Estudo de 2 Reis 19:16 – Comentado e Explicado

Inclinai, Senhor, os vossos ouvidos e ouvi! Abri, Senhor, os vossos olhos e vede! Ouvi a mensagem de Senaquerib, que mandou blasfemar o Deus vivo!
2 Reis 19:16

Comentário de Joseph Benson

2 Reis 19: 16-18 . Que o enviou – Ou seja, o mensageiro que trouxe esta carta de trilhos; ou melhor, Rab-shakeh, que é facilmente entendido como mencionado no conteúdo do capítulo anterior, embora ele não lhe fizesse a honra de nomeá-lo. Na verdade, Senhor, os reis da Assíria destruíram as nações, etc. – Ele reconhece seus triunfos sobre os deuses dos pagãos, mas distingue entre eles e o Deus de Israel. E lançaram seus deuses no fogo: pois eles não eram deuses – Eles não conseguiram ajudar a si mesmos ou a seus adoradores, e, portanto, não é de admirar que os assírios os destruam. E, ao destruí-los, embora não soubessem, eles realmente serviram à justiça e ao ciúme do Deus de Israel, que determinou aniquilar todos os deuses dos pagãos. Mas eles foram enganados ao pensar que poderiam, portanto, ser muito difíceis para ele, que estava tão longe de ser um dos deuses que as mãos dos homens haviam feito, que ele próprio fez todas as coisas.

Comentário de E.W. Bullinger

Deus vivo. Sempre usado em contraste com os ídolos.

Comentário de John Wesley

SENHOR, inclina os teus ouvidos e ouve; abre, SENHOR, os teus olhos, e vê; e ouve as palavras de Senaqueribe, que o enviou a oprimir o Deus vivo.

Ele – Rabsaqué: ele não faria a honra de nomeá-lo.

Referências Cruzadas

1 Reis 8:29 – Estejam os teus olhos voltados dia e noite para este templo, lugar do qual disseste que nele porias o teu nome, para que ouças a oração que o teu servo fizer voltado para este lugar.

2 Reis 19:4 – Talvez o Senhor seu Deus ouça todas as palavras do comandante de campo, a quem o senhor dele, o rei da Assíria, enviou para zombar do Deus vivo. E que o Senhor seu Deus o repreenda pelas palavras que ouviu. Portanto, suplique a Deus pelo remanescente que ainda sobrevive”.

2 Crônicas 6:40 – “Assim, meu Deus, que os teus olhos estejam abertos e teus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar.

Salmos 31:2 – Inclina os teus ouvidos para mim, vem livrar-me depressa! Sê minha rocha de refúgio, uma fortaleza poderosa para me salvar.

Salmos 79:12 – Retribui sete vezes mais aos nossos vizinhos as afrontas com que te insultaram, Senhor!

Isaías 37:4 – Talvez o Senhor, o seu Deus, ouça as palavras do comandante de campo, a quem o seu senhor, o rei da Assíria, enviou para zombar do Deus vivo. E que o Senhor, o seu Deus, o repreenda pelas palavras que ouviu. Portanto, ore pelo remanescente que ainda sobrevive”.

Isaías 37:17 – Dá ouvidos, Senhor, e ouve; abre os teus olhos, Senhor, e vê; escuta todas as palavras que Senaqueribe enviou para insultar o Deus vivo.

Daniel 9:18 – Inclina os teus ouvidos, ó Deus, e ouve; abre os teus olhos e vê a desolação da cidade que leva o teu nome. Não te fazemos pedidos por sermos justos, mas por causa da tua grande misericórdia.

Hebreus 11:26 – Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *