Estudo de Ezequiel 13:6 – Comentado e Explicado

Vêem só visões disparatadas, só fazem predições enganosas, eles que dizem: oráculo do Senhor! quando o Senhor não os enviou; e, todavia, esperam a realização de sua palavra.
Ezequiel 13:6

Comentário de Albert Barnes

E eles fizeram outros … – Antes, “e esperam a confirmação de sua palavra”. Eles passam a acreditar em suas próprias mentiras.

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 13: 6-9 . Eles viram vaidade e adivinhações mentirosas – proferiram falsas profecias a respeito da paz e da prosperidade, fingindo ter visto aquilo que não viam e produzindo isso como uma verdade divina que sabiam ser uma mentira detestável. Eles fizeram outros – que eram tão simples a ponto de acreditar neles; esperar que eles confirmem a palavra – Ou melhor, que a palavra seja confirmada. Sua fala com tanta segurança fez com que outros esperassem confiantemente que o evento respondesse às suas predições, e que nunca chegariam os julgamentos que os verdadeiros profetas haviam ameaçado em nome de Deus, pelo que endureceram os pecados que deveriam ter se esforçado para cumprir. trazer ao arrependimento. Portanto, porque falaste vaidade – proferiram meras ficções e mentiras, tendo em vista a sua própria vantagem. Eis que eu sou contra você, diz o Senhor Deus – e quem pode ser por você quando estou contra você? E minha mão estará sobre os profetas – Meu poder os golpeia de tal maneira que seja evidente que caem sob meu desagrado; como Pelatias, Ezequiel 11:13 , e Hananias, Jeremias 28:15 . Eles não estarão na assembléia do meu povo – daqueles que daqui em diante me adorarem em Jerusalém; ou, no conselho secreto daqueles que devem consultar sobre assuntos públicos. Eles não serão membros da minha igreja aqui, nem participarão da comunhão dos santos no futuro. A palavra hebraica ??? , aqui representada assembléia, significa apropriadamente uma assembléia secreta ou conselho privado; como os que estão familiarizados com as intenções e propósitos secretos de seu príncipe. Por isso, é aplicado ao povo escolhido de Deus, àqueles que conhecem todo o conselho de Deus e a quem ele instrui e dirige por seu Espírito Santo: ver notas nos Salmos 25:14 ; Jeremias 23:18 . O profeta, portanto, diz a esses homens que pretendiam conhecer tanto os segredos do Todo-Poderoso que nunca deveriam ser do número daqueles favoritos do céu a quem Deus se revelaria e seus conselhos. Nem devem ser escritos, etc. – O sentido desta cláusula é quase o mesmo que o anterior; as palavras que contêm uma alusão aos registros geralmente mantidos pelos membros das cidades ou corporações, para os privilégios de que sociedades não são admitidas, exceto aquelas cujos nomes são inseridos em tais registros. Os falsos profetas, ao que parece, prometeram um rápido retorno aos exilados; Deus, portanto, diz a eles que nunca devem viver para vê-lo, nem que seus nomes sejam registrados no registro daqueles que devem voltar para casa. Nem entrarão na terra de Israel –

Eles nunca mais verão seu próprio país, nem terão parte das bênçãos peculiares aos verdadeiros israelitas: veja Lowth.

Comentário de John Calvin

Aqui, novamente, ele declara geralmente que aqueles falsos profetas foram vaidosos, e essa afirmação depende do princípio de que eles haviam falado de seu próprio coração ou espírito, pois nada falso ou vaidoso pode proceder de Deus. Segue-se, portanto, que eles estão aqui condenados à vaidade e à mentira, porque ousaram falsamente usar o nome de Deus quando não pronunciaram nada além de seus próprios sonhos. Ele agora confirma o que vimos no último versículo, quando ele diz que eles esperavam estabelecer sua palavra . Por isso, incharam o povo com vã esperança, quando disseram que Deus não seria tão severo a ponto de exigir punição contínua da nação santa e eleita. Os verdadeiros profetas também costumam recordar os pecadores à misericórdia de Deus, e magnificá-la para que aqueles que lutam com o desespero não duvidem do longânimo sofrimento de Deus, já que se diz que ele é lento na ira e inclinado à reconciliação; e sua piedade perdura por uma vida, enquanto sua raiva desaparece em um momento. ( Números 14:18 ; Salmos 103: 8 e Salmos 30: 5. ) Os verdadeiros profetas realmente agem assim; mas eles se juntam a dois membros que não devem ser separados, caso contrário, o próprio Deus seria, por assim dizer, dissipado. (6) Portanto, quando os verdadeiros profetas exortam os pecadores a esperar e predizer a liberdade de Deus para o perdão, eles também falam sobre penitência; eles não se entregam aos pecadores, mas os despertam, ou melhor, os ferem fortemente com um sentimento da ira de Deus, de modo a provocá-los de alguma maneira, uma vez que a misericórdia de Deus é posta diante de nós para esse fim, para que por isso possamos buscar a vida . Portanto, devemos estar mortos em nós mesmos; mas os falsos profetas se separam entre os dois e dividem Deus, por assim dizer, ao meio, uma vez que falam apenas de sua liberdade para perdoar, e declaram que sua clemência está posta antes de tudo, enquanto estão profundamente silenciosos sobre o arrependimento. Agora, portanto, vemos por que o Profeta aqui reprova esses traidores (7) que abusaram do nome de Deus, pois fizeram o povo ter esperança. Sem esperança, de fato, o pecador não poderia ser animado para buscar a Deus: mas eles prometeram paz, como ele dirá diretamente, quando não havia paz. Portanto, vamos prosseguir com a exposição.

Comentário de John Wesley

Eles viram vaidade e adivinhação mentirosa, dizendo: O SENHOR diz; e o SENHOR não os enviou; e fizeram outros esperar que confirmassem a palavra.

Vaidade – Coisas que não têm fundamento.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *