Estudo de Daniel 12:2 – Comentado e Explicado

Muitos daqueles que dormem no pó da terra despertarão, uns para uma vida eterna, outros para a ignomínia, a infâmia eterna.
Daniel 12:2

Comentário de Albert Barnes

E muitos deles – O significado natural e óbvio da palavra “muitos” ( ???? rabi^ym ) aqui é que uma grande parte das pessoas mencionadas acordaria assim, mas não todas. Portanto, devemos entendê-lo se aplicado a outras coisas, como em expressões como estas – “muitas pessoas”, “muitas casas de uma cidade”, “muitas das árvores de uma floresta”, “muitos dos rios em um país ”etc. etc. Nas Escrituras, porém, é inegável que a palavra às vezes é usada para denotar o todo considerado como constituído por muitos, como em Romanos 5: 15-16 , Romanos 5:19 . Nessas passagens, ninguém pode duvidar que a palavra many seja usada para denotar tudo, considerada como composta pelos “muitos” que compõem a raça humana, ou pelos “muitos” crimes que o homem cometeu. Portanto, se fosse para ser usado com respeito àqueles que deveriam sair das cavernas e solidão onde foram levados pela perseguição, ou aqueles que dormem em seus túmulos e que surgirão em uma ressurreição geral, poderia ser usado para eles considerados como os muitos, e pode-se dizer que “muitos” ou “a multidão” surge.

Poucos intérpretes, portanto, entenderam isso no sentido de todos, considerado como referindo-se a uma multidão, ou sugerindo a idéia de uma multidão, ou mantendo a ideia de que haveria um grande número. Se essa é a interpretação correta, a palavra “muitos” foi usada em vez da palavra “todos” para sugerir à mente a idéia de que haveria uma multidão ou que haveria um grande número. Alguns, como Lengerke, aplicam a todos os israelitas que “não foram escritos no livro” Daniel 12: 1 , isto é, a uma ressurreição de todos os israelitas que morreram; alguns, como Porfírio, cunham uma multidão das cavernas e solidão que foram levadas para lá pela perseguição; e alguns, como Rosenmuller e Havernick, entendem isso como significando tudo, como em Romanos 5:15 , Romanos 5:19 . A soma de tudo o que se pode dizer em relação ao significado da palavra, parece-me, é que é tão ambígua que pode ser aplicada

(a) a “muitos” considerados como uma grande parte de um número de pessoas ou coisas;

(b) ou, em sentido absoluto, para todo o número de pessoas ou coisas consideradas como multidão ou grande número.

Como usado aqui nas visões do futuro, parece indicar que o olho do anjo estava fixo em uma grande multidão que se erguia do pó da terra, sem nenhuma referência particular ou distinta à questão de saber se todos surgiram. Haveria uma vasta ou geral ressurreição do pó; tanto que a mente estaria interessada principalmente na contemplação das grandes hostes que assim surgiriam. Assim entendida, a linguagem pode, por si só, aplicar-se a um despertar geral do povo hebreu no tempo dos macabeus, ou a uma ressurreição geral dos mortos no último dia.

Aquele sono – Essa expressão é aquela que indica sono natural ou qualquer coisa que se assemelhe ao sono. Neste último sentido, é freqüentemente usado para denotar a morte, e especialmente a morte dos piedosos – que dormem calmamente em suas sepulturas na esperança de acordar na manhã da ressurreição. Veja as notas em 1 Tessalonicenses 4:14 . Não se pode negar que poderia ser aplicado àqueles que, por qualquer causa, estavam inativos ou cujas energias não foram despertadas – como costumamos empregar a palavra sono ou sono – e que podem ser matizes usados ??para aqueles que pareciam dormir. no meio das perseguições que se enfureceram e dos erros cometidos por Antíoco; mas seria mais natural compreendê-lo daqueles que estavam mortos, e essa idéia seria particularmente sugerida na conexão em que está aqui.

No pó da terra – hebraico, “No chão, ou terra de pó” – ???????? ‘ademath ?âphâr A linguagem denota o chão ou a terra considerado como composto de pó, e naturalmente se referia àqueles que estão mortos e enterrado – considerado como dormindo lá com a esperança de acordar na ressurreição.

Deve acordar – é uma linguagem apropriada para aqueles que dormem e para os mortos considerados como adormecidos. Poderia, de fato, ser aplicado a um despertar de um estado de letargia e inação, mas o mais óbvio e todo o seu significado seria aplicá-lo à ressurreição dos mortos, considerada um despertar para a vida daqueles que estavam dormindo em seus túmulos.

Alguns – Uma parte deles. O número relativo não é designado, mas está implícito que haveria duas classes. Nem todos chegariam ao mesmo destino ou ao mesmo destino.

Para a vida eterna – Para que eles vivessem para sempre. Isso contrasta com o fato de estarem “dormindo no pó da terra” ou de estarem mortos, e implica que esse estado não ocorreria novamente em relação a eles. Uma vez eles dormiram no pó da terra; agora eles viveriam para sempre, ou não morreriam mais. Se neste mundo ou em outro não é dito aqui, e não há nada na passagem que permita determinar isso. A única idéia é a de viver para sempre, ou nunca mais morrer. Esta é a linguagem que deve ter sido derivada da doutrina da ressurreição dos mortos e do estado futuro, e que deve implicar a crença dessa doutrina em qualquer sentido que possa ser usada aqui. É como nos tempos subseqüentes que foram empregados pelos escritores sagrados para denotar o estado futuro e as recompensas dos justos. O termo mais comum empregado no Novo Testamento, talvez, para descrever a religião verdadeira, é vida, e a frase usual para denotar a condição dos justos após a ressurreição é vida eterna ou eterna. Compare Mateus 25:46 . Essa linguagem, então, seria naturalmente referida a esse estado e abrange todas as revelações subseqüentes, respeitando a condição do bem-aventurado.

E alguns para envergonhar – Outra parte de tal maneira que eles terão apenas vergonha ou desonra. A palavra hebraica significa reprovação, desprezo, contumidade; e pode ser aplicado à censura que um lança sobre o outro, Jó 16:10 ; Salmo 39: 8 (9); Salmo 79:12 ; ou à censura que recai sobre alguém, Josué 5: 9 ; Isaías 54: 4 . Aqui a palavra significa a censura ou desonra que lhes incumbiria por seus pecados, má conduta, más ações. A palavra em si se aplicaria a qualquer pessoa sujeita à desgraça por sua antiga má conduta. Se aqui for entendido como uma referência àqueles que seriam despertados de sua apatia e convocados de seus retiros nos tempos dos macabeus, o significado é que eles seriam chamados à vergonha pública por causa de sua apostasia, e sua conformidade com os costumes pagãos; se for interpretado como aplicável à ressurreição dos mortos, significa que os iníquos se levantarão para reprovar e envergonhar diante do universo por sua loucura e vileza. De fato, um dos ingredientes mais amargos na desgraça dos ímpios será a vergonha e a confusão com que serão esmagados no grande dia por causa dos pecados e tolices de seu curso neste mundo.

E desprezo eterno – A palavra “eterno” neste lugar é a mesma que na parte anterior do versículo é aplicada à outra parte que despertava, e assim denota corretamente eterno; como em Mateus 25:46 , a palavra traduzida como “eterna” (punição) é a mesma que é traduzida como “eterna” (vida) e significa o que deve durar para sempre. eis aischune¯n aio¯nion – is one which would denote a strict and proper eternity. Portanto, o grego aqui, onde ocorre a mesma palavra, como em Mateus 25:46 – “alguns para a vida eterna”, e?? ???? a?????? eis zoen aionion “e outros para desprezo eterno”, e?? a?s????? a?????? eis aischunen aionion – é um deles denotar uma eternidade estrita e adequada. A palavra “desprezo” ( ????? derâ’ôn ) significa, propriamente, uma repulsa; e depois aversão, aversão. O significado aqui é aversão ou aversão – o sentimento com o qual nos afastamos do que é repugnante, repugnante ou odioso. Então denota o estado de espírito com o qual contemplamos o vil e o abandonado; e, a esse respeito, expressa a emoção com que os iníquos serão vistos no julgamento final. A palavra eterna completa a imagem, significando que esse sentimento de repulsa e aversão continuaria para sempre. Num sentido subordinado, essa linguagem pode ser usada para denotar os sentimentos com que os covardes, ingratos e apóstatas são vistos na Terra; mas não se pode duvidar que receberá sua realização mais perfeita no mundo futuro – naquela aversão com a qual os perdidos serão vistos por todos os seres sagrados no mundo vindouro.

Comentário de Thomas Coke

Daniel 12: 2 . Muitos – que dormem – acordarão Embora este versículo, sem qualquer dúvida, se refira principalmente a alguma grande e futura restauração do povo judeu; contudo, em um sentido secundário, pode muito bem ser entendido a ressurreição dos mortos. Muitos aqui são usados ??para todos, da mesma maneira que São Paulo usa em Romanos 15:19 . Veja Calmet.

Comentário de Joseph Benson

Daniel 12: 2 . E muitos que dormem no pó da terra devem acordar – Isso pode ser entendido, 1º: Dos santos que ressuscitaram dos mortos imediatamente após a ressurreição de Cristo, falados em Mateus 27: 52-53 , onde lemos que os túmulos foram abertos; e muitos corpos dos santos que dormiam se levantaram e saíram de suas sepulturas após a ressurreição, e foram para a cidade santa, e apareceram para muitos. 2d, Pode ser interpretado figurativamente da ressurreição mística de judeus e gentios da morte espiritual para a vida espiritual, pela pregação do evangelho ou de sua conversão ao verdadeiro cristianismo. Calmet pensa que esse é, sem dúvida, o sentido principal do versículo, e é apenas em um sentido secundário que ele pode ser entendido da ressurreição dos corpos dos homens. A maioria dos comentaristas, no entanto, tem uma opinião diferente e considera as palavras como sendo destinadas principalmente à ressurreição geral que ocorrerá no último dia. E eles pensam que a próxima cláusula, alguns para a vida eterna, outros para vergonha e desprezo eterno, requer essa aplicação das palavras e não admite nenhuma outra interpretação. O Senhor Jesus certamente parece ter se referido a essa passagem, João 5:28 , onde ele fala da ressurreição da vida e da ressurreição da condenação; e em razão disso, principalmente, os judeus dizem que São Paulo, Atos 24:15 , espera uma ressurreição dos mortos, tanto dos justos quanto dos injustos. E nada poderia ser introduzido mais sazonalmente do que esta doutrina aqui; pois sob a perseguição de Antíoco, alguns traiu sua religião, outros corajosamente aderiram a ela. Agora, seria um problema para os retos e fiéis entre os judeus, que eles não pudessem recompensar um nem punir o outro; portanto, seria uma satisfação para eles que ambos fossem recompensados ??na ressurreição geral. E o apóstolo, falando dos judeus piedosos que sofreram o martírio sob Antíoco, nos diz que, apesar de terem sido torturados, ainda assim eles não aceitaram a libertação (ou seja, a libertação lhes ofereceu termos que não podiam cumprir conscientemente), porque esperavam obter uma melhor ressurreição. De acordo com esse sentido das palavras, que parece evidentemente ser a que se destina principalmente, deve-se observar que a palavra muitas na primeira cláusula do versículo deve incluir toda a humanidade, como em Romanos 5:19 , onde St Paulo diz: Pela desobediência de um homem, MUITOS foram feitos pecadores.

Comentário de Adam Clarke

Muitos deles que dormem no pó da terra – Esta profecia tem sido referida à futura restauração dos judeus. Isso também se aplica ao estado da humanidade no julgamento geral.

Comentário de E.W. Bullinger

deles = dentre eles.

dormir, etc. Uma revelação inspirada sobre a morte.

terra = terra.

deve acordar . Isso é ressurreição corporal.

alguns = estes (o primeiro).

vida eterna . João 5:28 , João 5:29 . Atos 24:15 .

alguns = aqueles. O último: ou seja, o resto dos mortos ( Isaías 26:19 , Isaías 26:21 ; Isaías 27: 6. Apocalipse 20: 5 , Apocalipse 20: 6 ). Compare 1 Coríntios 15:23 . 1 Tessalonicenses 4:16 .

desprezo = empurrando para longe.

Comentário de John Calvin

Quanto à tradução das primeiras palavras, são literalmente muitos que dormem na terra do pó , ou que estão na terra e no pó ; pois o genitivo é usado como epíteto, embora possa ser lido como se estivesse em oposição à palavra anterior sono, significando aqueles que são reduzidos a terra e poeira.

O anjo parece aqui marcar uma transição do início da pregação do evangelho para o dia final da ressurreição, sem ocasião suficiente para isso. Por que ele passa o tempo intermediário durante o qual muitos eventos podem ser objeto de profecia? Ele une esses dois assuntos de maneira muito apropriada e adequada, conectando a salvação da Igreja com a ressurreição final e com a segunda vinda de Cristo. Onde quer que possamos olhar ao nosso redor, nunca encontramos nenhuma fonte de salvação na Terra. O anjo anuncia a salvação de todos os eleitos. Eles são mais miseravelmente oprimidos por todos os lados e, sempre que olham os olhos, não percebem nada além de confusão. Portanto, a esperança da salvação prometida não poderia ser concebida pelo homem antes que os eleitos levassem suas mentes para a segunda vinda de Cristo. É como se o anjo dissesse: Deus será o constante preservador de sua Igreja até o fim; mas a maneira pela qual ele a preservará não deve ser tomada no sentido carnal, pois a Igreja será como um corpo morto até que ressuscite. Aqui percebemos o anjo ensinando a mesma verdade que Paulo entrega em outras palavras, a saber, estamos mortos e nossa vida está oculta com Cristo; será então manifestado quando ele aparecer nos céus. ( Colossenses 3: 3 ). Antes de tudo, devemos sustentar que Deus é suficientemente poderoso para nos defender e não precisamos hesitar em nos sentir seguros sob as mãos e a proteção dele. Enquanto isso, é necessário acrescentar este segundo ponto; enquanto fixarmos nossos olhos apenas neste estado atual das coisas e insistirmos no que o mundo nos oferece, seremos sempre como os mortos. E porque? Nossa vida deve estar escondida com Cristo em Deus. Nossa salvação é segura, mas ainda esperamos, como Paulo diz em outra passagem. ( Romanos 8:23 .) O que se espera não é visto, diz ele. Isso nos mostra quão completamente oportuna é a transição dessa doutrina que respeita os eleitos de Deus para o último advento de Cristo. Isso é suficiente em relação ao contexto. A palavra que muitos parecem aqui claramente colocada para todos, e isso não deve ser considerado absolutamente absurdo, pois o anjo não usa a palavra em contraste com todos ou poucos, mas apenas com um. Alguns judeus esforçam essa expressão para significar a restauração da Igreja neste mundo sob si mesmos, o que é perfeitamente frívolo. Nesse caso, o idioma a seguir não seria correto: – Alguns ressuscitarão para a vida e outros desonrarão e desprezarão. Portanto, se isso não interessasse senão a Igreja de Deus, certamente nenhum seria desonrado e condenado. Isso mostra que o anjo está tratando a última ressurreição, que é comum a todos, e não permite exceções. Ultimamente, expliquei por que ele chama nossa atenção para o advento de Cristo. Uma vez que todos os anos no mundo ficarão constantemente confusos, nossas mentes devem necessariamente ser elevadas e obter a vitória sobre o que observamos com nossos olhos e compreender com nossos sentidos externos.

Aqueles que dormem na terra e no pó; ou seja, onde quer que a terra e o pó existam, eles surgirão, implicando a esperança de uma ressurreição não fundada em causas naturais, mas dependendo do poder inestimável de Deus, que supera todos os nossos sentidos. Portanto, embora os eleitos e os iníquos sejam reduzidos à terra e ao pó, isso não deve de modo algum constituir um obstáculo para que Deus os levante novamente. Ele usa terra e poeira. No meu julgamento, ???? , admeth, “da terra”, é o gênero, e ??? , gnepher, “poeira” é a espécie, o que significa que, embora sejam apenas carcaças podres, elas serão reduzidas a poeira, que são pequenas partículas de terra. Deus, então, é dotado de poder suficiente para chamar os mortos à novidade de vida. Esta passagem é digna de nota especial, porque os profetas não contêm nenhum testemunho mais claro do que isso até a última ressurreição, principalmente porque o anjo distintamente afirma que o futuro ressurgirá tanto dos justos quanto dos iníquos. A eternidade é aqui oposta àquelas misérias temporais às quais estamos agora sujeitos. Aqui podemos notar a advertência de Paulo, de que aquelas aflições momentâneas pelas quais Deus nos prova, não podem ser comparadas com a glória eterna que nunca cessará. ( Romanos 8:18 .) Essa é, portanto, a razão pela qual o anjo se expressa com tanta clareza, que a vida eterna aguarda os eleitos, e a desgraça e condenação eternas serão o resultado dos ímpios. Depois ele se une, –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *