Estudo de Filipenses 3:18 – Comentado e Explicado

Porque há muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se portam como inimigos da cruz de Cristo,
Filipenses 3:18

Comentário de Albert Barnes

Para muitos andam – Muitos vivem, sendo a vida cristã frequentemente nas Escrituras comparada com uma jornada. Para induzi-los a imitar aqueles que eram os mais santos, o apóstolo diz que havia muitos, mesmo na igreja, a quem não seria seguro imitar. Ele evidentemente aqui se refere principalmente à igreja de Filipos, embora possa ser que ele quisesse tornar a declaração geral e dizer que a mesma coisa existia em outras igrejas. Provavelmente ainda não houve tempo na igreja cristã em que a mesma coisa não possa ser dita.

De quem eu já disse muitas vezes – Quando ele pregou em Filipos. Paulo não tinha medo de falar dos membros da igreja quando eles cometeram erros e de advertir os outros a não imitar o exemplo deles. Ele não tentou encobrir ou desculpar a culpa porque estava na igreja, nem pedir desculpas pelos defeitos e erros daqueles que professavam ser cristãos. O verdadeiro caminho é admitir que há pessoas na igreja que não honram sua religião e advertir outras pessoas a não seguirem seu exemplo. Mas esse fato não torna a religião menos verdadeira ou valiosa, do que o fato de que há dinheiro falso falsifica todo o dinheiro ou torna genuína a moeda de nenhum valor.

E agora diga a você mesmo chorando – Este é o verdadeiro espírito com o qual falar dos erros e faltas dos cristãos. Não é para expor suas inconsistências no exterior. Não é para encontrar prazer no fato de serem inconsistentes. Não é para censurar a religião por esse motivo, e para dizer que toda religião é falsa e vazia, e que todos os professores são hipócritas. Devemos falar do fato com lágrimas; pois, se há algo que nos deva chorar, é que há na igreja pessoas hipócritas ou que desonram sua profissão. Devemos chorar:

(1) porque eles correm o risco de destruir suas próprias almas;

(2) porque eles estão destinados a certa decepção quando aparecem diante de Deus; e,

(3) porque prejudicam a causa da religião e dão oportunidade aos “inimigos do Senhor para falarem com reprovação”. Quem ama a religião. chorará pelas inconsistências de seus amigos; quem não, exulta e triunfa.

Que eles são os inimigos da cruz de Cristo – A “cruz” foi o instrumento da morte em que o Redentor morreu para fazer expiação pelo pecado. Como a expiação feita por Cristo pelo pecado é aquela que distingue especialmente sua religião de todas as outras, a “cruz” passa a ser usada para denotar sua religião; e a frase aqui significa que eles eram os inimigos de sua religião ou eram estranhos ao evangelho. Não se deve supor que eles eram inimigos abertos e declarados da cruz, ou que eles negaram que o Senhor Jesus morreu na cruz para fazer uma expiação. A característica dessas pessoas mencionadas no versículo seguinte é que elas estavam vivendo de uma maneira que mostrava que eram estranhas ao seu puro evangelho. Uma vida imoral é inimizade na cruz de Cristo; porque ele morreu para nos tornar santos. Uma vida em que não há evidências de que o coração seja renovado é inimizade com a cruz; pois ele morreu para que sejamos renovados. Eles são os inimigos da cruz, na igreja:

(1) que nunca nasceram de novo;

(2) que vivem na indulgência do pecado conhecido;

(3) que não manifestam nenhuma das peculiaridades daqueles que realmente o amam;

(4) que têm um interesse mais profundo pelos assuntos mundanos do que pela causa do Redentor;

(5) a quem nada pode induzir a desistir de suas preocupações mundanas quando Deus exige;

(6) que se opõem a todas as doutrinas únicas do cristianismo; e,

(7) que se opõem a todos os deveres especiais da religião ou que vivem na negligência habitual deles.

É de se temer que em todos os momentos existam inimigos da cruz na igreja, e a linguagem do apóstolo implica que é um assunto adequado de pesar e lágrimas. Ele chorou por isso, e nós também. É por essa causa que se causa tanto dano à verdadeira religião do mundo. Um inimigo secreto em um campo pode fazer mais mal do que cinquenta homens que são inimigos abertos; e um único membro profano ou inconstante de uma igreja pode causar muito mais danos do que muitos homens que são declaradamente contra a religião. Não é tanto por infiéis, escarnecedores e blasfemadores, que o dano é causado à causa da religião; é pela vida profana de seus amigos professos – a mundanidade, inconsistência e falta do espírito apropriado da religião, entre aqueles que estão na igreja. Quase todas as objeções feitas à religião são deste trimestre; e, se essa objeção fosse retirada, a religião de Cristo logo espalharia seus triunfos pelo mundo.

Comentário de E.W. Bullinger

Filipenses 3: 18-19 = Estes versículos formam um Parembole, App-6.

Comentário de John Calvin

18 Para muitos que andam A declaração simples , na minha opinião, é esta: Muitos andam que se ocupam das coisas terrenas, significando com isso, que há muitos que se arrastam pelo chão (195) , sem sentir o poder do reino de Deus. Ele menciona, no entanto, em conexão com isso, as marcas pelas quais essas pessoas podem ser distinguidas. Estes examinaremos, cada um na sua ordem. Por coisas terrenas, alguns entendem as cerimônias e os elementos externos do mundo, que esquecem a verdadeira piedade; prefiro, no entanto, ver o termo como se referindo à afeição carnal, como significando que aqueles que não são regenerados pelo Espírito de Deus pensa em nada além do mundo. Isso aparecerá mais distintamente do que se segue; pois ele os sustenta até o ódio neste terreno – que, desejando exclusivamente sua própria honra, facilidade e lucro, eles não tinham consideração pela edificação da Igreja.

Sobre quem eu sempre disse a ele Ele mostra que não é sem razão que ele frequentemente avisa os filipenses, na medida em que agora ele se esforça para lembrá-los por carta das mesmas coisas que ele lhes falara quando presentes com eles. . Suas lágrimas também são uma evidência de que ele não é influenciado pela inveja ou pelo ódio dos homens, nem por qualquer disposição de ofender, nem pela insolência do temperamento, mas pelo zelo piedoso, na medida em que ele vê que a Igreja está miseravelmente destruída (196). ) por essas pragas. Torna-se, com certeza, sermos afetados de tal maneira que, ao ver que o lugar dos pastores é ocupado por pessoas iníquas e sem valor, suspiramos e evidenciamos, pelo menos por nossas lágrimas, que sentimos profundamente tristes por a calamidade da igreja.

Também é importante observar quem Paulo fala – não sobre inimigos abertos, que declaradamente desejavam que a doutrina pudesse ser prejudicada – mas sim sobre impostores e esbanjadores, que pisotearam o poder do evangelho por causa de ambição ou de sua própria barriga. E inquestionavelmente pessoas desse tipo, que enfraquecem a influência do ministério buscando seus próprios interesses, (197) às vezes causam mais danos do que se se opusessem abertamente a Cristo. Portanto, não devemos poupá-los, mas apontá-los com o dedo, sempre que houver ocasião. Queixem-se depois, tanto quanto escolherem, da nossa severidade, desde que não aleguem nada contra nós que não esteja em nosso poder justificar o exemplo de Paulo.

Que eles são os inimigos da cruz de Cristo. Alguns explicam que cruz significa todo o mistério da redenção, e explicam que isso é dito deles, porque, ao pregar a lei, anularam o benefício da morte de Cristo. Outros, no entanto, entendem como significado, que eles evitavam a cruz e não estavam preparados para se expor a perigos por causa de Cristo. Entendo, no entanto, de uma maneira mais geral, como significando que, embora eles fingissem ser amigos, eles eram, no entanto, os piores inimigos do evangelho. Pois Paulo não é incomum empregar o termo cruz para significar toda a pregação do evangelho. Pois como ele diz em outro lugar,

Se alguém está em Cristo, seja uma nova criatura.
( 2 Coríntios 5:17 .) (198)

Comentário de Adam Clarke

Para muitas caminhadas, etc. – Os professores judaizantes continuam a pregar, que desejam incorporar a circuncisão e outras ordenanças da lei, com o Evangelho.

Eles são os inimigos da cruz de Cristo – eles atribuem justificação aos sacrifícios levíticos, do que à morte sacrificial de Cristo; e, portanto, são inimigos dessa cruz e não sofrerão perseguição por causa dela. Eles agradam o mundo e não correm o risco de serem reprovados.

Comentário de Thomas Coke

Filipenses 3:18 . Eles são os inimigos da cruz Ou seja, “inimigos da doutrina da salvação por uma dependência de Cristo crucificado”, pois enquanto eles instruíam os homens a buscar a salvação observando a lei cerimonial, eles os tiravam de depender apenas de Cristo crucificado. , e assim tornou a morte de Cristo insignificante e inútil. Veja Gálatas 2:21 ; Gálatas 5: 3-4 . Alguns, no entanto, entendem isso como se referindo ao seu temperamento imoral, posteriormente descrito; sendo o fim e o desígnio da cruz atrair nossos corações da terra para o céu, eles eram inimigos dela, por não estarem dispostos a cumprir esse fim e desígnio. É de se temer que muitos convertidos, tanto dos gentios quanto dos judeus, respondessem a esse caráter; e se o fizessem, era inteiramente do propósito do apóstolo reprová-los.

Comentário de John Wesley

(Porque muitos andam, dos quais muitas vezes te disse, e agora digo até chorando, que são os inimigos da cruz de Cristo:

Chorando – Como ele escreveu.

Inimigos da cruz de Cristo – Todos são covardes, todos envergonhados, todos delicados cristãos.

Referências Cruzadas

Salmos 119:136 – Rios de lágrimas correm dos meus olhos, porque a tua lei não é obedecida.

Isaías 8:11 – O Senhor falou comigo com veemência, advertindo-me a não seguir o caminho desse povo. Ele disse:

Jeremias 9:1 – Ah, se a minha cabeça fosse uma fonte de água e os meus olhos um manancial de lágrimas! Eu choraria noite e dia pelos mortos do meu povo.

Jeremias 13:17 – Mas, se vocês não ouvirem, eu chorarei em segredo por causa do orgulho de vocês. Chorarei amargamente, e de lágrimas os meus olhos transbordarão, porque o rebanho do Senhor foi levado para o cativeiro.

Daniel 4:37 – Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância.

Lucas 19:41 – Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela

Atos dos Apóstolos 20:19 – Servi ao Senhor com toda a humildade e com lágrimas, sendo severamente provado pelas conspirações dos judeus.

Atos dos Apóstolos 20:30 – E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos.

Romanos 9:2 – tenho grande tristeza e constante angústia em meu coração.

1 Coríntios 1:18 – Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.

1 Coríntios 6:9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

2 Coríntios 2:4 – Pois eu lhes escrevi com grande aflição e angústia de coração, e com muitas lágrimas: não para entristecê-los, mas para que soubessem como e profundo o meu amor por vocês.

2 Coríntios 11:29 – Quem está fraco, que eu não me sinta fraco? Quem não se escandaliza, que eu não me queime por dentro?

Gálatas 1:7 – que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo.

Gálatas 2:14 – Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: “Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus?

Gálatas 2:21 – Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela lei, Cristo morreu inutilmente! “

Gálatas 5:21 – e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

Gálatas 6:12 – Os que desejam causar boa impressão exteriormente, tentando obrigá-los a se circuncidarem, agem desse modo apenas para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.

Efésios 4:17 – Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.

Efésios 5:5 – Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.

Filipenses 1:4 – Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria

Filipenses 1:15 – É verdade que alguns pregam a Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade.

1 Tessalonicenses 4:6 – Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos.

2 Tessalonicenses 3:11 – Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia.

2 Pedro 2:10 – especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade. Insolentes e arrogantes, tais homens não têm medo de difamar os seres celestiais;

Judas 1:13 – São ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos; estrelas errantes, para as quais estão reservadas para sempre as mais densas trevas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *