Estudo de Tiago 1:15 – Comentado e Explicado

A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
Tiago 1:15

Comentário de Albert Barnes

Então, quando a luxúria tiver concebido – Compare Jó 15:35 . A alusão aqui é óbvia. O significado é que, quando o desejo que temos naturalmente é acelerado ou feito para agir, o resultado é que o pecado é produzido. Como nossos desejos de bem residem na mente por natureza, como nossas propensões existem como foram criadas, elas não podem ser consideradas como pecado ou tratadas como tais; mas quando são entregues, quando planos de gratificação são formados, quando são desenvolvidos na vida real, o efeito é pecado. No mero desejo de bem, de felicidade, de comida, de vestuário, não há pecado; torna-se pecado quando se entrega de maneira imprópria e quando nos leva a buscar o que é proibido – invadir os direitos dos outros ou, de qualquer maneira, violar as leis de Deus. Os rabinos têm uma metáfora que expressa fortemente o sentido geral dessa passagem ”-“ A concupiscência maligna é no começo como o fio da teia de uma aranha; depois é como uma corda de carrinho. ” Sinédrio, fol. 99

Ele produz pecado – O resultado é pecado – pecado aberto e real. Quando o que é concebido no coração amadurece, é visto como pecado. O objetivo de tudo isso é mostrar que o pecado não deve ser atribuído a Deus, mas ao próprio homem; e para isso, o apóstolo diz que existe no coração do homem o suficiente para explicar todos os pecados reais, sem supor que seja causado por Deus. A solução que ele dá é que existem certas propensões no homem que, quando sofridas para agirem por si mesmas, serão responsáveis ??por todos os pecados do mundo. Em relação às próprias propensões nativas, ele não diz se as considera pecaminosas e culpáveis ??ou não; e a probabilidade é que ele não planejou entrar em um exame formal ou fazer uma declaração formal da natureza dessas propensões. He looked at man as he is as a creature of God – as endowed with certain animal propensities – as seen, in fact, to have strong passions by nature; and he showed that there was enough in him to account for the existence of sin, without bringing in the agency of God, or charging it on him.

In reference to those propensities, it may be observed that there are two kinds, either of which may account for the existence of sin, but which are frequently both combined. There are, first, our natural propensities; those which we have as men, as endowed with an animal nature, as having constitutional desires to be gratified, and wants to be supplied. Such Adam had in innocence; such the Saviour had; and such are to be regarded as in no respect in themselves sinful and wrong. Yet they may, in our case, as they did in Adam, lead us to sin, because, under their strong influence, we may be led to desire that which is forbidden, or which belongs to another. But there are, secondly, the propensities and inclinations which we have as the result of the fall, and which are evil in their nature and tendency; which as a matter of course, and especially when combined with the former, lead to open transgression. It is not always easy to separate these, and in fact they are often combined in producing the actual guilt of the world. It often requires a close analysis of a man’s own mind to detect these different ingredients in his conduct, and the one often gets the credit of the other. The apostle James seems to have looked at it as a simple matter of fact, with a common sense view, by saying that there were “desires” ( e?p???µ?´a? epithumias) in a man’s own mind which would account for all the actual sin in the world, without charging it on God. Of the truth of this, no one can entertain a doubt. – (See the supplementary note above at James 1:14 .)

And sin, when it is finished bringeth forth death – The result of sin when it is fully carried out, is death – death in all forms. The idea is, that death, in whatever form it exists, is to be traced to sin, and that sin will naturally and regularly produce it. There is a strong similarity between this declaration and that of the apostle Paul Romans 6:21-23 ; and it is probable that James had that passage in his mind. See the sentiment illustrated in the notes at that passage, and Romans 5:12 note. Any one who indulges in a sinful thought or corrupt desire, should reflect that it may end in death – death temporal and eternal. Its natural tendency will be to produce such a death. This reflection should induce us to check an evil thought or desire at the beginning. Not for one moment should we indulge in it, for soon it may secure the mastery and be beyond our control; and the end may be seen in the grave, and the awful world of woe.

Comentário de E.W. Bullinger

quando luxúria, etc. = luxúria, tendo concebido.

pecado . App-128.

terminado = completamente terminado. Grego. apoteleo. Só aqui.

produz . Grego. apokueo. Somente aqui e Tiago 1:18 .

morte Veja Romanos 6:21 .

Comentário de John Calvin

15 Então, quando a luxúria concebeu . Ele primeiro chama aquela luxúria que não é nenhum tipo de afeição ou desejo maligno, mas aquilo que é a fonte de todas as afeições malignas; pelas quais, como ele mostra, são concebidas ninhadas cruéis, que por fim se transformam em pecados. Parece, no entanto, impróprio, e não de acordo com o uso das Escrituras, restringir a palavra pecado a obras externas, como se de fato a luxúria não fosse um pecado, e como se desejos corruptos, permanecendo fechados por dentro e suprimidos, não fossem tantos pecados. Mas como o uso de uma palavra é variado, não há nada irracional se for considerado aqui, como em muitos outros lugares, o pecado real.

E os papistas ignorantemente se apegam a esta passagem, e tentam provar dela que vicios, sim, imundos, perversos e as concupiscências mais abomináveis ??não são pecados, desde que não haja consentimento; pois Tiago não mostra quando o pecado começa a nascer, de modo a ser pecado, e por isso é contabilizado por Deus, mas quando se manifesta. Pois ele procede gradualmente e mostra que a consumação do pecado é a morte eterna, e que o pecado surge de desejos depravados, e que esses desejos ou afetos depravados têm sua raiz na luxúria. Daí resulta que os homens colhem frutos em perdição eterna e frutos que eles mesmos adquiriram.

Pelo pecado aperfeiçoado , portanto, eu entendo, não qualquer ato de pecado cometido, mas o curso completo do pecado. Pois, embora a morte seja merecida por todo pecado, diz-se que ela é a recompensa de uma vida ímpia e ímpia. Por isso, é o ponto daqueles confusos que concluem com essas palavras que o pecado não é mortal até que, como se diz, se manifeste em um ato externo. Nem é disso que James trata; mas seu objetivo era apenas isso: ensinar que existe em nós a raiz de nossa própria destruição.

Comentário de Adam Clarke

Quando a luxúria concebe – Quando a propensão do mal opera sem controle, produz pecado – o ato perverso entre as partes é perpetrado.

E o pecado, quando está terminado – Quando essa violação da lei de Deus e da inocência já foi completada o tempo suficiente, produz a morte – a prole espúria é o fruto da conexão criminal e a evidência dessa morte ou punição. devido aos transgressores.

Qualquer pessoa familiarizada com a importação dos verbos s???aµßa?e??, t??te?? e ap???e?? , verá que essa é a metáfora e que eu não a exaurei. S???aµßa?? significa concipio sobolem, quae compreenditur utero; concipio foetum ; – t??t? , pario, genero, efficio ; – ap???e? ex ap? et ??? , praegnans sum, in utero gero. Verbum proprium praegnantium, quae foetum maturum emittunt. Interdum etiam gignendi notionem habet . Maius, Obser. Sacr., Vol. ii., página 184. Kypke e Schleusner.

O pecado é uma questão pequena em seu começo; mas pela indulgência cresce muito e se multiplica além de todo cálculo. Para usar a metáfora rabínica ultimamente aduzida, ela é, no começo, como o fio da teia de uma aranha – quase imperceptível por sua extrema tenacidade ou finura, e tão facilmente quebrável, pois ainda é apenas uma imaginação irregular; depois, torna-se como uma corda de carrinho – produzindo forte desejo e deleite; próximo consentimento; então, tempo, lugar e oportunidade de servir, aquilo que foi concebido na mente e terminado nesse propósito, é consumado pelo ato.

“A alma, que os filósofos gregos consideravam a sede dos apetites e paixões, é chamada por Philo t? ???? , a parte feminina de nossa natureza; e o espírito t? a??e? , a parte masculina. Em alusão a essa noção, James representa a luxúria dos homens como uma prostituta; que atrai sua compreensão e vontade para seus abraços impuros, e a partir dessa conjunção concebe o pecado.O pecado, sendo produzido, age imediatamente e é nutrido pela repetição frequente, até que finalmente adquira força que transformar isso gera a morte. Esta é a verdadeira genealogia do pecado e da morte. A luxúria é a mãe do pecado, e o pecado, a mãe da morte, e o pecador, o pai de ambos. ” Veja Macknight.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 1:15 . Então, quando a luxúria concebeu, etc. – “Pois a graduação é muito mais rápida e fatal do que a generalidade da humanidade tem consciência: a luxúria, tendo concebido, gera o pecado real por um nascimento rápido, onde talvez a indulgência completa não tenha sido pretendida. e o pecado, quando terminado ou perpetrado, é impregnado de morte e tende em suas conseqüências para a ruína final, tanto do corpo quanto da alma. ” De acordo com essa bela genealogia metafórica, a Concupiscência é a mãe do pecado, e o pecado é a mãe da morte. Milton parece ter visto essa passagem em sua famosa descrição alegórica de pecado e morte: Par. Lost, livro 2. 50: 727, etc.

Comentário de Scofield

pecado pecado.

(Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Então, quando a luxúria concebe, produz pecado; e o pecado, quando termina, produz a morte.

Então desejo ter concebido – por nossa própria vontade se unindo a eles. Produz pecado real – Não se segue que o desejo em si não seja pecado. Aquele que gera um homem é ele próprio um homem.

E o pecado sendo aperfeiçoado – Crescido até a maturidade, o que rapidamente acontece.

Produz a morte – O pecado nasce grande com a morte.

Referências Cruzadas

Gênesis 2:17 – mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.

Gênesis 3:6 – Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.

Gênesis 3:17 – E ao homem declarou: “Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.

Gênesis 4:5 – mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou.

Jó 15:35 – Eles concebem maldade e dão à luz a iniqüidade; seu ventre gera engano”.

Salmos 7:14 – Quem gera a maldade, concebe sofrimento e dá à luz a desilusão.

Salmos 9:17 – Voltem os ímpios ao pó, todas as nações que se esquecem de Deus!

Isaías 59:4 – Ninguém entra em causa com justiça, ninguém faz defesa com integridade. Apóiam-se em argumentos vazios e falam mentiras; concebem maldade e geram iniqüidade.

Miquéias 2:1 – Ai daqueles que planejam maldade, dos que tramam o mal em suas camas! Quando alvorece, eles o executam, porque isso eles podem fazer.

Mateus 26:14 – Então, um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes

Mateus 26:48 – O traidor havia combinado um sinal com eles, dizendo-lhes: “Aquele a quem eu saudar com um beijo, é ele; prendam-no”.

Atos dos Apóstolos 5:1 – Um homem chamado Ananias, juntamente com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade.

Romanos 5:12 – Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;

Romanos 6:21 – Que fruto colheram então das coisas das quais agora vocês se envergonham? O fim delas é a morte!

Apocalipse 20:14 – Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *