Estudo de Salmos 5:4 – Comentado e Explicado

Pois vós não sois um Deus a quem agrade o mal, o mau não poderia morar junto de vós;
Salmos 5:4

Comentário de Albert Barnes

Pois tu não és um Deus que tem prazer na maldade – O salmista aqui se refere a uma característica bem conhecida e bem compreendida do Ser Divino, que ele era santo e puro, e que não podia ter nenhum prazer em promover os desígnios. de homens maus. Isto é dito com referência aos seus inimigos, que eram assim maus; e a idéia é que Deus não iria, e não poderia, consistentemente com sua natureza, promover seus desígnios. Essa é a base do encorajamento que ele teve que orar – que ele estava consciente de que seus próprios objetivos estavam certos, que sua causa era justa e que Deus não podia favorecer a causa dos ímpios. Este ainda é, e sempre será, um motivo de encorajamento para a oração. Se sabemos que nossa causa é correta, podemos esperar que Deus a favor; se uma causa está errada, não podemos esperar que ele se interponha para avançar. Homens bons, portanto, orem; homens maus não.

Nem o mal habitará contigo – A mesma idéia é aqui expressa em outra forma. Se Deus mostrasse favor aos iníquos, seria como se ele os admitisse em sua habitação, como fazemos com nossos amigos e com quem nos deleitamos. Mas, como Deus não faria isso, o salmista sente que era apropriado que ele o convocasse para libertá-lo das pessoas más.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 5: 4 . Nem o mal habitará nem os perversos peregrinarão. Fenwick entende isso do maligno, por meio de eminência; o diabo; como pelos justos ou justos , no versículo 12, ele supõe que o Messias seja indicado.

Comentário de E.W. Bullinger

maldade = ilegalidade. Hebraico. rasha “. App-44.

Comentário de Adam Clarke

Nem o mal habitará contigo – Como és santo, assim só tens prazer na santidade; e quanto aos homens maus, nunca entrarão na tua glória; ?? ???? ?? lo yegurecha ra , “o homem mau nem mesmo peregrina contigo.”

Comentário de John Calvin

Aqui, Davi faz da malícia e maldade de seus inimigos um argumento para impor sua oração pelo favor divino a ele. A linguagem é realmente abrupta, pois os santos em oração gaguejam com frequência; mas essa gagueira é mais aceitável a Deus do que todas as figuras da retórica, sejam elas tão finas e brilhantes. Além disso, o grande objetivo que Davi tem em vista é mostrar que, desde que a crueldade e a traição de seus inimigos haviam atingido seu auge, era impossível, mas Deus logo os prenderia em seu curso. Seu raciocínio está fundamentado na natureza de Deus. Visto que a justiça e o trato justo lhe agradam, Davi conclui que se vingará de todos os injustos e iníquos. E como é possível que eles escapem impunes de sua mão, visto que ele é o juiz do mundo? A passagem é digna de nossa atenção mais especial. Pois sabemos o quanto somos desencorajados pela insolência ilimitada dos ímpios. Se Deus não o reprimir imediatamente, ficaremos estupefatos e consternados, ou cairemos em desespero. Mas Davi, a partir disso, encontra uma questão de encorajamento e confiança. Quanto maior a ilegalidade com que seus inimigos procediam contra ele, mais fervorosamente ele suplica a preservação de Deus, cujo ofício é destruir todos os iníquos, porque ele odeia toda iniqüidade. Que todos os piedosos, portanto, aprendam, sempre que tiverem que lutar contra a violência, o engano e a injustiça, a elevar seus pensamentos a Deus, a fim de se encorajarem na certa esperança de libertação, conforme Paulo também os exorta . Tessalonicenses 1: 5 , “O que é”, diz ele, “é um sinal manifesto do justo julgamento de Deus, para que sejais considerados dignos do reino de Deus, pelo qual também sofrem: ver isso é uma coisa justa para Deus recompensar tribulações àqueles que os perturbam; e para você que está perturbado, descanse conosco. ” E, com certeza, ele não seria o juiz do mundo se não houvesse uma reserva para ele como recompensa para todos os ímpios. Um uso, portanto, que pode ser feito dessa doutrina é o seguinte: quando vemos os iníquos se entregando a suas concupiscências, e quando, em conseqüência, surgem dúvidas em nossa mente sobre se Deus cuida de nós, devemos aprenda a nos satisfazer com a consideração de que Deus, que odeia e abomina toda a iniqüidade, não permitirá que eles passem impunes, e embora ele tenha um certo tempo com eles, ele finalmente ascenderá ao tribunal e se mostrará um vingador, como ele é o protetor e defensor de seu povo. (73) Novamente, podemos deduzir dessa passagem a doutrina comum de que Deus, embora ele trabalhe por Satanás e pelos ímpios, e faça uso de sua malícia para executar seus julgamentos, não é, por esse motivo, o autor do pecado. , nem está satisfeito com isso, porque o fim que ele propõe é sempre justo; e ele justamente condena e pune aqueles que, por sua misteriosa providência, são levados aonde quer que desejem.

No versículo 4, alguns consideram ?? , ra , no gênero masculino, por um homem mau; mas eu entendo isso mais pela maldade que Davi declara simplesmente, que não há acordo entre Deus e a injustiça. Ele imediatamente começa a falar dos próprios homens, dizendo: Os tolos não ficarão diante de ti; e é uma inferência muito justa disso, que a iniqüidade é odiosa para Deus, e que, portanto, ele executará punição justa a todos os iníquos. Ele chama esses tolos, de acordo com o uso frequente do termo nas Escrituras, que, impelidos pela paixão cega, se precipitam no pecado. Nada é mais tolo do que os ímpios rejeitarem o temor de Deus e sofrerem o desejo de fazer mal a ser seu princípio dominante; sim, não há loucura pior que o desprezo a Deus, sob a influência da qual os homens pervertem bem. Davi coloca essa verdade diante de si para seu próprio conforto; mas também podemos extrair dela doutrina muito útil para nos treinar para o temor de Deus; pois o Espírito Santo, declarando que Deus é o vingador da iniquidade, põe um freio sobre nós, para impedir-nos de cometer pecados, na vã esperança de escapar impunemente.

Comentário de John Wesley

Pois tu não és um Deus que tenha prazer na maldade; nem o mal habitará contigo.

Certamente – Você não aprova, nem se deleita neles ou em suas orações.

Dwelt – Tenha alguma comunhão com você.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *