Estudo de Jeremias 13:17 – Comentado e Explicado

Se não prestardes ouvidos, a minha alma derramará lágrimas em segredo por vosso orgulho, e meus olhos se fundirão em pranto, por causa da deportação do rebanho do Senhor.
Jeremias 13:17

Comentário de Albert Barnes

O rebanho do Senhor – As pessoas levadas em cativeiro com Jeconias formaram a Igreja Judaica, como nos dizem expressamente, enquanto Zedequias e o povo de Jerusalém possuíam apenas os elementos externos da Igreja e não sua realidade. É por essa razão que o exílio de setenta anos conta com o cativeiro de Jeconiah.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 13:17 . Mas se você não ouvir isso O profeta declara que, depois de ter feito tudo o que pôde para fazer com que o povo retornasse ao seu dever, sem sucesso, nada mais lhe restaria, mas deixaria de lado seu caráter público e secretamente lamentaria. sua obstinação e desprezo pela palavra de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Minha alma chorará em lugares secretos – Se você não der ouvidos ao Senhor, não há remédio: a destruição deve vir; e não me resta mais nada, senão ir em segredo, lamentar e lamentar o seu lote miserável.

Comentário de John Calvin

O Profeta os ameaçara indiretamente; mas ainda havia alguma esperança de perdão, desde que os judeus antecipassem o julgamento de Deus com o tempo e se humilhassem diante dele. Ele agora declara com mais clareza que uma destruição quase certa estava próxima: Se você não ouvir, ele diz, chorará minha alma em segredo. Mas há muito peso no que o Profeta sugere, que ele deixaria de abordá-las, como se ele dissera: “Até agora não deixei de exortá-lo, porque Deus me ordenou; mas não haverá remédio se, como sempre, se endurecerem contra o que eu lhes ensino. Agora não resta mais nada para mim, exceto me esconder em algum lugar secreto e lá para lamentar; porque o meu ofício profético entre vocês está chegando ao fim, pois não mereces esse favor de Deus. ”

Ele não declara simplesmente: Se não ouvirdes, mas acrescenta um pronome, isto: Se não ouvistes isto ou aquilo: pois os judeus poderiam ter levantado uma objeção e dito que não eram desobedientes a Deus, e havia profetas entre eles, como apareceu ontem; pois houve quem os enganou com suas lisonjas. O Profeta então não fala indistintamente, pois isso não teria efeito; mas ele declara expressamente que eles deveriam ouvir o que ele havia dito no último versículo: “Exceto então”, diz ele, “dás glória a Deus, eu te deixarei ou te darei adeus, e me esconderei em algum canto, e lamentem suas misérias. ” Quando o Profeta disse que nada restava para ele além de chorar, ele sugeriu que tudo acabara com eles e que a salvação deles era inútil. A soma do todo é que eles não deveriam ser sempre favorecidos com aquilo que agora estavam desprezando, isto é, serem advertidos pelos servos de Deus; pois se eles continuassem a desprezar todos os profetas, Deus retiraria tal favor deles.

O Profeta, ao mesmo tempo, mostra com que sentimentos ele exerceu seu ofício profético; pois embora ele soubesse que iria realizar, a parte de um arauto, e ousadamente denunciar aos judeus a calamidade que observamos; ele ainda sentia tanta pena de sua alma, que lamentava aquela perversidade que provaria sua ruína. O Profeta então conectou os dois sentimentos, de modo que, com um espírito ousado e intrépido, denunciou vingança contra os judeus e, ao mesmo tempo, sentiu compaixão e simpatia.

Ele então menciona a causa: pois cativo é o rebanho de Jeová que Jeremias poderia ter tido uma consideração também pelo seu próprio sangue. Quando, portanto, ele viu a nação da qual ele próprio havia saído miseravelmente, ele não podia deixar de lamentar sua ruína; mas ele tinha uma atenção especial ao favor de Deus, como também aconteceu com Paulo ( Romanos 9: 2). ) porque, embora ele se refira à sua descendência dos israelitas, e atribuia isso como uma razão pela qual ele desejava ser um anátema de Cristo por conta deles, havia ainda outras razões pelas quais ele falou muito deles; pois depois acrescenta que a aliança era deles, que eles derivaram sua origem dos pais, que deles Cristo veio segundo a carne, que é Deus, abençoada para sempre. Paulo então honrou e valorizou os benefícios com que os judeus eram enfeitados, que desejou morrer por sua salvação e até desejou ser um anátema de Cristo. Não há a menor dúvida, mas Jeremias, por uma razão semelhante, acrescenta agora, que ele procuraria se aposentar ou algum lugar escondido onde pudesse lamentar a destruição de seu povo, pois era o rebanho de Jeová (85). Vimos, portanto, que era A aliança de Deus que o fez derramar lágrimas, pois ele viu que, de certa maneira, falhou por culpa do povo. Segue-se –

Mas se não ouvirdes, chore em lugares secretos Minha alma, por causa de sua arrogância; Sim, lamentando, lamentará, e derramará aos meus olhos a lágrima; quando cativo é o rebanho de Jeová.

A palavra para “arrogância”, ??? , é traduzida como “insolência” pela Septuaginta e pelo árabe; “Orgulho” da Vulgata e “aflição” do siríaco. A palavra é comumente derivada de ??? , inchar, ser alto, ser exaltado. É encontrado nesse sentido em dois outros lugares, Jó 33:17 e Daniel 4:37 ; e, em um bom sentido, elevação, em Jó 22:29 . Parece ser uma contração, na íntegra. Veja Salmos 36:12 ; Provérbios 29:23 . Sendo este o significado da palavra, a visão de Calvino não pode ser admitida. Existe uma referência evidente ao que é dito em Jeremias 13:15 : “Não sejais elevados” ou “não sejais altivos”. A causa de seu choro foi a arrogância deles em não ouvir Deus falando com eles .

Comentário de E.W. Bullinger

minha alma = eu (enfático). Hebraico. nephesh. App-13. Figura do discurso Anthropopatheia.

chorar. . . chorar dolorido. . . atropelar. Figura do discurso Anabasis. App-6.

degradado, etc. Compare Mateus 26:38 . 19:41 . Veja App-85.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *