Estudo de Deuteronômio 33:27 – Comentado e Explicado

o Deus dos tempos antigos que é o teu refúgio e teu apoio os seus braços eternos, que, para te socorrer, cavalga os céus e as nuvens majestosamente. Expulsa o inimigo de diante de ti e te diz: Extermina!
Deuteronômio 33:27

Comentário de Albert Barnes

Teu refúgio – Antes, “morada”. Compare o Salmo 90: 1 ; Salmo 91: 9 .

Comentário de Adam Clarke

O Deus eterno – ??? ???? elohey kedem , o Deus anterior; Ele que era velho. Não como os deuses que surgiram ultimamente. Aquele que sempre foi e sempre será; e Aquele que foi, é e será imutavelmente santo, sábio, justo e misericordioso. Veja a nota em Gênesis 21:33 .

Braços eternos – Como o braço é o emblema do poder, e do poder em um estado de esforço, as palavras aqui afirmam que um poder ilimitado e inconquistável deve ser exercido eternamente na defesa da Igreja de Deus e em nome de todos aqueles que confie nEle.

Expulsar o inimigo – Ele expulsará todos os habitantes antigos e te colocará em posse de suas terras.

Comentário de John Wesley

O Deus eterno é o teu refúgio, e por baixo estão os braços eternos; e ele expulsará o inimigo de diante de ti; e dirá: destrua-os.

O Deus eterno – Aquele que esteve diante de todos os mundos, e será, quando o tempo não existir mais: é o seu refúgio – Ou a sua habitação ou mansão (é o que a palavra significa) em quem você está seguro, e fácil, e em repouso, como um homem está em sua própria casa. Todo verdadeiro israelita está em casa em Deus: a alma volta para ele e repousa nele. E os que fazem dele sua habitação terão nele todos os confortos e benefícios de uma habitação.

E embaixo estão os braços eternos – O poder todo-poderoso de Deus, que protege e conforta todos os que confiam nele, em seus maiores problemas e angústias.

Ele expulsará o inimigo de diante de ti – Dará lugar a ti por seu poder sem resistência, e dirá: Destrua-os – Dando-lhe não apenas uma comissão, mas força para executá-lo. E ele não deu a mesma comissão e a mesma força aos crentes, para destruir todo pecado?

Comentário de John Calvin

27. O Deus eterno é o teu refúgio. É como se ele tivesse dito que os israelitas eram protegidos do alto pela ajuda de Deus, e também baseados, por assim dizer, nEle. O início da oração corresponde ao outro nos Salmos 90: 1: “Senhor , tu foste a nossa morada em todas as gerações”. A soma é que, embora os israelitas pudessem estar expostos a muitos ferimentos, ainda havia repouso seguro para eles sob a sombra das asas de Deus; e certamente, a menos que a mão de Deus tivesse sido como um telhado para protegê-los, eles teriam perecido mil vezes. Mas, na medida em que não seria suficiente para nossas cabeças estarem em segurança, o outro ponto também é adicionado, a saber, que os braços de Deus devem ser estendidos para sustentá-los por baixo. Ele os chama de “eternos”, porque a segurança dos piedosos, que dependem de Deus, nunca é abalada: é, portanto, como se ele representasse Deus para ser ao mesmo tempo o fundamento e o teto de sua morada. . Outros o traduzem menos corretamente: “Viverás sob os braços do Eterno;” pois é feita uma distinção elegante (326) que, no entanto, tende ao mesmo ponto, quando Deus chamou ??? , kedem e Seus braços ??? , gnolam, a primeira das quais palavras faz referência ao passado, enquanto na outra há alusão ao futuro; como se ele tivesse dito de Deus, que Ele era desde o princípio, e que Seu poder perduraria até o fim.

Ele apresenta evidências experimentais das afirmações acima, na medida em que Deus destruiu milagrosamente os inimigos de Seu povo; ao mesmo tempo, ele especifica a maneira pela qual isso foi feito, a saber, que Ele havia dito: Destrua, apague ou se dissipe. E por essa palavra ele significa que, embora Deus tivesse feito uso do arbítrio dos israelitas, ainda assim Ele somente foi o conquistador; já que os israelitas não prevaleceram, exceto por Sua vontade e por Sua vontade.

Comentário de Joseph Benson

Deuteronômio 33:27 . O Deus eterno – Aquele que esteve diante de todos os mundos, e será quando o tempo não existir mais; é o teu refúgio – ou a tua habitação ou mansão (em que a palavra significa) em quem estás seguro, tranquilo e em repouso, como um homem em sua própria casa. Todo verdadeiro israelita está em casa em Deus: a alma volta para ele e repousa nele. E os que fazem dele sua habitação terão nele todos os confortos e benefícios de uma habitação. E embaixo estão os braços eternos – O poder todo-poderoso e a infinita bondade de Deus, que protege e conforta todos os que confiam nele, em seus maiores problemas e angústias. Ele expulsará o inimigo de diante de ti – expulsará os cananeus e abrirá espaço para você em seu país. E dirá: Destrua-os – Ou seja, lhe dará poder, bem como autoridade, para erradicá-los. Pois dizer é comandar, e o que ele ordena, ele dá poder para executar. E ele não ordenou aos crentes que destruíssem por si mesmos todo pecado; todos os maus temperamentos e inclinações corruptas, bem como todas as palavras e ações pecaminosas; e ele não lhes dará poder, se o solicitarem?

Comentário de E.W. Bullinger

refúgio = morada. Salmos 90: 1 ; Salmos 91: 9 . Ou: “Acima está o Deus eterno, e embaixo estão Seus braços eternos”.

braços. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (do Sujeito), App-6, pela força que existe neles. Também Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

Referências Cruzadas

Gênesis 49:24 – Mas o seu arco permaneceu firme, os seus braços fortes, ágeis para atirar, pela mão do Poderoso de Jacó, pelo nome do Pastor, a Rocha de Israel,

Deuteronômio 9:3 – Esteja, hoje, certo de que o Senhor, o seu Deus, ele mesmo, vai adiante de você como fogo consumidor. Ele os exterminará e os subjugará diante de você. E você os expulsará e os destruirá, como o Senhor lhe prometeu.

1 Samuel 15:29 – Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende, pois não é homem para se arrepender”.

Salmos 18:2 – O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.

Salmos 27:5 – Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo.

Salmos 36:7 – Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas.

Salmos 46:1 – Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

Salmos 46:7 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 46:11 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 48:3 – Nas suas cidadelas Deus se revela como sua proteção.

Salmos 90:1 – Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração.

Salmos 91:1 – Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso

Salmos 91:9 – Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio,

Salmos 91:15 – Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.

Salmos 102:24 – Então pedi: “Ó meu Deus, não me leves no meio dos meus dias. Os teus dias duram por todas as gerações!

Provérbios 10:25 – Passada a tempestade, o ímpio já não existe, mas o justo permanece firme para sempre.

Provérbios 18:10 – O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros.

Cânticos 2:6 – O seu braço esquerdo esteja debaixo da minha cabeça, e o seu braço direito me abrace.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 25:4 – Tens sido refúgio para os pobres, refúgio para o necessitado em sua aflição, abrigo contra a tempestade e sombra contra o calor quando o sopro dos cruéis é como tempestade contra um muro

Isaías 26:4 – Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.

Isaías 32:2 – Cada homem será como um esconderijo contra o vento e um abrigo contra a tempestade, como correntes de água numa terra seca e como a sombra de uma grande rocha no deserto.

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

Miquéias 5:2 – “Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. “

Lucas 13:34 – “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedrejas os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Romanos 16:20 – Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês.

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

1 Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

Apocalipse 20:2 – Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos;

Apocalipse 20:10 – O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *