Estudo de 2 Coríntios 4:2 – Comentado e Explicado

Afastamos de nós todo procedimento fingido e vergonhoso. Não andamos com astúcia, nem falsificamos a palavra de Deus. Pela manifestação da verdade nós nos recomendamos à consciência de todos os homens, diante de Deus.
2 Coríntios 4:2

Comentário de Albert Barnes

Mas renunciaram – ( ?pe?p?µe?a apeipamethade ?p? apoand e?p?? eipon). A palavra significa corretamente falar ou desligar; recusar ou negar; interditar ou proibir. Aqui significa renunciar ou renegar; desprezar ou desprezar a aversão. Não ocorre em nenhum outro lugar no Novo Testamento; e o sentido aqui é que os apóstolos tinham tal visão da verdade da religião e da glória do esquema cristão 2 Coríntios 3: 13-18 , de modo a levá-los a descartar tudo o que estava disfarçado, astuto e astuto ; tudo como engano e fraude. As religiões dos pagãos eram compostas principalmente por truques e eram apoiadas pelo engano praticado pelos ignorantes e pela massa de pessoas. Paulo diz que ele e seus colegas de trabalho tinham visões da verdade, glória e santidade do plano cristão, de modo a levá-los solenemente a abjurar e abominar todos esses truques e artifícios desonestos. A verdade nunca precisa de tais artes; e nenhuma causa terá sucesso por mero truque e astúcia.

As coisas ocultas da desonestidade – Margem, “vergonha”. A palavra grega geralmente significa vergonha ou desgraça. As coisas ocultas da vergonha aqui significam conduta vergonhosa; artes clandestinas e secretas, que em si mesmas eram vergonhosas e vergonhosas. Eles denotam todas as relações “secretas”; todos os artifícios e planos desonestos, como eram comuns entre os pagãos, e provavelmente como os falsos mestres adotaram na propagação de suas opiniões em Corinto. A expressão aqui não implica que os apóstolos tenham alguma coisa a ver com essas artes; mas que eles solenemente os repudiaram e os detestaram. A religião é aberta, clara, direta. Não tem aliança com astúcia, truque e artifício. Deve ser defendido abertamente; declarado claramente; e insistiu com argumentos constantes. É uma obra de luz, e não de trevas.

Não anda com astúcia – Não age com astúcia; não se comportando de maneira astuta. , “all,” e?´???? , “work,” that is, doing every thing, or capable of doing anything) denotes shrewdness, cunning, and craft. A palavra usada aqui pa??????a ( panourgia de p?? , “tudo”, ????? , “trabalho”, isto é, fazer tudo ou capaz de fazer qualquer coisa) denota esperteza, astúcia e habilidade. Isso era comum; e isso provavelmente foi praticado pelos falsos mestres em Corinto. Com isso, Paulo diz que não tinha nada para fazer. Ele não adotou um curso de sabedoria e política carnais (nota, 2 Coríntios 1:12 ); ele não tentou impor-lhes, ou enganá-los; ou fazer o seu caminho através de artes sutis e enganosas. A verdadeira religião nunca pode ser avançada por truques e esperteza.

Nem manipular a palavra de Deus enganosamente – ( d?????te? dolountes). Não falsificando; ou corrompendo ou disfarçando enganosamente a verdade de Deus, a frase parece ser sinônimo da usada em 2 Coríntios 2:17 e traduzida como “corrompida a palavra de Deus”; veja a nota nesse versículo. Significa propriamente falsificar, adulterar, corromper pelas tradições judaicas, etc. (Robinson, Bloomfield, Doddridge, etc.); ou pode significar, como em nossa tradução, lidar de maneira enganosa; fazer uso do truque e da arte para propagá-lo e defendê-lo. Tyndale traduz isso: “nem corrompemos a Palavra de Deus”.

Mas pela manifestação da verdade – Tornando a verdade manifesta; isto é, por uma simples exibição da verdade. Afirmando-o exatamente como é, de maneira indisfarçada e aberta. Não adulterando-o com misturas estrangeiras; não misturando-o com filosofia ou tradições; não embotando sua borda, ou ocultando qualquer coisa, ou explicando-a; mas por uma exibição aberta, clara e direta, como é em Jesus. A pregação deve consistir em uma simples exibição da verdade. Não há engano no próprio evangelho; e não deve haver nenhum na maneira de exibi-lo. Deve consistir em uma simples declaração de coisas como elas são. Todo o objetivo da pregação é tornar conhecida a verdade. E isso é feito de maneira eficaz somente quando é simples, aberto, indisfarçado, sem habilidade e sem engano.

Comprometendo-nos à consciência de todos os homens – quer dizer, falando a verdade que a consciência de todos os homens deve aprová-la “como” verdadeira; todo homem verá que isso é verdade e está de acordo com o que ele sabe ser correto. Consciência é a faculdade da mente que distingue entre o certo e o errado, e que nos leva a escolher o primeiro e a evitar o último; João 8: 9 ; Nota de Romanos 2:15 ; 1 Coríntios 10:25 , 1 Coríntios 10: 27-29 notas; 2 Coríntios 1:12 . Está implícito aqui:

(1) Que um curso de vida e uma maneira de pregar que serão livres de desonestidade, arte e truque serão os que a consciência das pessoas aprovará. Paulo buscou um curso de vida que deveria estar de acordo com o senso de “certo” e, assim, servir para elogiar o evangelho a eles.

(2) para que o evangelho seja pregado de modo a ser visto pelos homens como verdadeiro; de modo a ser aprovado como certo; e para que a consciência de todo homem preste testemunho de sua verdade. As pessoas não “amam” isso, mas podem ver que é “verdade”; eles podem odiá-lo, mas podem ver que a verdade que condena suas práticas é do céu. Este é um princípio extremamente importante no que diz respeito à pregação, e muito importante no que diz respeito às opiniões que os ministros devem ter sobre seu próprio trabalho. O evangelho é razoável. Pode ser visto como verdade por todo homem a quem é pregado. E deve ser o objetivo de todo pregador pregá-lo, de modo a atrair as consciências de seus ouvintes em seu plano. E é um fato muito material que, quando assim pregado, a consciência e a razão de todo homem estão a seu favor, e eles sabem que isso é verdade mesmo quando pronuncia sua própria condenação e denuncia seus próprios pecados. Esta passagem prova, portanto, o seguinte:

(1) Para que o evangelho seja pregado de modo a ser visto como verdadeiro por todas as pessoas. As pessoas são capazes de ver a verdade, e mesmo quando não a amam; eles podem perceber que tem demonstração de que é de Deus. É um sistema tão razoável; tão bem estabelecido pela evidência; tão fortificado por milagres e pelo cumprimento de profecias; tão puro em sua natureza; tão bem adaptado ao homem; tão adequado à sua condição e tão bem projetado para torná-lo melhor; e tão feliz em sua influência na sociedade, que as pessoas podem ser levadas a ver que isso é verdade. E considero que isso acontece com quase todas as pessoas que costumam participar da pregação do evangelho. Os infiéis nem sempre visitam o santuário; e quando eles têm o hábito de fazê-lo, é fato que gradualmente chegam à convicção de que a religião cristã é verdadeira. É raro encontrar infiéis professos em nossos locais de culto; e a grande massa daqueles que participam da pregação do evangelho pode ser declarada como crente especulativo na verdade do cristianismo.

(2) as consciências das pessoas estão do lado da verdade, e o evangelho pode ser pregado de modo a atrair suas consciências a seu favor. A consciência alerta para fazer o certo e nos condena se fizermos errado. Nunca se pode aprovar o errado, nunca dar a um homem a paz se ele fizer o que sabe ser mau. Por nenhuma arte ou dispositivo; por nenhum sistema de leis ou mau governo; por nenhum treinamento ou disciplina, pode ser feito o advogado do pecado. Em todas as terras, em todos os momentos e em todas as circunstâncias, leva o homem a fazer o que é certo e o condena se ele cometer algum erro. Pode ser silenciado por um tempo; pode ser “queimado como um ferro quente” e, por um tempo, ser insensível, mas, se é que fala, fala para levar um homem a fazer o que acredita ser certo, e o condena se ele fizer o que é necessário. errado. A consciência das pessoas está do lado do evangelho; e são apenas os seus corações que se opõem a ele. Suas consciências são a favor do evangelho nos seguintes aspectos, entre outros aspectos:

(a) Eles o aprovam como um sistema justo, puro, santo e razoável; como de acordo com o que eles sentem estar certo; como recomendar o que deve ser feito e proibir o que não deve ser feito.

(b) Nos seus requisitos especiais sobre si mesmos. Suas consciências lhes dizem que eles devem amar a Deus com todo o coração; arrepender-se de seus pecados; confiar naquele Salvador que morreu por eles; e levar uma vida de oração e de devoção ao serviço de Deus; que eles devem ser cristãos sinceros e humildes e se preparam para encontrar Deus em paz.

(c) Suas consciências aprovam a verdade que os condena. Não importa quão rigoroso possa parecer; não importa quão alto seja sua denúncia contra seus pecados; não importa o quanto o evangelho possa condenar seu orgulho, avareza, sensualidade, leviandade, desonestidade, fraude, intemperança, profanação, biasfhemy ou negligência de sua alma, mas suas consciências o aprovam como corretas e proclamam que essas coisas devem ser condenado e deve ser abandonado. O coração pode amá-los, mas a consciência não pode ser feita para aprová-los. E o ministro do evangelho pode “sempre” se aproximar de seu povo, ou de um homem individual, com a certeza de que por mais que “amem” os caminhos do pecado, ainda que ele tenha suas consciências a seu favor e que, ao encorajar o reivindicações de Deus sobre eles, suas “consciências” sempre coincidem com seus apelos.

(3) o “caminho” pelo qual um ministro deve se recomendar às consciências das pessoas é o que Paulo buscou. Ele deve:

(a) Tenha uma convicção clara e inabalável da verdade. Sobre este assunto, ele não deve ter dúvidas. Ele deve poder vê-lo como um espelho polido (nota, 2 Coríntios 3:18 ); e ver sua glória como de rosto aberto.

(b) Deve ser pela simples declaração da verdade do evangelho. Não pregando filosofia, ou metafísica, ou as tradições do homem, ou os sentimentos dos teólogos, mas as simples verdades do evangelho de Jesus Cristo. As pessoas podem ser levadas a ver que essas são verdades, e Deus cuidará para que a razão e a consciência das pessoas estejam a seu favor.

(c) Pela ausência de todo truque e astúcia, e artes disfarçadas e sutis. O evangelho não tem nada disso em si, e nunca os aprovará, nem Deus os abençoará. Um ministro de Jesus deve ser franco, aberto, indisfarçado e sincero. Ele deve fazer um apelo sóbrio e elevado à razão e à consciência do homem. O evangelho não é “uma fábula inventada astuciosamente”; não tem truque em si mesmo, e os ministros da religião devem solenemente abjurar todas as coisas ocultas da desonestidade.

À vista de Deus – Como na presença imediata de Deus. Agimos como se sentíssemos que Seu olhar estava sobre nós; e essa consideração serve para nos impedir das coisas ocultas da desonestidade e de artes impróprias na divulgação da verdadeira religião; veja a nota em 2 Coríntios 2:17 .

Comentário de E.W. Bullinger

renunciou. Grego. apeipon . Só aqui.

o oculto , etc. = as coisas secretas vergonhosas. Esta é a figura do discurso Antieoereia. App-6.

desonestidade = vergonha. Grego. aischune. Sempre traduzido “vergonha” , exceto aqui. Lucas 14: 9 . Filipenses 1: 3 , Filipenses 1:19 . Hebreus 12: 2 . Judas 1:19 . Apocalipse 3:18 .

não. Grego. eu App-105.

dentro Grego. en . App-104.

astúcia . Ver Lucas 20:23

nem . Mede grego ,

manipulação . . . enganosamente . Grego. doloo. Só aqui.

palavra . Grego. logotipos. App-121.

Deus. App-98.

manifestação. Grego. fanerose. Ver 1 Coríntios 12: 7 . elogiando. Ver 2 Coríntios 3: 1 .

para . Profissionais gregos . App-104.

a consciência de todo homem. Lit, toda consciência do homem (grego. anthropos. App-123.1).

Comentário de John Calvin

2. Mas renuncie às coisas ocultas. Enquanto ele elogia sua própria sinceridade, (425) , por outro lado, reprova indiretamente os falsos apóstolos, que, embora corromperam por sua ambição a genuína excelência do evangelho, eram, no entanto, desejosos de distinção exclusiva. Daí as falhas, das quais ele se declara isento, indiretamente lhes imputa. Pelas coisas ocultas da desgraça, ou ocultação, alguns entendem as sombras da lei mosaica. Crisóstomo entende a expressão como o show vaidoso, pelo qual eles tentaram se recomendar. Eu entendo por isso – todos os disfarces, com os quais adulteraram a beleza pura e nativa do evangelho. Pois, como as mulheres castas e virtuosas, satisfeitas com a graciosidade da beleza natural, não recorrem a adornos artificiais, enquanto prostitutas nunca se consideram suficientemente adornadas, a menos que corromperam a natureza, então Paulo se gloria por ter estabelecido o evangelho puro, enquanto outros estabelecem um que estava disfarçado e coberto com acréscimos indecorosos. Pois, como se envergonhavam da simplicidade de Cristo, ou pelo menos não podiam ter distinção (426) das verdadeiras excelências dos apóstolos, eles criaram um novo evangelho, não muito diferente de uma filosofia profana, inchada com bombardeios vazios, embora totalmente desprovida de eficácia do Espírito. Ornamentos espúrios dessa natureza, (427) pelos quais o evangelho é desfigurado, ele chama de ocultação de desgraça, porque a nudez daqueles que recorrem a ocultos e disfarces deve necessariamente ser desonrosa e vergonhosa.

Quanto a si mesmo, ele diz que rejeita ou despreza os disfarces, porque o rosto de Cristo, quanto mais ele é visto aberto em sua pregação, brilha tanto mais gloriosamente. Eu não nego, no entanto, que ele alude ao mesmo tempo ao véu de Moisés ( Êxodo 34:33 ), sobre o qual ele havia mencionado, mas ele atribui um véu bem diferente aos falsos apóstolos. Pois Moisés cobriu o rosto, porque o brilho excessivo da glória da lei não podia ser suportado por olhos ternos e turvos. Eles, (428), por outro lado, vestem um véu como ornamento. Além disso, como seriam desprezíveis, ou infames, se a simplicidade do evangelho brilhava, eles, por isso, escondem sua vergonha sob tantas capas e máscaras.

Não andando com astúcia. Não há dúvida de que os falsos apóstolos se deleitaram muito com a astúcia que Paulo reprova, como se tivesse sido uma excelência distinta, como vemos até hoje em dia alguns, mesmo aqueles que professam o evangelho, que prefeririam ser estimado sutil que sincero e sublime em vez de sólido, enquanto nesse meio tempo todo o seu refinamento é mera infantilidade. Mas o que você faria? Delicia-se por terem um nome de agudeza e, sob esse pretexto, aplaudem os ignorantes. (429) No entanto, aprendemos em que estimativa Paulo mantém essa aparência de excelência. Astúcia ele declara indigno dos servos de Cristo.

Quanto ao que se segue – nem manipular enganosamente – não tenho certeza de que isso traga suficientemente o significado de Paulo; pois o verbo d????? não significa agir adequadamente de maneira fraudulenta, como costuma fazer o que é chamado de falsificação (430) como jóqueis de cavalos (431) . Nesta passagem, pelo menos, ela é colocada em contraste com a pregação correta, de acordo com o que se segue.

Mas, por manifestação da verdade, Ele reivindica para si mesmo esse louvor – que ele proclamou a pura doutrina do evangelho em simplicidade e sem disfarce, e tem a consciência de todos como testemunhas disso à vista de Deus. Como ele colocou a manifestação da verdade em contraste com a doutrina disfarçada dos sofistas, ele também apela a decisão para suas consciências e para o tribunal de Deus, enquanto eles abusaram do julgamento equivocado dos homens, ou sua afeição corrupta, e não desejavam tanto ser dignos de louvor como estavam ansiosos para parecer. Portanto, inferimos que existe um contraste aqui entre as consciências dos homens e seus ouvidos. Que os servos de Cristo, portanto, considerem o suficiente para ter aprovado sua integridade às consciências dos homens aos olhos de Deus, e não prestem atenção às inclinações corruptas dos homens ou aos aplausos populares.

Comentário de Adam Clarke

Mas renunciamos – ?pe?paµe?a · Negamos as coisas ocultas da desonestidade; ta ???pta t?? a?s????? , as coisas ocultas da vergonha; aquelas coisas que os homens maus fazem; e que eles têm vergonha de conhecer e vergonha de possuir. O Dr. Whitby acha que o apóstolo se refere a abominações carnais, das quais os judeus e seus rabinos eram notoriamente culpados. E parece desde a primeira epístola que havia pessoas em Corinto que ensinavam que fornicação não era pecado; e parece também que vários haviam assumido o papel da pessoa incestuosa.

Não andar com astúcia – Ina??????? · Na sutileza e astúcia inteligente, como fizeram os falsos mestres, que eram companheiros consagrados e capazes de qualquer coisa. A palavra é composta de pa? , all e e???? , trabalho.

Nem manipular a palavra de Deus enganosamente – Não usar as doutrinas do Evangelho para servir a qualquer propósito secular ou carnal; não explicando sua força para paliar ou desculpar o pecado; não generalizando seus preceitos, a fim de desculpar muitos em circunstâncias particulares da obediência, especialmente naquilo que mais cruzou suas inclinações. Havia manipuladores enganosos desse tipo em Corinto, e ainda há muitos deles vestidos de ministros cristãos; pessoas que disfarçam a parte de seu credo que, apesar de acreditarem que é de Deus, os tornariam impopulares, afetando a moderação a fim de obter uma audiência maior e um apoio mais amplo; não atacando vícios predominantes e populares; chamando dissipação da mente, relaxamento; e prazeres mundanos e carnais, diversão inocente etc. Em uma palavra, virando com a maré e mudando com o vento da opinião popular, preconceito, moda etc.

Mas pela manifestação da verdade – um reconhecimento aberto e explícito do que sabemos ser a verdade – o que temos certeza é o Evangelho de Jesus; ocultando nada; embotando o limite da verdade; explicar coisas espirituais, não nas palavras da sabedoria do homem, mas naquelas ensinadas pelo Espírito de Deus.

Compromisso com a consciência de todo homem – Falando para que a consciência de todo homem preste testemunho de que proclamamos a verdade de Deus. Essa é uma característica da verdade divina: até a consciência de todos os homens a reconhecerá, embora fale decididamente contra suas próprias práticas.

À vista de Deus – cujo olho está sempre no coração e na consciência do homem, e que sempre presta testemunho de sua própria palavra.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 4: 2 . Renunciaram às coisas ocultas da desonestidade, Todos os artifícios desonestos dos falsos mestres. Talvez fosse melhor traduzir a palavra ape?paµe?a, que renunciamos, ao desafiar; o que parece mais literalmente expressar o original. Alguns leem a última parte do versículo, mas nos recomendando manifestando a verdade à consciência de todo homem, etc.

Comentário de John Wesley

Mas renunciaram às coisas ocultas da desonestidade, não caminhando com astúcia nem manipulando a palavra de Deus enganosamente; mas pela manifestação da verdade, nos recomendo à consciência de todo homem aos olhos de Deus.

Mas renunciou – Defina um desafio aberto.

As coisas ocultas da vergonha – Todas as coisas que os homens precisam esconder, ou se envergonhar.

Não andar com astúcia – sem disfarce, sutileza, dolo. Nem corrompendo privadamente a pura palavra de Deus – Por quaisquer acréscimos ou alterações, ou tentando acomodá-la ao gosto dos ouvintes.

Referências Cruzadas

Romanos 1:16 – Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

Romanos 6:21 – Que fruto colheram então das coisas das quais agora vocês se envergonham? O fim delas é a morte!

1 Coríntios 4:5 – Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação.

2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

2 Coríntios 2:17 – Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus.

2 Coríntios 5:11 – Uma vez que conhecemos o temor ao Senhor, procuramos persuadir os homens. O que somos está manifesto diante de Deus, e esperamos que esteja manifesto também diante da consciência de vocês.

2 Coríntios 6:4 – Pelo contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas;

2 Coríntios 7:14 – Eu lhe tinha dito que estava orgulhoso de vocês, e vocês não me decepcionaram. Da mesma forma como era verdade tudo o que lhes dissemos, o orgulho que temos de vocês diante de Tito também mostrou-se verdadeiro.

2 Coríntios 11:3 – O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.

2 Coríntios 11:6 – Eu posso não ser um orador eloqüente; contudo tenho conhecimento. De fato, já manifestamos isso a vocês em todo tipo de situação.

2 Coríntios 11:13 – Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo.

Efésios 4:14 – O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.

Efésios 5:12 – Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso.

1 Tessalonicenses 2:3 – Pois nossa exortação não tem origem no erro nem em motivos impuros, nem temos intenção de enganá-los;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *