Estudo de 2 Tessalonicenses 2:9 – Comentado e Explicado

A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás, de toda a sorte de portentos, sinais e prodígios enganadores.
2 Tessalonicenses 2:9

Comentário de Albert Barnes

Mesmo ele, cuja vinda é após a operação de Satanás – grego, é um energiano de Satana, de acordo com a energia de Satanás; isto é, a operação energética ou eficiente de Satanás. A palavra traduzida como “depois”, não precisa ser dita para quem olha o grego, não se refere ao tempo, mas é uma preposição, ou seja, de acordo com; Em conformidade com; significando que a maneira de sua aparição seria acompanhada de obras que mostrassem que o arbítrio de Satanás estava empregado e que ele somente poderia produzir. Isso não significa que a vinda do Senhor Jesus seria depois que Satanás tivesse trabalhado dessa maneira, mas que a manifestação daquele iníquo seria com demonstrações de poder e admiração que Satanás só poderia efetuar. O sistema sobre o qual ele preside é originado por Satanás e sustentado pelas coisas que somente ele pode executar. Na palavra “Satanás”, veja as notas em Jó 1: 6 . A idéia é que ele esteja sob a direção e controle do grande inimigo de Deus e que as coisas nas quais ele apoiaria possam ser rastreadas até sua agência. Em todos os pretensos milagres aos quais isso apelaria, não haveria nada que Satanás não pudesse realizar.

Com todo o poder – Com todo o poder que Satanás pode exibir; significando também que haveria um grande esforço de poder no caso. Não seria um domínio fraco e imbecil. O domínio do papado tem sido um dos mais poderosos do mundo. Não houve nenhum que tenha sido mais temido pelas nações da terra – e houve momentos em que as nações tremeram e os reis empalideceram em seus tronos diante do olhar severo do papa.

E sinais – Esta palavra frequentemente denota verdadeiros milagres, mas não necessariamente. Pode ser aplicado a milagres fingidos, além de reais, e é indubitavelmente tão usado aqui, pois está conectado com “maravilhas mentirosas” e como é dito que o que foi feito seria “depois da operação de Satanás”. Sem dúvida, há referências a tais “sinais e maravilhas”, como o Salvador menciona em Mateus 24:24 ; veja as notas nessa passagem. Dificilmente é necessário observar que o papado sempre se apoiou em seus pretensos milagres. Mesmo em nossa época, as maravilhas realizadas pelo príncipe Hohenloe e a pretensa peça sem costura do Salvador foram proclamadas como verdadeiros milagres e como evidência indubitável da verdade do sistema católico romano. A dissolução do sangue de Januário, a remoção das escadas de Pilatos para Roma e o transporte para a Itália da “casa de Nossa Senhora” estão entre os milagres aos quais há uma referência constante na comunhão papal. Além dessas e de todas as pretensões semelhantes, há o poder reivindicado de realizar um milagre no prazer do padre pela mudança de pão e vinho no “corpo e sangue, alma e divindade” do Senhor Jesus. Em 1756, foi publicado em Londres um livro intitulado “O poder milagroso da Igreja de Cristo, afirmado a cada século sucessivo, desde os apóstolos até os dias atuais”. O poder de realizar milagres tem sido uma das reivindicações permanentes do papado.

E mentindo maravilhas – milagres falsos ou fingidos. Seriam aqueles que seriam reivindicados como milagres; aqueles que despertariam admiração; e ainda assim os que eram falsos e ilusórios. Nenhum protestante certamente precisa estar convencido de que esse é apenas o caráter dos pretensos milagres do papado. Seria impossível para a linguagem descrevê-los mais claramente, na apreensão de todos os protestantes, do que é feito nesta linguagem do apóstolo Paulo.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

depois . App-104.

trabalhando . Grego. energeia. Ver 2 Tessalonicenses 2: 7 . App-172.

poder . . . sinais. . . maravilhas. App-176. 2 Tessalonicenses 1: 3 , 2 Tessalonicenses 1: 2 .

mentindo . Literalmente de uma mentira. Grego. pseudos. Ver João 8:44 . Romanos 1:25 .

Comentário de John Calvin

9 De quem vem Ele confirma o que disse por meio de argumentos contrários. Pois, como o Anticristo não pode resistir às imposições de Satanás, ele deve necessariamente desaparecer assim que Cristo brilhar. Em suma, como é apenas na escuridão que ele reina, a aurora do dia põe em fuga e apaga a densa escuridão de seu reinado. Estamos agora na posse do desígnio de Paulo, pois ele pretendia dizer, que Cristo não teria dificuldade em destruir a tirania do Anticristo, que não era sustentada por nenhum recurso além dos de Satanás. Entretanto, entretanto, ele aponta as marcas pelas quais aquele iníquo pode ser distinguido. Pois depois de ter falado sobre o funcionamento ou a eficácia de Satanás, ele o destaca particularmente quando diz, em sinais e maravilhas mentirosas, e com toda a enganação . E, com certeza, para que isso possa se opor ao reino de Cristo, deve consistir em parte em doutrinas e erros falsos, e em parte em pretensos milagres. Pois o reino de Cristo consiste na doutrina da verdade e no poder do Espírito. Satanás, consequentemente, com a visão de se opor a Cristo na pessoa de seu vigário, coloca a máscara de Cristo, (670), enquanto ele, no entanto, escolhe ao mesmo tempo uma armadura, com a qual ele pode se opor diretamente a Cristo. Cristo, pela doutrina de seu evangelho, ilumina nossas mentes na vida eterna; O anticristo, treinado sob a instrução de Satanás, pela doutrina perversa, envolve os perversos em ruína; (671) Cristo produz o poder do seu Espírito para a salvação e sela seu evangelho por milagres; o adversário, (672) pela eficácia de Satanás, nos afasta do Espírito Santo, e por seus encantamentos confirma homens miseráveis (673) em erro.

Ele dá o nome de milagres da falsidade , não apenas àqueles que são falsamente e enganosamente inventados por homens astutos, com o objetivo de impor aos simples – um tipo de engano com o qual todo o papado é abundante, pois são parte de seu poder que ele já tocou anteriormente; mas toma a falsidade como consistindo nisso, que Satanás leva a um fim contrário às obras que, de outra forma, são verdadeiramente obras de Deus, e abusa de milagres para obscurecer a glória de Deus. (674) Entretanto, entretanto, não resta dúvida de que ele engana por meio de encantamentos – um exemplo que temos nos mágicos do Faraó. ( Êxodo 7:11 .)

Comentário de Adam Clarke

Cuja vinda é após a operação de Satanás – A operação do Espírito de Deus envia seus mensageiros; a operação do espírito de Satanás envia seus emissários. O primeiro vem ?ate?e??e?a? t?? Te?? , depois ou de acordo com a energia ou poderosa obra interior de Deus; o outro vem ?ate?e??e?a? t?? Sata?a , de acordo com a energia ou operação interior de Satanás.

Com todo poder – ?as? d??aµe? · Todos os tipos de milagres, como os mágicos egípcios; e sinais e maravilhas da mentira: a palavra mentir pode ser aplicada a todas elas; eles estavam mentindo milagres, mentirosos sinais e mentiras maravilhas; apenas aparências do que era real e feito para dar crédito à sua presunção e impostura. Considerando que Deus enviou seus mensageiros com verdadeiros milagres, sinais reais e maravilhas reais; Satanás não pode produzir.

Comentário de Thomas Coke

2 Tessalonicenses 2: 9-12 . De quem virá depois, etc. – O apóstolo estava ansioso por predizer a destruição do homem do pecado; e, para esse fim, tendo invadido seu assunto, ele agora volta a ele e descreve as outras qualificações pelas quais esse iníquo deve avançar e se estabelecer no mundo. Ele deveria ter crédito e autoridade pelos métodos mais diabólicos; deve fingir ter poderes sobrenaturais e se vangloriar de inovações, visões e milagres, falsas em si mesmas e aplicadas para promover falsas doutrinas; 2 Tessalonicenses 2: 9 . Ele também deve praticar todas as outras artes perversas do engano; deve ser culpado das mais ímpias fraudes e imposições sobre a humanidade; mas deve prevalecer essencialmente apenas entre aqueles que estão desprovidos de uma sincera afeição pela verdade, pela qual possam alcançar a salvação eterna; 2 Tessalonicenses 2:10 . E, de fato, é um julgamento justo e justo de Deus, entregá- los às vaidades e mentiras deste mundo, e à condenação no próximo, que não têm consideração pela verdade e santidade, mas se deleitam com a falsidade e a maldade; 2 Tessalonicenses 2: 11-12 .

Nesta pesquisa, parece haver pouco espaço para duvidar do verdadeiro sentido e significado da passagem. Os tessalonicenses (como vimos em algumas expressões da antiga epístola) ficaram alarmados, como se o fim do mundo estivesse próximo. O apóstolo, para corrigir seus erros e dissipar seus medos, assegura-lhes que uma grande apostolado ou deserção do cristão, ou igreja visível, da verdadeira fé e adoração, deve acontecer antes da vinda de Cristo. Essa apostolado, todas as marcas e personagens simultâneos, nos justificará a cobrar da igreja de Roma. A verdadeira adoração cristã é a adoração ao Deus Três-Um, através do único Mediador, o homem Cristo Jesus; e desse culto a igreja de Roma partiu notoriamente, substituindo outros mediadores e invocando e adorando santos e anjos. Nada é apostolado, se a idolatria não é: e não são os membros da igreja de Romeguilidade da idolatria na adoração de imagens, na adoração do anfitrião, na invocação de anjos e santos e na oblação de orações e louvores à Virgem Maria, tanto ou mais que a Deus abençoado para sempre? Esta é a grande corrupção da igreja cristã: esta é a apostolado, como é enfaticamente chamada, e merece ser chamada; que não foi apenas predito por São Paulo, mas também pelo profeta Daniel. Se a apostacia é corretamente cobrada sobre a igreja de Roma, segue-se, consequentemente, que o homem do pecado é o Papa; não significando nenhum papa em particular, mas o papa em geral, como principal chefe e defensor dessa apostolado. Ele é propriamente o homem do pecado, não apenas por causa da vida escandalosa de muitos papas, mas por causa de suas doutrinas e princípios mais escandalosos; dispensar os deveres mais necessários e conceder, ou melhor, vender perdões e indulgências aos crimes mais abomináveis. Ou, se por pecado se entende particularmente idolatria , como frequentemente no Antigo Testamento, é evidente como ele perverteu o culto de Deus à superstição e idolatria da mais grosseira. Ele também, como o falso apóstolo Judas, é filho de perdição. ; seja ativamente, como sendo a causa da destruição para os outros, ou passivamente, como sendo devotado à própria destruição. Ele se opõe; – ele é o grande adversário de Deus e do homem; perseguir e destruir por croisados, inquisições e massacres, aqueles cristãos que preferem a palavra de Deus à autoridade dos homens. O imperador pagão de Roma pode ter matado seus milhares de cristãos inocentes; mas o bispo cristão de Roma matou seus dez mil. Ele se exalta acima de tudo o que é chamado Deus ou é adorado; não apenas acima dos magistrados inferiores, mas também acima de todos os bispos; não apenas acima de todos os bispos, mas também como membros e imperadores; depossível, obrigando-os a beijar o dedo do pé, a segurar o estribo, pisando no pescoço de um rei e chutando a coroa imperial com o pé; antes, não apenas acima dos reis e imperadores, mas também acima do próprio Cristo; – fazendo até a palavra de Deus não ter efeito em suas tradições; proibindo o que Deus ordenou; como casamento, o uso das escrituras, etc. – e também ordenando ou permitindo o que Deus proibiu; como idolatria, perseguição, etc. Para que ele, como Deus, esteja sentado no templo de Deus, etc. Ele é, portanto, na profissão de cristão e bispo cristão: sua posição no templo de Deus implica claramente que ele tenha um assento, ou cathedra, na igreja cristã: e ele fica lá como Deus, especialmente em sua inauguração, quando ele senta-se no altar-mor da igreja de São Pedro e faz da mesa do Senhor o escabelo de seus pés e, nessa posição, recebe adoração. Em todo o tempo ele exerce autoridade divina na igreja, – mostrando a si mesmo que ele é Deus; afetando títulos divinos e afirmando que seus decretos têm a mesma ou maior autoridade que a palavra de Deus. De modo que o papa é evidentemente, de acordo com os títulos que lhe foram dados nos decretos públicos, “O Deus na terra”; pelo menos, ninguém como ele se exalta acima de todo Deus; ninguém como ele, que se assenta como Deus no templo de Deus, mostrando a si mesmo que ele é Deus. Os alicerces do papado foram lançados nos dias do apóstolo, mas a superestrutura foi elevada aos poucos; e várias eras passaram antes que a construção fosse concluída, e o homem do pecado se revelou em plena perfeição. A tradição que geralmente prevalecia era que o que atrapalhava era o império romano: essa tradição poderia ter derivado até do próprio apóstolo; e, portanto, os cristãos primitivos, nos cargos públicos da igreja, oravam por sua paz e bem-estar; como sabendo que, quando o império romano fosse dissolvido e quebrado em pedaços, o império do homem do pecado seria erguido sobre suas ruínas. Na mesma proporção em que o poder do império diminuía, a autoridade da igreja aumentava, e a última, à custa e ruína da primeira; até que, finalmente, o papa cresceu acima de tudo, e o iníquo, ou sem lei, foi totalmente manifestado e revelado. Sua vinda é após a energia de Satanás, etc. e exige alguma prova específica de que as pretensões do papa e as corrupções da igreja de Roma são todas apoiadas e autorizadas por visões e milagres fingidos, por fraudes piedosas e imposições de todo tipo? – Mas quanto mais o homem do pecado pode ser exaltado, e por quanto tempo ele reinará, mas, finalmente, o Senhor o consumirá, etc. Isso é parcialmente retirado de Isaías 11: 4 . [ E com o sopro de seus lábios matará os ímpios; ] onde os judeus enfatizam as palavras do iníquo, como aparece no caldeu, que o traduz: “Ele destruirá o iníquo romano”. Se as duas cláusulas (como mencionadas na nota de 2 Tessalonicenses 2: 8. ) Se referem a dois eventos diferentes, o significado é: “Que o Senhor Jesus o consumirá gradualmente com a pregação gratuita do evangelho, e o destruirá completamente em sua segunda vinda na glória do Pai “. O primeiro começou a entrar em vigor na reforma, e o último será realizado no tempo designado por Deus. JustinMartyr, Tertuliano, (acima) Orígenes, Lactâncio, Cirilo de Jerusalém, Ambrósio, Hilário, Jerônimo, Agostinho e Crisóstomo, dão quase a mesma interpretação que aqui foi dada de toda a passagem: e deve ser compreendida que esta é a genuína significado do apóstolo; que isso é consistente apenas com o contexto; que qualquer outra interpretação é forçada e antinatural; que isso não é suscetível de objeções materiais; que coincide perfeitamente com Daniel; que é agradável à tradição da igreja primitiva e que foi exatamente cumprida em quase todos os seus detalhes; – o que não pode ser dito de qualquer outra interpretação. Uma profecia como essa é uma prova ilustre da revelação divina e um excelente antídoto ao veneno do papoula.

Referências Cruzadas

Exodo 7:22 – Mas os magos do Egito fizeram a mesma coisa por meio de suas ciências ocultas. O coração do faraó se endureceu, e ele não deu ouvidos a Moisés e a Arão, como o Senhor tinha dito.

Exodo 8:7 – Mas os magos fizeram a mesma coisa por meio das suas ciências ocultas: fizeram subir rãs sobre a terra do Egito.

Exodo 8:18 – Mas, quando os magos tentaram fazer surgir piolhos por meio das suas ciências ocultas, não conseguiram. E os piolhos infestavam os homens e os animais.

Deuteronômio 13:1 – Se aparecer entre vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e lhes anunciar um sinal miraculoso ou um prodígio,

Mateus 24:24 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.

Marcos 13:22 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos.

João 8:41 – Vocês estão fazendo as obras do pai de vocês”. Protestaram eles: “Nós não somos filhos ilegítimos. O único Pai que temos é Deus”.

João 8:44 – “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

Atos dos Apóstolos 8:9 – Um homem chamado Simão vinha praticando feitiçaria durante algum tempo naquela cidade, impressionando todo o povo de Samaria. Ele se dizia muito importante,

Atos dos Apóstolos 13:10 – “Filho do diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor?

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

2 Coríntios 11:3 – O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.

2 Coríntios 11:14 – Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.

Efésios 2:2 – nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

2 Timóteo 3:8 – Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé.

Apocalipse 9:11 – Tinham um rei sobre eles, o anjo do Abismo, cujo nome, em hebraico, é Abadom, e, em grego, Apoliom.

Apocalipse 12:9 – O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra.

Apocalipse 12:17 – O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.

Apocalipse 13:1 – Vi uma besta que saía do mar. Tinha dez chifres e sete cabeças, com dez coroas, uma sobre cada chifre, e em cada cabeça um nome de blasfêmia.

Apocalipse 13:11 – Então vi outra besta que saía da terra, com dois chifres como cordeiro, mas que falava como dragão.

Apocalipse 18:23 – Nunca mais brilhará dentro de seus muros a luz da candeia. Nunca mais se ouvirá ali a voz do noivo e da noiva. Seus mercadores eram os grandes do mundo. Todas as nações foram seduzidas por suas feitiçarias.

Apocalipse 19:20 – Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais miraculosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

Apocalipse 20:10 – O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *