Estudo de Efésios 6:11 – Comentado e Explicado

Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio.
Efésios 6:11

Comentário de Albert Barnes


Coloque toda a armadura de Deus – Toda a descrição aqui é derivada das armas de um soldado antigo. As várias partes dessas armas – constituindo a “panóplia inteira” – são especificadas em Efésios 6: 14-17 . A palavra traduzida como “armadura inteira” pa??p??a? panoplian “panoply”) significa “armadura completa”, ofensiva e defensiva; ver Lucas 11:22 ; Romanos 13:12 nota; 2 Coríntios 6: 7 nota. “A armadura de Deus” não é a que Deus veste, mas a que ele providenciou para o soldado cristão. O significado aqui é:

(1) que não devemos fornecer em nossa guerra armas que as pessoas empregam em suas competições, mas aquelas que Deus fornece; que devemos renunciar às armas carnais e vestir as que Deus ordenou para a conquista da vitória.

(2) devemos colocar a “armadura inteira”. Não devemos ficar armados em parte com o que Deus designou e em parte com as armas que as pessoas usam; nem devemos colocar “apenas uma parte” da armadura, mas o “todo” dela. Um homem precisa de “toda” essa armadura se estiver prestes a travar as batalhas do Senhor; e se lhe falta uma das armas que Deus designou, a derrota pode ser a consequência.

Para que você possa resistir – Os inimigos são tão numerosos e poderosos que, a menos que estejam vestidos com a armadura divina, a vitória será impossível.

Contra as artimanhas do diabo – A palavra traduzida como “artimanha” ( µe??de?a methodeia) significa adequadamente o que é traçado com “método”; aquilo que é “metodizado”; e depois o que é bem-feito – arte, habilidade, astúcia. Ocorre no Novo Testamento apenas em Efésios 4:14 , e neste lugar. É apropriadamente traduzido aqui como “artimanhas”, significando artifícios astutos, artes, tentativas de nos iludir e destruir. As artimanhas “do diabo” são as várias artes e estratagemas que ele emprega para arrastar as almas para a perdição. Podemos encontrar mais facilmente força aberta do que astúcia; e precisamos das armas da armadura cristã para enfrentar as tentativas de nos arrastar para a armadilha, tanto quanto para encontrar força aberta. A idéia aqui é que Satanás não realiza uma guerra aberta. Ele não encontra o soldado cristão cara a cara. Ele avança secretamente; faz suas abordagens na escuridão; emprega astúcia em vez de poder, e procura antes iludir e trair do que vencer pela mera força. Por isso, a necessidade de estar constantemente armado para encontrá-lo sempre que o ataque é feito. Um homem que tem que enfrentar um inimigo visível pode se sentir seguro se apenas se preparar para encontrá-lo em campo aberto. Mas muito diferente é o caso se o inimigo é invisível; se ele nos rouba astutamente e furtivamente; se ele pratica a guerra apenas por emboscadas e surpresas. Esse é o inimigo com o qual devemos enfrentar – e quase toda a luta cristã é uma guerra contra estratagemas e artimanhas. Satanás não aparece abertamente. Ele não se aproxima de nós em formas repulsivas, mas vem recomendar alguma doutrina plausível, para nos apresentar alguma tentação que não deve nos repelir imediatamente. Ele apresenta o mundo em um aspecto atraente; convida-nos a prazeres que parecem inofensivos, e nos leva à indulgência até termos chegado tão longe que não podemos recuar.

Comentário de E.W. Bullinger

Coloque . Ver Efésios 4:24 . armadura inteira = panóplia. Grego. panoplia ; somente aqui, Efésios 6:13 e Lucas 11:22 . Freqüentemente em Apócrifos.

contra isso. O mesmo grego. palavra, profissionais. App-104.

artimanhas . Ver Efésios 4:14 .

Comentário de John Calvin

11. Coloque toda a armadura. Deus nos forneceu várias armas defensivas, desde que não recusemos indolentemente o que é oferecido. Mas somos quase todos responsáveis ??pelo descuido e pela hesitação em usar a graça oferecida; como se um soldado, prestes a encontrar o inimigo, devesse pegar seu capacete e negligenciar seu escudo. Para corrigir essa segurança, ou, deveríamos dizer, essa indolência, Paulo empresta uma comparação da arte militar e pede que coloquemos toda a armadura de Deus. Devemos estar preparados por todos os lados, para não querer nada. O Senhor nos oferece armas para repelir todo tipo de ataque. Resta aplicá-los, e não deixá-los pendurados na parede. Para acelerar nossa vigilância, ele nos lembra que não devemos apenas entrar em guerra aberta, mas que temos um inimigo astuto e insidioso para encontrar, que freqüentemente se emboscou; pois essa é a importância da frase do apóstolo, THE WILES (170) ( t?? µe??de?a? ) do diabo

Comentário de Adam Clarke

Coloque toda a armadura de Deus – ??d?sas?e t?? pa??p??a? t?? Te?? . O apóstolo considera todo cristão como tendo uma guerra para manter-se contra numerosos, poderosos e sutis inimigos; e que, portanto, precisariam de muita força, muita coragem, armadura completa e habilidade para usá-lo. A panóplia mencionada aqui refere-se à armadura das tropas pesadas entre os gregos; aqueles que deveriam sofrer os ataques mais rudes, que devorariam as fundações das muralhas, cidades tempestuosas etc. Sua armadura comum era o escudo, o capacete, a espada e os torresmos ou botas de bronze. A todos estes o apóstolo se refere abaixo. Veja em Efésios 6:13 ; (Nota).

As artimanhas do diabo – methodsa? µe??de?a? t?? d?aß???? · Os métodos do diabo; os diferentes meios, planos, esquemas e maquinações que ele usa para enganar, aprisionar, escravizar e arruinar as almas dos homens. O método de pecar de um homem é o método de Satanás de arruinar sua alma. Veja em Efésios 4:14 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Efésios 6:11 . Coloque toda a armadura de Deus, A palavra no original é pa??p??a, panóplia, que inclui todos os tipos de armaduras, ofensivas ou defensivas. Isso o apóstolo aplica-se ao exercício de todas as graças cristãs com as quais somos fornecidos por Deus, a serem empregadas em sua força, bem como irritar o inimigo, e nos defender; e parece pela descrição particular que o apóstolo aqui passa a dar dela, como uma armadura, de toda maneira completa e adequadamente adaptada à defesa de todas as partes; com esta exceção, que nenhum é fornecido para trás; sugerir para nós, como alguns observaram, que devemos sempre enfrentar o inimigo, ou logo estaremos abertos a seus ataques e não teremos defesa contra perigos. O leitor encontrará, no “Cristão de armadura completa” de Gurnall, um aprimoramento muito grande e prático dessa parte da Sagrada Escritura.

Comentário de John Wesley

Vista toda a armadura de Deus, para que você possa resistir às artimanhas do diabo.

Coloque toda a armadura de Deus – A palavra grega significa uma armadura completa. Dizem que os crentes colocam o cinto, peitoral, sapatos; levar o escudo da fé e a espada do Espírito.

A armadura inteira – Como se a armadura fosse escassa, deve ser a armadura inteira. Isso é repetido, versículo 13, por causa da força e sutileza de nossos adversários, e por causa de um “dia mau” de uma dolorosa prova estar próximo.

Referências Cruzadas

Marcos 13:22 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos.

Lucas 14:29 – Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele,

Romanos 13:12 – A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz.

Romanos 13:14 – Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.

1 Coríntios 10:13 – Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

2 Coríntios 2:11 – a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

2 Coríntios 6:7 – na palavra da verdade e no poder de Deus; com as armas da justiça, quer de ataque, quer de defesa;

2 Coríntios 10:4 – As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.

2 Coríntios 11:3 – O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.

2 Coríntios 11:13 – Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo.

Efésios 4:14 – O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.

Efésios 4:24 – a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

Efésios 6:13 – Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.

Colossenses 3:10 – e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

1 Tessalonicenses 5:8 – Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.

2 Tessalonicenses 2:9 – A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

1 Pedro 5:8 – Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

2 Pedro 2:1 – No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

Apocalipse 2:24 – Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: não porei outra carga sobre vocês;

Apocalipse 12:9 – O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra.

Apocalipse 13:11 – Então vi outra besta que saía da terra, com dois chifres como cordeiro, mas que falava como dragão.

Apocalipse 19:20 – Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais miraculosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

Apocalipse 20:2 – Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos;

Apocalipse 20:7 – Quando terminarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *