Estudo de 1 Tessalonicenses 2:3 – Comentado e Explicado

A nossa pregação não provém de erro, nem de intenções fraudulentas, nem de engano.
1 Tessalonicenses 2:3

Comentário de Albert Barnes

Para nossa exortação – Ou seja, a exortação a abraçar o evangelho. A palavra parece ser usada aqui para incluir a pregação em geral. O sentido é que os meios que eles usaram para induzi-los a se tornarem cristãos não eram capazes de iludi-los.

Não era enganoso – Não era fundamentado em sofismas. O apóstolo quer dizer que os tessalonicenses sabiam que sua maneira de pregar não era a adotada pelos defensores do erro.

Nem de impureza – Não é o que leva a uma vida impura. Foi tal que levou à santidade e pureza. O apóstolo apela ao que eles sabiam ser a tendência de sua doutrina como evidência de que era verdade. A maioria dos ensinamentos dos filósofos pagãos levou a uma vida de licenciosidade e corrupção. A tendência do evangelho era justamente o contrário.

d Nem com dolo – Não pelas artes do engano. Não havia artimanhas ou truques, como os que não podiam suportar um escrutínio severo. Nenhum ponto foi levado a cabo pela arte, astúcia ou estratagema. Tudo foi feito com os princípios mais honrados e justos. É muito quando um homem pode dizer que nunca se esforçou para realizar algo por mero truque, habilidade ou astúcia. Sagacidade e astúcia são sempre permitidas tanto em ministros quanto em outros; truque e astúcia nunca. No entanto, o estratagema geralmente substitui a sagacidade, e o truque é muitas vezes chamado de astúcia. Engano, artesanato, astúcia. implica engano e nunca pode ser reconciliado com toda a honestidade que um ministro do evangelho e todos os outros cristãos devem possuir; veja notas em 2 Coríntios 12:16 ; compare o Salmo 32: 2 ; Salmo 34:13 ; João 1:47 ; 1 Pedro 2: 1 , 1 Pedro 2:22 ; Apocalipse 14: 5 .

Comentário de E.W. Bullinger

exortação . Grego. paraklesis. Veja Atos 4:36 e App-134.

nem . Grego. oud e.

dolo . Grego. dolos. Veja Atos 13:10 .

Comentário de John Calvin

3 Para nossa exortação . Ele confirma, por outro argumento, os tessalonicenses na fé que eles abraçaram – na medida em que foram fiel e puramente instruídos na palavra do Senhor, pois ele sustenta que sua doutrina estava livre de todo engano e impureza. E, com o objetivo de colocar esse assunto além de qualquer dúvida, ele chama a consciência deles para testemunhar. Os três termos que ele usa podem, ao que parece, distinguem-se dessa maneira: impostura pode se referir à substância da doutrina, impureza às afeições do coração, dolo à maneira de agir. Em primeiro lugar, portanto, ele diz que eles não foram iludidos ou impostos por falácias, quando adotaram o tipo de doutrina que lhes fora entregue por ele. Em segundo lugar , ele declara sua integridade, na medida em que não os havia chegado sob a influência de qualquer desejo impuro, mas atuado apenas pela disposição correta. Em terceiro lugar , ele diz que não havia feito nada fraudulenta ou maliciosamente, mas, pelo contrário, manifestara uma simplicidade condizente com um ministro de Cristo. Como essas coisas eram bem conhecidas pelos tessalonicenses, eles tinham um fundamento suficientemente firme para sua fé.

Comentário de Adam Clarke

Nossa exortação – A palavra pa?a???s?? tem um significado muito extenso; significa não apenas exortação e ensino em geral, mas também encorajamento, consolo e coisas do gênero. Quando os apóstolos exortaram ou advertiram os homens, eles deveriam passar do mal para o bem, da miséria para a felicidade, de Satanás para Deus e do inferno para o céu. Suas exortações tendo esse objetivo, cada palavra era consoladora; e como a verdade que eles entregaram era inquestionável, seu ministério era um assunto do mais alto encorajamento e alegria.

Não é enganoso – Não nos esforçamos para seduzi-lo com falsas pretensões; não te enganamos, nem nos enganamos.

Nem de impureza – como eram os ensinamentos dos filósofos gentios; seus deuses supremos eram celebrados por seus adultérios, fornicações, impurezas, roubos, barbáries e desprezos do tipo mais odioso. Nosso evangelho era puro; veio do Deus puro e santo; foi acompanhado pelas influências do Espírito Santo e produziu pureza tanto no coração quanto na vida de todos que o receberam.

Nem com dolo – Não tínhamos pretensões falsas e fomos influenciados por motivos sinistros.

Comentário de Thomas Coke

1 Tessalonicenses 2: 3 . Pois nossa exortação não era enganosa, Pois nossa doutrina não era errônea, nem impura, nem como poderia seduzi-lo.

Comentário de John Wesley

Pois nossa exortação não era de engano, nem de impureza, nem de dolo;

Para nossa exortação – Ou seja, nossa pregação. Uma parte é colocada para o todo.

Não é, a qualquer momento, um engano – Nós pregamos não uma mentira, mas a verdade de Deus.

Nem de impureza – Com qualquer visão profana ou egoísta. Essa expressão nem sempre é apropriada à luxúria, embora às vezes seja enfaticamente aplicada a ela.

Nem com dolo – Mas com grande clareza de expressão.

Referências Cruzadas

Números 16:15 – Moisés indignou-se e disse ao Senhor: “Não aceites a oferta deles. Não tomei deles nem sequer um jumento, nem prejudiquei a nenhum deles”.

1 Samuel 12:3 – Aqui estou. Se tomei um boi ou um jumento de alguém, ou se explorei ou oprimi a alguém, ou se das mãos de alguém aceitei suborno, fechando os olhos para sua culpa, testemunhem contra mim na presença do Senhor e do seu ungido. Se alguma dessas coisas pratiquei, eu farei restituição”.

Atos dos Apóstolos 20:33 – Não cobicei a prata nem o ouro nem as roupas de ninguém.

2 Coríntios 2:17 – Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus.

2 Coríntios 4:2 – Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.

2 Coríntios 4:5 – Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus.

2 Coríntios 7:2 – Concedam-nos lugar no coração de vocês. A ninguém prejudicamos, a ninguém causamos dano, a ninguém exploramos.

2 Coríntios 11:13 – Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo.

2 Coríntios 12:16 – Seja como for, não lhes tenho sido um peso. No entanto, como sou astuto, eu os prendi com astúcia.

1 Tessalonicenses 2:5 – Vocês bem sabem a nossa linguagem nunca foi de bajulação nem de pretexto para ganância; Deus é testemunha.

1 Tessalonicenses 2:11 – Pois vocês sabem que tratamos cada um como um pai trata seus filhos,

1 Tessalonicenses 4:1 – Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais.

2 Pedro 1:16 – De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *