Estudo de Daniel 9:18 – Comentado e Explicado

Ó meu Deus, ficai atento para ouvir-nos; abri os olhos para ver nossa ruína e a cidade que ostenta um nome vindo de vós. Não é em nome dos nossos atos de justiça que depositamos a vossos pés nossas súplicas, mas em nome de vossa grande misericórdia.
Daniel 9:18

Comentário de Albert Barnes

Ó meu Deus, incline os seus ouvidos e ouça – implorando sinceramente por sua atenção e seu favor, como se faz com um homem.

Abra teus olhos – Como se seus olhos estivessem fechados sobre a condição da cidade, e ele não a visse. Naturalmente, tudo isso é figurativo e é a linguagem do pedido forte e sincero quando o coração está muito interessado.

E a cidade que é chamada pelo teu nome – Margem, “sobre a qual o teu nome é chamado”. A margem expressa o sentido mais literalmente; mas o significado é que a cidade foi consagrada a Deus e foi chamada dele – a cidade de Jeová. Era conhecido como o local de seu santuário – a cidade onde sua adoração era celebrada e que era considerada sua morada peculiar na terra. Compare o Salmo 48: 1-3 ; Salmo 87: 3 . Esse é um novo campo de pedidos, que a cidade pertencia a Deus e que ele se lembraria da estreita conexão entre a prosperidade daquela cidade e a glória de seu próprio nome.

Comentário de Joseph Benson

Daniel 9: 18-19 . Ó meu Deus, incline seus ouvidos e ouça – A importunação do profeta, nesses versículos, é muito notável e comovente, e mostra como ele tinha em mente que o coração de seu pedido era concedido. Abra os teus olhos e contemple as nossas desolações – Especialmente as desolações da tua cidade e templo: ou, olhe com piedade para um caso mais angustiante e piedoso. Pois não apresentamos nossas súplicas diante de ti por nossa justiça Ou seja, nossos atos justos. Não esperamos ter sucesso em prol de qualquer coisa que tenhamos feito, feito ou que possamos fazer, como se fôssemos dignos de receber o teu favor, como se pudéssemos merecê-lo por algum bem em nós ou exigir qualquer coisa como uma dívida; mas pelas tuas grandes misericórdias – As únicas fontes de todas as nossas bênçãos. Conceda o que pedimos, para fazer parecer que você é um Deus misericordioso. Observe, leitor, as coisas boas que pedimos a Deus que chamamos de misericórdia, porque as esperamos puramente da misericórdia de Deus. E porque a miséria é o objeto adequado da misericórdia, portanto, o profeta aqui espalha a condição deplorável da igreja e do povo de Deus diante dele, por assim dizer, para mover sua compaixão. Ó Senhor, ouça; Ó Senhor, perdoa; não adie – Perdoe nossos pecados e depois apresse nossa libertação. Para que a misericórdia que pedimos seja concedida, seja removido o pecado que está no caminho de recebê-lo; Ó Senhor, ouça e faça – Não ouça e fale apenas, mas ouça e faça: faça por nós o que ninguém mais pode fazer, e tão rapidamente. Como ele agora vê o dia marcado se aproximando, ele pode orar com fé para que Deus se apresse com eles, e não adie a bênção esperada.

Comentário de E.W. Bullinger

Teus olhos . Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

que é chamado pelo teu nome; ou, sobre o qual o teu nome foi chamado.

nós Outros estavam orando com Daniel.

Comentário de John Calvin

Esta curta cláusula respira um maravilhoso fervor e veemência da oração; pois Daniel derrama suas palavras como se ele fosse levado fora de si. Os filhos de Deus estão freqüentemente em êxtase na oração; eles gemem e suplicam a Deus, usam vários modos de fala e muita tautologia e não podem se satisfazer. Nas formas de fala, de fato, os hipócritas às vezes são superiores; eles não apenas rivalizam com os adoradores sinceros de Deus, mas são levados por pompas externas e por um vasto monte de palavras em suas orações, chegam a muita elegância e esplendor e até se tornam grandes retóricos. Mas Daniel aqui mostra apenas uma parte de seus sentimentos; não há dúvida de que ele deseja dar testemunho a toda a Igreja com que veemente e fervorosamente orou, com o objetivo de inflamar outras pessoas com ardor semelhante. Neste versículo, ele diz, ó meu Deus, inclina os teus ouvidos e ouve. Teria sido suficiente apenas dizer, ouvir; mas como Deus parecia permanecer surdo, apesar de tantas orações e pedidos, o Profeta implora que ele incline seus ouvidos. Há uma antítese silenciosa aqui, porque os fiéis pareciam proferir palavras aos surdos, enquanto seus gemidos eram continuamente carregados para o céu durante setenta anos sem o menor efeito. Ele acrescenta a seguir, abre os olhos e vê. A negligência de Deus em responder deve ter abatido as esperanças dos piedosos, porque os israelitas foram tratados de maneira tão imerecida. Eles foram oprimidos por todas as formas possíveis de censura e sofreram o mais grave molestamento em suas fortunas, assim como em tudo o mais. No entanto, Deus passou por todas essas calamidades do seu povo, como se seus olhos estivessem fechados; e por essa razão, Daniel ora agora para abrir os olhos. É proveitoso observar essas circunstâncias com diligência, com o objetivo de aprender a orar a Deus; primeiro, quando em paz e capaz de expressar nossas petições sem a menor inquietação; depois, quando a tristeza e a ansiedade tomam conta de todos os nossos sentidos, e as trevas em todos os lugares nos cercam; mesmo assim, nossas orações devem ser continuamente continuadas no meio desses grandes obstáculos. E nos reunimos ao mesmo tempo, enquanto Deus nos pressiona até o extremo de nossas vidas, como devemos ser ainda mais importunos, porque o novo objeto; disso, nossa aflição severa, é despertar-nos em meio a nossa preguiça. Assim é dito nos Salmos ( Salmos 32: 6 ). O santo se aproximará de você em um tempo aceito . Nossa oportunidade surge quando as vastas necessidades nos dominam, porque Deus então nos agita e, como eu disse, corrige nossa lentidão. Vamos aprender, portanto, a nos acostumarmos à veemência na oração sempre que Deus nos exorta e nos incita por estímulos desse tipo.

Em seguida, ele diz: olhe para a nossa desolação – disso já dissemos o suficiente – e para a cidade em que seu nome é chamado Novamente Daniel coloca diante de si o fundamento seguro de sua confiança – Jerusalém foi escolhida como o santuário de Deus. Sabemos que a adoção de Deus foi sem arrependimento, como Paulo diz. ( Romanos 11:29 .) Daniel, portanto, aqui adota o método mais forte de apelar para a honra de Deus, exortando seu desejo de ser adorado no Monte Sião e por destinar Jerusalém para si como sede real. A frase, a ser chamada pelo nome de Deus, significa considerar o lugar ou a nação como pertencendo a Deus. Diz-se que o nome de Deus é chamado a nós, quando professamos ser o seu povo, e ele nos distingue pela sua marca, como se mostrasse abertamente aos olhos da humanidade o reconhecimento de nossa profissão. Assim, o nome de Deus foi chamado a Jerusalém, porque sua eleição já havia sido celebrada por muitas eras, e ele também reuniu um povo peculiar e indicou um lugar onde desejava que os sacrifícios fossem oferecidos.

Ele acrescenta depois: Porque não derramamos nossas orações diante do teu rosto sobre ou por meio de nossa própria justiça ( ?? ki, “mas”, na minha opinião é colocada aqui de maneira adversa), mas por causa de suas muitas ou grandes misericórdias Daniel more confirma claramente o que foi dito ontem, mostrando como sua esperança se baseava apenas na misericórdia de Deus. Mas afirmei como ele expressa seu significado mais claramente ao se opor a dois membros de uma sentença naturalmente contrária um ao outro. Não em nossa justiça, diz ele, mas em sua compaixão. Embora essa comparação nem sempre seja tão distinta, ainda assim essa regra deve ser mantida – sempre que os santos confiam na graça de Deus, eles renunciam ao mesmo tempo a todos os seus méritos, e não encontre nada em si para tornar Deus propício. Mas essa passagem deve ser observada diligentemente, onde Daniel exclui cuidadosamente tudo o que se opõe à bondade gratuita de Deus; e, em seguida, ele mostra como, apresentando qualquer coisa própria, como se os homens pudessem merecer a graça de Deus, eles diminuem em igual grau de sua misericórdia. As palavras de Daniel também contêm outra verdade, manifestando a impossibilidade de reconciliar duas coisas opostas, a saber, os fiéis se refugiando na misericórdia de Deus e, ainda assim, trazendo algo próprio e repousando sobre seus méritos. Como, portanto, existe uma repugnância completa entre a bondade gratuita de Deus e todos os méritos do homem, quão estúpidos são aqueles que se esforçam para combiná-los, de acordo com a prática usual do papado! E mesmo agora, aqueles que não se rendem voluntariamente a Deus e à sua palavra, desejam encobrir seu erro, atribuindo metade do louvor a Deus e à sua misericórdia e mantendo o restante como peculiar ao homem. Mas toda dúvida é removida quando Daniel coloca esses dois princípios em oposição um ao outro, de acordo com minha observação anterior – a justiça do homem e a misericórdia de Deus. Nossos méritos, na verdade, não se unirão mais à graça de Deus do que o fogo e a água, misturados na vã tentativa de buscar algum acordo entre os planos tão opostos. Em seguida, ele chama essas misericórdias de “ótimas”, como já observamos anteriormente o uso de uma grande variedade de palavras para expressar as várias maneiras pelas quais as pessoas eram receptivas a seu julgamento. Aqui, portanto, ele implora as misericórdias de Deus como muitas e grandes, como a maldade do povo havia chegado ao seu ponto máximo.

Quanto à seguinte expressão: As pessoas derramam suas orações diante de Deus, as Escrituras parecem, em certa medida, divergentes consigo mesmas, através do uso frequente de uma metáfora diferente, representando as orações elevadas ao céu. Essa frase geralmente ocorre: – Deus, elevamos ou elevamos nossas orações a ti. Aqui também, como em outros lugares, o Espírito dita uma forma diferente de expressão, representando os fiéis como lançando no chão seus votos e orações. Cada uma dessas expressões é igualmente adequada, porque, como dissemos ontem, tanto o arrependimento quanto a fé devem estar unidos em nossas orações. Mas o arrependimento lança os homens para baixo, e a fé os eleva novamente. À primeira vista, essas duas idéias não parecem facilmente reconciliadas; mas, ponderando esses dois membros de uma forma verdadeira e lógica de discurso, não acharemos possível elevar nossas orações e votos para o céu, sem pressioná-los, por assim dizer, até as mais baixas profundezas. Pois, por um lado, quando o pecador entra na presença de Deus, ele deve necessariamente cair completamente, ou melhor, desaparecer como se estivesse sem vida diante dele. Este é o efeito genuíno do arrependimento. E assim os santos rejeitam todas as suas orações, sempre que se reconhecem indignamente indignos do aviso do Todo-Poderoso. Cristo coloca diante de nós uma imagem desse tipo no caráter do publicano, que bate no peito e pede perdão com um semblante desanimado. ( Lucas 18:13 .) Assim também os filhos de Deus jogam suas orações naquele espírito de humildade que brota da penitência. Então eles elevam suas orações pela fé, porque quando Deus os convida para si mesmo, e lhes dá o testemunho de sua disposição propícia, eles se elevam e superam as nuvens, sim, até o próprio céu. De onde esta doutrina também brilha: Tu és um Deus que ouve a oração, como lemos nos Salmos. ( Salmos 65: 2. ) Como os fiéis determinam que Deus é propício, eles se aproximam ousadamente de sua presença e oram com a mente ereta, com a certeza de que Deus está satisfeito com o sacrifício que eles oferecem. Segue-se:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *