Estudo de 1 Pedro 4:17 – Comentado e Explicado

Porque vem o momento em que se começará o julgamento pela casa de Deus. Ora, se ele começa por nós, qual será a sorte daqueles que são infiéis ao Evangelho de Deus?
1 Pedro 4:17

Comentário de Albert Barnes

Chegou a hora – isto é, isso é de se esperar agora. Há motivos para pensar que esse julgamento ocorrerá agora e há uma adequação que deve ser feita. Provavelmente o apóstolo se referiu a algumas indicações então aparentes de que isso estava prestes a acontecer.

Esse julgamento deve começar – A palavra “julgamento” aqui ( ???µa krima) parece significar “o julgamento severo que determinaria o caráter”. Refere-se a calamidades que resolveriam a questão de saber se havia alguma religião ou testariam o valor daquilo que se professava. Era para “começar” na casa de Deus, ou ser aplicado primeiro à igreja, para que a natureza e o valor da religião pudessem ser vistos. A referência é, sem dúvida, a alguma calamidade terrível que recairia principalmente sobre a “casa de Deus”; isto é, a alguma forma de perseguição que deveria ser solta sobre a igreja.

Na casa de Deus – Benson, Bloomfield e muitos outros, suponha que isso se refira aos judeus e às calamidades que viriam ao redor do templo e da cidade santa prestes a serem destruídas. Mas a referência mais óbvia é aos cristãos, mencionados como a casa ou família de Deus. Provavelmente há na linguagem aqui uma alusão a Ezequiel 9: 6; “Matem totalmente velhos e jovens, tanto criadas como crianças pequenas e mulheres; e comece no meu santuário. ” Compare Jeremias 25:29. Mas a linguagem usada aqui pelo apóstolo não denota literalmente o templo, ou os judeus, mas aqueles que em seu tempo consideravam o povo de Deus – os cristãos – a igreja. Assim, a frase ( ???? ???? beyt Yahweh) “casa do Senhor” é usada para denotar a família ou o povo de Deus, Números 12: 7; Oséias 8: 1. Compare também 1 Timóteo 3:15 e a nota desse versículo. O sentido aqui é, portanto, que a série de calamidades mencionadas deveria começar com a igreja ou vir primeiro sobre o povo de Deus. Schoettgen aqui cita apropriadamente uma passagem dos escritos dos rabinos: “Os castigos nunca vêm ao mundo a menos que os iníquos estejam nele; mas eles não começam a menos que comecem primeiro com os justos. ”

E se isso começar em nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? Se Deus nos provou tais provações que obedeceram a seu evangelho, por que não temos razão para supor que ele trará aqueles que ainda estão em seus pecados? E se formos selecionados primeiro como os objetos desta visita, se houver em nós algo que exija esse método de lidar, o que devemos supor que ocorrerá no final com aqueles que não pretendem religião, mas ainda estão vivos em transgressão aberta? O sentimento é que, se Deus lida estritamente com o seu povo; se há neles que lhes confere as visitas de seu julgamento adequado, há uma certeza de que aqueles que não são o seu povo, mas que vivem em iniqüidade, serão, no final, sobrecarregados com os sinais da ira mais severa. Seu castigo a seguir será certo; e quem pode dizer qual será a medida de sua gravidade? Todo homem perverso, quando vê as provações que Deus traz sobre seu próprio povo, deve tremer sob a apreensão da calamidade mais profunda que daqui por diante virá sobre si. Podemos observar:

(1) que os julgamentos que Deus traz sobre seu próprio povo tornam certo que os iníquos serão punidos. Se ele não poupa seu próprio povo, por que ele deve poupar outros?

(2) a punição dos ímpios é meramente adiada. Começa na casa de Deus. Os cristãos são provados e lembrados de suas andanças, e são preparados pela disciplina para o mundo celestial. O castigo dos ímpios é muitas vezes adiado para um mundo futuro, e nesta vida eles têm prosperidade quase ininterrupta, mas no final será certo. Ver Salmo 73: 1-19 . A punição virá no final. Não pode ser evitado. Cedo ou tarde, a justiça exige que os iníquos sejam visitados com as expressões de desagrado divino por causa do pecado, e no mundo futuro haverá tempo suficiente para infligir toda a punição que eles merecem.

Comentário de Joseph Benson

1 Pedro 4:17 . Pois é chegado o tempo – predito por Cristo, Mateus 24: 9 ; João 16: 2 ; esse julgamento deve começar na casa de Deus – na igreja cristã; A própria família de Deus, que ele visita pela primeira vez, tanto em justiça quanto em misericórdia. O julgamento aqui mencionado é considerado por muitos comentaristas como significando a angústia particular que aconteceria antes de Jerusalém ser totalmente destruída. os cristãos esperavam sentir alguns dos primeiros efeitos dessa calamidade geral: era para começar com eles, como Cristo havia predito claramente nas passagens acima mencionadas. Era método antigo de Deus começar com o envio de calamidades ao seu próprio povo; e, de fato, um estado de provação parece altamente apropriado antes de um estado de recompensa. Ver 1 Pedro 1: 6 . Parece haver uma alusão nesta passagem a Ezequiel 9: 6 e Jeremias 25:29 . Por nós aqui, o apóstolo quis dizer os cristãos daquela época, anteriormente judeus ou gentios; pois eles parecem ter sido agora perseguidos em todos os lugares. E se isso começa em nós – que verdadeiramente se voltaram para Deus e são levados a seu favor por Cristo, seu Filho amado; qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? – Quem, por descrença e obstinação, rejeita o conselho de Deus contra si mesmo? quão terrivelmente ele os visitará! As palavras, que não obedecem ao evangelho de Deus, descrevem adequadamente os judeus incrédulos: eles não eram acusados ??de idolatria; eles reconheceram e, em certo sentido, adoraram o verdadeiro Deus; mas eles rejeitaram o evangelho que Deus havia revelado por seu Filho, e, portanto, a ira divina foi executada sobre eles de maneira tão terrível. Ver em 1 Tessalonicenses 2: 14-16 . Quem comparar os relatos das Escrituras, ou pais antigos, sobre as perseguições que ocorreram aos cristãos nessa época, com os sofrimentos dos judeus, como relatado por Josefo, verá facilmente que a angústia só começou com os cristãos e foi leve. comparado com o que mais tarde caiu sobre os judeus: pois quando Jerusalém foi destruída, os cristãos escaparam com suas vidas e desfrutaram de mais paz e tranquilidade do que antes.

Comentário de E.W. Bullinger

o tempo, & c . = ( é) a estação.

esse julgamento, & c . Literalmente do início do julgamento (App-177.).

at = de. App-104.

casa . Compare 1 Pedro 2: 5 . 1 Timóteo 3:15 . Hebreus 3: 6 ; Hebreus 10:21 .

obedecer não = são desobedientes a. Ver 1 Pedro 2: 7 .

evangelho de Deus . App-140.

Comentário de John Calvin

17 Porque chegou a hora, ou, já que também chegou a hora . Ele amplifica o consolo, que a bondade da causa pela qual sofremos nos traz, enquanto somos afligidos pelo nome de Cristo. Para essa necessidade, ele diz, aguarda toda a Igreja de Deus, não apenas para estar sujeita às misérias comuns dos homens, mas principalmente e principalmente para ser castigada pela mão de Deus. Então, com mais submissão, as perseguições devem ser suportadas por Cristo. Pois, a menos que desejemos ser apagados do número de fiéis, devemos submeter nossas costas aos flagelos de Deus. Agora, é um doce consolo que Deus não execute seus julgamentos sobre nós e sobre os outros, mas que ele nos torna representantes de seu próprio Filho, quando não sofremos, exceto por sua causa e por seu nome.

Além disso, Pedro tomou essa sentença do ensino comum e constante das Escrituras; e isso me parece mais provável do que uma certa passagem, como alguns pensam, é mencionada. Antigamente era comum com o Senhor, como todos os profetas testemunham, exibir os primeiros exemplos de seus castigos em seu próprio povo, pois o chefe de uma família corrige seus próprios filhos e não os de estranhos. ( Isaías 10:12 .) Porque, embora Deus seja o juiz de todo o mundo, ele teria sua providência para ser especialmente reconhecida no governo de sua própria Igreja. Portanto, quando ele declara que se levantaria para ser o juiz de todo o mundo, ele acrescenta que isso aconteceria depois que ele terminasse seu trabalho no Monte Sion. Ele de fato estende a mão indiferentemente contra seu próprio povo e contra estranhos; pois vemos que ambos são em comum submetidos a adversidades; e, se for feita uma comparação, ele parece poupar os réprobos e ser severo com os eleitos. Daí as queixas dos piedosos, de que os ímpios passam a vida em prazeres contínuos e se deleitam com o vinho e a harpa e, por fim, descem sem esforço em um instante para a sepultura – que a gordura cobre seus olhos – de que estão isentos de problemas – que passem a vida com segurança e alegria, olhando com desprezo para os outros, de modo que ousem pôr a boca no céu. ( Jó 21:13 ; Salmos 73: 3. ) Em resumo, Deus regula seus julgamentos neste mundo, de modo que engorda os ímpios para o dia do abate. Ele, portanto, passa por seus muitos pecados e, por assim dizer, é conivente com eles. Enquanto isso, ele restaura, corrigindo, seus próprios filhos, de quem cuida, da maneira certa, sempre que eles se afastam.

Nesse sentido, é que Pedro diz que o julgamento começa na casa de Deus; pois o julgamento inclui todos aqueles castigos que o Senhor inflige aos homens por seus pecados, e tudo o que se refere à reforma do mundo.

Mas por que ele diz que agora era a hora? Ele quer dizer, como eu penso, o que os profetas declaram a respeito de seu próprio tempo, que ele pertencia especialmente ao reino de Cristo, que o início da reforma deveria estar na Igreja. Por isso, Paulo diz que os cristãos, sem a esperança de uma ressurreição, seriam de todos os homens os mais miseráveis ??( 1 Coríntios 15:19 😉 e justamente porque, enquanto outros se entregam sem medo, os fiéis continuamente suspiram e gemem; enquanto Deus se conecta com os pecados dos outros e os faz sofrer torpedos, ele lida rigidamente com seu próprio povo e os submete à disciplina da cruz.

Comentário de Adam Clarke

O julgamento deve começar na casa de Deus – Nosso Senhor havia previsto que, anteriormente à destruição de Jerusalém, seus próprios seguidores teriam que suportar várias calamidades; veja Mateus 24: 9 , Mateus 24:21 , Mateus 24:22 ; Marcos 13:12 ; Marcos 13:13 ; João 16: 2 , etc. Aqui, seus verdadeiros discípulos são chamados de casa ou família de Deus. Que os judeus convertidos sofreram muito com seus próprios irmãos, os fanáticos ou facções nas quais os judeus estavam naquele tempo divididos, precisa de poucas provas; e alguns intérpretes pensam que isso estava em conformidade com o propósito de Deus ( Mateus 23:35;: para que você possa vir todo o sangue justo derramado desde a fundação do mundo) “, em que os judeus cristãos deveriam estar envolvidos o castigo geral; e que era apropriado começar com eles como parte da nação judaica devotada, apesar de agora terem se tornado a casa de Deus, porque a justiça de Deus seria assim mais ilustrativamente exibida “. Veja Macknight. Mas provavelmente a palavra ???µa , que aqui traduzimos julgamento, pode significar não mais que aflição e angústia; pois era uma máxima judaica que, quando Deus estava prestes a derramar algum julgamento geral, ele começou afligindo seu próprio povo a fim de corrigi-lo e corrigi-lo, para que pudessem estar preparados para o flagelo transbordante. Em Bava Kama, fol. 60, 1, temos o mesmo sentimento, e quase nas mesmas palavras, como em Pedro, a saber: “Deus nunca pune o mundo, mas por causa dos ímpios, mas ele sempre começa primeiro com os justos. O destruidor não faz diferença. entre o justo e o injusto, somente ele começa primeiro com os justos “. Veja Ezequiel 9: 1-7 , onde Deus ordena ao destruidor que mate jovens e idosos na cidade: Mas, disse ele, comece no meu santuário.

E se isso começou em nós – judeus, que se arrependeram e creram no Filho de Deus; qual será o fim deles – os judeus que continuam impenitentes e não obedecem ao evangelho de Deus? Aqui está a referência mais clara à máxima judaica acima; e isso, ao que parece, foi fundado sobre o texto que São Pedro cita imediatamente.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 4:17 . Pois é chegada a hora, etc. –? ?a????, A Hora; o tempo do sinal profetizado em Mateus 24: 9 ; Mateus 24: 21-22 . Marcos 13: 12-13 . Por t? ???µa, julgamento, parece aqui significar que a angústia particular que aconteceria antes de Jerusalém deveria ser completamente destruída. – Os cristãos esperavam sentir alguns dos primeiros efeitos dessa calamidade geral: era para começar com eles, como nosso Salvador havia profetizado claramente no texto já mencionado. Era a maneira de Deus de antigamente, começar enviando calamidades ao seu próprio povo; e, de fato, um estado de provação parece altamente apropriado antes de um estado de recompensa. Veja cap. 1 Pedro 1: 6 . O presente versículo parece uma alusão a Ezequiel 9: 6 comp. Jeremias 25:29 . Por nós, aqui, parece ser o significado dos cristãos daquela época, sejam judeus ou gentios; pois agora parecem ter sido perseguidos em todos os lugares. Veja cap. 1 Pedro 5: 9 . Aqueles que não obedecem ao evangelho de Deus, é uma descrição apropriada dos judeus incrédulos: eles não eram responsáveis ??pela idolatria; eles reconheceram e adoraram o Deus verdadeiro; mas eles rejeitaram o evangelho que Deus revelou por seu Filho; e, portanto, chegaram a um fim tão terrível. Ver 1 Tessalonicenses 2: 14-16 . Quem comparar os relatos das Escrituras, ou pais antigos, a respeito das perseguições que ocorreram aos cristãos nessa época, com os sofrimentos dos judeus relatados por Josefo, verá facilmente que a angústia só começou com os cristãos e foi leve. comparado com o que mais tarde caiu sobre os judeus: pois, quando Jerusalém foi destruída, os cristãos escaparam com vida e desfrutaram de mais paz e tranquilidade do que antes. Deus libertou Noé no tempo do dilúvio, de Sodoma e os cristãos na destruição de Jerusalém. Veja a próxima nota.

Comentário de John Wesley

Pois é chegado o tempo em que o julgamento deve começar na casa de Deus: e se primeiro começa em nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

Chegou a hora do julgamento começar na casa de Deus – Deus primeiro visita sua igreja, e isso tanto em justiça quanto em misericórdia.

Qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho – quão terrivelmente ele os visitará! Os julgamentos mais brandos no início tornam-se cada vez mais severos. Mas os bons, já tendo sustentado sua parte, são apenas espectadores das misérias dos ímpios.

Referências Cruzadas

Isaías 10:12 – Quando o Senhor terminar toda a sua obra contra o monte Sião e contra Jerusalém, ele dirá: “Castigarei o rei da Assíria pelo orgulho obstinado de seu coração e pelo seu olhar arrogante.

Jeremias 25:29 – Começo a trazer desgraça sobre a cidade que leva o meu nome; e vocês sairiam impunes? Sem dúvida não ficarão sem castigo! Estou trazendo a espada contra todos os habitantes da terra’, declara o Senhor dos Exércitos.

Jeremias 49:12 – Assim diz o Senhor: “Se aqueles para quem o cálice não era reservado tiveram que bebê-lo, por que você deveria ficar impune? Você não ficará sem castigo, mas irá bebê-lo.

Ezequiel 9:6 – velhos, rapazes e moças, mulheres e crianças. Mas não toquem em ninguém que tenha o sinal. Comecem no meu santuário”. Então eles começaram com as autoridades que estavam em frente do templo.

Malaquias 3:5 – “Eu virei a vocês trazendo juízo. Sem demora vou testemunhar contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente e contra aqueles que exploram os trabalhadores em seus salários, que oprimem os órfãos e as viúvas e privam os estrangeiros dos seus direitos, e não têm respeito por mim”, diz o Senhor dos Exércitos.

Mateus 3:9 – Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.

Mateus 11:20 – Então Jesus começou a denunciar as cidades em que havia sido realizada a maioria dos seus milagres, porque não se arrependeram.

Lucas 10:12 – Eu lhes digo: Naquele dia haverá mais tolerância para Sodoma do que para aquela cidade.

Lucas 12:47 – “Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites.

Lucas 23:31 – Pois, se fazem isto com a árvore verde, o que acontecerá quando ela estiver seca? “

Gálatas 3:1 – Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?

Gálatas 5:7 – Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade?

2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

Hebreus 2:2 – Porque se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição,

Hebreus 2:4 – Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade.

Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

Hebreus 11:8 – Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

Hebreus 12:24 – a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel.

1 Pedro 2:8 – e, “pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *