Estudo de 2 Coríntios 4:1 – Comentado e Explicado

Por isso não desanimamos deste ministério que nos foi conferido por misericórdia.
2 Coríntios 4:1

Comentário de Albert Barnes

Portanto – ??? t??t? Dia toutoOn conta disso. Isto é, porque a luz do evangelho é muito clara; porque revela verdades tão gloriosas, e toda a obscuridade é removida, e somos autorizados a contemplar como um espelho a glória do Senhor, 2 Coríntios 3:18 . Visto que as glórias da dispensação do evangelho são tão grandes, e seus efeitos no coração são tão transformadores e purificadores. O objetivo é mostrar o “efeito” de ser confiado a esse ministério, sobre o caráter de sua pregação.

Vendo que temos esse ministério – O ministério do evangelho, muito mais glorioso do que o de Moisés 2 Coríntios 3: 6 ; qual é o ministério pelo qual o Espírito Santo age no coração das pessoas 2 Coríntios 3: 8 ; qual é o ministério daquele sistema pelo qual as pessoas são justificadas 2 Coríntios 3: 9 ; e que é o ministério de um sistema tão puro e sem nuvens, 2 Coríntios 3: 9-11 , 2 Coríntios 3:18 .

Como recebemos misericórdia – Tyndale traduz isso: “assim como a misericórdia é certa em nós”. A idéia é que foi pela mera misericórdia e favor de Deus que ele foi confiado ao ministério, e o objetivo de Paulo é sem dúvida impedir a “aparência” de arrogância e autoconfiança, afirmando que era necessário ser rastreado inteiramente a Deus que ele foi colocado no ministério. Ele sem dúvida estava de olho no fato de ter sido um perseguidor e blasfemador; e que foi pelo mero favor de Deus que ele havia sido convertido e confiado ao ministério, 1 Timóteo 1:13 . Nada humilhará mais efetivamente um ministro e o impedirá de assumir ares arrogantes e autoconfiantes do que olhar para sua vida passada; especialmente se sua vida era de blasfêmia, vício ou infidelidade; e lembrar que é pela mera misericórdia de Deus que ele é confiado ao alto cargo de um embaixador de Jesus Cristo. Paulo nunca se esqueceu de traçar sua esperança, sua nomeação para o cargo ministerial e seu sucesso, para a mera graça de Deus.

Não desmaiamos – Esse é um dos efeitos de ser confiado a esse ministério. A palavra usada aqui ( ???a???µe? ekkakoumen) significa, adequadamente, tornar-se um covarde; perder a coragem; depois ser desanimado, desmaiar, desanimar, em vista de provações, dificuldades, etc. – Robinson. Aqui significa que, pela misericórdia de Deus, ele não ficou desanimado com as dificuldades que encontrou; sua fé e zelo não foram flagrados; ele foi habilitado a ser fiel e trabalhoso, e sua coragem sempre se manteve, e sua mente estava cheia de alegria; veja nota em 2 Coríntios 2:14 . Ele não foi impedido por dificuldades; envergonhado por nenhuma oposição; expulso de seu propósito por nenhuma perseguição; e sua força não falhou em nenhuma provação. A consciência de ser confiado a “tal” ministério o animava; e a misericórdia e graça de Deus o sustentaram.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

Portanto = Por conta disso (em grego. Dia . App-104. 2 Coríntios 4: 2 ) isso.

vendo que temos = tendo.

ministério . Grego. diaconia App-190.

tem . Omitir.

recebeu misericórdia . Compare 1 Coríntios 7:25 .

desmaiar . Grego. ekkakeo. Ocorre: 2 Coríntios 4:16 , Lucas 18: 1 (que vêem). Gálatas 1: 6 , Gálatas 1: 9 . Efésios 3:13 . 2 Tessalonicenses 3:13 .

não. Grego. ou . App-105.

Comentário de John Calvin

1. Tendo este ministério. Ele agora retorna a uma recomendação de si mesmo pessoalmente, da qual ele havia se envolvido em uma discussão geral, em referência à dignidade do evangelho. Como, portanto, ele tem tratado a natureza do evangelho, mostra agora quão fiel e honesto é um ministro dele. Ele já mostrou anteriormente qual é o verdadeiro evangelho de Cristo. Ele agora mostra o que ele prega para ser tal. “Ter”, diz ele, ” este ministério” – aquele ministério, cuja excelência ele exaltava em termos tão magníficos, e o poder e utilidade que ele havia demonstrado em abundância. Portanto, para que ele não pareça se exaltar muito, ele pressupõe que não foi por seus próprios esforços ou por seus próprios méritos que ele alcançou um auge de honra, mas foi levado adiante pela misericórdia de Deus exclusivamente. Agora havia mais implícito em fazer da misericórdia de Deus a razão de seu apostolado, do que se ele a tivesse atribuído à graça de Deus. Não desmaiamos (423), isto é, não somos deficientes em nosso dever (424), para não cumpri-lo com fidelidade.

Comentário de Adam Clarke

Vendo que temos este ministério – o Evangelho, do qual ele deu aquele nobre relato que lemos no capítulo anterior.

Não desmaiamos – encontramos muitas tribulações, mas somos apoiados em todos e pela graça do Evangelho. Em vez de ??? e??a???µe? , não desmaiamos, ??? e??a???µe? , agimos de maneira não perversa, é a leitura do ADFG e alguns outros. Wakefield considera a leitura genuína; certamente faz muito sentido o que se passa antes e o que se segue. Se seguirmos esta leitura, todo o versículo poderá ser lido da seguinte forma: Portanto, como obtivemos misericórdia ou graciosamente confiamos , ??e???µ?? , com esse ministério, não agimos de maneira perversa, mas renunciamos às coisas ocultas da desonestidade, etc.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 4: 1 . Nós não desmaiamos; Este é o mesmo objetivo com o qual usamos grande clareza de expressão, no versículo 12 do capítulo anterior, e significa em ambos os lugares a pregação clara, clara, direta, direta e desinteressada do Evangelho; que é o que o apóstolo significa em grande medida por sua maneira figurativa de falar no capítulo anterior, e que ele expressa mais claramente nos cinco ou corrige os primeiros versículos deste; o principal assunto da parte anterior desta epístola é, como já observamos, justificar aos coríntios seu comportamento em seu ministério; e convencê-los de que, ao pregar o Evangelho, ele fora aberto e sincero, sem nenhum desígnio oculto ou a menor mistura de interesse secular.

Comentário de Scofield

Senhor Jeová.

Êxodo 34:34 .

transformado em transformado. A mesma palavra grega é traduzida como “transfigurada” em Mateus 17: 2 ; Marcos 9: 2 .

Comentário de John Wesley

Portanto, vendo que temos esse ministério, como recebemos misericórdia, não desmaiamos;

Portanto, tendo este ministério – Falado em 2 Coríntios 3: 6 .

Como recebemos misericórdia – Foram misericordiosamente apoiados em todas as nossas provações.

Não desmaiamos – Não desistimos de forma alguma do nosso glorioso empreendimento.

Referências Cruzadas

Isaías 40:30 – Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem;

1 Coríntios 7:25 – Quanto às pessoas virgens, não tenho mandamento do Senhor, mas dou meu parecer como alguém que, pela misericórdia de Deus, é digno de confiança.

2 Coríntios 3:6 – Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.

2 Coríntios 3:12 – Portanto, visto que temos tal esperança, mostramos muita confiança.

2 Coríntios 4:16 – Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,

2 Coríntios 5:18 – Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

Gálatas 6:9 – E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

Efésios 3:7 – Deste me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.

Efésios 3:13 – Portanto, peço-lhes que não se desanimem por causa das minhas tribulações em seu favor, pois elas são uma glória para vocês.

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

2 Tessalonicenses 3:13 – Quanto a vocês, irmãos, nunca se cansem de fazer o bem.

1 Timóteo 1:13 – a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;

Hebreus 12:3 – Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem.

1 Pedro 2:10 – Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.

Apocalipse 2:3 – Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *