Estudo de Provérbios 18:10 – Comentado e Explicado

O nome do Senhor é uma torre: para lá corre o justo a fim de procurar segurança.
Provérbios 18:10

Comentário de Albert Barnes

Seguro – literalmente, como na margem, ou seja, é exaltado. Compare Salmos 18: 2 , Salmos 18:33 .

Comentário de Joseph Benson

Provérbios 18: 10-11 . O nome do Senhor – isto é, o Senhor, como ele se revelou em suas obras, e especialmente em sua palavra, por suas promessas e pelas declarações de suas infinitas perfeições e de sua boa vontade ao seu povo; é uma torre forte – é suficiente para nossa proteção contra os maiores perigos. Os justos – Pela fé e oração, devoção a Deus e dependência dele; correr para ele – Como sua cidade de refúgio. Tendo assegurado seu interesse pelo nome de Deus, eles se consolam e se beneficiam: saem de si mesmos, retiram-se do mundo, vivem acima dele, habitam em Deus e Deus neles, e estão seguros, como se eles estavam em uma fortaleza inexpugnável. Eles pensam que sim, e devem achar que sim. Observem, leitor, há em Deus o suficiente e nas descobertas que ele fez de si mesmo conosco, para nos tornar fáceis em todos os momentos. A riqueza depositada nesta torre é suficiente para nos enriquecer, para ser um banquete contínuo e um tesouro contínuo para nós; a força desta torre é suficiente para nos proteger; o nome do Senhor, ou aquele pelo qual ele se fez conhecido como Deus e como nosso Deus; seus títulos e atributos; sua aliança e todas as promessas dela formam uma torre e uma torre forte, impenetrável, inexpugnável para nós, se formos o seu povo. Isso é necessário; pois são apenas os justos que entram nesta torre, como aqui é declarado, ou que têm acesso a ela, de acordo com Isaías 26: 2 , que significa derrotar as vãs confidências daqueles que, apesar de viverem de maneira grosseira negligência e desprezo a Deus, mas presume esperar a salvação dele.

Comentário de E.W. Bullinger

nome = pessoa. Veja nota no Salmo 20: 1 .

seguro = definido no alto. Ilustrações: Jó ( Jó 19:25 , Jó 19:26 ); Habacuque ( Habacuque 3:17 , Habacuque 3:19 ); Asa ( 2 Crônicas 14:11 ); Ezequias ( 2 Reis 19: 14-20 , 2 Reis 19: 32-35 . Isaías 38: 1-8 ); Apóstolos ( Atos 4: 24-33 ).

Comentário de Adam Clarke

O nome do Senhor é uma torre forte – O nome do Senhor pode ser tomado pelo próprio Senhor; ele é uma torre forte, um refúgio e um local de total segurança para todos que confiam nele. O que uma fortaleza forte é para os sitiados, como Deus é para seus seguidores perseguidos, tentados e aflitos.

Comentário de John Wesley

O nome do SENHOR é uma torre forte; o justo entra nela e está seguro.

O nome – O Senhor, como ele se revelou em suas obras, e em sua palavra por suas promessas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *