Estudo de Tiago 2:18 – Comentado e Explicado

Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Tiago 2:18

Comentário de Albert Barnes

Sim, um homem pode dizer … – A palavra que é traduzida como “sim” ( ???? alla) seria melhor traduzida por “mas”. O apóstolo pretende introduzir uma objeção, não fazer uma afirmação. O sentido é “alguém pode dizer” ou “para isso pode ser solicitado em resposta”. Ou seja, talvez se possa dizer que a religião nem sempre se manifesta da mesma maneira, ou não devemos supor que, porque nem sempre seja exibida da mesma forma, ela não exista. Um homem pode manifestá-lo de uma maneira e outro de outra, e ainda assim ambos têm verdadeira piedade. Um pode ser distinguido por sua fé, e outro por suas obras, e ambos podem ter religião real. Essa objeção certamente teria alguma plausibilidade e era importante enfrentá-la. Parece que toda religião não deve ser manifestada da mesma maneira, como toda virtude não é; e que pode ocorrer que um homem seja particularmente eminente para uma forma de religião e outro para outra; como um homem pode ser distinguido por zelo, e outro por mansidão, e outro por integridade, e outro por verdade, e outro por seus dons em oração e outro por sua benevolência generosa. A isto, o apóstolo responde que as duas coisas mencionadas fé e obras não eram coisas independentes, que poderiam existir separadamente, sem que uma influenciasse materialmente outra – como, por exemplo, caridade e castidade, zelo e mansidão; mas que um era o germe ou a fonte do outro, e que a existência de um era para ser conhecida apenas por se desenvolver na forma do outro. Um homem não poderia mostrar que possuía um, a menos que ele se desenvolvesse na forma do outro. Como prova disso, ele poderia ousadamente apelar a alguém para mostrar um caso em que a fé existisse sem obras. Ele próprio estava disposto a submeter-se a este julgamento justo em relação a este ponto e a demonstrar a existência de sua própria fé por suas obras.

Tu tens fé, e eu tenho obras – Você tem uma forma ou manifestação de religião em um grau eminente ou proeminente, e eu tenho outra. Você se caracteriza particularmente por uma das virtudes da religião, e eu sou por outra; como um homem pode ser particularmente eminente pela mansidão, outro pelo zelo e outro pela benevolência, e cada um é um homem virtuoso. A expressão aqui é equivalente a dizer: “Um pode ter fé e outro funciona”.

Mostre-me a sua fé sem as suas obras – Ou seja, você que mantém essa fé é suficiente para provar a existência da religião; que um homem possa ser justificado e salvo apenas por isso, ou onde não se desenvolva na vida santa; ou que tudo o que é necessário para ser salvo é apenas crer. Deixe a realidade de qualquer fé como a que é mostrada, se for possível; demonstre que existe qualquer fé verdadeira sem uma vida de boas obras, e o ponto será resolvido. Eu, diz o apóstolo, comprometerei-me a exibir as evidências da minha fé de uma maneira diferente – de uma maneira sobre a qual não há dúvida, e qual é o método apropriado. É claro, se a leitura comum aqui está correta, que o apóstolo pretendia negar que a verdadeira fé pudesse ser evidenciada sem obras apropriadas. Deve-se dizer, no entanto, que há uma diferença de leitura aqui de considerável importância. Muitos manuscritos e edições impressas do Novo Testamento, em vez de “sem” (obras – ????? choris), lidos “de” ou “por” ( ?? ek), como na outra parte do versículo, “mostre-me sua fé por tuas obras, e eu te mostrarei minha fé pelas minhas obras. ”

Essa leitura é encontrada em Walton, Wetstein, Mill e no texto recebido em geral; o outro (sem) é encontrado em muitos manuscritos, e nas versões Vulgata, Siríaca, Cóptica, Inglesa e Armênia; e é adotado por Beza, Castalio, Grotius, Bengel, Hammond, Whitby, Drusius, Griesbach, Tittman e Hahn, e agora é comumente recebido como a leitura correta. Pode-se acrescentar que essa leitura parece ser exigida pela leitura semelhante em Tiago 2:20 : “Mas você saberá que a fé” sem obras “( ????? t?? ????? choris ton ergon) está morta”, implicando evidentemente que algo havia sido disse antes sobre “fé sem obras”. Essa leitura também é tão natural e faz tanto sentido na conexão que parece exigida. Doddridge sentiu a dificuldade na outra leitura e deu uma versão da passagem que mostrava sua grande perplexidade e que é uma das mais infelizes que ele já fez.

E te mostrarei minha fé por minhas obras – fornecerei dessa maneira a melhor e mais certa prova da existência da fé. Está implícito aqui que a verdadeira fé é adaptada para levar a uma vida santa, e que tal vida seria a evidência apropriada da existência da fé. Por seus frutos, os princípios mantidos pelos homens são conhecidos. Veja as notas em Mateus 7:16 .

Comentário de Joseph Benson

Tiago 2: 18-20 . Sim, um homem – Quem julga melhor; pode-se dizer – a um falador tão vaidoso, a fim de levar a questão a uma breve questão; tu tens fé – Tu dizes; e faço parecer pela minha vida e conversa que tenho obras – que naturalmente nascem desse princípio. Mostra-me a tua fé sem as tuas obras – se podes. Ou, e? t?? e???? s?? , pelas tuas obras, à medida que as melhores e as melhores cópias o lêem, e como é lido na margem. E te mostrarei minha fé por minhas obras – Vamos, sem discutir sobre diferentes explicações de fé, manifestarmos uns aos outros que nossa profissão é sólida, por seus efeitos substanciais sobre nossos temperamentos e vidas. Como se ele tivesse dito: A única maneira pela qual você pode mostrar sua fé é por meio de suas obras; mas como você não tem obras a produzir, nunca pode mostrar sua fé dessa maneira. Você acredita que existe um Deus – eu permito que você faça: mas isso só prova que você tem a mesma fé que os demônios têm. Não, eles não apenas acreditam, mas tremem com a terrível expectativa de tormentos eternos. Até agora, essa fé os justifica ou salva. Mas tu queres – estás disposto; conhecer – De fato, você não é, você seria um ignorante: Ó vão?e?e , vazio, homem – Desprovido de toda religião verdadeira; essa fé sem obras – Uma persuasão das verdades do evangelho, se não produz frutos reais de santidade; está morto – quanto a qualquer propósito valioso que se pode esperar dele. De fato, não se pode dizer com justiça que é fé, pois uma carcaça morta não é um homem. Por uma fé morta, portanto, St. James significa uma fé que, por não influenciar as ações de um homem, é tão incapaz de justificá-lo, quanto uma carcaça morta é desempenhar os ofícios de um homem vivo.

Comentário de E.W. Bullinger

sem = aparte de. Grego. choris.

Comentário de John Calvin

18 Sim, um homem pode dizer . Erasmus apresenta aqui duas pessoas como oradoras; um dos quais se orgulha de fé sem obras e o outro de obras sem fé; e ele pensa que ambos são finalmente refutados pelo apóstolo. Mas essa visão me parece muito forçada. Ele acha estranho que isso seja dito por Tiago: Tu tens fé , que não reconhece fé sem obras. Mas nisto ele está muito enganado, que ele não reconhece uma ironia nessas palavras. Então take??? eu tomo por “não antes;” e t?? para “qualquer um”; pois o objetivo de James era expor o orgulho tolo daqueles que imaginavam ter fé quando, pela vida, mostravam que eram incrédulos; pois ele sugere que seria fácil para todos os piedosos que levaram uma vida santa despojar os hipócritas daquela vanglória com a qual foram inflados. (115)

Me mostre . Embora a leitura mais recebida seja “por obras”, o latim antigo é mais adequado, e a leitura também é encontrada em algumas cópias gregas. Por isso, hesitei em não adotá-lo. Então ele tenta mostrar a fé sem obras, e, portanto, raciocina com o que é impossível, para provar o que não existe. Então ele fala ironicamente. Mas se alguém prefere a outra leitura, acontece a mesma coisa: “Mostre-me pelas obras a tua fé”; pois, como não é uma coisa ociosa, deve necessariamente ser provada pelas obras. O significado então é: “A menos que a tua fé produz frutos, eu nego que tenhas fé.” (116)

Mas pode-se perguntar, se a retidão exterior da vida é uma evidência segura de fé? Pois James diz: “ Mostrarei minha fé por minhas obras . A isto, respondo: que os incrédulos às vezes se destacam em virtudes ilusórias e levam uma vida honrosa, livre de todo crime; e, portanto, obras aparentemente excelentes podem existir à parte da fé. James também não sustenta que todo aquele que parece bom possui fé. Isso somente ele quer dizer que a fé, sem a evidência de boas obras, é em vão fingida, porque os frutos sempre provêm da raiz viva de uma boa árvore.

“Mas alguém pode dizer: Tu tens fé, eu também tenho obras; mostra-me a tua fé que não tem obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

É o mesmo que se ele tivesse dito: “Tu tens fé somente, eu também tenho obras além da minha fé; Agora, prove-me que você tem verdadeira fé sem ter obras relacionadas a ela (o que era impossível; portanto, ele é chamado de ‘homem vaidoso’ ou de cabeça vazia, em Tiago 2:20 ) e eu provarei minha fé. pelos seus frutos, até boas obras.

Este versículo é a chave do significado de Tiago: a fé deve ser provada pelas obras; então a fé justifica e salva adequadamente, e as obras provam sua genuinidade. Quando ele diz que um homem é justificado pelas obras, o significado de acordo com este versículo é que um homem é provado por suas obras como justificado, sua fé sendo assim demonstrada como uma fé viva e não morta. Podemos ficar surpresos, como Doddridge , de que alguém, tendo uma visão de toda essa passagem, deva pensar que existe alguma contrariedade no que aqui se diz ser o ensinamento de Paulo. A doutrina de Paulo, que o homem é justificado pela fé e não pelas obras, isto é, pela fé viva, que trabalha pelo amor, é perfeitamente consistente com o que Tiago diz, ou seja, que um homem não é justificado pela fé morta mas pela fé que prova seu poder vivo, produzindo boas obras ou prestando obediência a Deus. A soma do que Tiago diz é que uma fé morta não pode salvar, mas uma fé viva, e que uma fé viva é uma fé operante – uma doutrina ensinada por Paulo, assim como por James.

Comentário de Adam Clarke

Mostra-me a tua fé sem as tuas obras – Tuas pretensões de ter fé, embora não possas obras de caridade ou misericórdia, são totalmente vãs: pois como a fé, que é um princípio na mente, não pode ser discernida senão pelos efeitos, isto é, , bom trabalho; quem não tem boas obras, presumivelmente, não tem fé.

Eu te mostrarei minha fé pelas minhas obras – Minhas obras de caridade e misericórdia mostrarão que tenho fé; e que é a árvore viva, cuja raiz é o amor a Deus e ao homem, e cujo fruto são as boas obras aqui defendidas.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 2:18 . Mostre-me sua fé, etc. – “Você fala poderosamente de sua fé, sem dar nenhuma prova de sua sinceridade; e eu, pelo contrário, em vez de aceitar palavras de alto inchaço e profissões de fé, tenho obras evangélicas de amor e de fé. obediência para testemunhar que minha fé tem sua influência adequada sobre mim “. A leitura que segue nossa versão, não é apenas a leitura de Tiago 2:20, mas é apoiada por autoridade suficiente e é mais agradável ao contexto: portanto, eu a prefiro à leitura marginal.

Comentário de John Wesley

Sim, alguém pode dizer: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

Mas um – Quem julga melhor.

Dirá – Para um falador tão vaidoso. Mostra-me, se puderes, a tua fé sem as tuas obras.

Referências Cruzadas

Mateus 7:17 – Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

Romanos 14:23 – Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.

1 Coríntios 13:2 – Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.

2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

2 Coríntios 7:1 – Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Timóteo 1:5 – O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.

Tito 2:7 – Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade;

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Hebreus 11:6 – Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Hebreus 11:31 – Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes.

Tiago 2:14 – De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?

Tiago 2:22 – Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras.

Tiago 2:22 – Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras.

Tiago 3:13 – Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *