Estudo de Mateus 26:14 – Comentado e Explicado


Mateus 26:14

Comentário de Albert Barnes

Então um dos doze … – Lucas diz que Satanás entrou em Judas.

Ou seja, Satanás o tentou (instigou) a fazê-lo. Provavelmente, ele tentou Judas apelando à sua avareza, sua paixão dominante e sugerindo que agora era uma oportunidade favorável para ganhar dinheiro rapidamente vendendo seu Senhor.

Judas Iscariotes – Veja as notas em Mateus 10: 4 .

Aos principais sacerdotes – O sumo sacerdote e aqueles que haviam sido sumos sacerdotes. Os homens governantes do Sinédrio. Lucas acrescenta que ele também foi “aos capitães” Lucas 22: 4 . Era necessário, por causa da grande riqueza depositada ali e de sua grande sacralidade, guardar o templo à noite. Conseqüentemente, havia homens estacionados ao redor, cujos líderes ou comandantes eram chamados de “capitães”, Atos 4: 1 . Esses homens eram geralmente da tribo de Levi, estavam intimamente ligados aos sacerdotes, eram homens de influência, e Judas foi a eles, portanto, assim como aos sacerdotes, para oferecer seus serviços na realização do que eles tanto desejavam garantir. . Provavelmente, seu objetivo era conseguir o máximo de dinheiro possível e, portanto, ele poderia ter tentado fazer uma barganha com vários deles separados um do outro.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 26: 14-16 . Então um dos doze – Judas Iscariotes, tendo sido mais avançado que o resto ( João 12: 4 ) ao condenar a mulher, pensou-se, como parece, particularmente afrontado pela repreensão que Jesus agora deu a todos os seus apóstolos. Levantando-se, portanto, ele foi direto para a cidade, até o palácio do sumo sacerdote, onde sem dúvida havia recebido algumas informações anteriores de que o conselho seria reunido e, encontrando-as ali de acordo, disse-lhes: O que me dareis? Palavras que mostram que ele foi influenciado pela ação infame, em parte, pelo menos, pelo amor do lucro imundo; e eu o entregarei a você? – Comprometo-me a colocá-lo em suas mãos, no momento e no local em que você possa protegê-lo efetivamente, sem o perigo de dar qualquer alarme ao povo. E eles fizeram um pacto – ou barganharam com ele trinta moedas de prata – isto é, (considerando cada peça como tendo o valor de 2 Samuel 6 d. ) Por 3 l. 15 s. libra esterlina, o preço de um escravo, Êxodo 21:32 . Um preço alto pelo qual ele era valorizado por eles! Zacarias 11:13 . A soma era tão insignificante que seria inexplicável que ele tivesse sido influenciado em algum grau por ela, trair até a morte seu amigo e Mestre, se não fosse assim, como Lucas observa, Lucas 22: 3 , Satanás naquele momento. entrou nele, o que sem dúvida ele foi autorizado a fazer para puni-lo por dar lugar a um espírito mundano e cobiçoso, e provavelmente por outros pecados, e especialmente por não ter melhorado o grande privilégio que desfrutou por cerca de três anos, ao afirmar declaradamente O ministério de Cristo, ouvindo todos os seus discursos divinos, e sendo um espectador constante de sua vida santa e milagres surpreendentes, e tendo a grande honra de ser chamado para ser um de seus apóstolos. E a partir desse momento, ele procurou oportunidade de traí-lo – Nomeadamente, como Lucas observa, na ausência da multidão, e que oficiais do sumo sacerdote e seu conselho pudessem se aproximar dele e prendê-lo em particular.

Comentário de E.W. Bullinger

até. Grego. profissionais.

Comentário de John Calvin

Mateus 26:14 . Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes. A advertência de Cristo estava tão longe de ser útil para amolecer o coração da Judéia, ou produzir qualquer mudança nele para melhor, que ele imediatamente foi embora, sem nenhuma preocupação, para fazer uma barganha infame com seus inimigos. Foi uma estupidez espantosa e prodigiosa que ele se considerasse ter encontrado, à custa da pomada, uma desculpa justa para um crime tão hediondo; e depois, depois de ter sido avisado pelas palavras de Cristo, ele não percebeu o que estava fazendo. (180) A simples menção do enterro deveria ter amolecido um coração de ferro; pois seria fácil deduzir que Cristo se ofereceu como sacrifício pela salvação da raça humana. Mas vemos neste espelho quão grande é a cegueira dos desejos iníquos e quão poderosamente fascinam a mente. Judeas estava inflamado com o desejo de roubar; a longa prática o endureceu na maldade; e agora, quando ele não encontra outra presa, ele não tem escrúpulos em trair até a morte o Filho de Deus, o Autor da vida, e, embora contido por uma santa advertência, corre violentamente para a frente.

Por uma boa razão, portanto, Lucas diz expressamente que Satanás entrou nele; não que o Espírito de Deus o dirigisse anteriormente, pois ele não seria viciado em roubo e assalto, se não tivesse sido escravo de Satanás. Mas Lucas quer dizer que naquele tempo ele foi totalmente entregue a Satanás, de modo que, como um homem desesperado, ele procurou violentamente sua destruição. Pois, apesar de Satanás nos levar todos os dias a crimes, e reinar em nós, quando ele nos leva a um curso de extraordinária maldade; ainda assim, diz-se que ele entra nos réprobos, quando toma posse de todos os seus sentidos, derruba o temor de Deus, apaga a luz da razão e destrói todo sentimento de vergonha. Essa extremidade da vingança que Deus não executa em ninguém, exceto naqueles que já são devotados à destruição. Portanto, aprendamos a nos arrepender cedo, para que nossa dureza, por muito tempo continuada, confirme o reinado de Satanás dentro de nós; pois assim que formos abandonados a essa tirania, sua raiva não terá limites. É particularmente digno de nota que a causa e fonte de tão grande cegueira na Judéia era avareza, o que torna evidente que Paulo é justamente denominado a raiz de todos os males ( 1 Timóteo 6:10 .) Para perguntar aqui se ou não Satanás entrou em Judas corporalmente é uma especulação ociosa. Devemos considerar o quão assustadoramente monstruoso é que os homens formados à imagem de Deus e designados como templos para o Espírito Santo, não devem apenas se transformar em estábulos ou pias imundos, mas devem se tornar as moradas miseráveis ??de Satanás.

Comentário de Adam Clarke

Depois – Judas – Depois dessa ceia em Betânia, Judas retornou a Jerusalém e fez seu contrato com os principais sacerdotes.

Comentário de Spurgeon

Mateus 26: 14-16 . Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi aos principais sacerdotes, e disse-lhes: O que me dareis, e eu vo-lo entregarei? E fizeram convênio com ele trinta moedas de prata. E a partir desse momento, ele procurou oportunidade de traí-lo.

Foi um dos doze, que procurou os principais sacerdotes, negociar o preço da traição de seu Senhor. Ele nem mencionou o nome de Cristo em sua infame pergunta: “O que me dareis, e eu o entregarei a você?” A quantia acordada, trinta moedas de prata, era o preço de um escravo; e mostrou o pouco valor que os principais sacerdotes atribuíam a Jesus, e também revelou a ganância de Judas em vender seu Mestre por uma quantia tão pequena. No entanto, muitos venderam Jesus por um preço menor do que Judas recebeu; um sorriso ou um escárnio foram suficientes para induzi-los a trair seu Senhor. Que nós, que fomos redimidos com o precioso sangue de Cristo, sejamos bem guardados por ele, pensemos muito nele e o louvamos muito. Como lembramos com vergonha e tristeza, essas trinta moedas de prata, nunca devemos subestimá-lo ou esquecer a preciosidade inestimável daquele que foi considerado valioso como um escravo.

Mateus 26: 17-18 . Ora, no primeiro dia da festa dos pães ázimos, chegaram os discípulos a Jesus, dizendo-lhe: Onde queres que te preparemos para comer a páscoa? E ele disse: Vai a cidade a um homem assim, e diz-lhe: O Mestre diz: Está chegando o meu tempo; Vou guardar a Páscoa em tua casa com meus discípulos.

Quão verdadeiramente real foi Jesus de Nazaré, mesmo em sua humilhação! Ele não tinha casa própria e podia “guardar a Páscoa” com seus discípulos; logo ele seria condenado a uma morte pública e vergonhosa; no entanto, ele tinha apenas que enviar dois de seus discípulos “para a cidade a um homem assim”, e a câmara de hóspedes, mobiliada e preparada, foi imediatamente colocada à sua disposição. Ele não ocupou a sala por força arbitrária, como um monarca terrestre poderia ter feito; mas ele conseguiu isso pela compulsão adivinhadora do amor todo-poderoso. Mesmo em seu estado mais baixo, nosso Senhor Jesus tinha o coração de todos os homens sob seu controle. Que poder ele tem agora que reina em glória!

Mateus 26:19 . E os discípulos fizeram como Jesus os havia designado; e eles prepararam a Páscoa.

Se os discípulos de Cristo sempre lealmente Jesus os designasse, eles sempre se apressariam em suas tarefas. Há muito mais pessoas no mundo prontas para ceder a Cristo do que alguns de nós pensam. Se nós apenas pudéssemos ir até eles quando Pedro e João foram a esse homem em Jerusalém, e dizer-lhes o que “o Mestre diz”, deveríamos descobrir que seus corações seriam abertos para receber a Cristo, mesmo quando a casa desse homem estivesse de bom grado a pedido do nosso Senhor.

Mateus 26: 20-21 . Agora, quando chegou a tarde, sentou-se com os doze. E como eles comeram, ele disse: Em verdade vos digo que um de vocês me trairá.

Nosso Senhor permaneceu em reclusão até a tarde e depois foi ao local designado e sentou-se, ou melhor, reclinou-se à mesa pascal com os doze. E como eles comeram, ele disse: “Em verdade vos digo que um de vocês me trairá.” Esse era um pensamento muito desagradável para levar a um banquete, mas era muito mais apropriado para a Páscoa, pois o mandamento de Deus a Moisés sobre o primeiro cordeiro pascal foi: “Com ervas amargas o comerão”. Este foi um reflexo doloroso para nosso Senhor, e também para os doze companheiros escolhidos: “Um de vocês”, e seus olhos olhavam ao redor da mesa e ele disse: “Um de vocês me trairá.”

Mateus 26:22 . E estavam muito tristes, e começaram a dizer-lhe: Senhor, sou eu?

Essa frase curta caiu como uma bomba entre os guarda-costas do Salvador. Isso os assustou; todos haviam feito grandes profissões de afeição por ele e, na maioria das vezes, essas profissões eram verdadeiras. E eles estavam extremamente tristes; e bem poderiam estar. Tal revelação foi suficiente para produzir as emoções mais profundas de tristeza e tristeza. É uma característica bonita no caráter dos discípulos que eles não se suspeitem, mas todos eles perguntaram, quase incrédula, como a forma da pergunta implica: “Senhor, sou eu? “Ninguém disse:“ Senhor, é Judas? “Talvez nenhum dos onze tenha pensado que Judas era baixo o bastante para trair o Senhor que lhe dera um lugar honroso entre seus apóstolos. Não podemos fazer nenhum bem suspeitando de nossos irmãos; mas podemos fazer grandes serviços suspeitando de nós mesmos. Auto-suspeita é quase semelhante à humildade.

Mateus 26: 23-24 . E ele respondeu e disse: Quem põe a mão comigo no prato, o mesmo me trairá. O Filho do homem vai como está escrito a seu respeito; mas ai daquele por quem o Filho do homem é traído! teria sido bom para aquele homem se ele não tivesse nascido.

Um homem pode se aproximar muito de Cristo, pode enfiar a mão no mesmo prato que o Salvador, e ainda assim traí-lo. Podemos estar no cargo e aparentemente ser muito úteis, como Judas; no entanto, podemos trair a Cristo. Aprendemos com as palavras de nosso Senhor que os decretos divinos não privam a ação pecaminosa de sua culpa: “O Filho do homem vai como está escrito a seu respeito; mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído”. Sua criminalidade é tão grande quanto se não houvesse “um conselho determinado e presciência de Deus”. “Seria bom para esse homem se ele não tivesse nascido.” A destruição de Judas é pior que a inexistência. Consorciar-se com Cristo como ele havia feito e depois entregá-lo nas mãos de seus inimigos, selou o destino eterno do traidor.

Mateus 26:25 . Judas, que o traiu, respondeu e disse: Mestre, sou eu? Ele lhe disse: Tu disseste.

Judas parece ter sido o último dos doze a fazer a pergunta: “Sou eu?” Aqueles que são os últimos a suspeitar de si mesmos são geralmente aqueles que devem ser os primeiros a exercer auto-suspeita. Judas não se dirigiu a Cristo como “Senhor”, como os outros discípulos haviam feito; mas o chamou de rabino, “mestre”. Caso contrário, sua pergunta era como a de seus onze companheiros; mas ele recebeu de Cristo uma resposta que não foi dada a mais ninguém: Ele disse-lhe: “Tu disseste.” Provavelmente, a resposta chegou a seu ouvido sozinha e, se ele não tivesse sido um réprobo irremediável, essa revelação de seu traidor traidor poderia levá-lo ao arrependimento, mas não havia nada em seu coração para responder à voz de Cristo. Ele havia se vendido a Satanás antes de ser vendido a seu Senhor.

Mateus 26: 26-28 . E enquanto eles estavam comendo, Jesus pegou o pão, abençoou-o, fechou-o, deu-o aos discípulos e disse: Toma, come, este é o meu corpo. E ele tomou o cálice, deu graças e deu a eles, dizendo: Bebai tudo; Pois este é o meu sangue do novo testamento, que é derramado por muitos para remissão dos pecados.

A Páscoa judaica foi feita para derreter na ceia do Senhor, à medida que as estrelas da manhã se dissolviam na luz do sol. Enquanto eles estavam comendo, enquanto a ceia pascal prosseguia, Jesus instituiu o novo memorial que deve ser observado até que ele volte. Quão simples foi toda a cerimônia! Jesus pegou o pão, abençoou-o, fechou-o e deu-o aos seus discípulos, e disse: “Toma, come; este é o meu corpo.” Cristo não poderia ter dito que o pão era seu corpo, pois seu corpo estava reclinado à mesa; mas ele pretendia que o pão quebrado representasse seu corpo que estava prestes a ser quebrado na cruz. Depois seguiu o segundo memorial, o cálice, cheio com “o fruto da videira”, do qual Cristo disse: “Beba tudo isso”. Não há vestígios aqui de altar ou sacerdote; não há nada sobre a elevação ou adoração do anfitrião; não há semelhança entre a ceia do Senhor e a missa romana. Vamos manter estritamente a letra e o espírito da Palavra de Deus em tudo; pois, se alguém acrescenta um pouco, outro acrescenta mais, e se um altera um ponto e outro altera outro ponto, não há como dizer até onde vamos chegar da verdade. Os discípulos haviam sido lembrados de sua própria responsabilidade pelo pecado; agora o Salvador deles lhes oferece uma garantia pessoal do perdão do pecado, de acordo com o registro de Lucas de suas palavras: “Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por você”.

Mateus 26:29 . Mas eu vos digo que, a partir de agora, não irei beber deste fruto da videira até aquele dia em que eu o beber novo com você no reino de meu Pai.

Assim, Jesus fez o grande voto nazarita de nunca beber o fruto da videira até que ele o bebesse de novo com seus discípulos no reino de seu Pai.

Ele manterá seu encontro com todos os seus seguidores, e eles com ele realizarão um festival elevado para sempre.

Mateus 26:30 . E, cantando um hino, saíram para o monte das Oliveiras.

Não era realmente corajoso de nosso querido Senhor cantar sob tais circunstâncias? Ele estava saindo para o seu último conflito terrível, para o Getsêmani, e Gabbatha e Gólgota; no entanto, ele foi com uma música nos lábios. Ele deve ter liderado o cântico, pois os discípulos estavam tristes demais para começar o corredor com o qual o banquete pascal se encerrava: e quando eles cantaram um hino, eles foram para o monte das Oliveiras. Então veio aquela luta desesperada em que o grande capitão de nossa salvação lutou até com um suor sangrento e prevaleceu.

Mateus 26: 31-32 . Disse-lhes então Jesus: Todos vós sereis ofendidos por minha causa esta noite; porque está escrito: ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão espalhadas. Mas depois que eu ressuscitar, irei adiante de você para a Galiléia.

Observe o hábito de nosso Senhor de citar as Escrituras. Ele foi capaz de falar palavras de verdade infalível, mas recorreu ao Registro Inspirado no Antigo Testamento. Sua citação de Zacarias não parece ter sido realmente necessária, mas era mais apropriada à sua profecia aos seus discípulos: “Todos vocês ficarão ofendidos por minha causa nesta noite: porque está escrito, farei ferir o pastor; as ovelhas do rebanho serão espalhadas no exterior. ” Jesus era o pastor que estava prestes a ser ferido, mas predisse a dispersão das ovelhas. Mesmo aqueles líderes do rebanho que haviam sido escolhidos pela primeira vez por Cristo, e que estavam mais com ele, tropeçariam e se admirariam dele naquela noite terrível, mas o pastor não os perderia, haveria uma re-união entre ele e suas ovelhas: “Depois que eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia.” Mais uma vez ele retomaria, por um tempo, o caráter de seu Rei-Pastor e, com eles, revisitaria algumas de suas antigas assombrações na Galiléia, antes de subir ao seu lar celestial. “Eu irei adiante de você”, sugere a idéia do pastor de alimentos liderando seu rebanho à maneira oriental. Felizes são suas ovelhas por ter um líder assim, e abençoadas são por segui-lo aonde quer que vá.

Mateus 26:33 . Pedro respondeu e disse-lhe: Embora todos os homens se ofendam por causa de ti, eu nunca serei ofendido.

Este foi um discurso muito presunçoso, não apenas por causa da autoconfiança que traiu, mas também porque era uma contradição clara da declaração do Mestre. Jesus disse: “Todos vós sereis ofendidos por minha causa esta noite”, mas Pedro pensou que conhecia melhor que Cristo, por isso respondeu: “Embora todos os homens se ofendam por causa de ti, nunca serei ofendido”. Sem dúvida, essas palavras foram ditas em seu coração; mas “o coração é enganoso acima de todas as coisas, e desesperadamente mau”. Pedro deve ter ficado surpreso, na manhã seguinte, ao descobrir o engano e a maldade de seu próprio coração, como manifestado em sua tríplice negação de seu Senhor. Aquele que se considera muito mais forte que seus irmãos, é o próprio homem que se mostrará mais fraco do que muitos deles, assim como Pedro, poucas horas depois de se gabar.

Mateus 26:34 . Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que nesta noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.

Jesus agora diz a seu orgulhoso discípulo que, antes da cantada do galo da manhã seguinte, ele três vezes negará seu Senhor. Não apenas ele tropeçaria e cairia com seus colegas discípulos, mas iria além de todos eles em suas repetidas negações daquele querido Mestre a quem ele professava amar com intenso afeto do que João possuía. Pedro declarou que permaneceria fiel a Cristo se fosse o único; amigo fiel que partiu, Jesus predisse que, dentre todos os doze, apenas Judas excederia o fervor na maldade.

Mateus 26:35 . Pedro disse-lhe: Embora eu morra contigo, ainda não te negarei. Da mesma forma também disseram todos os discípulos.

Aqui, novamente, Pedro contradiz seu Mestre diretamente na sua cara. Era uma pena que ele tivesse se vangloriado uma vez depois da clara profecia de seu Senhor, de que todos os discípulos naquela noite ficariam ofendidos; mas foi vergonhoso que Pedro repetisse sua declaração de autoconfiança nos dentes da predição expressa de Cristo a respeito dele. Ele não estava sozinho em sua fala, pois também disse todos os discípulos. Todos eles sentiram que, sob nenhuma circunstância, poderiam negar seu Senhor. Não temos registro da negação de Cristo pelos outros dez apóstolos, embora todos o tenham abandonado e fugido e, portanto, praticamente o deserdado. Lembrando tudo o que eles tinham visto e ouvido falar dele, e especialmente tendo em mente seu discurso mais recente, a comunhão no cenáculo e sua maravilhosa oração de intercessão por eles, não nos surpreendemos que eles se sentissem ligados a ele para sempre . Mas, apesar de seus protestos, a profecia do rei foi completamente cumprida, pois naquela noite todos estavam “ofendidos”.

Comentário de Spurgeon

Mateus 26: 14-15 . Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi aos principais sacerdotes e disse-lhes: O que me dareis, e eu vo-lo entregarei? E fizeram convênio com ele trinta moedas de prata.

A que preço o traidor vendeu nosso abençoado Mestre! Ó vós, que foram resgatados com seu precioso sangue, atribui-lhe um alto valor, pensa muito nele, diz muito em louvor a ele! Lembre-se dessas trinta moedas de prata e nunca seja culpado de desprezar o Senhor da glória, como fizeram os principais sacerdotes quando pagaram por ele o preço de um escravo.

Mateus 26: 16-19 . E a partir desse momento, ele procurou oportunidade de traí-lo. Ora, no primeiro dia da festa dos pães ázimos, chegaram os discípulos a Jesus, dizendo-lhe: Onde queres que te preparemos para comer a páscoa? E ele disse: Entre na cidade com um homem assim, e diga-lhe: O Mestre diz: Meu tempo está próximo; Vou guardar a páscoa em tua casa com meus discípulos. E os discípulos fizeram como Jesus os havia designado; e eles prepararam a páscoa.

Veja o controle absoluto que Jesus tem sobre a mente dos homens. Ele pode ter a casa de qualquer homem que desejamos, e ele sabe quem ficará feliz em recebê-lo. No entanto, esse mesmo Jesus estava prestes a morrer, e isso mostra quão perfeitamente voluntário foi o seu sacrifício. Ele não foi forçado a permanecer em nosso lugar, nem foi obrigado a sofrer, exceto pela restrição de seu próprio grande amor. Tudo estava livre, como se tornou a liberdade de sua graça. Então, o amor de nosso coração não fluirá livremente para ele? Precisamos ser açoitados pela obediência? Oh, não, amado! Então, vamos pensar no que podemos voluntariamente fazer em honra de nosso Senhor Divino, que deu tudo de si por nós.

Mateus 26: 20-22 . Agora, quando chegou a tarde, sentou-se com os doze. E como eles comeram, ele disse: Em verdade vos digo que um de vocês me trairá. E eles estavam extremamente tristes,

E bem, eles podem estar tristes.

Mateus 26:22 . E todos começaram a dizer-lhe: Senhor, sou eu?

Que angústia essa pergunta sempre desperta no coração e na mente de todo verdadeiro crente! “Devo trair meu Senhor e Mestre? Devo negar ou abandoná-lo? Deus conceda que nenhum de nós possa fazer o que Judas fez!

Mateus 26:23 . E ele respondeu e disse: Quem põe a mão comigo no prato, o mesmo me trairá.

Aquele que fora encarregado das finanças do pequeno grupo dos discípulos imediatos de Cristo, aquele que carregava a sacola, era quem estava prestes a trair seu Senhor. Desde então, Cristo tem sido freqüentemente traído por aqueles que estiveram em posições de confiança, aqueles que lideraram o caminho entre os discípulos de Cristo, aqueles que, por assim dizer, estiveram tão familiarizados com Cristo que mergulharam suas mãos nele. no prato.

Mateus 26: 24-25 . O Filho do homem vai como está escrito a seu respeito; mas ai daquele por quem o Filho do homem é traído! teria sido bom para aquele homem se ele não tivesse nascido. Então Judas, que o traiu, respondeu e disse: Mestre, sou eu? Ele lhe disse: Tu disseste.

Judas parece ter sido o último a fazer a pergunta: “Mestre, sou eu?” no entanto, ele era o culpado – aquele que já havia feito convênio com os principais sacerdotes para vender seu Senhor.

Mateus 26: 26-31 . E enquanto eles estavam comendo, Jesus tomou o pão, abençoou-o, fechou-o e deu-o aos discípulos, e disse: Toma, come; este é o meu corpo. E, tomando o cálice, deu graças, e deu-lhes, dizendo: Bebai tudo isso; pois este é o meu sangue do novo testamento, que é derramado por muitos para remissão dos pecados. Mas eu vos digo que daqui em diante não irei beber deste fruto da videira até aquele dia em que eu o beber novo com você no reino de meu Pai. E, cantando um hino, saíram para o monte das Oliveiras. Disse-lhes Jesus: Todos vós sereis ofendidos por minha causa esta noite; porque está escrito: ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão dispersas.

Observe o hábito do nosso abençoado Senhor de citar as Escrituras. Ele foi capaz de proferir palavras de verdade infalível que nunca haviam sido usadas antes, constantemente citadas nas Escrituras inspiradas. Aqueles que hoje em dia praticam a Palavra de Deus, e ainda professam ser seguidores de Cristo, não encontram desculpas por sua conduta no exemplo que ele nos deixou, pois ele até citou as Escrituras às vezes quando talvez não parecesse necessário. faça isso. Irmãos e irmãs em Cristo, tenham sua Bíblia primeiro em seus corações, então no final da sua língua, eu diria no final de seus dedos, para que você sempre possa dar uma boa razão, uma sólida e divinamente autorizada razão, para qualquer declaração que você possa fazer.

Mateus 26: 32-33 . Mas depois que eu ressuscitar, irei adiante de você para a Galiléia. Pedro respondeu e disse-lhe: Embora todos os homens se ofendam por causa de ti, eu nunca serei ofendido.

Sem dúvida, Pedro disse isso de seu coração, mas “o coração é enganoso acima de todas as coisas”. Pedro pode ter pensado que ele era mais forte que seus irmãos, mas foi ele quem provou ser o mais fraco de todo o bando apostólico. “Embora todos os homens se ofendam por causa de ti, ainda assim nunca serei ofendido.”

Mateus 26:34 . Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que nesta noite, antes que o galo cante,

Ou seja, antes daquele período de tempo chamado de canto do galo,

Mateus 26:34 . Tu me negarás três vezes.

Segundo o registro de Marcos, o galo deveria cantar uma vez antes de Pedro negar o seu Senhor três vezes, e foi o que aconteceu; e quando ele deu sua terceira negação, cantou uma segunda vez, e então sua consciência adormecida foi despertada e “ele saiu e chorou amargamente”. Algumas pessoas, que estão bem familiarizadas com as cerimônias religiosas dos judeus, dizem que o período chamado de cantar o galo foi a hora do sacrifício do cordeiro da manhã e que foi nessa época que Pedro negou seu senhor.

Mateus 26:35 . Pedro disse-lhe: Embora eu deva morrer contigo, ainda não te negarei.

É uma pena que Pedro tenha dito isso depois de receber um aviso tão claro de seu Mestre, mas ele não estava sozinho em se gabar.

Mateus 26:35 . Da mesma forma também disseram todos os discípulos.

Todos eles tinham certeza de que, sob nenhuma circunstância, poderiam ser tão básicos que abandonassem seu Senhor; e se você pensa em lavar os pés por seu Senhor e Mestre, as maravilhosas palavras de Cristo que eles ouviram e o solene serviço de comunhão na grande sala superior, você não ficará surpreso ao ver que eles se sentiam ligados a Cristo para sempre – sentiram que nunca poderiam deixá-lo, nem abandoná-lo; no entanto, todos fizeram isso.

Mateus 26: 36-39 . Então vem Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani, e diz aos discípulos: Senta-te aqui, enquanto eu vou orar ali. E levou com ele Pedro e os dois filhos de Zebedeu, e começou a ficar triste e muito pesado. Então ele lhes disse: Minha alma está muito triste até a morte; fique aqui, e vigie comigo. E ele foi um pouco mais longe, e caiu em seu rosto, e orou, dizendo: Ó meu Pai, se possível, deixe passar este cálice de mim; contudo, não como eu quero, mas como você quer.

Cristo teve que pisar sozinho no lagar, mas mostrou como estava completa sua humanidade, desejando ter alguns amigos escolhidos por perto. No entanto, mesmo os três escolhidos falharam com ele na hora de maior necessidade.

Mateus 26:40 . E ele veio aos discípulos, e os encontrou dormindo, e disse a Pedro: O que você não pôde assistir comigo uma hora?

Pedro havia se constituído o porta-voz da companhia apostólica, de modo que o Mestre lhe dirigiu a pergunta, embora também se aplicasse a seus companheiros: “O que você não pôde assistir comigo uma hora?” Todos haviam declarado sua devoção a ele, mas adormeceram enquanto ele lhes pedia atenção.

Mateus 26: 41-45 . Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: o espírito realmente está disposto, mas a carne é fraca. Ele foi embora outra vez e orou, dizendo: Ó meu Pai, se este cálice não passar de mim, a menos que eu o beba, faça-se a sua vontade. E ele veio e os encontrou dormindo novamente; pois seus olhos estavam pesados. E ele os deixou, e foi embora novamente, e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras. Então ele veio aos seus discípulos e disse-lhes: Durma agora e descanse. Eis que a hora está próxima e o Filho do homem é entregue nas mãos dos pecadores.

Comentário de John Wesley

Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi aos principais sacerdotes,

Marcos 14:10; Lucas 22: 3.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *