Estudo de Jeremias 25:29 – Comentado e Explicado

É pela cidade, onde meu nome foi invocado, que começo a punir; e vós, estaríeis isentos do meu castigo? Não, não sereis poupados, pois que farei vir a espada sobre todos os habitantes da terra – oráculo do Senhor dos exércitos.
Jeremias 25:29

Comentário de Adam Clarke

A cidade que é chamada pelo meu nome – Jerusalém, que deve primeiro ser entregue à destruição.

Comentário de John Calvin

Uma prova é adicionada comparando-se o menor e o maior; porque o Profeta raciocina assim: – “Se Deus não poupa a cidade em que ele escolheu um templo para si, e designou seu nome para ser invocado, como ele pode poupar estrangeiros a quem nunca fez nenhuma promessa, como os considerava? como estranhos? Se então a árvore verde é consumida, como a seca pode permanecer segura? ” Essa é a importância da passagem. O apóstolo usa o mesmo argumento em outras palavras; pois, depois de ter dito que o julgamento começaria na casa de Deus, ele imediatamente mostra como era terrível a vingança de Deus que aguardava seus inimigos abertos! ( 1 Pedro 4:17 .)

Podemos, portanto, reunir uma doutrina útil. Uma vez que Deus não apenas declara que ele será indiscriminadamente o vingador da iniquidade, mas também convoca em primeiro lugar sua Igreja que ele escolheu perante seu tribunal, sua condição pode parecer pior do que a de nações estrangeiras. Portanto, as mentes dos piedosos, quando vêem as coisas sob essa luz, podem ficar muito deprimidas. Parece um favor singular de Deus que ele nos una a si mesmo; mas, no entanto, essa honra parece apenas levar ao castigo: pois Deus se conforma com a maldade dos pagãos, e parece enterrá-los no esquecimento; mas assim que caímos no pecado, percebemos sinais de sua ira. Seria melhor ficar longe dele, e ele não deveria ser tão solícito em seu cuidado por nós. Assim, os fiéis vêem os incrédulos em um estado melhor do que eles mesmos. Mas essa doutrina atenua toda a nitidez dessa dor, que de outra forma poderia ocasionar grande amargura. Pois quando é representado para nós, que Deus começa em sua Igreja, para que ele possa punir mais fortemente os incrédulos depois de suportá-los há muito tempo, e que eles possam ser tratados com muito mais tristeza do que os fiéis, pois a árvore seca é muito mais cedo consumido que o verde, – quando, portanto, isso é colocado diante de nós, temos sem dúvida um terreno para o conforto, e isso não é pequeno nem comum.

Vimos, portanto, por que Jeremias acrescentou isso – que, quanto mais as nações resistissem a Deus, elas ainda seriam constrangidas, dispostas ou não a ceder, a ceder, pois Deus era mais poderoso do que elas; e por essa razão, como Deus não pouparia o seu povo escolhido, os pagãos não poderiam escapar impunes e não o considerariam o juiz do mundo. Que essa verdade seja lembrada por nós sempre que nossa carne nos levar a reclamar ou a ser impaciente; pois é melhor para nós que Deus comece conosco, pois por fim os ímpios serão destruídos por sua vez, e que devemos suportar males temporais, para que Deus possa finalmente nos elevar ao gozo de seu favor paterno. E por essa razão, Paulo também diz que é uma demonstração do justo julgamento de Deus quando os fiéis são expostos a muitos males. ( 2 Tessalonicenses 1: 4. ): Pois, quando Deus castiga seus próprios filhos, cuja obediência ele ainda aprova, não vemos como num copo o que ainda está oculto? até o terrível castigo que aguarda todos os incrédulos. Deus, então, representa para nós neste dia a destruição de seus inimigos pelos castigos paternos com os quais ele nos visita; e são uma certa prova ou uma exibição animada daquele julgamento que os incrédulos não temem, mas que desprezam sem pensar.

Agora, ele diz: Eis que começo a trazer o mal etc. O verbo ??? , ero, significa propriamente fazer o mal; e seria estranho dizer que Deus faz o mal, se esse uso comum não explicasse o significado. Aqueles que estão familiarizados com as Escrituras sabem que as calamidades são chamadas de males, isto é, de acordo com as percepções dos homens. Diz-se então que o Senhor traz o mal aos homens, não porque ele os prejudique ou trate de maneira injusta e cruel com eles, mas porque o que é adverso à mente dos homens é pensado por eles e é chamado de mal. Então ele diz: Eu começo a fazer o mal na cidade em que meu nome é chamado (148) O nome de Deus é chamado em um povo, quando ele promete ser seu guardião e defensor, e seu nome é chamado aos homens, quando eles se entregam à sua tutela e proteção.

Mas devemos notar o verdadeiro significado – que o nome de Deus é chamado ao povo, quando ele é considerado sob sua tutela e guarda; como o nome de Deus é chamado aos filhos de Abraão, porque ele prometeu ser o Deus deles; e eles se gabavam de que eram o seu povo peculiar, mesmo por causa de sua adoção. Então o nome de Deus foi chamado em Jerusalém, porque havia o templo e o altar; e como Deus a chamou de descanso ou habitação, seu nome era bem conhecido, de acordo com o que dizemos em francês: Se reclamer, se reclame d’un tel, isto é, alguém que afirma isso ou aquilo como seu patrono, para que ele se abrigue sob sua proteção. Assim também os judeus invocaram o nome de Deus, quando disseram que haviam sido escolhidos para ser o seu povo: não, isso também pode ser aplicado aos homens; pois o nome de Jacó, Isaque e Abraão foi chamado pelas doze tribos, mesmo por esse motivo – porque eles consideravam, ao procurar confiar no pacto de Deus, sua própria origem, pois haviam descido dos santos pais, com quem Deus havia feito sua aliança e a quem havia prometido que seria sempre o Deus deles. Todos os israelitas pediram a Abraão, não que lhe oferecessem adoração, mas que, como eram seus descendentes, poderiam sentir-se justamente seguros de que a aliança gratuita pela qual Deus os adotara para si mesmo lhes havia sido transmitida. Mas esse chamado também pode ser adotado em outro sentido, mesmo porque diariamente apaziguavam a Deus por sacrifícios e orações: quando eles confiavam sua segurança a Deus, sempre havia um sacrifício acrescentado e a reconciliação também era prometida. Então, para ser chamado ou invocado, ???? , nukora, pode ser tomado nesse sentido, mesmo que eles soubessem que Deus estava reconciliado com eles, quando eles de coração se arrependeram. Desde então, o nome de Deus foi chamado naquela cidade, como era possível que os gentios escapassem daquele julgamento ao qual a cidade santa era exposta?

Mas a visão anterior me parece a melhor; e não há dúvida de que Deus fala aqui com a livre adoção pela qual ele havia escolhido esse povo para si: daí a invocação ou a glória da qual ele agora fala.

Mas como era difícil fazer os judeus acreditarem no que o Profeta havia dito, ele se concentra no assunto e repete o que antes era suficientemente claro. Ele não apenas diz: Sereis tratados como inocentes? mas ele menciona a palavra duas vezes : por ser tratado como inocente, será tratado como inocente? (149) E assim ele repreendeu a contumação perversa pela qual os pagãos foram preenchidos, enquanto observava sua riqueza, seu número e outras coisas, e ao mesmo tempo desconsiderando tudo o que os profetas proclamavam em Jerusalém, como se não fosse nada para eles. A questão é em si mesma enfática: “De alguma maneira você pode ser tratado como inocente?” O verbo ke? , nuke, significa ser inocente, mas é aplicado ao castigo; como a palavra ??? , on, que significa iniqüidade, é usada para designar punição. Portanto, diz-se que ele não é inocente, que não pode se eximir do julgamento de Deus, nem se libertar dele.

Ele confirma esta frase quando diz: ” Estou pedindo uma espada a todos os habitantes da terra”, diz Jeová dos exércitos. Essa confirmação não é de modo algum supérflua, pois a insolência das nações havia aumentado pela tolerância de Deus, pois durante muito tempo, sim, por muitas eras, estiveram em um estado tranqüilo e se entregaram a seus prazeres, e dormiram como se fossem seus próprios restos, de acordo com o que foi dito em outros lugares. O Profeta então diz agora que Deus estava pedindo uma espada em todos os habitantes da terra. Pois ele freqüentemente e de várias maneiras castigou seu próprio povo, enquanto os gentios não estavam em perigo e livres de problemas. ( Jeremias 48:11 .) Mas ele diz agora que estava pedindo uma espada para destruir todos aqueles a quem ele parecia ter perdoado.

Dizem que Deus chamou homens e também uma espada; Diz-se que Nabucodonosor lutou sob a bandeira de Deus; Dizem que ele era como um soldado contratado. Mas Deus agora fala da espada, para que possamos saber que está em seu poder excitar e reprimir guerras sempre que lhe agrada, e que assim a espada, ainda que empunhada pela mão do homem, ainda não é invocada pela vontade do homem, mas pelo poder oculto de Deus. Segue-se, –

Comentário de E.W. Bullinger

que é chamado pelo meu nome = sobre o qual meu nome é chamado.

impune = mantido sem culpa. Compare 1 Pedro 4:17 . Referência a Pentateuco ( Êxodo 20: 7 ; Êxodo 34: 7. Números 14:18 ).

a Terra. Hebraico. ha “arez. A mesma palavra que ” o mundo “ em Jeremias 25:26 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *