Estudo de Ezequiel 16:61 – Comentado e Explicado

Então te lembrarás de teu procedimento, e terás vergonha disso, quando eu tomar tuas irmãs mais velhas, juntamente com as mais novas, e tas der por filhas, mas isso não em virtude de tua aliança.
Ezequiel 16:61

Comentário de Adam Clarke

Tuas irmãs, tua mais velha e tua mais nova – Os gentios, que foram antes dos judeus serem chamados e depois que os judeus foram expulsos, são aqui denominados irmã mais velha e mais nova. Estes deveriam ser dados a Jerusalém por filhas; o último deve ser convertido a Deus pelo ministério dos homens que deveriam brotar da Igreja judaica. Os primeiros, que eram patriarcas etc., lucraram com o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Entre os últimos, o Evangelho foi pregado, primeiro por Cristo e seus apóstolos, e desde então por pessoas levantadas entre si.

Mas não pela tua aliança – Esta era a antiga aliança, cujas condições eles quebraram e cujas bênçãos perderam; mas por essa nova aliança, ou a renovação aos gentios daquela aliança que foi feita originalmente com Abraão enquanto ele era um gentio, prometendo que em sua semente todas as nações da terra seriam abençoadas; aquela aliança que respeitava a encarnação de Cristo e foi ratificada pelo sangue de sua cruz.

Comentário de John Calvin

Como Deus, então, mostra que ele não seria misericordioso com os judeus por nenhuma outra razão senão por estar atento à sua aliança, então agora, em troca, ele nos informa o que exige deles, a saber, que eles devem começar a reconhecer quão abjetamente abjuraram sua fidelidade prometida – quão indignamente desprezaram sua lei – quão obstinadamente obstinados haviam sido contra todos os seus profetas em menosprezar suas ameaças e em serem estúpidos sob penas manifestas. Mas essa passagem é digna de nota, uma vez que concluímos que ninguém é capaz de obter a misericórdia de Deus, exceto aqueles que estão insatisfeitos consigo mesmos e, envergonhados e confusos, se entregam à sua misericórdia. Em suma, vemos que a graça de Deus não beneficia de todo o obstinado: é oferecida a todos em comum; mas ninguém o recebe, exceto aqueles que se condenam e têm em mente seus crimes, para que sejam esquecidos diante de Deus. Se, portanto, desejamos que nossos pecados sejam enterrados diante de Deus, devemos lembrar deles mesmos; se desejamos que nossas iniquidades sejam apagadas diante de Deus e dos anjos, devemos nos desonrar; isto é, devemos corar e ter vergonha de nossa baixeza sempre que transgredirmos e provocarmos a ira de Deus. Portanto, vemos aqui que todo o conteúdo do Evangelho é resumido em breve; pois o Evangelho não contém nada além de arrependimento e fé, como é bem conhecido. Com relação à fé, Ezequiel proclamou que Deus, atento à sua aliança, se reconciliaria com os perdidos; mas ele agora acrescenta uma exortação para que eles reconheçam suas falhas: mas sabemos que a vergonha de que o Profeta fala é fruto ou parte do arrependimento, como é evidente na descrição da penitência de Paulo no sétimo capítulo de sua segunda epístola à Bíblia. Coríntios, ( 2 Coríntios 7: 9. ) Mas ainda teremos que falar sobre esse assunto, para que agora me apresse adiante, porque o que ensinei até agora não pode ser entendido até que cheguemos ao fim do versículo. Ele diz que quando você receber suas irmãs, tanto os mais velhos quanto os mais novos ; pois ele não fala aqui apenas de Sodoma e Samaria, mas de todas as nações; pois todas as nações podem ser chamadas de irmãs, pois todo o mundo estava corrompido. Como, portanto, eram todos iguais em vícios, sua união era como a do relacionamento. Por essa razão, ele diz que, quando os judeus voltarem a favor, eles terão uma grande multidão com eles, que receberão suas próprias irmãs ; isto é, coletará de todos os lados uma imensa multidão, para que todos sejam reunidos em obediência a Deus e sejam participantes da mesma aliança. Se alguém objeta que isso nunca foi cumprido, a resposta está à mão: os profetas falam do chamado dos gentios de duas maneiras. Eles às vezes o proclamam para declarar que judeus e israelitas são os líderes de todos os outros, para lhes conferir o favor e o patrocínio de Deus. Naquele dia, sete homens segurarão a saia de um único judeu e dirão: Guie-nos ao seu Deus ( Zacarias 8:23 😉 e essa era a ordem legítima, que os judeus, como primogênitos, deveriam unir os outros em aliança consigo mesmos e, assim, unir todos em um corpo e uma Igreja; mas, como os judeus foram cortados por sua ingratidão, os profetas mencionam outro chamado, de que os gentios deveriam ter sucesso no lugar do ingrato, como Paulo diz que os galhos naturais foram cortados e que fomos enxertados em quem pertencia à árvore infrutífera. ( Romanos 11:16 .) O Profeta acrescenta essa razão anterior, de que os judeus deveriam receber suas irmãs, mais velhas e mais jovens , uma vez que deveriam coletar a Igreja de Deus de todas as nações; e isso foi parcialmente cumprido. De onde veio o Evangelho, exceto desta fonte? como foi predito: Uma lei sairá de Sião, e a palavra de Deus de Jerusalém. ( Isaías 2: 3 ; Miquéias 4: 2. ) Novamente, no 110º Salmo, ( Salmos 110: 1 ), o seu cetro sairá de Sião; isto é, o reino de Cristo será propagado por todo o mundo: porque, portanto, a salvação fluiu dos judeus e o evangelho emanou dali, o que é prometido aqui foi parcialmente cumprido, a saber, que outras pessoas foram recebidas pelos judeus .

Ele agora se une, eu os darei por filhas: pois se os judeus não tivessem, por sua ingratidão, rejeitado a honra pela qual Deus os considerava dignos, eles sempre foram os primogênitos na Igreja. Então os gentios teriam sido, por assim dizer, subordinados a uma mãe, uma vez que eram “a Igreja primitiva” (de acordo com a língua do dia) e, portanto, teriam obtido o grau de mãe entre todas as nações. Portanto, Deus aqui, merecidamente, declara que daria a eles, todas as nações por filhas , a serem adicionadas aos judeus, quando os gentios fossem enxertados no mesmo corpo da Igreja pela fé no Evangelho. Mas ele acrescenta, não da tua aliança . Alguns referem isso a cerimônias, pois, quando os gentios foram adotados, eles ainda permaneciam livres das cerimônias da lei; mas isso é frio. Outros comparam esta passagem com Jeremias: estabelecerei uma nova aliança contigo, não como estabeleci com vossos pais, que eles tornaram vãos; mas esta é a aliança que farei com você, etc. ( Jeremias 31:31 .) Visto que, então, aqui é dito, a aliança não será de acordo com a aliança do povo , isto é dito com verdade, porque será um Novo Testamento. Mas esses expositores estão parcialmente certos, mas não totalmente; pois um contraste deve ser entendido entre a aliança do povo e a de Deus. Ele havia dito pouco antes, estarei atento à minha aliança: ele agora diz, não à tua . Por isso, ele reconcilia o que parecia oposto, a saber, que ele estaria atento ao seu próprio acordo, e ainda assim havia sido dissipado, quebrado e abolido. Ele mostra que foi consertado do seu lado, como se costuma dizer, mas vaidoso do lado do povo. Eu serei reconciliado, então, mas não através da tua aliança ; pois agora não havia aliança, como Oséias diz – Não é meu povo, não é amado. ( Oséias 1: 9 ). Toda a descendência de Abraão não era o povo de Deus, nem todas as suas filhas amadas; mas, embora a aliança fosse vã através da perfídia do povo, Deus venceu sua malícia e, assim, novamente ergueu sua própria aliança para com eles. . E quando ele disser: estabelecerei um pacto , podemos explicá-lo, estabelecê-lo novamente ou restaurá-lo novamente: pois dissemos que o Novo Testamento era tão distinto do Antigo, que foi fundado sobre ele. Pois o que nos é proposto em Cristo, a menos que Deus tenha prometido na lei? e, portanto, Cristo é chamado o fim da lei e, em outros lugares, seu espírito; pois, se a lei é separada de Cristo, é como uma letra morta: somente Cristo lhe dá vida. Visto que, hoje em dia, Deus não nos mostra nada em seu Filho unigênito, a não ser o que ele havia prometido anteriormente na lei, segue-se que seu convênio é estabelecido novamente e estabelecido perpetuamente; e, no entanto, isso não é parte do homem. Por que? Pois os homens haviam se revoltado tanto com a fé que Deus era livre; antes, a própria aliança não teve força e perdeu seu efeito através de sua perfídia: pois é fácil coletar os pontos em que o Novo e o Antigo Testamentos são semelhantes, e aqueles em que diferem. Eles têm essa semelhança, que Deus até hoje confirma para nós o que ele havia prometido anteriormente a Abraão, e em nenhum outro sentido poderia Abraão ser chamado de Pai dos Fiéis.

Uma vez que, portanto, Abraão é, neste momento, o pai de todos os fiéis, segue-se que nossa segurança não deve ser pensada de outra maneira senão naquela aliança que Deus estabeleceu com Abraão; mas depois a mesma aliança foi ratificada pela mão de Moisés. Uma diferença deve agora ser brevemente observada de uma passagem em Jeremias ( Jeremias 31:32 ), a saber, porque o antigo pacto foi abolido por culpa do homem, houve um remédio melhor, que se mostra duplo; ou seja, que Deus enterre os pecados dos homens e inscreva sua lei em seus corações: isso também foi feito no tempo de Abraão. Abraão creu em Deus: a fé sempre foi um dom do Espírito Santo; portanto, Deus inscreveu sua aliança no coração de Abraão. ( Gênesis 15: 6 ; Romanos 4: 3 ; Efésios 2: 8. ) Ele inscreveu sua lei no coração de Moisés e no resto dos fiéis. Isso é verdade: mas, a princípio, a graça interior era mais obscura sob a lei, e depois era um benefício adicional. Portanto, não se podia atribuir à lei que Deus regenerou seus próprios eleitos, porque o espírito de regeneração era de Cristo e, portanto, do Evangelho e da nova aliança. Mas ainda devemos lembrar o que eu disse, que os fiéis sob a antiga aliança foram dotados e dotados de um espírito de regeneração. No que diz respeito à remissão de pecados, era ainda mais obscuro: o gado era sacrificado, o que não podia obter salvação para homens miseráveis, nem apagar seus pecados. Portanto, se a lei for considerada em si mesma, a promessa da nova aliança não será encontrada nela: não me lembrarei dos teus pecados; ainda hoje, Deus é propício a nós, porque prometeu a Abraão que todas as nações deveriam ser cumpridas. abençoado em sua semente. ( Jeremias 31:34 ; Gênesis 12: 3 e Gênesis 18:18 .) Vemos então que a diferença que Jeremias aponta era realmente verdadeira; e, no entanto, a nova aliança fluiu tanto da antiga, que era quase a mesma em substância, embora distinta em forma.

Comentário de John Wesley

Então te lembrarás dos teus caminhos, e te envergonharás quando receberes tuas irmãs, teu ancião e teu filho mais novo; e eu te darei por filhas, mas não pela tua aliança.

Então – Quando essa nova aliança entrará em vigor.

Receber – admita na comunhão da igreja, os gentios, agora estranhos, mas depois irmãs.

Teu ancião – Aqueles que são maiores e mais poderosos que tu; que por seu poder, riqueza e honra estão tão acima de ti quanto os filhos mais velhos estão acima dos mais novos.

Tua mais nova – Tua irmã menor ou mais má.

Para filhas – assim como as filhas ouvem e obedecem, assim os gentios trazem para a igreja, ouvem a palavra de Deus, que saiu de Jerusalém.

Mas não – não por aquela antiga aliança que foi violada; nem por cerimônias externas, que eram uma grande parte da primeira aliança, mas pela aliança que escreve a lei no coração, e coloca o temor de Deus nas partes internas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *