Estudo de Romanos 6:21 – Comentado e Explicado

Que frutos produzíeis então? Frutos dos quais agora vos envergonhais. O fim deles é a morte.
Romanos 6:21

Comentário de Albert Barnes

Que fruta, então … – Que recompensa, ou que vantagem. Este é um argumento extraído da experiência dos cristãos a respeito da indulgência de paixões pecaminosas. A questão discutida ao longo deste capítulo é: se o plano evangélico de justificação pela fé leva à indulgência no pecado? O argumento aqui é extraído da experiência passada que os cristãos tiveram nos caminhos da transgressão. Eles tentaram; eles conhecem seus efeitos; eles provaram sua amargura; eles colheram seus frutos. Está implícito aqui que, uma vez experimentados esses efeitos, e conhecendo a tendência do pecado, eles não se entregam a ele agora; compare Romanos 7: 5 .

Sobre o que agora você tem vergonha – Tendo visto sua natureza e tendência, agora você tem vergonha delas; compare Efésios 5:12 : “Porque é uma pena falar daquilo que deles é feito em segredo”, 2 Coríntios 4: 2 ; Judas 1:13 ; Filemom 3:19 .

Para o fim – A tendência; o resultado. Essas coisas levam à morte.

É morte – Note, Romanos 6:22 .

Comentário de E.W. Bullinger

frutas . Paulo usa “fruto” de bons resultados, nunca de maus. Compare Romanos 6:22 . Gálatas 1: 5 , Gálatas 1:22 . Efésios 5: 9 . Filipenses 1:11 , Filipenses 1:22 ; Filipenses 4:17 . Hebreus 12:11 .

do que . = em relação a (grego. epi. App-104.) qual.

fim . Grego. telos. Antítese ao telos de Romanos 6:22 .

morte A segunda morte. Compare Romanos 6:23 . Apocalipse 20: 6 ; Apocalipse 21: 8 .

Comentário de John Calvin

21. Que fruto, então , etc. Ele não pôde expressar de maneira mais impressionante o que pretendia do que apelando para a consciência deles e confessando vergonha como era em sua pessoa. De fato, os piedosos, assim que começam a ser iluminados pelo Espírito de Cristo e pela pregação do evangelho, reconhecem livremente sua vida passada, que viveram sem Cristo, como digna de condenação; e até agora eles estão tentando desculpar-se, que, pelo contrário, sentem vergonha de si mesmos. Sim, além disso, eles lembram a lembrança de sua própria desgraça, que, sendo assim envergonhados, podem ser mais verdadeira e mais facilmente humilhados diante de Deus.

Tampouco é o que ele diz insignificante: Do qual agora tendes vergonha; pois ele sugere que somos possuídos com extremo amor cego por nós mesmos, quando estamos envolvidos na escuridão de nossos pecados, e não pensamos que exista tanta sujeira em nós. Somente a luz do Senhor pode abrir nossos olhos para contemplar a imundície que jaz escondida em nossa carne. Só então ele é imbuído dos princípios da filosofia cristã, que aprendeu a ficar realmente descontente consigo mesmo e a ser confundido com vergonha por sua própria miséria. Por fim, mostra ainda mais claramente do que se seguiria, o quanto eles deveriam ter vergonha, isto é, quando chegaram a entender que estavam parados no próprio precipício da morte e estavam quase destruídos; sim, que eles já teriam entrado nos portões da morte, se não tivessem sido recuperados pela misericórdia de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Que fruto você teve então nessas coisas – Deus deseja que todo homem colha benefícios por seu serviço. Que benefício você tirou do serviço ao pecado?

De que agora tendes vergonha? Você cora ao se lembrar de sua vida anterior. Foi escandaloso para si mesmo, prejudicial para os outros e altamente provocador para Deus.

O fim dessas coisas é a morte – qualquer que seja o pecado que possa prometer prazer ou vantagem, o fim ao qual necessariamente tende é a destruição do corpo e da alma.

Comentário de John Wesley

Que fruto você teve então naquelas coisas de que agora tem vergonha? pois o fim dessas coisas é a morte.

Essas coisas – Ele fala delas como de longe.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 17:6 – Pelo depoimento de duas ou três testemunhas tal pessoa poderá ser morta, mas ninguém será morto pelo depoimento de uma única testemunha.

Deuteronômio 21:22 – Se um homem culpado de um crime que mereça a morte for morto e pendurado num madeiro,

2 Samuel 12:5 – Então, Davi encheu-se de ira contra o homem e disse a Natã: “Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte!

1 Reis 2:26 – Ao sacerdote Abiatar o rei ordenou: “Vá para Anatote, para as suas terras! Você merece morrer, mas hoje eu não o matarei, pois você carregou a arca do Soberano Senhor diante de Davi, meu pai, e partilhou de todas as aflições dele”.

Esdras 9:6 – e orei: Meu Deus, estou por demais envergonhado e humilhado para levantar o rosto diante de ti, meu Deus, porque os nossos pecados cobrem as nossas cabeças e a nossa culpa sobe até aos céus.

Jó 40:4 – “Sou indigno; como posso responder-te? Ponho a mão sobre a minha boca.

Jó 42:6 – Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza”.

Salmos 73:17 – até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios.

Provérbios 1:31 – comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações.

Provérbios 5:10 – para que estranhos não se fartem do seu trabalho e outros não se enriqueçam à custa do seu esforço.

Provérbios 9:17 – “A água roubada é doce, e o pão que se come escondido é saboroso! “

Provérbios 14:12 – Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.

Provérbios 16:25 – Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte.

Isaías 3:10 – Digam aos justos que tudo lhes irá bem, pois comerão do fruto de suas ações.

Jeremias 3:3 – Por isso as chuvas foram retidas, e não veio chuva na primavera. Mas você, apresentando-se declaradamente como prostituta, recusa-se a corar de vergonha.

Jeremias 8:12 – Ficaram eles envergonhados de sua conduta detestável? Não, eles não sentem vergonha, nem mesmo sabem corar. Portanto, cairão entre os que caem; serão humilhados quando eu os castigar, declara o Senhor.

Jeremias 17:10 – “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. “

Jeremias 31:19 – De fato, depois de desviar-me, eu me arrependi; depois que entendi, bati no meu peito. Estou envergonhado e humilhado porque trago sobre mim a desgraça da minha juventude’.

Jeremias 44:20 – Então Jeremias disse a todo o povo, tanto aos homens como às mulheres que estavam respondendo a ele:

Ezequiel 16:61 – Então você se lembrará dos seus caminhos e se envergonhará quando receber suas irmãs, tanto a que é mais velha que você como a que é mais nova. Eu as darei a você como filhas, não porém com base em minha aliança com você.

Ezequiel 36:31 – Então vocês se lembrarão dos seus caminhos maus e das suas ações ímpias, e terão nojo de si mesmos por causa das suas iniqüidades e das suas práticas repugnantes.

Ezequiel 43:11 – e, se ficarem envergonhados por tudo o que fizeram, informe-os acerca da planta do templo — sua disposição, suas saídas e suas entradas — toda a sua planta e todas as suas estipulações e leis. Ponha essas coisas por escrito diante deles para que sejam fiéis à planta e sigam as suas estipulações.

Daniel 9:7 – “Senhor, tu és justo, e hoje estamos envergonhados. Sim, nós, o povo de Judá, de Jerusalém e de todo o Israel, tanto os que estão perto como os que estão distantes, em todas as terras pelas quais nos espalhaste por causa de nossa infidelidade para contigo.

Daniel 12:2 – Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno.

Lucas 15:17 – “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!

Romanos 1:32 – Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam.

Romanos 6:23 – Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 7:5 – Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei atuavam em nossos corpos, de forma que dávamos fruto para a morte.

2 Coríntios 7:11 – Assim, se lhes escrevi, não foi por causa daquele que cometeu o erro nem daquele que foi prejudicado, mas para que diante de Deus vocês pudessem ver por si próprios como são dedicados a nós.

Gálatas 6:7 – Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.

Filipenses 3:19 – Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas.

Hebreus 6:8 – Mas a terra que produz espinhos e ervas daninhas, é inútil e logo será amaldiçoada. Seu fim é ser queimada.

Hebreus 10:29 – Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?

Tiago 1:15 – Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.

Tiago 5:20 – lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados.

1 Pedro 4:17 – Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

1 João 2:28 – Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.

Apocalipse 16:6 – pois eles derramaram o sangue dos teus santos e dos teus profetas, e tu lhes deste sangue para beber, como eles merecem”.

Apocalipse 20:14 – Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *