Estudo de Lucas 2:37 – Comentado e Explicado

Depois de ter vivido sete anos com seu marido desde a sua virgindade, ficara viúva, e agora com oitenta e quatro anos não se apartava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações.
Lucas 2:37

Comentário de Albert Barnes

E ela era viúva com cerca de oitenta e quatro anos – ou seja, ela tinha cerca de 84 anos de idade. Isso não significa que ela era viúva há muito tempo.

Jejuns e orações – Serviço religioso constante. enquanto aguarda seu tempo em oração e em todas as ordenanças da religião.

Noite e dia – continuamente – ou seja, nos momentos habituais do culto público e em particular. Quando se diz que ela não se afastou do templo, significa que ela era “constante” e “regular” em todos os serviços públicos do templo, ou nunca esteve ausente desses serviços. Deus abençoa aqueles que esperam nos portões do templo.

Comentário de E.W. Bullinger

não. Grego. ou. App-105.

servido. O mesmo que Lucas 1:74 .

Comentário de John Calvin

37. Ela não partiu do templo. Esta é uma expressão hiperbólica; mas o significado é claro: Anna estava quase constantemente no templo. Lucas acrescenta que ela adorava a Deus com jejuns e orações dia e noite. Portanto, deduzimos que ela não visitou o templo com o simples propósito de realizar o serviço externo, mas acrescentou outros exercícios de piedade. Merece nossa atenção, que a mesma regra não seja imposta a todos e que todos não devam ser levados indiscriminadamente a copiar as performances, que são aqui elogiadas por uma viúva. Cada pessoa deve fazer uma investigação criteriosa, o que pertence ao seu próprio chamado. A ambição tola encheu o mundo de macacos, de pessoas supersticiosas que apanham, com mais “zelo” do que “conhecimentos” ( Romanos 10: 2 ), tudo o que ouvem louvado nos santos: como se a distinção de categoria não desse seleção de empregos necessários, para que cada pessoa possa responder à sua própria vocação. O que aqui está relacionado a Anna, Paulo aplica-se de maneira particular às viúvas ( 1 Timóteo 5: 5 😉 para que as pessoas casadas cumpram uma parte tola, se regularem sua vida por um modelo inadequado.

Mas ainda resta outra dúvida. Lucas parece fazer do jejum parte da adoração divina. Mas devemos observar que, dos atos relacionados à adoração, alguns são simplesmente necessários e, como estamos acostumados a dizer, são em si mesmos necessários; enquanto outros são acessórios e não têm outro design além de ajudar a classe anterior. As orações pertencem estritamente à adoração a Deus. O jejum é uma ajuda subordinada, que não agrada a Deus mais do que ajuda a seriedade e fervor da oração. Devemos sustentar, por essa regra, que os deveres dos homens devem ser julgados de acordo com o direcionamento para um fim apropriado e lícito. Devemos sustentar, também, por essa distinção, que as orações são uma adoração direta a Deus; enquanto o jejum faz parte do culto somente por causa de suas conseqüências. Tampouco há razão para duvidar que a santa mulher empregasse o jejum como excitação para lamentar as calamidades da Igreja que então existiam.

Comentário de Adam Clarke

Não partiam do templo – Frequentavam constantemente as horas de oração, que eram nove da manhã e três da tarde. Ver Atos 2:15 ; Atos 3: 1 . Não parece que as mulheres tenham outras funções a desempenhar naquele lugar sagrado.

Com jejuns – Ela acompanhava sua devoção com jejuns frequentes, provavelmente não mais que duas vezes na semana; pois esse era o costume dos fariseus mais rígidos: ver Lucas 18:12 .

Comentário de John Wesley

E ela era uma viúva de cerca de oitenta e quatro anos, que partiu não do templo, mas serviu a Deus com jejuns e orações noite e dia.

Oitenta e quatro anos – Estes foram os anos da sua vida, não apenas a viuvez.

Quem não partiu do templo – Quem assistiu lá em todas as horas declaradas de oração.

Mas serviu a Deus com jejuns e orações – mesmo nessa idade.

Noite e dia – ou seja, passar uma parte considerável da noite, bem como do dia.

Referências Cruzadas

Exodo 38:8 – Fez a bacia de bronze e a sua base com os espelhos das mulheres que serviam à entrada da Tenda do Encontro.

1 Samuel 2:2 – “Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus.

Salmos 22:2 – Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não respondes; de noite, e não recebo alívio!

Salmos 23:6 – Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.

Salmos 27:4 – Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.

Salmos 84:4 – Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! Pausa

Salmos 84:10 – Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.

Salmos 92:13 – plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus.

Salmos 135:1 – Aleluia! Louvem o nome do Senhor; louvem-no, servos do Senhor,

Atos dos Apóstolos 26:7 – Esta é a promessa que as nossas doze tribos esperam que se cumpra, cultuando a Deus com fervor, dia e noite. É por causa desta esperança, ó rei, que estou sendo acusado pelos judeus.

1 Timóteo 5:5 – A viúva realmente necessitada e desamparada põe sua esperança em Deus e persiste dia e noite em oração e em súplica.

Apocalipse 3:12 – Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome.

Apocalipse 7:15 – Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *