Estudo de 1 João 1:6 – Comentado e Explicado

Se dizemos ter comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a verdade.
1 João 1:6

Comentário de Albert Barnes


Se dizemos que temos comunhão com ele – se nos consideramos entre seus amigos, ou, em outras palavras, se professamos ser como ele: pois uma profissão de religião envolve a idéia de ter comunhão com Deus (compare as notas em 1 João 1: 3 ), e quem professa que deveria ser como ele.

E ande nas trevas – viva no pecado e no erro. “Andar nas trevas” agora geralmente significa estar em dúvida sobre o nosso estado religioso, em contraste com viver no gozo da religião. Essa não é, no entanto, provavelmente toda a idéia aqui. O pensamento principal é que, se vivemos em pecado, é uma prova de que nossa profissão de religião é falsa. Por mais desejável que seja ter o conforto da religião, ainda nem sempre é verdade que aqueles que não são cristãos verdadeiros, nem é verdade, de forma alguma, que pretendem enganar o mundo.

Mentimos – Somos falsos professores; somos enganados se pensarmos que podemos ter comunhão com Deus, e ainda viver na prática do pecado. Como Deus é puro, também devemos ser, se quisermos ser seus amigos. Isso não significa necessariamente que eles pretendiam enganar, mas que havia uma contradição irreconciliável entre uma vida de pecado e comunhão com Deus.

E não faça a verdade – não aja verdadeiramente. A profissão é falsa. Compare as notas em João 3:22 . Fazer a verdade é agir de acordo com a verdade; e a expressão aqui significa que tal pessoa não poderia ser cristã. E, no entanto, quantos existem vivendo em pecado conhecido que professam ser cristãos! Quantos, cujas mentes estão sombrias sobre todo o assunto da religião, que nunca conheceram nada da verdadeira paz e alegria que ela transmite, que, no entanto, nutrem a crença de que são amigos de Deus e estão indo para o céu! Eles confiam em um nome, em formas, em conformidade com ritos externos, e nunca conheceram nada da paz e pureza internas que a religião transmite e, de fato, nunca tiveram uma verdadeira comunhão com aquele Deus que é luz e em quem há não há trevas. Religião é luz; religião é paz, pureza, alegria; e apesar de existirem momentos em que, por um tempo, um verdadeiro cristão pode ser deixado nas trevas, sem alegria espiritual e duvidando de sua salvação, ainda assim é uma grande verdade que, a menos que saibamos por experiência pessoal o que é andar habitualmente na luz, ter o conforto da religião e experimentar em nossas próprias almas as influências que purificam o coração e que nos colocam em conformidade com o Deus que é luz, não podemos ter religião verdadeira. Tudo o resto é apenas um nome, que não nos valerá no último dia.

Comentário de E.W. Bullinger

Se App-118.

verdade . Veja a pág. 1511 e App-175.

Comentário de John Calvin

6 Se dissermos que é, de fato, um argumento do que é inconsistente, quando ele conclui que eles estão alienados de Deus, que andam nas trevas. Essa doutrina, no entanto, depende de um princípio superior, de que Deus santifica todos os que são dele. Pois não é um preceito nu que ele dá, que exige que nossa vida seja santa; mas ele mostra que a graça de Cristo serve para esse fim, para dissipar as trevas e acender em nós a luz de Deus; como se ele tivesse dito: “O que Deus nos comunica não é uma ficção vã; pois é necessário que o poder e o efeito dessa comunhão brilhem em nossa vida; caso contrário, a posse do evangelho é falaciosa. ” O que ele acrescenta, e não faz a verdade , é o mesmo que se ele tivesse dito: “Nós não agimos com sinceridade. Não consideramos o que é verdadeiro e certo. ” E esse modo de falar, como já observei, é freqüentemente usado por ele.

Comentário de Adam Clarke

Se dizemos que temos comunhão – Ter comunhão, comunhão com Deus, implica necessariamente uma participação da natureza Divina. Ora, se um homem professa ter tal comunhão e anda nas trevas – vive uma vida irreligiosa e pecaminosa, ele mente na profissão que faz e não faz a verdade – não anda de acordo com as instruções do Evangelho, em a graça da qual ele mantém sua relação com Deus e sua comunhão com ele.

Os gnósticos, contra cujos erros se supõe que esta epístola foi escrita, eram grandes pretendentes ao conhecimento, aos mais altos graus da iluminação divina e à comunhão mais próxima com a fonte da santidade, enquanto suas maneiras eram excessivamente corruptas.

Comentário de Thomas Coke

1 João 1: 6 . Se dizemos que temos comunhão com ele, Por comunhão com Deus, São João significa um santo exercício da presença Divina, andando pela fé à luz de seu semblante e uma consciência permanente de seu favor, que pode ser experimentada por ninguém, exceto aqueles que levam uma vida santa. Não podemos ter comunhão com Deus, a menos que pareçamos com ele em pureza, santidade e toda perfeição moral. A santidade é através da graça preservada e aumentada pela prática habitual dela e pela devoção. Assim, podemos manter a comunhão com Deus: mas se alguém que deixa de adorar e obedecer a Deus, ou pratica o vício, finge comunhão com Deus, impõe-se voluntariamente a si mesmo e não age de acordo com a verdade: a verdade é a regra ou medida de direito.

Comentário de John Wesley

Se dizemos que temos comunhão com ele e andamos nas trevas, mentimos e não fazemos a verdade:

Se dizemos – com a língua ou com o coração, se tentarmos convencer a nós mesmos ou aos outros. Temos comunhão com ele, enquanto andamos, interna ou externamente, nas trevas – em qualquer tipo de pecado.

Nós não sabemos a verdade – Nossas ações provam que a verdade não está em nós.

Referências Cruzadas

Salmos 5:4 – Tu não és um Deus que tenha prazer na injustiça; contigo o mal não pode habitar.

Salmos 82:5 – Nada sabem, nada entendem. Vagueiam pelas trevas; todos os fundamentos da terra estão abalados.

Salmos 94:20 – Poderá um trono corrupto estar em aliança contigo?, um trono que faz injustiças em nome da lei?

Provérbios 2:13 – que abandonam as veredas retas para andar por caminhos de trevas,

Provérbios 4:18 – A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia.

Mateus 7:22 – Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’

João 3:19 – Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.

João 3:21 – Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus”.

João 8:44 – “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

João 11:10 – Quando anda de noite, tropeça, pois nele não há luz”.

João 12:35 – Disse-lhes então Jesus: “Por mais um pouco de tempo a luz estará entre vocês. Andem enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não os surpreendam, pois aquele que anda nas trevas não sabe para onde está indo.

João 12:46 – Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

2 Coríntios 6:14 – Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?

1 Timóteo 4:2 – Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada

Tiago 2:14 – De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?

Tiago 2:16 – e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?

Tiago 2:18 – Mas alguém dirá: “Você tem fé; eu tenho obras”. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.

1 João 1:3 – Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

1 João 1:8 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

1 João 1:10 – Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

1 João 2:4 – Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.

1 João 2:9 – Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas.

1 João 4:20 – Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

Apocalipse 3:17 – Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *