Estudo de Isaías 52:7 – Comentado e Explicado

Como são belos sobre as montanhas os pés do mensageiro que anuncia a felicidade, que traz as boas novas e anuncia a libertação, que diz a Sião: Teu Deus reina!
Isaías 52:7

Comentário de Albert Barnes

Que belo nas montanhas – Esta passagem é aplicada por Paulo aos ministros do evangelho (ver Romanos 10:15 ). O significado aqui parece ser o seguinte: Isaías estava descrevendo o retorno certo dos judeus à sua própria terra. Ele vê em visão os arautos anunciando seu retorno a Jerusalém correndo nas colinas distantes. Um arauto com boas notícias é um objeto bonito; e ele diz que seus pés são lindos; isto é, sua corrida é linda. Ele chegou a declarar que o longo e doloroso cativeiro estava encerrado, e que a cidade sagrada e seu templo deviam ressuscitar com esplendor, e que paz, abundância e alegria deviam se espalhar pela terra. Tal mensageiro que vem com pressa, diz o profeta, seria um objeto bonito. Alguns supuseram (ver Campbell nos Evangelhos, Diss. Vp 11, Seção 3,4), que a idéia aqui é que os pés dos mensageiros quando viajavam no pó eram naturalmente ofensivos e repugnantes, mas que o mensageiro da paz e a prosperidade para aqueles que foram oprimidos e afligidos pelos estragos da guerra foi tão encantadora que transformou um objeto desagradável em um objeto agradável.

Mas não vejo essa alusão aqui. É verdade que os pés daqueles que haviam viajado para longe em estradas secas e poeirentas apresentariam um espetáculo ofensivo ao espectador; e também é verdade, como sugere o Dr. Campbell, que a consideração de que aqueles que estavam chegando eram mensageiros de paz e segurança converteriam deformidade em beleza e nos fazem contemplar com prazer essa indicação de sua embaixada. Mas parece-me que essa passagem tem uma beleza muito maior. A idéia na mente do profeta não é que o mensageiro esteja tão próximo que a aparência sórdida de seus pés possa ser vista. O espectador deveria estar em pé entre as ruínas da cidade desolada, e o mensageiro é visto correndo nas colinas distantes. O arauto anunciado há muito tempo anunciando que essas ruínas devem subir, finalmente aparece. Visto nas colinas distantes, correndo rapidamente, ele é um objeto bonito. São os pés, a corrida e a pressa que atraem a atenção; uma indicação de que ele carrega uma mensagem de alegria e que a nação está prestes a ser restaurada. Naum, que deveria ter vivido depois de Isaías, evidentemente copiou dele esta bela imagem:

Eis nas montanhas os pés do alegre mensageiro,

Daquele que anuncia a paz;

Celebra, ó Judá, as tuas festas; faça teus votos;

Pois nunca mais passará por ti o ímpio;

Ele é totalmente cortado.

Naum 1:15

Que publica a paz – Esta declaração é geral, de que a vinda de um mensageiro seria acompanhada com alegria. A idéia particular e especial aqui é que seria um anúncio alegre de que esse cativeiro havia terminado e que Sião estava prestes a ser restaurado.

Isso traz boas novas do bem – Ele anuncia o que é bom ou o que é uma mensagem alegre.

Isso diz a Sião: teu Deus reina – Ou seja, teu Deus livrou o povo do seu cativeiro e está prestes a reinar novamente em Sião. Isso foi aplicado inicialmente ao retorno do cativeiro. Paulo, como já foi observado, aplica-o aos ministros do evangelho. Ou seja, é a linguagem que expressará bem a natureza da mensagem que os ministros do evangelho transmitem a seus semelhantes. A sensação é de que a chegada de um mensageiro trazendo boas notícias é universalmente agradável para as pessoas. E é agradável a chegada de um mensageiro anunciando que a paz é feita; ou se a chegada de um mensageiro declarando que o cativeiro em Babilônia havia terminado era encantadora, quanto mais a vinda do arauto anunciando que o homem pode estar em paz com seu Criador?

Comentário de Thomas Coke

Isaías 52: 7-8 . Quão belo, etc. – Enquanto o Filho de Deus se manifestava em carne e osso ao seu povo, o profeta, imediatamente extasiado em êxtase, vê primeiro os evangelistas, escolhidos pelo Senhor em toda a Judéia; então os apóstolos e seus contemporâneos, partindo da ordem do Senhor de Jerusalém; anunciando em todo o mundo, pela pregação do Evangelho, as boas novas da salvação preparadas para todas as pessoas sem distinção, e convidando-as a participar dessa salvação. É impossível aplicar essas palavras a outros que não sejam os primeiros pregadores do Evangelho, sem torcer-os da maneira mais forte possível: a?a??e????, o Evangelho é, literalmente, boas novas. Veja Lucas 2:10 . Vitringa apresenta o oitavo verso: A voz dos vigias; eles levantam a voz; juntos eles cantam; ou eles cantam em concerto. Pois os homens verão com os dois olhos, quando o Senhor tiver restaurado Sião. Vitringa supõe que os vigias aqui se referem aos profetas, que respondem ou cantam em conjunto com os evangelistas; pois entre estes existe a maior harmonia; de modo que o que os profetas predisseram a serem cumpridos, os evangelistas relatam como cumpridos. Os crentes, portanto, na voz dos evangelistas, reconhecem as palavras do profeta.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 52: 7 . Quão bonito – Quão excecional e aceitável é; sobre as montanhas – da Judéia, para as quais essas boas novas foram trazidas; são os pés daquele que traz boas novas – Notícias, primeiro, Da libertação dos judeus do cativeiro na Babilônia; e, segundo, da redenção e salvação da humanidade pelo Messias. Assim, a maioria dos comentaristas interpreta as palavras do profeta. Eles são “uma descrição poética”, diz Lowth, “do mensageiro que trouxe as boas novas do decreto de Ciro para o povo voltar para casa, a quem os vigias, mencionados Isaías 52: 8 , deveriam vislumbrar de longe do alto das montanhas, fazendo toda a pressa possível para publicar essas boas novas: um exemplo de sinal da providência imperiosa de Deus, do cuidado peculiar que ele tem por sua igreja. Mas este texto é aplicado de maneira muito apropriada por São Paulo aos primeiros pregadores do evangelho ( Romanos 10:15 ), as próprias palavras que importam boas novas dessa paz e salvação pelas quais o reino de Deus foi erguido entre os homens. ” De fato, a verdadeira paz e salvação foram adquiridas para a humanidade e são conferidas a eles somente por Cristo. E em seus dias, ou desde o tempo de sua manifestação na carne, e entrando em seu ministério público, Deus descobriu e exerceu seu domínio sobre o mundo muito mais eminentemente do que jamais havia feito desde o começo do mundo até aquele momento. Por conseguinte, podemos observar que os Salmos em que encontramos essa expressão, o Senhor reina, são pela generalidade de intérpretes, tanto judeus quanto cristãos, expostos dos tempos do Messias; a declaração é, de fato, a mesma que João Batista, o mensageiro de Cristo, e que o próprio Cristo publicou, quando testemunharam: O reino dos céus está próximo.

Comentário de Adam Clarke

Que lindo – Os vigias descobrem de longe, nas montanhas, o mensageiro trazendo as notícias esperadas e muito desejadas da libertação do cativeiro babilônico. Eles imediatamente espalharam as boas novas, Isaías 52: 8 , e em alta voz proclamam que Jeová está voltando para Sião, para retomar sua residência em seu santo monte, que durante algum tempo ele parecia ter desertado. Este é o sentido literal do lugar.

“Quão belos nas montanhas estão os pés do alegre mensageiro”, é uma expressão altamente poética: pois quão bem-vinda é sua chegada! Quão agradáveis ??são as notícias que ele traz!

Naum, Naum 1:15 , que geralmente deveria ter vivido depois de Isaías, tomou manifestamente dele essa imagem muito agradável; mas a imitação não é igual à beleza do original:

“Eis na montanha os pés do alegre mensageiro,

Daquele que anuncia a paz!

Celebra, ó Judá, as tuas festas; faça teus votos:

Pois nunca mais passará por ti o ímpio;

Ele é totalmente cortado. ”

Mas, ao mesmo tempo, deve-se observar que o assunto de Isaías é infinitamente mais interessante e mais sublime do que o de Naum; o último denuncia a destruição da capital do império assírio, o inimigo mais formidável de Judá; as idéias do primeiro são em toda sua extensão evangélicas; e, portanto, São Paulo, com a maior propriedade, aplicou essa passagem à pregação do Evangelho, Romanos 10:15 . As alegres notícias aqui a serem proclamadas: “Teu Deus, ó Sião, reina”, são as mesmas que João Batista, o mensageiro de Cristo e o próprio Cristo, publicou: “O reino dos céus está próximo”.

A partir do uso feito por nosso Senhor e pelos apóstolos, podemos ter certeza de que os pregadores do Evangelho são particularmente destinados. Montanhas são montadas para toda a terra da Judéia, onde o Evangelho foi pregado pela primeira vez. Parece haver uma alusão a uma batalha travada, e os mensageiros anunciando a vitória, que foi tão decisiva que a paz foi a conseqüência, e o trono do rei se estabeleceu na terra.

Parece haver dois tipos de mensageiros entre os judeus: um tipo sempre empregado para trazer más notícias; o outro para trazer o bem. Os nomes também e as pessoas desses diferentes mensageiros parecem ter sido bem conhecidos; para que, à distância, pudessem dizer, ao ver o mensageiro, que tipo de notícia ele estava trazendo. Veja um caso em questão, 2 Samuel 18: 19-27 ; (Nota). Ahimaaz e Cushi correndo para trazer a notícia da derrota de Absalão e seu exército rebelde. Ahimaaz é um homem bom e traz boas novas.

Comentário de John Calvin

7. Que lindo nas montanhas. O Profeta novamente confirma os crentes quanto à certeza da palavra de Deus, para que possam ser plenamente persuadidos de que serão restaurados à sua antiga liberdade, e podem confortar seus corações pela esperança garantida durante essa dura escravidão. Ele pronuncia magníficas recomendações nesta mensagem, para que os crentes possam estar convencidos de que Deus lhes oferece, em sua calamidade, a esperança de salvação futura; e, de fato, quando Deus fala, eles devem aceitar o consolo, para que, contando com isso, possam esperar com calma e paciência pelo cumprimento da promessa. Assim, para que os crentes possam refrear seus desejos pela paciência, ele adorna esplendidamente a palavra de Deus. “Você será tão ingrato a ponto de não ficar satisfeito com esse tesouro incomparável da palavra que contém tantos benefícios? Você dará lugar a paixões indisciplinadas? Você vai reclamar de Deus? ” Ele deseja se proteger contra a desconfiança das pessoas que foram atraídas por vários encantamentos, e não confiaram totalmente na palavra de Deus; e, portanto, ele elogia a excelência da doutrina e mostra que o Senhor nos concede “mais do que podemos dizer ou pensar”. ( Efésios 3:20 .)

Ele afirma que agora não fala de todo tipo de doutrina, mas daquilo que é adaptado à consolação e, portanto, mostra que “linda” e amável é a abordagem daqueles que trazem consolo da boca de Deus, que não só pode alivie nossa dor, mas até nos comunique uma alegria abundante. Aqui ele fala da doutrina da salvação e, consequentemente, diz que a paz, a felicidade, a salvação são proclamadas. Pela palavra “paz”, ele denota uma condição próspera e feliz, como já explicamos em outras passagens na íntegra a significação desse termo.

Isso diz a Sião. Por isso, inferimos o que é o começo dessa doutrina que Isaías prega e o que devemos principalmente desejar, a saber, que o reino de Deus possa ser erguido entre nós; pois até que ele reine entre nós, tudo deve entrar conosco e, portanto, devemos ser infelizes, pois, por outro lado, quando Deus se agrada de cuidar de nós, isso por si só é a parte principal da salvação; e essa também é a única maneira de obter a paz, embora o estado de coisas seja ruinoso e desesperado. E lembremos que esta mensagem é enviada à Igreja; pois não se aplica a pagãos que não conhecem a Deus.

Paulo cita essa passagem, a fim de provar que a pregação do Evangelho não procede dos homens, mas de Deus, e que os ministros que trazem a mensagem da salvação são enviados por ele. Ele emprega essa cadeia de raciocínio: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Mas é impossível alguém invocar Deus até que ele o conheça; pois não há entrada para invocá-lo até que se abra pela fé, para que, abraçando Deus como nosso Pai, possamos familiarmente derramar nossos cuidados em seu seio. Agora, o fundamento dela é a doutrina, pela qual o Senhor se revelou a nós, e para esse propósito emprega a agência e o ministério dos homens. Portanto, ele acrescenta, por fim, que não haverá quem pregue até que ele seja enviado por Deus. ” ( Romanos 10:15 .)

Mas pode-se pensar que Paulo tortura as palavras do Profeta; pois Isaías não diz que Deus envia ministros, mas que sua abordagem e presença são desejáveis. Eu respondo, Paulo tomou esse princípio como garantido, que nada é desejável senão o que vem de Deus. Mas de onde vem a salvação? Dos homens? Não; pois ninguém além de Deus pode ser o autor de um benefício tão distinto. Justamente, portanto, ele conclui que procede de Deus, e não do homem.

Comentário de John Wesley

Quão bonitos são sobre os montes os pés daquele que traz boas novas, que publica a paz; que traz boas novas do bem, que publica a salvação; que diz a Sião: Teu Deus reina!

As montanhas – da Judéia, para as quais essas boas novas foram trazidas e das quais se espalharam no exterior para outros países.

Dele – ou deles; o número singular sendo colocado para o plural.

Retorna – Nos dias do Messias, Deus descobriu e exerceu seu domínio sobre o mundo muito mais eminentemente do que nunca, desde o começo do mundo até aquele momento.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *