Estudo de Jeremias 49:12 – Comentado e Explicado

Porque assim falou o Senhor: Aqueles que não deviam beber deste cálice, terão de beber. E tu? Estarias isento dele? Não, tu beberás;
Jeremias 49:12

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 49:12 . Eis aqueles cujo julgamento, etc. – isto é, os judeus; que, em toda a aparência humana, poderia ter esperado favor das mãos de Deus, em relação às promessas graciosas feitas a eles e a seus pais. Ver cap. Jeremias 25:29 .

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 49: 12-13 . Aqueles cujo julgamento não era beber da taça – Ou seja, da ira de Deus: ver nota em Jeremias 25:15 ; certamente bêbados – Os israelitas, o povo peculiar de Deus, que, com respeito às promessas graciosas que ele havia feito a eles e a seus pais, a relação próxima em que eles se colocavam com ele, e as muitas pessoas piedosas que, desde a idade até idade, foram encontrados entre eles, poderiam, em toda a aparência humana, ter esperado misericórdia das mãos de Deus, e, no entanto, sofreram terríveis julgamentos. E tu és aquele que ficará completamente impune? – Edom é a nação justa, que, acima de todas as outras, merece ser isenta de punição? Há uma ênfase peculiar, diz Blaney, no pronome ??? , ele, que denota que Edom era ele, o povo, ao qual o castigo era peculiarmente devido: veja nota em Jeremias 25:29 . Jurei sozinho – confirmei minha ameaça, como muitas vezes confirmei minhas promessas, por um juramento; que Bozrah se tornará uma desolação, etc. – Bozrah, uma das principais cidades de Idumea, é aqui colocada para esse país em geral, é comum os profetas descreverem a destruição de uma nação inteira pela ruína de algumas ou mais de suas principais cidades: ver Jeremias 49 : 23 ; Amós 1: 8 ; Amós 1: 12-14 .

Comentário de Adam Clarke

És aquele que ficará completamente impune? Uma forma semelhante de fala aparece, Jeremias 25:29 . Outros, menos perversos que você, foram punidos e você pode esperar escapar? Não escaparás.

Comentário de John Calvin

Ele confirma o último versículo, como penso, – que a vingança de Deus aguardava toda a semente de Esaú, porque seria irracional lidar com mais severidade com o povo de Deus do que com os estrangeiros, que haviam sacudido totalmente o jugo. Pois explico o que é dito aqui da Igreja: Aqueles a quem não foi seu julgamento beber o copo certamente beberão. Alguns aplicam isso a nações vizinhas que não haviam se tornado tão perversas quanto os idumeanos. Mas essa exposição é frígida, e devemos sempre, como dissemos em outros lugares, considerar o desígnio do Profeta. Qual era então seu objetivo senão mostrar aos fiéis que não havia motivo para eles se desanimarem, por mais que Deus os afligisse gravemente, porque o castigo que ele infligiria aos idumeanos não seria de modo algum mais brando; pois sabemos que somos grandemente tentados pela inveja quando vemos que o estado dos ímpios e dos réprobos é melhor do que o dos filhos de Deus. E foi para esse fim que o Salmo 37: 0 foi composto,

“Não inveje os ímpios, nem permita que a prosperidade deles te irrite, porque em breve eles perecerão.”

E Davi também, nos Salmos 73: 2 , confessa que, de certa maneira, cambaleou quando viu os ímpios se deleitando em seus prazeres, enquanto os filhos de Deus eram miseravelmente tratados. Então nosso Profeta neste lugar, como em outros lugares, tinha consideração pelos fiéis e desejava sustentá-los, para que não sucumbissem sob seu fardo, quando Deus os afligiu, assim como os idumeanos. Por isso, ele diz que, ao falar dos idumeanos, bebendo eles beberão o cálice cujo julgamento não era para beber, e você será dispensado ? isto é, “não vou poupar meu povo, e devo poupar alienígenas? Isto não pode ser.”

Vimos então que era uma fonte frutífera de consolo para os fiéis, quando ouviram que os ímpios, que abertamente e declaradamente desconsideravam a Deus, não podiam escapar de seu julgamento.

Mas pode-se perguntar agora, como ele poderia dizer que não era o julgamento da Igreja beber o cálice da ira de Deus? Ele fala comparativamente, e esta resposta deve nos bastar. É certo que os israelitas mereceram todos os males que sofreram. Deus então os castigou com justiça; ele não agiu sem razão ou com ira repentina, mas executou o que havia decretado anteriormente. Foi então o julgamento de Deus, mesmo o que ele havia determinado e consertado; pois o julgamento aqui deve ser tomado pelo decreto de Deus, pelo qual ele distribui cada um o seu próprio lote. Não foi então um julgamento para os israelitas beberem o cálice, quando os comparamos com os idumeanos – como assim? Aqui surge uma nova pergunta, pois os israelitas haviam sido piores que todos os outros. Os idumeanos haviam partido totalmente de Deus; toda a luz se extinguiu entre eles; e então a lei não lhes foi dada: antes que Jacó descesse ao Egito, que daria para ser libertado de acordo com o tempo prefixado conhecido a Abraão, eles habitavam em montanhas separadas da terra de Canaã. Portanto, eles não possuíam parte da lei de Deus, exceto que tinham o símbolo vazio da circuncisão. Mas os israelitas, sobre os quais sempre brilhavam a doutrina da lei, eram completamente indesculpáveis. Por que então o Profeta diz que não houve julgamento para eles? Minha resposta é que a referência aqui não é às pessoas dos homens, mas ao contrário da graça de Deus, pela qual ele teve o prazer de abraçar os filhos de Israel. Como então Deus havia escolhido aquela nação, o que é considerado aqui é uma adoção especial; pois é certo em Deus entregar seus filhos, e também é certo nele perdoá-los, em vez de estrangeiros. Quando alguém se ofende com seu próprio filho, ele se reconcilia com ele; mas um estrangeiro não encontrará perdão.

Vemos agora que o Profeta não considera o que o povo mereceu, nem considera o quão detestável havia sido sua impiedade e de que punição grave eram dignos; mas, pelo contrário, ele se refere à graça de Deus através da qual ele havia escolhido a semente de Jacó. De fato, ele já havia escolhido toda a semente de Abraão; mas seguiu-se a rejeição de Esaú, de modo que somente Jacó permaneceu como semente. Desde então, Deus se manifestou como pai dos filhos de Jacó, o Profeta diz que não era seu julgamento beber da taça, porque era de acordo com a razão e o senso comum que Deus os perdoaria, e não os estrangeiros, a quem ele já havia rejeitado, e que eram como membros pútridos: Eles , então, cujo julgamento não era beber o copo, beber beberá e escaparás livremente ? O significado é que, se a madeira verde for queimada, o que será do seco? como Cristo disse. ( Lucas 23:31 .) Há um consolo semelhante mencionado em 1 Pedro 4:17 , onde essas aflições são mencionadas às quais a Igreja de Deus está agora exposta. Agora, como somos ternos e delicados, e as mentes de muitos podem ser atormentadas, Pedro diz que, se Deus é tão severo com os seus, com os de sua própria família, o que será dos ímpios? que terrível vingança os espera?

Portanto, percebemos a tendência das palavras do Profeta, e que doutrina pode ser deduzida, mesmo que quando vemos o julgamento de Deus começando na casa de Deus, como o Profeta diz em outro lugar ( Jeremias 25:29 ) e como também Pedro diz; isto é, quando Deus castiga seus próprios filhos e parece passar pelos ímpios, devemos esperar pacientemente a visita mencionada anteriormente; e isso sempre deve ser lembrado por nós: “Se isso for feito na árvore verde, o que será feito no seco?” Não invejaremos os ímpios quando Deus adiar e não executar imediatamente seu julgamento; pois os castigos infligidos por Deus a seus servos são apenas temporários e limitados, e destinados como remédio, na medida em que tudo o que sofremos é ajuda à nossa salvação, como Paulo nos ensina. ( Romanos 8:28 .) Como então Deus nos castiga paternamente, não evitemos sua mão paterna; nem pensemos que Deus lida mais gentilmente com os iníquos porque ele suspende seus julgamentos, pois por fim eles serão apressados ??em sua própria ruína, como o Profeta diz aqui.

Ao falar de um copo, o Profeta usa uma frase comum nas Escrituras, pois as Escrituras, por uma metáfora, chamam punição infligida aos homens por seus pecados, um copo; porque Deus distribui a cada uma sua justa medida. Toma-se então, conforme permitido, que as calamidades não são por acaso, mas procedem da mão de Deus, como se ele desse um copo para beber. Agora, quando ele aflige os seus, eles são obrigados a beber como se fosse sua ira; é, portanto, um copo azedo e amargo. Mas os ímpios daqui em diante beberão veneno. Até a medicina, embora desagradável ao paladar por causa de sua amargura, ainda é saudável; mas o veneno mata os homens, embora seu sabor seja como remédio. Essa é a comparação usada aqui por Jeremias; Bebendo, eles beberão o cálice , até os servos de Deus, que ainda deveriam ter sido isentos de um privilégio singular, mesmo porque Deus os havia escolhido para ser seu povo peculiar; ele deve estar isento de beber ? Ele se dirige a todos os alienígenas.

Nós já vimos outro modo de falar: “Eles beberão até os restos”, como se ele tivesse dito: “Deus não só te dará para beber um cálice amargo, mas sua amargura o matará e destruirá, pois Deus o restringirá. para beber os próprios resíduos. Mas o significado ainda é o mesmo, embora a frase seja diferente. Ele então afirma que os idumeanos não seriam isentos do julgamento de Deus, e por quê? porque Deus não poupa nem seus próprios filhos. Aqui, então, nos é sugerido o melhor consolo quando Deus, de várias maneiras, nos aflige: deixe-nos saber que não pode ser de outra maneira, mas que é um prelúdio para o juízo final, quando a salvação certamente será nossa parte, pois Deus nos purifica agora por punições temporais, para que possamos então estar livres da vingança final. Mas quando os ímpios estiverem seguros, deixe-nos saber que o julgamento de Deus é realmente oculto, mas ainda certo, e logo os ultrapassará; para quando eles dizem,

“Paz e segurança, depois destruição repentina
virá sobre eles. “ ( 1 Tessalonicenses 5: 3. )

Mas o relógio bate.

Comentário de E.W. Bullinger

a xícara. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (do Assunto), por seu conteúdo. Ver Jeremias 25:15 .

Comentário de John Wesley

Pois assim diz o SENHOR; Eis que aqueles cujo julgamento não era beber da taça certamente beberam; e tu és aquele que por completo ficará impune? não ficarás impune, mas certamente beberás disso.

Eles – os judeus, que em comparação com outros não mereciam beber o cálice, ainda o bebiam, e você pode pensar em escapar? Quando um israelita não escapou da justiça de Deus, um edomita não deve esperar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *