Estudo de Hebreus 13:9 – Comentado e Explicado

Não vos deixeis desviar pela diversidade de doutrinas estranhas. É muito melhor fortificar a alma pela graça do que por alimentos que nenhum proveito trazem aos que a eles se entregam.
Hebreus 13:9

Comentário de Albert Barnes

Não se deixe levar por diversas e estranhas doutrinas – ou seja, elas deveriam ter estabelecido e fixado pontos de crença, e não ceder a toda nova opinião iniciada. O apóstolo não os exorta a aderir a uma opinião apenas porque eles a sustentavam antes, ou porque era uma opinião antiga, nem proíbe que sigam as orientações da verdade, embora possam ser obrigados a abandonar o que tinham antes; mas ele os adverte contra esse espírito vacilante e com essa credulidade fácil, que os levaria a ceder a qualquer novidade e a abraçar uma opinião por ser nova ou estranha. Provavelmente, a principal referência aqui é aos professores judaizantes e a suas várias doutrinas sobre suas observâncias e tradições cerimoniais. Mas a exortação é aplicável aos cristãos em todos os momentos. Uma opinião religiosa, uma vez adotada sobre o que foi considerado uma boa evidência, ou na qual fomos treinados, não deve ser abandonada por pequenas causas. De fato, a verdade sempre deve ser seguida, mas somente após cuidadosa investigação.

Pois é bom que o coração seja estabelecido com graça – Esse é o fundamento adequado da adesão à verdade. O coração deve ser estabelecido com o amor de Deus, com pura religião, e então amaremos a verdade e amaremos da maneira correta. Se é apenas a cabeça que está convencida, a consequência é intolerância, orgulho, mesquinhez. Se a crença na verdade estiver no coração, ela será acompanhada de caridade, bondade e boa vontade para todas as pessoas. Em tal crença na verdade, é bom ter o coração estabelecido. Produzirá:

(1) firmeza e estabilidade de caráter;

(2) caridade e bondade para com os outros;

(3) consolo e apoio em provações e tentações.

Quando um homem é jogado em provações e tentações, ele deve ter alguns princípios estabelecidos nos quais ele pode confiar; alguns pontos fixos de crença que sustentarão sua alma.

Não com carnes – O significado é que é melhor ter o coração estabelecido com graça ou com os princípios da religião pura do que com o conhecimento mais preciso das regras para distinguir os limpos dos impuros entre os vários artigos de comida . Muitas dessas regras foram encontradas na Lei de Moisés, e muitas outras foram adicionadas pelos refinamentos dos governantes judeus e pela tradição. Para distinguir e lembrar de tudo isso, não era necessário muito conhecimento, e os professores judeus, sem dúvida, se orgulhavam muito disso. Paulo diz que seria muito melhor ter os princípios da graça no coração do que todo esse conhecimento; ter a mente decidida nas grandes verdades da religião do que ser capaz de fazer as distinções mais precisas e aprendidas nesse assunto. A mesma observação pode ser feita sobre muitos outros pontos além das distinções judaicas a respeito de carnes. O princípio é que é melhor ter o coração estabelecido na graça de Deus do que ter o conhecimento mais preciso das distinções feitas sobre assuntos religiosos inúteis ou sem importância. Essa observação se estenderia a muitos dos baboseiras do partido; a muitas das distinções metafísicas em uma teologia arrebatadora; a muitos dos pontos de controvérsia que dividem o mundo cristão.

Que não lucraram … – Que não tiveram nenhum benefício real para suas almas; veja as notas em 1 Coríntios 8: 8 .

Comentário de E.W. Bullinger

realizado sobre . Grego. periphero. Ver Efésios 4:14 . Os textos leem “empolgado” .

mergulhadores . Grego. poikilos. Ver Hebreus 2: 4 .

estranho . Grego. xenos . Veja Atos 17:18 .

estabelecido . O mesmo que “confirmar” , Hebreus 2: 3 .

com = por. Sem preposição: caso dativo.

graça . App-184.

carnes . Pela figura de linguagem Synecdoche de espécies (App-6) = para várias e “doutrinas estranhas” sem lucro para quem as pratica.

qual, & c . = in (grego. en), os que caminharam não foram beneficiados. Ver Hebreus 4: 2 .

Comentário de John Calvin

9. Diversas doutrinas, etc. Ele conclui que não devemos flutuar, uma vez que a verdade de Cristo, na qual devemos permanecer firmes, permanece fixa e imutável. E, sem dúvida, uma variedade de opiniões, todo tipo de superstição, todos os erros monstruosos, em uma palavra, todas as corrupções na religião surgem disso, de que os homens não permanecem apenas em Cristo; pois não é em vão que Paulo nos ensina, que Cristo nos é dado por Deus para ser nossa sabedoria.

A importância então desta passagem é que, para que a verdade de Deus permaneça firme em nós, devemos concordar somente em Cristo. Concluímos, portanto, que todos os que são ignorantes de Cristo estão expostos a todas as ilusões de Satanás; pois fora dele não há estabilidade da fé, mas inúmeros lançamentos aqui e ali. Maravilhosa é a agudeza dos papistas, que inventaram um remédio bastante contrário para afastar os erros, mesmo extinguindo ou enterrando o conhecimento de Cristo! Mas que esta advertência do Espírito Santo seja fixada em nossos corações, para que nunca estejamos além do alcance do perigo, a menos que nos apeguemos a Cristo.

Agora, as doutrinas que nos afastam de Cristo, ele diz, são diversas ou variadas, porque não há outra verdade simples e sem mistura a não ser o conhecimento de Cristo; e ele os chama também de estranhos ou estrangeiros, porque tudo o que está separado de Cristo não é considerado por Deus como seu; e, por meio disso, somos também lembrados como devemos proceder, se fizermos a devida proficiência nas Escrituras, pois quem não segue um caminho direto para Cristo, segue doutrinas estranhas. O apóstolo sugere ainda que a Igreja de Deus sempre terá que lidar com doutrinas estranhas e que não há outro meio de se proteger contra elas, mas sendo fortalecida com o puro conhecimento de Cristo. (282)

Pois é uma coisa boa, etc. Ele agora vem de um princípio geral para um caso particular. Os judeus, por exemplo, como é bem conhecido, eram supersticiosos quanto às distinções nas carnes; e daí surgiram muitas disputas e discórdias; e essa era uma das doutrinas estranhas que procediam da ignorância de Cristo. Tendo então previamente fundamentado nossa fé em Cristo, ele agora diz que a observância de carnes não conduz à nossa salvação e verdadeira santidade. Como ele coloca a graça em oposição às carnes , não duvido, mas que por graça ele quer dizer o culto espiritual a Deus e a regeneração. Ao dizer que o coração pode ser estabelecido, ele faz alusão à palavra, realizada como se tivesse dito: “É a graça espiritual de Deus, e não a observância de carnes, que realmente nos estabelecerá. (283)

Que não lucraram com os que foram ocupados nela. É incerto a quem ele se refere aqui; pois os pais que viviam sob a lei tinham, sem dúvida, um treinamento útil, e parte disso era a distinção entre carnes. Parece então que isso deve ser entendido mais do que supersticioso, que, após a revelação do Evangelho, ainda aderia perversamente às antigas cerimônias. Ao mesmo tempo em que devíamos explicar criteriosamente as palavras aplicadas aos pais, não haveria inconsistência; era realmente proveitoso que eles se submetessem ao jugo imposto pelo Senhor e continuassem obedientemente sob a disciplina comum dos santos e de toda a Igreja; mas o apóstolo significa que a abstinência de carnes não era por si mesma útil. E sem dúvida deve ser considerado como nada, exceto como uma instrução elementar na época em que o povo de Deus era como crianças quanto à sua disciplina externa. Estar ocupado com carnes deve ser tomado em consideração, de modo a fazer uma distinção entre limpo e imundo. Mas o que ele diz sobre carnes pode ser estendido aos outros ritos da Lei.

Comentário de Adam Clarke

Não se deixe levar – ?? pe??fe?es?e · Não se vire . Mas ABCD, e quase todos os outros MS. de importância, com os siríacos, coptas, árabes, vulgatas e vários pais gregos, não se deixe levar, o que é sem dúvida a verdadeira leitura, e significa aqui, não apostate; não vos deixes levar de Cristo e da sua doutrina.

Mergulhadores e doutrinas estranhas – ??da?a??, p?????a?? · Doutrinas variadas ; aqueles que mesclavam a lei e o Evangelho, e traziam os sacrifícios e instituições levíticos para aperfeiçoar o sistema cristão. Lembre-se de que a antiga aliança foi abolida; o novo sozinho está em vigor.

Doutrinas estranhas, d?da?a?? ?e?a?? , doutrinas estrangeiras; aqueles que não têm autoridade apostólica para recomendá-los.

Que o coração seja estabelecido com graça – É bom ter o coração, a mente e a consciência plenamente satisfeitos com a verdade e a eficácia do Evangelho; pois assim a palavra ?a??? deve ser entendida aqui, que é posta em oposição a ß??µas?? , carnes, significando aqui as instituições levíticas e, especialmente, seus sacrifícios, sendo estes enfaticamente denominados carnes, porque os ofertantes podiam deleitar-se após o sangue ter foi derramado diante do Senhor. Veja Levítico 7:15 ; Deuteronômio 12: 6 , Deuteronômio 12: 7 .

Que não os beneficiaram – porque não tiraram a culpa, purificaram o coração, nem deram poder sobre o pecado.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 13: 9-10 . Não se deixe levar, etc. – Não se deixe seduzir ou se afastar. Heylin. A conexão deste versículo é assim: “Lembre-se dos pastores fiéis que você teve, o fim e o objeto da fé que eles ensinaram – o poder eterno e imutável de Jesus Cristo; e, nessa visão, cuide para que você não se deixe levar por doutrinas relacionadas ao cristianismo que sejam diferentes daquilo que seus pastores falecidos lhe ensinaram e que sejam novas e estranhas entre os cristãos; como ‘não há virtude nas carnes oferecidas no altar judaico:’ porque é melhor que o o coração deve ser estabelecido na graça do evangelho, do que em relação a essas carnes; na medida em que aqueles que prestaram atenção a elas, não receberam nenhuma vantagem (veja Atos 15:13 ; Atos 15:41 ). Nem se gloriem ( Hebreus 13:10 .) De terem um altar em Jerusalém, do qual nenhum gentio tem o direito de participar: pois temos o que é infinitamente melhor que isso – um altar do qual os sacerdotes judeus que servem a tabernáculo não tem o direito de comer, ou seja, sua adoração judaica não lhes interessa o sacrifício de Cristo “.

Comentário de Scofield

com graça

Graça (transmitida). Tiago 4: 6 ; Romanos 6: 1 ; 2 Pedro 3:18 .

Comentário de John Wesley

Não se deixe levar por diversas e estranhas doutrinas. Pois é bom que o coração se estabeleça com graça; não com carnes, que não lucraram com os que nela estavam ocupados.

Não se deixe levar por várias doutrinas – que diferem daquela fé em nosso único e imutável Senhor.

Estranho – Para os ouvidos e corações de todos os que nele habitam.

Pois é bom – é honroso diante de Deus e agradável e proveitoso Que o coração se fortaleça com graça – Brotando da fé em Cristo.

Não com carnes – cerimônias judaicas, que de fato nunca podem estabelecer o coração.

Referências Cruzadas

Levítico 11:1 – Disse o Senhor a Moisés e a Arão:

Deuteronômio 14:3 – Não comam nada que seja proibido.

Mateus 24:4 – Jesus respondeu: “Cuidado, que ninguém os engane.

Mateus 24:24 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.

Atos dos Apóstolos 10:14 – Mas Pedro respondeu: “De modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo! “

Atos dos Apóstolos 20:30 – E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos.

Atos dos Apóstolos 20:32 – “Agora, eu os entrego a Deus e à palavra da sua graça, que pode edificá-los e dar-lhes herança entre todos os que são santificados.

Romanos 14:2 – Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais.

Romanos 14:6 – Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus.

Romanos 14:17 – Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;

Romanos 16:17 – Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles.

1 Coríntios 6:13 – “Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos”, mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

1 Coríntios 8:8 – A comida, porém, não nos torna aceitáveis diante de Deus; não seremos piores se não comermos, nem melhores se comermos.

2 Coríntios 1:21 – Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu,

2 Coríntios 11:11 – Por quê? Por que não os amo? Deus sabe que os amo!

Gálatas 1:6 – Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho

Gálatas 6:1 – Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.

Efésios 4:14 – O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.

Efésios 5:6 – Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência.

Colossenses 2:4 – Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos aparentemente convincentes.

Colossenses 2:8 – Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.

Colossenses 2:16 – Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.

2 Tessalonicenses 2:2 – que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado.

2 Tessalonicenses 2:17 – dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.

1 Timóteo 4:1 – O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.

1 Timóteo 4:3 – e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade.

1 Timóteo 6:3 – Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade,

1 Timóteo 6:20 – Timóteo, guarde o que lhe foi confiado. Evite as conversas inúteis e profanas e as idéias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento;

2 Timóteo 2:1 – Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.

Tito 1:14 – e não dêem atenção a lendas judaicas nem a mandamentos de homens que rejeitam a verdade.

Hebreus 9:9 – Isso é uma ilustração para os nossos dias, indicando que as ofertas e os sacrifícios oferecidos não podiam dar ao adorador uma consciência perfeitamente limpa.

1 João 4:1 – Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

Judas 1:3 – Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *