelmente inclui todas as demonstrações de poder divino que assistiram à propagação do evangelho, seja na operação de milagres, seja na conversão de pessoas. Se for perguntado como Paulo usou esse poder para não ofender a obra do ministério, pode-se responder que as investiduras milagrosas concedidas aos apóstolos, o poder de falar línguas estrangeiras, etc., parecem ter sido concedeu-lhes que fossem empregados da mesma maneira que suas faculdades naturais; veja as notas em 1 Coríntios 14:32 . A idéia aqui é que eles usaram as grandes potências que lhes foram confiadas por Deus, não como os impostores teriam feito, para fins de ganho e ambição, ou para exibição vã, mas unicamente para promover a verdadeira religião e a salvação de pessoas. Eles mostraram, assim, que foram enviados por Deus, tanto pela natureza dos poderes com os quais foram confiados, quanto pela maneira como os usaram.

Pela armadura da justiça à direita e à esquerda – os intérpretes nus variavam muito na exposição dessa passagem; e muitos se depararam com uma natureza selvagem. Grotius diz que se refere à maneira pela qual os soldados antigos estavam armados. Eles carregavam uma lança na mão direita e um escudo na esquerda. Com o primeiro eles atacaram seus inimigos, e depois fizeram a defesa. Alguns supõem que isso se refere ao fato de terem sido ensinados a usar a espada tanto com a mão esquerda quanto com a direita. A idéia simples é que eles estavam completamente armados. Estar armado na mão direita e na esquerda é estar bem armado ou totalmente equipado. Eles saíram em conflito. Eles encontraram perseguição, oposição e difamação. Como o soldado foi bem armado para a batalha, eles também. Mas a armadura com a qual eles encontraram seus inimigos, e que constituíam toda a sua panóplia, era uma vida santa. Com isso, eles enfrentaram todos os ataques de seus inimigos; com isso toda calúnia e perseguição. Essa era a defesa deles, e com isso eles esperavam e esperavam alcançar suas conquistas. Eles não tinham espadas, lanças, capacetes e escudos; nenhuma arma carnal de ataque e defesa; mas eles esperavam cumprir todos os seus assaltos e obter todas as suas vitórias, por uma vida reta e santa.

Comentário de E.W. Bullinger

palavra. App-121.10.

poder . App-172.

por = até. App-104. 2 Coríntios 6: 1 .

armadura . Grego. hoplon. Armas ou armaduras. Veja Romanos 6:13 . O soldado grego carregava uma espada ou lança na mão direita e um escudo na esquerda.

justiça . Grego. dikaiosune. App-191.3. Compare Efésios 6:14 .

Comentário de John Calvin

7. Pela armadura da justiça Pela justiça você deve entender – retidão de consciência e santidade de vida. Ele emprega a metáfora da armadura, porque todos os que servem a Deus precisam lutar, na medida em que o diabo está sempre em alerta, para molestá-los. Agora eles devem estar completamente armados, porque, se ele não obtiver sucesso em um ataque, ele fará uma nova tentativa e os atacará uma vez antes, outra por trás – agora deste lado e depois disso. (593)

Comentário de Adam Clarke

Pela palavra da verdade – A doutrina da verdade recebida imediatamente de Deus e pregada fiel e afetuosamente aos homens.

Pelo poder de Deus – Confirmando esta doutrina, não apenas pelos milagres em que fomos habilitados a operar, mas também pela aplicação dessa verdade às almas do povo pela energia de Deus.

Pela armadura da justiça – Como a descrita pelo apóstolo, Efésios 6: 13-17 , que ele chama ali de toda a armadura de Deus, consistindo nas seguintes peças: o cinto da verdade, o peitoral da justiça, os sapatos de o evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito.

Na mão direita e na esquerda – Particularmente, o escudo e a espada; o primeiro no braço esquerdo, o segundo na mão direita. Temos a doutrina da verdade e o poder de Deus, como uma armadura para nos proteger por todos os lados, em todos os lugares e em todas as ocasiões.

Parece absurdo entender a mão direita como significando prosperidade, e a esquerda como significando adversidade; como se o apóstolo tivesse dito: Temos essa armadura para nos defender em prosperidade e adversidade. Pela doutrina do Evangelho e pelo poder de Deus, os apóstolos foram equipados com armas ofensivas e defensivas; eles poderiam se defender e desarmar seus inimigos.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 6: 7 . Pela armadura da justiça “Enquanto nossos inimigos atacam por todos os lados, é nosso cuidado ainda estar vestido e cingido com a armadura da justiça, tanto na mão direita quanto na esquerda; sabendo que essa armadura é impenetrável. ” À direita e à esquerda, significa de todos os lados – perfeita e inteiramente. Alguns se referem ao fato de o cristão estar armado, através da graça, contra as tentações da prosperidade e da adversidade. A paráfrase do Sr. Locke é “pela retidão de espírito, com a qual estou armado em todos os momentos, tanto para fazer quanto para sofrer”. Dificilmente é necessário observar para o leitor como é extremamente sublime e patético toda essa passagem. Comp Filipenses 4:18 . 1 Timóteo 6:17 . Efésios 1: 3 . Apocalipse 21: 7 . 1 Coríntios 3: 21-23 .

Comentário de Scofield

justiça

(Veja Scofield “ 1 João 3: 7 “) .

Comentário de John Wesley

Pela palavra da verdade, pelo poder de Deus, pela armadura da justiça à direita e à esquerda,

Pelo poder de convencimento e conversão de Deus – Acompanhando sua palavra; e também atestando isso por diversos milagres.

Pela armadura da justiça na mão direita e na esquerda – Ou seja, por todos os lados; a panóplia ou toda a armadura de Deus.

Referências Cruzadas

Exodo 14:22 – e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda.

Salmos 119:43 – Jamais tires da minha boca a palavra da verdade, pois nas tuas ordenanças coloquei a minha esperança.

Provérbios 3:16 – Na mão direita, a sabedoria lhe garante vida longa; na mão esquerda, riquezas e honra.

Isaías 11:5 – A retidão será a faixa de seu peito, e a fidelidade o seu cinturão.

Isaías 59:17 – Usou a justiça como couraça, pôs na cabeça o capacete da salvação; vestiu-se de vingança e envolveu-se no zelo como numa capa.

Marcos 16:20 – Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam.

Atos dos Apóstolos 11:21 – A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor.

Romanos 13:12 – A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz.

1 Coríntios 1:24 – mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.

1 Coríntios 2:4 – Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito,

2 Coríntios 1:18 – Todavia, como Deus é fiel, nossa mensagem a vocês não é “sim” e “não”,

2 Coríntios 4:2 – Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.

2 Coríntios 7:14 – Eu lhe tinha dito que estava orgulhoso de vocês, e vocês não me decepcionaram. Da mesma forma como era verdade tudo o que lhes dissemos, o orgulho que temos de vocês diante de Tito também mostrou-se verdadeiro.

2 Coríntios 10:4 – As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.

2 Coríntios 13:4 – Pois, na verdade, foi crucificado em fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Da mesma forma, somos fracos nele, mas, pelo poder de Deus, viveremos com ele para servir a vocês.

Efésios 1:13 – Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,

Efésios 1:19 – e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Efésios 3:20 – Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,

Efésios 4:21 – De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus.

Efésios 6:11 – Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,

Efésios 6:13 – Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.

Efésios 6:14 – Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça

Colossenses 1:5 – por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho

1 Tessalonicenses 5:8 – Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.

2 Timóteo 2:15 – Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.

2 Timóteo 4:7 – Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

Hebreus 2:4 – Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade.

Tiago 1:18 – Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *