Estudo de Filipenses 1:15 – Comentado e Explicado

É verdade que alguns pregam Cristo por inveja a mim e por discórdia, mas outros o fazem com a melhor boa vontade.
Filipenses 1:15

Comentário de Albert Barnes

Alguns de fato pregam a Cristo até por inveja e conflito – Qual foi o fundamento dessa “inveja e conflito” que o apóstolo não menciona. Parece, no entanto, que mesmo em Roma havia um grupo com ciúmes da influência de Paulo e que supunha que essa era uma boa oportunidade para diminuir sua influência e fortalecer sua própria causa. Ele não estava agora à solta para poder encontrá-los e refutá-los. Eles tiveram acesso à massa do povo. Era fácil, sob pretensões plausíveis, insinuar sugestões sobre os objetivos ambiciosos ou a influência imprópria de Paulo, ou tomar uma posição forte contra ele e a favor de seus próprios pontos de vista, e eles aproveitaram essa oportunidade. Parece muito provável, embora isso não seja mencionado, que essas pessoas eram professores judaizantes, professavam o cristianismo e que supunham que os pontos de vista de Paulo eram depreciativos à honra de Moisés e da Lei.

E alguns também de boa vontade – Por motivos puros, não ter partido visa realizar, e não pretendo de forma alguma me causar problemas.

Comentário de E.W. Bullinger

Alguns. App-124.

pregar. App-121.

de = até, App-104. Filipenses 1: 2 .

também , & c. de boa vontade também,

boa vontade . Grego. eritheia, ver Romanos 2: 8 .

Comentário de John Calvin

15 Alguns de fato . Aqui está outro fruto dos laços de Paulo, que não apenas os irmãos despertaram a confiança por seu exemplo – alguns mantendo sua posição, outros se tornando mais ansiosos para ensinar – mas até mesmo aqueles que desejavam que ele fosse mal foram, por outro lado, despertados para publique o evangelho.

Comentário de Adam Clarke

Alguns – pregam a Cristo até por inveja e conflito – devem ter sido os professores judaizantes, que insistiram na necessidade de conectar os ritos mosaicos às instituições cristãs; e, provavelmente, denunciou Paulo aos judeus que moravam em Roma como não apenas um inimigo da lei e dos profetas, mas também como um cristão muito imperfeito, porque se declarou fortemente contra a doutrina da circuncisão, etc .; e sem dúvida procurou prejudicá-lo com os romanos pagãos.

A palavra pregar não deve ser tomada aqui como implicando que as diferentes pessoas mencionadas eram o que chamamos de pregadores do Evangelho: tudo o que podemos entender com o uso da palavra por São Paulo é que eles proclamaram Cristo como o Messias prometido, adotado a causa cristã, e sustentou, pública ou privada, que esse Jesus era o Cristo; mas nada desse tipo parece ter sido pretendido em referência à conversão dos pecadores.

Alguns também de boa vontade – Alguns, por mera benevolência ao apóstolo, adotaram sua doutrina e justificaram sua causa.

Comentário de Thomas Coke

Filipenses 1:15 . Alguns de fato pregam a Cristo, etc. – É muito apropriado perguntar quem eram esses pregadores, cuja afirmação correta pode dar alguma luz a esta Epístola. Não há dúvida de que eles devem ter sido professos convertidos à religião cristã; pois nenhum judeu ou gentio não convertido se daria ao trabalho de pregar a Cristo; e com toda a probabilidade esses pregadores devem ter sido convertidos do judaísmo; pois, primeiro, comparando o que São Paulo diz em suas outras epístolas, parece que a maior oposição, perturbação ou obstáculo que ele encontrou de qualquer um que se professasse cristão era deles: nem poderia, de fato, bem ser contra, por qualquer outro senão convertidos judeus, ou aqueles que foram seduzidos por, e caiu com eles. Em segundo lugar, quem além desses provavelmente tentaria acrescentar aflição aos laços de São Paulo? – Ele representa continuamente a causa de seus laços ser a pregação e a afirmação da liberdade dos gentios. Agora, os que estavam mais descontentes com a conduta que trouxe seus sofrimentos sobre ele, provavelmente foram os mais avançados para tentar agravar seus problemas com eles; e quem poderiam ser senão os judeus convertidos?

Comentário de John Wesley

Alguns de fato pregam a Cristo até por inveja e conflito; e alguns também de boa vontade: aquele que prega a Cristo de discórdia, não sinceramente, supondo acrescentar aflição aos meus laços:

Alguns de fato pregam a Cristo por discórdia – invejando o sucesso de São Paulo e esforçando-se para magoá-lo com isso.

Não sinceramente – De um desejo real de glorificar a Deus.

Mas supondo – Embora eles estivessem decepcionados. Para adicionar mais aflição aos meus laços – enfurecendo os romanos contra mim.

Referências Cruzadas

Mateus 23:5 – “Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas;

Atos dos Apóstolos 5:42 – Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.

Atos dos Apóstolos 8:5 – Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o Cristo.

Atos dos Apóstolos 8:35 – Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus.

Atos dos Apóstolos 9:20 – Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.

Atos dos Apóstolos 10:36 – Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos.

Atos dos Apóstolos 11:20 – Alguns deles, todavia, cipriotas e cireneus, foram a Antioquia e começaram a falar também aos gregos, contando-lhes as boas novas a respeito do Senhor Jesus.

Romanos 16:17 – Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles.

1 Coríntios 1:23 – nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios

1 Coríntios 3:3 – porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?

1 Coríntios 13:3 – Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.

2 Coríntios 1:19 – pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, pregado entre vocês por mim e também por Silvano e Timóteo, não foi “sim” e “não”, mas nele sempre houve “sim”;

2 Coríntios 4:5 – Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus.

2 Coríntios 12:20 – Pois temo que, ao visitá-los, não os encontre como eu esperava, e que vocês não me encontrem como esperavam. Temo que haja entre vocês brigas, invejas, manifestações de ira, divisões, calúnias, intrigas, arrogância e desordem.

Gálatas 2:4 – Essa questão foi levantada porque alguns falsos irmãos infiltraram-se em nosso meio para espionar a liberdade que temos em Cristo Jesus e nos reduzir à escravidão.

Filipenses 1:16 – Estes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho.

Filipenses 1:17 – Aqueles pregam a Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso.

Filipenses 1:18 – Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me,

Filipenses 2:3 – Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

Tiago 4:5 – Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?

1 Pedro 5:2 – Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *