Estudo de Filipenses 1:16 – Comentado e Explicado

Estes, por caridade, sabendo que tenho por missão a defesa do Evangelho;
Filipenses 1:16

Comentário de Albert Barnes

Aquele que prega Cristo de discórdia – De modo a formar festas e produzir disputas entre seus seguidores professos.

Não sinceramente – não “puramente” – ????? hagnos- não com motivos ou intenções puras. O verdadeiro objetivo deles não é pregar a Cristo, mas produzir dificuldades e provocar conflitos. Eles são pessoas ambiciosas e não têm consideração real pelo bem-estar da igreja e pela honra da religião.

Supondo acrescentar aflição aos meus laços – Para tornar minha provação maior. Como eles fizeram isso é desconhecido. Talvez fossem aqueles que estavam fortemente imbuídos de noções judaicas e que sentiam que seu curso tendia a diminuir o respeito pela lei de Moisés, e que agora aproveitavam a oportunidade para promover seus pontos de vista, sabendo que isso seria particularmente doloroso para ele quando ele não tinha liberdade de encontrá-los abertamente e de defender suas próprias opiniões. Também é possível que eles tenham insistido que o próprio Paulo havia recebido uma reprovação de sinal pelo curso que seguira e, como conseqüência, agora estava acorrentado. Bloomfield sugere que foi a opinião de muitos dos expositores antigos que eles se esforçaram para fazer isso pregando de modo a excitar a fúria da multidão ou dos governantes contra Paulo, e produzir maior severidade em sua punição. Mas a maneira pela qual eles fizeram isso é desconhecida, e a conjectura é totalmente inútil.

Comentário de E.W. Bullinger

pregar . App-121.

de . App-104.

contenção . Grego. eritheia . Ver Romanos 2: 8 .

não App-105.

sinceramente = de puro motivo. Grego. hagnos. Só aqui.

supor = pensar. Somente aqui, e Tiago 1: 7 .

adicionar . . . para . Epiphero grego . Veja Atos 19:12 , mas os textos dizem “levantar” (App-178.)

aflição . Grego. reticências. Veja Atos 7:10 .

Comentário de John Calvin

16 Alguns, eu digo, de contendas . Aqui temos um detalhe alongado, no qual ele explica mais completamente a afirmação anterior; pois ele repete que há duas classes de homens que são despertadas por seus laços para pregar a Cristo – aquele influenciado pela contenda, ou seja, pelo afeto depravado – o outro pelo zelo piedoso, como desejoso de manter junto com ele a defesa do evangelho. O primeiro, ele diz, não prega a Cristo puramente , porque não era um zelo correto. (68) O termo não se aplica à doutrina, porque é possível que o homem que ensina de maneira mais pura, não obstante, não tenha uma mente sincera. (69) Agora, que essa impureza estava na mente, e não se mostrou doutrina, pode ser inferida a partir do contexto. Paulo certamente não sentiria prazer em ver o evangelho corrompido; no entanto, ele declara que se alegra na pregação dessas pessoas, embora não tenha sido simples ou sincero.

É perguntado, no entanto, como essa pregação poderia ser prejudicial para ele? Respondo que muitas ocasiões nos são desconhecidas, na medida em que não estamos familiarizados com as circunstâncias da época. É perguntado mais adiante: “Visto que o evangelho não pode ser pregado, mas por aqueles que o entendem, que motivo induziu essas pessoas a perseguir a doutrina que aprovaram?” Eu respondo, essa ambição é cega, não, é uma fera furiosa. Portanto, não é de se estranhar se os falsos irmãos roubam uma arma do evangelho por assediar pastores bons e piedosos. (70) Paulo, certamente, não diz nada aqui (71) sobre o qual eu próprio não tenha tido experiência. Pois hoje em dia, existem aqueles que pregaram o evangelho sem outra intenção, a fim de gratificar a raiva dos ímpios perseguindo pastores piedosos. Quanto aos inimigos de Paulo, é importante observar, se eles eram judeus, quão louco era seu ódio, para até esquecer por que motivo o odiavam. Pois enquanto eles pretendiam destruí-lo, esforçavam-se para promover o evangelho, pelo qual eram hostis a ele; mas eles imaginaram, sem dúvida, que a causa de Cristo permaneceria ou cairia (72) na pessoa de um indivíduo. Se, no entanto, havia pessoas invejosas (73) que foram assim afastadas pela ambição, devemos reconhecer a maravilhosa bondade de Deus, que, apesar de tudo, deu uma questão tão próspera a seus afetos depravados.

Comentário de Adam Clarke

Pregar Cristo da discórdia – Os professores judaizantes também pregam a Cristo; eles reconhecem que Jesus é o Cristo ou o Messias prometido e o pregam como tal.

Não sinceramente – ??? ????? · Não castamente, adulterando o Evangelho; não falando toda a verdade, mas exatamente o que serviu ao seu propósito; e, ao mesmo tempo, denunciaram o apóstolo como inimigo das instituições divinas, porque ele falou contra a circuncisão.

Comentário de Thomas Coke

Filipenses 1:16 . Não sinceramente: Isso pode se referir ao assunto de sua pregação: não era um evangelho sincero, puro e incorrupto; mas eles o adulteraram, misturando o judaísmo com ele; e assim eles perverteram o evangelho de Cristo. Gálatas 1: 7 . Ou pode se referir às intenções dos pregadores: eles não agiram sinceramente no que fizeram; mas enquanto eles fingiam que seu grande objetivo era pregar a Cristo, em vez disso, eles tinham como principal objetivo pregar o apóstolo e diminuir sua reputação. As próximas palavras parecem apoiar o último sentido, assim como o que ele diz em Filipenses 1:18 . Veja a introdução a este capítulo.

Referências Cruzadas

Jó 6:14 – “Um homem desesperado deve receber a compaixão de seus amigos, muito embora ele tenha abandonado o temor do Todo-poderoso.

Jó 16:4 – Bem que eu poderia falar como vocês, se estivessem em meu lugar; eu poderia condená-los com belos discursos, e menear a cabeça contra vocês.

Salmos 69:26 – Pois perseguem aqueles que tu feres e comentam a dor daqueles a quem castigas.

2 Coríntios 2:17 – Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus.

2 Coríntios 4:1 – Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.

Filipenses 1:10 – para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *