Estudo de Salmos 69:26 – Comentado e Explicado

porque perseguiram aquele a quem atingistes, e aumentaram a dor daquele a quem feristes.
Salmos 69:26

Comentário de Albert Barnes

Pois eles perseguem aquele a quem você feriu – isto é, em vez de ter pena de alguém que é afligido por Deus, ou mostrar compaixão por ele, eles “acrescentam” às suas tristezas por suas próprias perseguições. O salmista estava sofrendo sob as mãos de Deus. Ele precisava de simpatia dos outros em suas provações. Em vez disso, porém, ele encontrou apenas censuras, oposição, perseguição, calúnia. Havia toda uma falta de simpatia e bondade. Havia uma disposição para tirar proveito do fato de que ele estava sofrendo nas mãos de Deus, para aumentar suas tristezas de todas as maneiras pelas quais eles poderiam fazê-lo.

E eles falam com a tristeza daqueles – O que eles dizem aumenta a sua tristeza. Eles falam do caráter daqueles que são aflitos; alegam que a aflição é a punição de algum crime que cometeram; tiram proveito de quaisquer expressões de impaciência que possam deixar cair em sua aflição para acusá-los de serem de espírito rebelde, ou consideram isso uma prova de que são destituídos de toda a verdadeira piedade. Veja as notas no Salmo 41: 5-8 . Foi isso que acrescentou muito à aflição de Jó. Seus amigos professos, em vez de simpatizarem com ele, tentaram provar que o fato de ele sofrer tanto nas mãos de Deus demonstrava que ele era um hipócrita; e as expressões de impaciência que ele proferiu em seu julgamento, em vez de levá-los a simpatizar com ele, apenas tendiam a confirmá-las nessa crença.

A quem feriste – literalmente, como na margem, “teu ferido”. Ou seja, daqueles a quem “tu” afligiste. A referência é ao próprio salmista como afligido por Deus, enquanto, ao mesmo tempo, ele faz a observação geral dizendo que esse era o caráter deles; era para isso que eles estavam acostumados a fazer.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 69:26 . E eles conversam com a dor E aumentam a dor. Veja o bispo Hare e o LXX.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 69:26 . Pois eles perseguem aquele a quem você feriu – Cristo era quem Deus havia ferido, pois agradou ao Senhor feri-lo, e ele foi estimado em ferido, ferido por Deus e afligido, Isaías 53: 4-5 ; e ele os judeus perseguiram com uma ira que alcançou o céu, clamando ; crucifique-o, crucifique-o. E o salmista está aqui atribuindo a causa das calamidades acima mencionadas infligidas a eles; a saber, que, em vez de lamentar e simpatizar com ele, quando o Senhor colocou sobre ele a iniqüidade de todos nós, eles, por censuras e blasfêmias, agravaram seus sofrimentos ao máximo; e depois continuou a perseguir seus discípulos da mesma maneira.

Comentário de E.W. Bullinger

aqueles a quem feriste = teus feridos.

Comentário de John Calvin

26. Porque perseguiram a quem feriste. Ele apresenta o crime pelo qual eles eram acusados, para tornar manifesto que eles mereciam ricas penas tão terríveis. Alguns explicam o versículo desta maneira: “Esses inimigos, ó Senhor! não contentes com os golpes que infligiste, exerceram sua crueldade contra um homem miserável, que já havia sido ferido por tua mão. ” E como é o ditado da humanidade socorrer os aflitos, quem derruba os oprimidos com toda a certeza trai a crueldade brutal de sua disposição. Outros rejeitam essa exposição, seja com base suficiente que eu não conheça, observando que Davi, falando propriamente, não foi atingido ou ferido pela mão de Deus, sendo da raiva violenta de seus inimigos que ele reclama por todo o salmo. Conseqüentemente, eles recorrem a uma interpretação sutil, e vêem Davi como significando que seus inimigos fingiram perversamente que tinham justamente causado contra ele, e se gabavam de serem ministros de Deus, cujo cargo era executá-lo como uma pessoa má. . Esse é um pretexto sob o qual os iníquos geralmente se protegem e pelos quais são levados a pensar que podem fazer o que quiserem legalmente contra aqueles que estão na miséria, sem nunca serem chamados a prestar contas. Assim, encontramos esse propósito dos iníquos expresso em outro lugar,

“Vamos persegui-lo, porque Deus o abandonou;
porque não há quem o livre. ”( Salmos 71:11 .)

Mas sou bastante de opinião que o salmista aplica o termo ferido ao homem a quem Deus pretendia humilhar como um de seus próprios filhos; de modo que, no próprio castigo ou correção, havia uma marca gravada do amor paterno de Deus. E ele emprega a expressão, os feridos de Deus, quase no mesmo sentido em que Isaías 26:19 fala dos mortos de Deus, o profeta denotando assim aqueles que continuam sob a tutela divina, mesmo na própria morte. Isso não pode ser estendido a todos os homens em geral, mas é exclusivamente aplicável aos verdadeiros crentes, cuja obediência Deus coloca à prova por meio de aflições. Se a partir disso os ímpios aproveitam a ocasião para perseguir os justos com maior severidade, não é de se admirar se eles se envolvem em condenações mais pesadas. Ao ver tais exemplos postos diante deles, a maneira pela qual eles deveriam ter raciocinado consigo mesmos é esta,

“Se essas coisas são feitas em uma árvore verde,
o que deve ser feito no seco? ” ( Lucas 23:31 .)

Mas, ao se tornarem cada vez mais endurecidos, é evidente que o orgulho e a insolência que manifestam contra os filhos de Deus provêm do desprezo e ódio da verdadeira religião. A palavra hebraica ????? , yesapperu, que geralmente é traduzida como recontar, eu interpretaria de maneira diferente. Significa apropriadamente numerar e, portanto, pode ser traduzido adequadamente o suficiente para aumentar ou aumentar (90), dando aqui o significado: De que as pessoas mencionadas, adicionando miséria à miséria, elevaram a dor à sua altura máxima.

Comentário de John Wesley

Porque perseguem a quem feriste; e falam da tristeza daqueles a quem feriste.

Para – que é um ato de crueldade bárbara.

Conversa – repreendendo-os e triunfando em suas calamidades.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *