Estudo de Tiago 2:14 – Comentado e Explicado

De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo?
Tiago 2:14

Comentário de Albert Barnes

Meus irmãos, que proveito tem, embora um homem diga que tem fé? O apóstolo aqui retorna ao assunto mencionado em Tiago 1: 22-27 , a importância de uma atenção prática aos deveres da religião e a garantia de que os homens não podem ser salvos por uma mera opinião especulativa, ou apenas mantendo sentimentos corretos . Ele sem dúvida tinha em seus olhos aqueles que abusavam da doutrina da justificação pela fé, sustentando que boas obras são desnecessárias para a salvação, desde que mantenham uma crença ortodoxa. Como esse abuso provavelmente existiu no tempo dos apóstolos, e como o Espírito Santo viu que haveria perigo de que, posteriormente, a grande e gloriosa doutrina da justificação pela fé fosse assim abusada, era importante que o erro fosse repreendido. , e que a doutrina deve ser definida claramente que boas obras são necessárias para a salvação. O apóstolo, portanto, na pergunta diante de nós, afirma implicitamente que a fé não teria “lucro” a menos que acompanhada de uma vida santa, e essa doutrina ele passa a ilustrar nos versículos seguintes: Veja a análise deste capítulo; e Introdução, Seção 5, (2). Para uma interpretação adequada dessa passagem, deve-se observar que o ponto de vista do ponto de vista do apóstolo sobre esse assunto não é antes de um homem ser convertido, perguntando de que maneira ele pode ser justificado diante de Deus ou em que pecados podem ser perdoados; mas é depois que um homem é convertido, mostrando que essa fé não pode ter valor que não é seguido por boas obras; isto é, que não é fé verdadeira e que boas obras são necessárias se um homem tiver provas de que é justificado. Assim entendido, tudo o que Tiago diz está em total conformidade com o que é ensinado em outras partes do Novo Testamento.

A fé pode salvá-lo? Está implícito nesta pergunta que a fé não pode salvá-lo, pois muitas vezes a maneira mais enfática de fazer uma afirmação é fazendo uma pergunta. O significado aqui é que a fé que não produz boas obras, ou que não produziria uma vida santa se fosse praticada de maneira justa, não salvará ninguém, pois não é fé genuína.

Comentário de Joseph Benson

Tiago 2: 14-17 . Qual é o lucro – De Tiago 1:22 , o apóstolo tem reforçado a prática cristã; ele agora se aplica àqueles que negligenciaram isso sob o pretexto de fé. São Paulo havia ensinado que um homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Isso alguns já começaram a lutar para sua própria destruição. Portanto, Tiago, repetindo propositadamente ( Tiago 2: 21-25 ) as mesmas frases, testemunhos e exemplos que São Paulo havia usado ( Romanos 4: 3 ; Hebreus 11: 17-31 ), refuta, não a doutrina de São Paulo, mas o erro daqueles que abusaram. Portanto, não há contradição entre os apóstolos: ambos entregaram a verdade de Deus, mas de uma maneira diferente, como tendo a ver com diferentes tipos de homens. Em outra ocasião, o próprio São Tiago defendeu a causa da fé, Atos 15: 13-21 . E o próprio São Paulo implora vigorosamente por obras, particularmente em suas últimas epístolas. Este versículo é um resumo do que se segue. Qual é o lucro – De que vantagem é para ele, porém, ou se um homem diz que tem fé – Não é se ele tem fé, mas se ele diz que tem. Aqui, portanto, é verdadeira a fé viva. Mas em outras partes do argumento o apóstolo fala de uma fé imaginária morta. Portanto, ele não ensina que a verdadeira fé pode, mas que não pode subsistir sem obras. Tampouco opõe a às obras, mas um nome vazio ou profissão de fé à verdadeira fé trabalhando por amor. Essa fé, que é sem obras, pode salvá-lo? Certamente não. Não pode mais salvá-lo do que lucrar com o próximo. Pois se um irmão ou irmã ficar nu, etc. – Destituído de alimentos e roupas; e um de vocês – que se chama cristão, diga a eles: Sinceramente temos pena do seu caso e sentimos as emoções ternas daquele amor que nossa relação um com o outro exige; parti , pois, em paz – para onde quer que vais; Sede aquecidos e cheios – Sejam vestidos e alimentados por alguma pessoa humana: mas, apesar de todos esses discursos gentis, não lhes dareis – Comida ou roupa, ou dinheiro para comprar as coisas necessárias para o corpo; qual é o lucro? – Qual é a vantagem de ser abordado com tais profissões hipócritas de amor? Esses discursos alimentarão e vestirão os pobres e os necessitados? Não parecerão mais uma zombaria cruel do que uma verdadeira bondade? Mesmo assim fé – Uma crença no evangelho, e nas grandes verdades contidas nele, quão zelosamente tudo pode ser professado, e quão ortodoxos são aqueles artigos aos quais um consentimento é dado; se não tem obras – Se não produz amor a Deus e a toda a humanidade, e obediência à sua vontade, sim, os vários frutos da justiça; se não funciona por amor, é apenas uma noção morta e vazia, que não tem mais proveito para ele, do que pedir que os nus sejam vestidos. Não pode transmitir vida espiritual à alma aqui (o que toda a verdadeira fé faz), nem autorizar ninguém à vida eterna no futuro.

Comentário de E.W. Bullinger

O que faz, & c . = Qual é o lucro (grego. Ophelos) ? Ver 1 Coríntios 15:32 .

embora = se, como em Tiago 2: 2 .

um homem = um. App-123.

funciona . Compare Mateus 5:16 .

pode, etc. Pergunta precedida por mim, assumindo uma resposta negativa.

Comentário de John Calvin

14 Qual é o lucro ? Ele passa a elogiar a misericórdia. E como ele havia ameaçado que Deus seria um juiz severo para nós, e ao mesmo tempo muito terrível, exceto que sejamos gentis e misericordiosos com nossos vizinhos, e como, por outro lado, os hipócritas se opuseram e disseram: que a fé é suficiente para nós , em que consiste a salvação dos homens, ele agora condena essa vaidade vaidosa. A soma, então, do que é dito é que a fé sem amor não vale nada e, portanto, está totalmente morta.

Mas aqui surge uma pergunta: a fé pode ser separada do amor? É verdade que a exposição desta passagem produziu essa distinção comum entre os sofistas, entre fé não formada e formada; mas de tal coisa Tiago não sabia nada, pois parece desde as primeiras palavras que ele fala de falsa profissão de fé: pois ele não começa assim: “Se alguém tem fé”; mas “se alguém disser que tem fé”; pelo qual ele certamente sugere que os hipócritas se gabam do nome vazio da fé, que realmente não lhes pertence.

Que ele chama isso de é uma concessão, como dizem os retóricos; pois, quando discutimos um ponto, não faz mal, por vezes, é conveniente, conceder a um adversário o que ele exige, pois assim que a coisa em si é conhecida, o que é concedido pode ser facilmente retirado dele. James então, como estava convencido de que era um falso pretexto pelo qual os hipócritas se cobriam, não estava disposto a levantar uma disputa sobre uma palavra ou expressão. Lembremo-nos, no entanto, que ele não fala de acordo com a impressão de sua própria mente quando menciona fé, mas que, pelo contrário, contesta contra aqueles que fizeram uma falsa pretensão de fé, da qual eram totalmente destituídos.

A fé pode salvá-lo? É o mesmo que ele disse, que não alcançamos a salvação por um conhecimento frígido e nu de Deus, que todos confessam ser os mais verdadeiros; pois a salvação chega a nós pela fé por esse motivo, porque nos une a Deus. E isso não vem de outra maneira senão por estarmos unidos ao corpo de Cristo, de modo que, vivendo através de seu Espírito, também somos governados por ele. Não existe tal coisa na imagem morta da fé. Não é de admirar que James negue que a salvação esteja relacionada a ela. (113)

Comentário de Adam Clarke

Quanto vale – embora um homem diga que tem fé – Chegamos agora a uma parte dessa epístola que parece a alguns homens eminentes contradizer outras partes dos registros divinos. Em suma, pensou-se que Tiago ensina a doutrina da justificação pelo mérito de boas obras, enquanto Paulo afirma que isso é insuficiente e que o homem é justificado pela fé. Lutero, supondo que Tiago realmente ensinou a doutrina da justificação pelas obras, que seu bom senso demonstrou ser absolutamente insuficiente para a salvação, foi levado a condenar a epístola in toto, como uma produção não autenticada pelo Espírito Santo e, consequentemente, digna de Sem consideração; portanto, ele a denominou epistola straminea , uma epístola de palha, uma epístola de palha, adequada apenas para ser queimada. Homens instruídos passaram muito tempo tentando reconciliar esses dois escritores e mostrar que São Paulo e São Tiago concordam perfeitamente; um ensinando a doutrina pura, o outro protegendo os homens contra o abuso dela. , Hebrews 11:31 , refutes not the doctrine of St. Paul, but the error of those who abused it. There is therefore no contradiction between the apostles; they both delivered the truth of God, but in a different manner, as having to do with different kinds of men. This verse is a summary of what follows: What profiteth it, is enlarged on, James 2:15-17 ; though a man say, James 2:18 , James 2:19 ; can that faith save him? James 2:20 . It is not tho O Sr. Wesley resume o todo com as seguintes palavras, com sua habitual exatidão e precisão: “De Tiago 1:22 ; o apóstolo tem reforçado a prática cristã. Ele agora se aplica àqueles que negligenciam isso sob o pretexto de fé. Paulo havia ensinado que um homem é justificado pela fé sem as obras da Lei. Isso já começou a ser destruído por sua própria destruição.Portanto, São Tiago, repetindo propositadamente, Tiago 1:21 , Tiago 1:23 , Tiago 1:25 , as mesmas frases, testemunhos e exemplos que São Paulo havia usado, Romanos 4: 3 ; Hebreus 11:17 , Hebreus 11:31 , refuta não a doutrina de São Paulo, mas o erro daqueles que a abusaram. portanto, não há contradição entre os apóstolos; ambos entregaram a verdade de Deus, mas de uma maneira diferente, como tendo a ver com diferentes tipos de homens.Este versículo é um resumo do que se segue: O que vale a pena, é ampliado, Tiago 2: 15-17 ; embora um homem diga, Tiago 2:18 , Tiago 2:19 ; essa fé pode salvá-lo? Tiago 2:20 . ugh ele tem fé, mas embora ele diga, eu tenho fé. Aqui, portanto, a verdadeira fé viva se entende. Mas em outras partes do argumento o apóstolo fala de uma fé imaginária morta. Portanto, ele não ensina que a verdadeira fé pode, mas não pode, subsistir sem obras. Tampouco opõe a fé às obras, mas esse nome vazio da fé à verdadeira fé operando pelo amor. A fé que não tem obras pode salvá-lo? Não mais do que isso pode beneficiar o seu vizinho. “- Notas explicativas.

Que São Tiago cita as mesmas escrituras e usa as mesmas frases, testemunhos e exemplos que São Paulo fez é totalmente evidente; mas não se segue que ele escreveu depois de São Paulo. É possível que um tenha visto a epístola do outro; mas, nesse caso, é estranho que nenhum deles cite o outro. Que São Paulo possa escrever para corrigir os abusos da doutrina de São Tiago é o mais possível que Tiago escreveu para impedir que a doutrina de São Paulo fosse abusada; pois havia antinomianos na igreja na época de Santiago, assim como havia farisaicos na época de São Paulo. Estou inclinado a pensar que James é o escritor mais velho e suponho que nenhum deles tenha visto a epístola do outro. Permitindo que os dois fossem inspirados, Deus poderia ensinar uns aos outros o que era necessário para o benefício da Igreja, sem que eles tivessem conhecimento um do outro. Veja o prefácio desta epístola.

Como os judeus em geral eram muito árduos em manter a necessidade de boas obras ou retidão para justificar, negligenciando totalmente a doutrina da fé, não é de admirar-se os que se converteram e viram a necessidade absoluta da fé em ordem para sua justificação, deveria ter ido ao extremo contrário.

A fé pode salvá-lo? Ou seja, sua profissão de fé; pois não se diz que ele tem fé, mas que ele diz: eu tenho fé. São Tiago provavelmente se refere àquela fé que simplesmente absorveu o ser e a unidade de Deus. Veja em Tiago 2:19 , Tiago 2:24 , Tiago 2:25 .

Comentário de Thomas Coke

Tiago 2:14. Os judeus mantinham a mais alta reverência por sua lei e a adotavam como método de justificação ou aceitação de Deus, mesmo após a vinda do evangelho de Cristo. Enquanto os apóstolos asseguravam a eles que essa fé, ou o método do evangelho, era a única maneira pela qual podiam esperar por aceitação. Alguns cristãos judeus , ouvindo a exaltada muito acima da lei, parecem ter deliberadamente deturpado o desígnio dos apóstolos, como se pela eles tivessem significado apenas um simples assentimento à palavra de Deus; e que se os homens cressem nas doutrinas, não havia necessidade de obedecer aos mandamentos de Cristo; mas que eles foram libertados de todas as obras morais e religiosas, assim como das obras da lei cerimonial ou judaica; e que tal fé ou mero consentimento à palavra de Deus era suficiente para justificá-las e salvá-las. Para impedir a difusão de uma doutrina tão terrível e as muitas consequências inesperadas que ela teria causado depois, Santiago havia, no capítulo anterior, insistido em que fossem cumpridoras da palavra, bem como ouvintes dela; e depois de aliviarem os órfãos e as viúvas em suas angústias, a menos que tornem vãs todas as suas pretensões à religião. No início do presente capítulo, ele condena o respeito pelas pessoas; e em Tiago 2:13 aponta a necessidade de misericórdia para com os homens, em todos os que são esperança de misericórdia com Deus. Mas agora ele passa a insistir mais particularmente na necessidade de uma vida santa; e da maneira mais expressa, assegura-lhes que, como a caridade para com os pobres não consiste apenas em lhes dar boas palavras, sem lhes proporcionar algum alívio, a na doutrina cristã, sem uma vida santa, não deve ser vista como a verdadeira fé cristã; – que o ditado “nós temos fé” e, na verdade, crer ou concordar com a verdade, não está fazendo mais do que os demônios perversos, que não apenas acreditam, mas tremem; – que a única maneira de manifestar que temos verdadeira fé é: mostrar isso por nossas vidas piedosas e santas: que, por essa fé ou de tal maneira, o grande patriarca Abraão foi justificado; pois ele não apenas consentiu com as verdades que havia recebido de Deus, mas manifestou sua fé em Deus, realizando as obras que ele lhe ordenara; por esse meio, ele obteve esse título honorável de O Amigo de Deus. Da mesma maneira , Raabe não apenas acreditava que Deus concederia a terra de Canaã aos israelitas, mas ela manifestou essa fé por sua bondade aos espiões que eles enviaram para ver o país; e então ela foi libertada da destruição comum e levada ao número do povo de Deus. De tudo o que o apóstolo conclui, que como uma carcaça sem vida não é um homem, a que não produz boas obras é apenas a carcaça morta da fé, e não a fé cristã genuína, Tiago 2: 14-26 .

Que proveito, meus irmãos: Nos versículos anteriores, o apóstolo os havia ordenado a falar e agir, como aqueles que deveriam ser julgados pelo evangelho ou pela lei da liberdade: insinuando que deveriam ser condenados se o fizessem. não. Ele agora reforça ainda mais essa liminar, perguntando a eles: “O que pode significar para um homem fingir ter a fé cristã com a maior solidez e pureza, e ainda assim negligenciar a prática de boas obras? É possível que uma fé tão infrutífera possa ser o meio de salvação? “- Estou surpreso, diz o Dr. Doddridge, pelas imensas dores que os comentaristas fizeram para reconciliar São Paulo e São Tiago, e as muitas hipóteses que eles formaram para esse fim; enquanto que para mim nada é mais evidente do que as idéias que eles afixam à palavra e obras são inteiramente diferentes. Santiago, pela palavra fé, significa simplesmente um consentimento à verdade do evangelho ou de princípios religiosos, sem determinar se esse consentimento é ou não eficaz; e depois declara que, caso esse consentimento não produza boas obras, isto é, as sólidas virtudes do coração e da vida, não pode ser aceito por Deus: enquanto São Paulo, pela palavra fé, significa um consentimento cordial e vital à verdade divina, que influencia o coração a um temperamento santo; e, de acordo com os termos graciosos do evangelho, autoriza o homem à aceitação divina, sem nenhuma consideração à lei mosaica, e anterior à produção de qualquer uma dessas boas obras que naturalmente serão fruto dela.

Comentário de Scofield

Salve ?

(Veja Scofield “ Romanos 1:16 “)

Comentário de John Wesley

Que proveito meus irmãos, embora um homem diga que tem fé e não tem obras? a fé pode salvá-lo?

Desde Tiago 1:22 , o apóstolo tem reforçado a prática cristã. Ele agora se aplica àqueles que negligenciam isso, sob o pretexto de fé. São Paulo havia ensinado que “um homem é justificado pela fé sem as obras da lei”. Isso alguns já começaram a lutar para sua própria destruição. Portanto, São Tiago, repetindo propositadamente ( Tiago 2: 21,23,25 ) as mesmas frases, testemunhos e exemplos que São Paulo havia usado, Romanos 4: 3 , Hebreus 11: 17,31 , não refuta a doutrina de São Paulo, mas o erro daqueles que abusaram. Portanto, não há contradição entre os apóstolos: ambos entregaram a verdade de Deus, mas de uma maneira diferente, como tendo a ver com diferentes tipos de homens. Em outra ocasião, o próprio São Tiago defendeu a causa da fé, Atos 15: 13-21 ; e o próprio São Paulo implora vigorosamente por obras, particularmente em suas últimas epístolas. Este versículo é um resumo do que se segue. O que vale isso? é ampliado em Tiago 2: 15-17 ; embora um homem diga, Tiago 2: 18,19 essa fé pode salvá-lo? Tiago 2:20 . Não é, embora ele tenha fé; mas, embora ele diga que tem fé. Aqui, portanto, é verdadeira a fé viva: mas em outras partes do argumento o apóstolo fala de uma fé morta e imaginária. Portanto, ele não ensina que a verdadeira fé pode, mas não pode, subsistir sem obras: nem opõe a fé às obras; mas esse nome vazio de fé, a verdadeira fé trabalhando por amor. A fé “que não tem obras” pode salvá-lo? Não mais do que isso pode beneficiar seu vizinho.

Referências Cruzadas

Jeremias 7:8 – Mas vejam! Vocês confiam em palavras enganosas e inúteis.

Mateus 5:20 – Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus”.

Mateus 7:21 – “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

Mateus 7:26 – Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.

Lucas 6:49 – Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica, é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa”.

Atos dos Apóstolos 8:13 – O próprio Simão também creu e foi batizado, e seguia a Filipe por toda parte, observando maravilhado os grandes sinais e milagres que eram realizados.

Atos dos Apóstolos 8:21 – Você não tem parte nem direito algum neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus.

Atos dos Apóstolos 15:9 – Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé.

Romanos 2:25 – A circuncisão tem valor se você obedece à lei; mas, se você desobedece à lei, a sua circuncisão já se tornou incircuncisão.

1 Coríntios 13:2 – Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.

1 Coríntios 13:3 – Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.

1 Coríntios 15:2 – Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.

1 Coríntios 16:22 – Se alguém não ama o Senhor, seja amaldiçoado. Vem, Senhor!

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Gálatas 5:13 – Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

Efésios 2:8 – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Timóteo 1:5 – O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.

1 Timóteo 4:8 – O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.

Tito 1:16 – Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra.

Tito 3:8 – Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que crêem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens.

Hebreus 11:7 – Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Hebreus 11:17 – Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho,

Hebreus 13:9 – Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem.

Tiago 1:22 – Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.

Tiago 2:16 – e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?

Tiago 2:18 – Mas alguém dirá: “Você tem fé; eu tenho obras”. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.

Tiago 2:26 – Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.

2 Pedro 1:5 – Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;

1 João 5:4 – O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *