Estudo de 1 Coríntios 2:4 – Comentado e Explicado

A minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloqüência persuasiva da sabedoria; eram, antes, uma demonstração do Espírito e do poder divino,
1 Coríntios 2:4

Comentário de Albert Barnes

E meu discurso – A palavra “discurso” aqui – se é para ser distinguido de “pregação” – refere-se, talvez, aos seus raciocínios mais particulares; sua pregação para seus discursos públicos.

Não com palavras atraentes – Não com os raciocínios persuasivos ( pe????? ?????? peithois logois) da sabedoria dos homens. Não com esse tipo de oratório que foi adaptado para cativar e encantar; e que os gregos tanto estimavam.

Mas em demonstração – Ao mostrar app?de??e? apodeixeiorior no testemunho ou evidência que o Espírito produziu. O significado é que o Espírito forneceu a evidência da origem divina da religião que ele pregava, e que isso não dependia, como prova, de seus próprios raciocínios ou eloqüência. A prova, a demonstração que o Espírito forneceu foram, sem dúvida, os milagres que foram realizados; o dom de línguas; e as notáveis ??conversões que assistiram ao evangelho – A palavra “Espírito” aqui se refere, sem dúvida, ao Espírito Santo; e Paulo diz que esse Espírito forneceu demonstração da origem e natureza divina do evangelho. Isso ocorreu pelo dom de línguas ( 1 Coríntios 1: 5-7 . Compare 1 Coríntios 2: 5 ; o poder e a eficácia divinos que assistiram à pregação do evangelho ali. Compare 1 Tessalonicenses 1: 5 – O efeito do evangelho é a evidência à qual o apóstolo apela à sua verdade, e esse efeito foi visto:

(1) Na conversão dos pecadores a Deus de todas as classes, idades e condições, quando todos os meios humanos de reformar eles eram inúteis.

(2) dando-lhes paz, alegria e felicidade; e na transformação de suas vidas.

(3) em torná-los pessoas diferentes – em tornar o bêbado sóbrio; o ladrão honesto; o puro licencioso; o profano reverente; o trabalhador indolente; o cruel e cruel, gentil e gentil; e o miserável feliz.

(4) na difusão de uma influência suave e pura sobre as leis e costumes da sociedade; e na promoção da felicidade humana em toda parte – E em relação a essa evidência a que o apóstolo apela, podemos observar:

(1) Esse é um tipo de evidência que qualquer pessoa pode examinar e que ninguém pode negar. Não precisa de argumentação trabalhada e obscura, mas está em toda parte da sociedade. Todo homem testemunhou os efeitos do evangelho na reforma do vicioso, e ninguém pode negar que ele tem esse poder.

(2) é uma poderosa demonstração do poder de Deus. Não há exibição mais impressionante de seu poder sobre a mente do que em um reavivamento da religião. Não há demonstração mais manifesta de sua presença do que quando, em tal reavivamento, os orgulhosos são humilhados, os profanos ficam horrorizados, o blasfemador é silenciado e os desprezíveis, abandonados e morais são convertidos a Deus e são levado como pecadores perdidos à mesma cruz, e encontra a mesma paz.

(3) o evangelho evidenciou, de época em época, que é de Deus. Todo pecador convertido fornece tal demonstração; e todo exemplo em que produz paz, esperança, alegria mostra que é do céu.

Comentário de E.W. Bullinger

pregação . Grego. kerugma, como em 1 Coríntios 1:21 .

com = pol. App-104.

sedutor = persuasivo. Grego. peithos. Só aqui. Compare o App-150.

palavras . Grego. logotipos, como em 1 Coríntios 2: 1 .

homem “s = humano. Grego. anthropinos. Veja Romanos 6:19 . Mas os textos omitem ” homem “s” .

demonstração . Grego. apodeixis. Só aqui. Compare 1 Coríntios 4: 9 .

do . . . poder . Aqui espírito = dom espiritual, neste caso, sabedoria divina. Pela figura do discurso Hendiadys (App-6) = “o presente poderoso” .

poder . App-172.

Comentário de John Calvin

4. E minha pregação não estava nas palavras persuasivas. Pelas palavras persuasivas da sabedoria do homem, ele quer dizer aquele oratório requintado que visa e se esforça mais pelo artifício do que pela verdade, e também pela aparência de refinamento que seduz a mente dos homens. Também não é sem uma boa razão que ele atribui persuasão ( t? p?????? ) (109) à sabedoria humana. Pois a palavra do Senhor nos restringe por sua majestade, como se por um impulso violento, a obedecer a ela. A sabedoria humana, por outro lado, tem seus atrativos, pelos quais ela se insinua (110) e seus dotes, por assim dizer, pelos quais ela pode conciliar para si as afeições de seus ouvintes. Com isso, ele contrasta a demonstração do Espírito e do poder , que a maioria dos intérpretes considera restritos a milagres; mas eu entendo isso em um sentido mais geral, como significando que a mão de Deus exercitou poderosamente em todos os sentidos através da instrumentalidade do apóstolo. Espírito e poder que ele parece ter usado por meio da hipalagem, (111) ( ?a? ? ?pa??a??? ,) para denotar poder espiritual , ou pelo menos com a visão de mostrar por sinais e efeitos de que maneira a presença do Espírito se mostrara em seu ministério. Ele também apropriadamente usa o termo ?p?de??e?? , ( demonstração 😉 pois essa é a nossa estupidez ao contemplar as obras de Deus, que quando ele faz uso de instrumentos inferiores, eles servem como muitos véus para esconder de nós sua influência, para que não o percebamos claramente. Por outro lado, como no adiantamento dado ao ministério de Paulo, não havia ajuda fornecida da carne ou do mundo, e como a mão de Deus era como foi revelada ( Isaías 52:10 ), sua influência foi seguramente o mais aparente.

Comentário de Adam Clarke

E meu discurso – ? ????? µ?? , Minha doutrina; o assunto da minha pregação.

E minha pregação – ?? ?????µa µ?? , Minha proclamação, minha maneira de recomendar as grandes, porém simples, verdades do Evangelho.

Não foi com palavras atraentes da sabedoria humana –?pe????? a????p???? s?f?a? ?????? , Com doutrinas persuasivas da sabedoria humana: em todos os casos deixei o homem de fora, para que Deus se tornasse mais evidente. Não usei nenhum dos meios pelos quais os grandes oradores se valem para se tornar popular e, assim, ganhar fama.

Mas na demonstração do Espírito – ?p?de??e? , Na manifestação; ou, como dois MSS antigos. tê-lo, ap??a???e? , na revelação do Espírito. A doutrina que ele pregou foi revelada pelo Espírito: que era uma revelação do Espírito, a santidade, pureza e utilidade da doutrina manifestada: e a derrubada da idolatria e a conversão das almas, pelo poder e energia da pregação, foram a demonstração de que tudo era divino. A maior parte dos melhores MSS., Versões e pais, deixa de fora o adjetivo a????p???? , homem, antes de s?f?a? , sabedoria: é possível que a palavra seja um glossário, mas está necessariamente implícita na cláusula. Não com os discursos persuasivos ou doutrinas da sabedoria; isto é, da filosofia humana.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 2: 4 . Mas na demonstração do Espírito e do poder Havia dois tipos de argumentos com os quais o Apóstolo confirmou o Evangelho; a primeira foram as revelações feitas a respeito de nosso Salvador por tipos e figuras, e profecias dele sob a lei; o outro, os milagres e dons milagrosos que acompanham os primeiros pregadores do Evangelho, na publicação e propagação do mesmo. O último desses São Paulo aqui chama poder; o primeiro ele chama de Espírito; e assim 1 Coríntios 2:12 ; 1 Coríntios 2:14 . As coisas do Espírito de Deus, e as coisas espirituais, são coisas que são reveladas pelo Espírito de Deus e não podem ser descobertas por nossas faculdades naturais. Locke. O arcebispo de Cambray, em vez de seduzir palavras da sabedoria humana, apresenta os discursos persuasivos gregos da sabedoria humana.

Comentário de John Wesley

E minha fala e minha pregação não foram com palavras atraentes da sabedoria do homem, mas na demonstração do Espírito e do poder:

E meu discurso em particular, assim como minha pregação pública, não foi com as palavras persuasivas da sabedoria humana, como as que os sábios do mundo usam; mas com a demonstração do Espírito e do poder – Com esse tipo poderoso de demonstração, que flui do Espírito Santo; que trabalha na consciência com a luz mais convincente e a evidência mais persuasiva.

Referências Cruzadas

Juízes 14:15 – No quarto dia disseram à mulher de Sansão: “Convença o seu marido a explicar o enigma. Caso contrário, poremos fogo em você e na família de seu pai, e vocês morrerão. Você nos convidou para nos roubar? “

Juízes 16:5 – Os líderes dos filisteus foram dizer a ela: “Veja se você consegue induzi-lo a mostrar-lhe o segredo da sua grande força e como poderemos dominá-lo, para que o amarremos e o subjuguemos. Cada um de nós dará a você treze quilos de prata”.

2 Samuel 14:17 – “E agora a tua serva diz: Traga-me descanso a decisão do rei, o meu senhor, pois o rei, meu senhor, é como um anjo de Deus, capaz de discernir entre o bem e o mal. Que o Senhor teu Deus esteja contigo! “

2 Samuel 15:2 – Ele se levantava cedo e ficava junto ao caminho que levava à porta da cidade. Sempre que alguém trazia uma causa para ser decidida pelo rei, Absalão o chamava e perguntava de que cidade vinha. A pessoa respondia que era de uma das tribos de Israel,

1 Reis 22:13 – O mensageiro que tinha ido chamar Micaías lhe disse: “Veja, todos os outros profetas estão predizendo que o rei terá sucesso. Sua palavra também deve ser favorável”.

2 Crônicas 18:19 – E o Senhor disse: ‘Quem enganará Acabe, rei de Israel, para que ataque Ramote-Gileade e morra lá? ’ “E um sugeria uma coisa, outro sugeria outra, até que,

Provérbios 7:21 – Com a sedução das palavras o persuadiu, e o atraiu com o dulçor dos lábios.

Provérbios 20:19 – Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais.

Jeremias 20:10 – Ouço muitos comentando: “Terror por todos os lados! Denunciem-no! Vamos denunciá-lo! ” Todos os meus amigos estão esperando que eu tropece, e dizem: “Talvez ele se deixe enganar; então nós o venceremos e nos vingaremos dele”.

Ezequiel 13:6 – Suas visões são falsas e suas adivinhações, mentira. Dizem “Palavra do Senhor”, quando o Senhor não os enviou; contudo, esperam que as suas palavras se cumpram.

Ezequiel 13:10 – ” ‘Por fazerem o meu povo desviar-se ao dizerem “Paz” quando não há paz, e porque, quando é construído um muro frágil, eles lhe passam cal,

João 16:8 – Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

Atos dos Apóstolos 20:27 – Pois não deixei de proclamar-lhes toda a vontade de Deus.

Atos dos Apóstolos 26:28 – Então Agripa disse a Paulo: “Você acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão? “

Romanos 15:19 – pelo poder de sinais e maravilhas e por meio do poder do Espírito de Deus. Assim, desde Jerusalém e arredores, até o Ilírico, proclamei plenamente o evangelho de Cristo.

Romanos 16:18 – Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos.

1 Coríntios 1:17 – Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Cristo, Sabedoria e Poder de Deus

1 Coríntios 2:1 – Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloqüente nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus.

1 Coríntios 2:13 – Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.

1 Coríntios 4:20 – Pois o Reino de Deus não consiste de palavras, mas de poder.

Gálatas 1:10 – Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.

Colossenses 2:4 – Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos aparentemente convincentes.

1 Tessalonicenses 1:5 – porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

1 Pedro 1:12 – A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu; coisas que até os anjos anseiam observar.

2 Pedro 1:16 – De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade.

2 Pedro 2:18 – pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *