Estudo de Salmos 18:2 – Comentado e Explicado

O Senhor é o meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador. Meu Deus é a minha rocha, onde encontro o meu refúgio, meu escudo, força de minha salvação e minha cidadela.
Salmos 18:2

Comentário de Albert Barnes

O Senhor é minha rocha – A idéia nesta expressão e nas partes subsequentes da descrição é que ele devia sua segurança inteiramente a Deus. Ele tinha sido para ele como uma rocha, uma torre, um pavilhão, etc. – isto é, ele derivara de Deus a proteção que uma rocha, uma torre, uma cidadela, um pavilhão fornecia àqueles que dependiam deles, ou que eles foram projetados para garantir. A palavra “pedra” aqui se refere ao fato de que em tempos de perigo uma rocha elevada seria procurada como um local seguro, ou que homens voariam até ela para escapar de seus inimigos. Tais rochas abundam na Palestina; e pelo fato de serem elevados e de difícil acesso, ou pelo fato de que aqueles que fugiram para eles pudessem encontrar abrigo atrás de seus penhascos projetados, ou pelo fato de encontrarem segurança em suas cavernas profundas e escuras, tornaram-se lugares de refúgio em tempos de perigo; e a proteção era freqüentemente encontrada lá quando não podia ser encontrada nas planícies abaixo. Compare Juízes 6: 2 ; Salmo 27: 5 ; Salmo 61: 2 . Josephus, Ant., B. xiv., cap. xv.

E minha fortaleza – Ele tem sido para mim como uma fortaleza. A palavra fortaleza significa um lugar de defesa, um lugar tão fortalecido que um inimigo não poderia se aproximar dele ou onde alguém estaria seguro. Tais fortalezas eram muitas vezes construídas nas rochas ou nas colinas, onde aqueles que fugiram para lá seriam duplamente seguros. Compare Jó 39:28 . Veja também as notas em Isaías 33:16 .

E meu libertador – me libertando ou resgatando de meus inimigos.

Meu Deus – Quem me foi um Deus; isto é, em quem encontrei tudo o que está implícito na idéia de “Deus” – um protetor, ajudante, amigo, pai, salvador. A noção ou idéia de um “Deus” é diferente de todas as outras idéias, e Davi havia encontrado, como o cristão agora, tudo o que está implícito nessa idéia, em Javé, o Deus vivo.

Minha força – Margem, “Minha pedra” Então, o hebraico, embora a palavra hebraica seja diferente daquela usada na parte anterior do verso. Ambas as palavras denotam que Deus era um refúgio ou proteção, pois uma rocha ou rochedo está em perigo (compare Deuteronômio 32:37 ), embora a diferença exata entre as palavras possa não ser óbvia.

Em quem eu confiarei – Ou seja, eu o encontrei como um refúgio que eu podia confiar nele e, em vista do passado, confiarei nele sempre.

Meu escudo – A palavra usada aqui é a mesma que ocorre no Salmo 3: 3 , onde é traduzida como “escudo”. Veja as notas nesse versículo.

E o chifre da minha salvação – O “chifre” é para os animais os meios de sua defesa. Sua força está no chifre. Portanto, a palavra é usada aqui, como em outros lugares, para representar aquilo a que devemos em perigo nossa proteção e defesa; e a idéia aqui é que Deus era para o salmista o que a buzina é para os animais, o meio de sua defesa. Compare o Salmo 22:21 ; Salmo 75: 4-5 , Salmo 75:10 ; Salmo 92:10 ; Salmo 132: 17 ; Salmo 148: 14 .

E minha torre alta – Ele é para mim o que é uma torre alta para quem está em perigo. Compare Provérbios 18:10 : “O nome do Senhor é uma torre forte: o justo entra nela e está seguro.” A palavra usada aqui ocorre no Salmo 9: 9 , onde é traduzida como “refúgio”. (Margem, “Um lugar alto”.) Veja as notas nesse versículo. Tais torres foram erguidas nas montanhas, nas rochas ou nas muralhas de uma cidade e eram consideradas lugares seguros principalmente por serem inacessíveis. Assim, os antigos castelos da Europa – como o de Heidelberg, e geralmente os do Reno – foram construídos em lugares elevados e em posições que não podem ser facilmente acessíveis.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 18: 2 . O Senhor é minha rocha, etc. – Essas palavras, pelas quais Davi expressa sua segurança sob a proteção da providência de Deus, parecerão bem escolhidas, se considerarmos que, sob Saul, quando ele foi banido por ele, ele foi forçado a esconder-se em rochas e cavernas, e a retirar-se para sua segurança em íngremes colinas e precipícios, tornados pela natureza quase inacessíveis. Veja 1 Samuel 19:24 ; 1 Samuel 24: 2 . Ele declara ainda que Deus é seu escudo ou escudo; ou quem, como escudo nas mãos do soldado, o protegeu do perigo naquelas perigosas guerras em que ele estava envolvido com seus inimigos. Ele acrescenta: O chifre da minha salvação: ou seja, aquele que por seu poder me salva da destruição que meus inimigos pretendem; uma metáfora tirada dos chifres dos animais, que são seu ornamento e força; pelo qual eles se protegem e atacam aqueles que se opõem ou os ferem. A buzina é freqüentemente usada pelos escritores sagrados e pelos árabes para denotar riquezas, força, dignidade e poder. Veja também Hor. Carm. Lib. 3: Od. 21 e Epod. 6: Esse versículo contém uma cadeia contínua de metáforas e é uma paráfrase sublime no primeiro mandamento; declarar que Deus, somente o Deus de Israel, era o fundamento da confiança do salmista real e o autor de sua segurança e felicidade. Dr. Chandler e Patrick.

Comentário de E.W. Bullinger

rocha = fortaleza. Hebraico. sela “. Ver notas sobre Deuteronômio 32:13 e Êxodo 17: 6. Observe as figuras de linguagem Anthropopatheia e Exergasia. App-6.

fortaleza = fortaleza da montanha. Hebraico. mezad.

Meu Deus. El hebraico App-4.

força = rocha (na situação original): daí refúgio. Hebraico. zur. Ver Deuteronômio 32:13 ; não é o mesmo que os versículos: Salmos 18:17 , Salmos 18:32 , Salmos 18:39 .

confiança = fugir para refúgio. Veja App-69.

broquel = escudo. Hebraico. magen, como nos Salmos 18:30 e 5:12 .

a buzina, etc. Citado em Lucas 1:69 .

Comentário de Adam Clarke

O Senhor é minha rocha –

2. Eu permaneço nele como meu fundamento, e derivo todo bem daquele que é a fonte do bem. A palavra ??? sela significa aqueles precipícios escarpados que abrigam homens e animais selvagens; onde as abelhas costumavam fazer seus ninhos, e de onde o mel era coletado em grande abundância. “Ele o fez sugar o mel da rocha”, Deuteronômio 32:13 .

3. Ele era sua fortaleza; um lugar de força e segurança, fortificado pela natureza e pela arte, onde ele poderia estar a salvo de seus inimigos. Ele se refere àquelas alturas inacessíveis no país montanhoso e rochoso da Judéia, onde muitas vezes encontrara refúgio da perseguição a Saul. O que estes têm sido para o meu corpo, como o Senhor tem sido para a minha alma.

Deliverer –

4. ????? mephalleti , aquele que me faz escapar. Isso se refere à sua preservação em dificuldades e dificuldades. Ele quase sempre estava cercado e tomado, mas ainda assim o Senhor abriu caminho para sua fuga – saiu quando seus inimigos entraram; de modo que, enquanto eles entraram em um lado de sua fortaleza, ele saiu do outro e escapou com vida. Essas fugas eram tão estreitas e tão improváveis ??que ele viu claramente a mão do Senhor nelas.

5. Meu Deus, doi Eli , meu Deus forte, não apenas o objeto da minha adoração, mas aquele que fortalece minha alma.

6. Minha força, ???? tsuri . Esta é uma palavra diferente daquela no primeiro verso.

O rabino Maimon observou que ??? tsur, quando aplicado a Deus, significa fonte, fonte, origem, etc. Deus não é apenas a fonte de onde meu ser foi derivado, mas ele é a fonte de onde derivo todo o meu bem; em quem, diz David, vou confiar. E porque? Porque ele sabia que ele era uma fonte eterna e inesgotável de bondade. Essa boa idéia está perdida em nossa tradução; pois traduzimos duas palavras hebraicas de significado amplamente diferente, pelo mesmo termo em inglês, força.

7. Meu escudo, mag? maginni , meu escudo, meu defensor, aquele que cobre minha cabeça e meu coração, para que eu não seja morto nem ferido pelos dardos de meus adversários.

8. Chifre da minha salvação. O chifre era o emblema do poder e do poder no exercício. Isso já foi explicado; ver em 1 Samuel 2: 1 ; (Nota). O chifre da salvação significa uma salvação poderosa e eficiente.

9. Meu alto tourer; não apenas um local de defesa, mas um lugar do qual eu possa discernir o país ao redor e sempre ser capaz de descobrir o perigo antes que ele se aproxime de mim.

Comentário de John Calvin

2. Jeová é minha rocha, etc. Quando Davi acumula muitos títulos pelos quais honrar a Deus, não é um acúmulo inútil ou desnecessário de palavras. Sabemos como é difícil para os homens manterem a mente e o coração em Deus. Eles imaginam que não basta ter Deus para eles e, consequentemente, estão sempre buscando apoio e socorro em outro lugar, ou, na primeira tentação que os assalta, caem da confiança que depositaram nele. Davi, portanto, atribuindo a Deus vários métodos para salvar seu povo, protesta que, desde que ele tenha Deus para seu protetor e defensor, ele é efetivamente fortalecido contra todo perigo e agressão; como se ele dissesse: Aqueles a quem Deus pretende socorrer e defender não são apenas seguros contra um tipo de perigo, mas são como se estivessem cercados por muralhas inexpugnáveis ??de todos os lados, de modo que, caso fossem apresentadas mil mortes, eles não deveriam ter medo, mesmo nesse conjunto formidável. (388) Vemos, então, que o desígnio de Davi aqui não é apenas celebrar os louvores a Deus, como sinal de sua gratidão, mas também fortalecer nossas mentes com uma fé firme e firme, de modo que, quaisquer que sejam as aflições que nos aconteçam , podemos sempre recorrer a Deus e ser plenamente convencidos de que ele tem virtude e poder para nos ajudar de diferentes maneiras, de acordo com os diferentes métodos de nos fazer mal que os iníquos inventam. Nem, como observei antes, Davi insiste muito nesse ponto e expressa a mesma coisa por termos diferentes sem causa. Deus pode ter nos ajudado de uma maneira e, no entanto, sempre que surge uma nova tempestade, somos imediatamente atingidos pelo terror, como se nunca tivéssemos experimentado nada de sua ajuda. E aqueles que em um problema esperam dele proteção e socorro, mas que depois circunscrevem seu poder, considerando-o limitado em outros aspectos, agem como um homem que, ao entrar em batalha, se considera bem seguro quanto ao peito, porque tem um peitoral e um escudo para defendê-lo, e ainda tem medo de sua cabeça, porque ele está sem capacete. Davi, portanto, aqui fornece aos fiéis uma armadura completa, (389) para que eles sintam que não correm o risco de serem feridos, desde que estejam protegidos pelo poder de Deus. Que esse é o objetivo que ele tem em vista, é aparente na declaração que ele faz de sua confiança em Deus: eu confio nele . Portanto, aprendamos com seu exemplo, para aplicar em nosso próprio uso os títulos que estão aqui atribuído a Deus, e aplicá-los como um antídoto contra todas as perplexidades e angústias que podem nos assaltar; ou melhor, que sejam profundamente impressos em nossa memória, para que possamos repelir à distância, imediatamente, qualquer medo que Satanás possa sugerir à nossa mente. Dou essa exortação, não apenas porque trememos sob as calamidades com as quais somos atacados no momento, mas também porque invocamos em nossas próprias imaginações os perigos do tempo que está por vir e, portanto, desnecessariamente nos inquietamos com as meras criações de fantasia . Na música, como registrado em 2 Samuel 22: 3 , em vez dessas palavras, meu Deus, meu rock, é Deus do meu rock. E depois da palavra refúgio, há: Minha fortaleza, meu salvador, tu me preservarás da violência; palavras que tornam a frase mais completa, mas o significado chega à mesma coisa.

Comentário de John Wesley

O SENHOR é minha rocha, minha fortaleza e meu libertador; meu Deus, minha força, em quem eu confiarei; meu broquel, e o chifre da minha salvação, e minha torre alta.

Rocha – Para a qual eu fujo em busca de refúgio, como os israelitas fizeram em suas rochas.

Chifre – É uma metáfora daqueles animais cuja força está em seus chifres.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *