Estudo de 2 Coríntios 1:21 – Comentado e Explicado

Ora, quem nos confirma a nós e a vós em Cristo, e nos consagrou, é Deus.
2 Coríntios 1:21

Comentário de Albert Barnes


Agora, aquele que nos estabelece – Aquele que nos firma ( ? ß?ßa??? ?µ?? ho bebaion hemas); isto é, aquele que nos confirmou nas esperanças do evangelho, e que nos dá graça para sermos fiéis e firmes em nossas promessas. O objetivo disso é rastrear tudo para Deus e impedir o aparecimento de autoconfiança ou de jactância. Paulo habitou longamente por sua própria fidelidade e veracidade. Ele se esforçara para provar que não era inconstante e inconstante. Aqui ele diz que isso não deveria ser atribuído a si mesmo ou a qualquer bondade nativa, mas sim a todos. Foi Deus quem lhes deu uma esperança confiante em Cristo; e foi Deus quem lhe deu graça para aderir às Suas promessas e manter um caráter de veracidade. O primeiro “nós” neste versículo refere-se provavelmente ao próprio Paulo; o segundo inclui também os coríntios, como sendo também ungidos e selados.

E nos ungiu – nós que somos cristãos. Era costume ungir reis, profetas e sacerdotes ao entrar em seus ofícios como parte da cerimônia de inauguração. A palavra “unção” é aplicada a um sacerdote, Êxodo 28:41 ; Êxodo 40:15 ; a um profeta, 1 Reis 19:16 ; Isaías 61: 1 ; a um rei, 1 Samuel 10: 1 ; 1 Samuel 15: 1 ; 2 Samuel 2: 4 ; 1 Reis 1:34 . É aplicado frequentemente ao Messias como sendo separado ou consagrado ao seu cargo de profeta, sacerdote e rei – isto é, conforme designado por Deus para o mais alto cargo já realizado no mundo. É aplicada também aos cristãos como sendo consagrados, ou separados para o serviço de Deus pelo Espírito Santo – um uso da palavra que deriva do sentido de consagrar, ou separado para o serviço de Deus. Assim, em 1 João 2:20 , é dito: “Mas vós tendes uma unção do Santo e sabes todas as coisas”. Assim, em 1 João 2:27 , “Mas a unção que recebestes permanece em vós”, etc. A unção que foi usada na consagração de profetas, sacerdotes e reis, parece ter sido projetada para ser emblemática das influências do Espírito Santo, que muitas vezes é representado como derramado sobre aqueles que estão sob sua influência Provérbios 1:23 ; Isaías 43: 4 ; Joel 2: 28-29 ; Zacarias 12:10 ; Atos 10:45 , da mesma maneira que água ou óleo são derramados. E como os cristãos são representados em toda parte como estando sob a influência do Espírito Santo, como aqueles sobre quem o Espírito Santo é derramado, eles são representados como “ungidos”. Eles são assim solenemente separados e consagrados ao serviço de Deus.

É Deus – Deus fez isso. Tudo deve ser atribuído a ele. Não é por nenhuma bondade nativa que temos, nem por qualquer inclinação que tenhamos por natureza a seu serviço. Este é um dos casos que abundam tanto nos escritos de Paulo, onde ele se deleita em traçar todas as boas influências a Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

stablisheth = confirma. Grego. bebaioo. Ver Romanos 15: 8 .

Tem. Omitir.

ungido . Grego. chrio , o verbo do qual Christos é formado. Em outros lugares, sempre do Senhor. Lucas 4:18 . Atos 4:27 ; Atos 10:38 . Hebreus 1: 9 .

Comentário de John Calvin

Deus, de fato, é sempre verdadeiro e firme em suas promessas, e sempre tem seu amém, sempre que fala. Mas quanto a nós, tal é a nossa vaidade, que não pronunciamos nosso Amém em troca, exceto quando ele dá um testemunho seguro em nossos corações por sua palavra. Isso ele faz pelo seu Espírito. É isso que Paulo quer dizer aqui. Ele havia ensinado anteriormente que esta é uma harmonia condizente – quando, por um lado, o chamado de Deus é sem arrependimento ( Romanos 11:29 ), e nós, por sua vez, com uma fé inabalável, aceitamos a bênção. de adoção que é realizada para nós. Que Deus permaneça firme em sua promessa não é surpreendente; mas acompanhar o passo de Deus na firmeza de nossa fé em troca – isso realmente não está no poder do homem. (294) Ele também nos ensina que Deus cura nossa fraqueza ou defeito (como eles a denominam) quando, corrigindo nossa crença, ele nos confirma pelo seu Espírito. Assim, nós o glorificamos por uma firme firmeza de fé. Associa-se, contudo, aos coríntios, expressamente com o objetivo de conciliar melhor seus afetos, com vistas ao cultivo da unidade. (295)

21. Quem nos ungiu. Ele emprega termos diferentes para expressar uma e a mesma coisa. Pois, juntamente com a confirmação, ele emprega os termos unção e selagem, ou, por essa dupla metáfora, (296) ele explica mais claramente o que havia declarado anteriormente sem figura. Pois Deus, ao derramar sobre nós a graça celestial do Espírito, sela , dessa maneira, em nossos corações a certeza de sua própria palavra. Ele então introduz uma quarta idéia – que o Espírito nos foi dado com seriedade – uma semelhança que ele freqüentemente usa, e também é extremamente apropriada. (297) Porque, como o Espírito, em testemunhar nossa adoção, é a nossa segurança e, confirmando a fé das promessas, é o selo ( sf?a???) , assim é por boas razões que ele é chamado de sincero ( 298) porque é devido a ele que a aliança de Deus é ratificada de ambos os lados, o que, se não fosse por isso, teria ficado em suspense. (299)

Aqui devemos notar, em primeiro lugar, a relação (300) que Paulo exige entre o evangelho de Deus e nossa fé; pois, como tudo o que Deus diz é mais do que meramente certo, ele deseja que isso seja estabelecido em nossas mentes por um firme e seguro consentimento. Em segundo lugar, devemos observar que, como uma garantia dessa natureza está acima da capacidade da mente humana, é parte do Espírito Santo confirmar em nós o que Deus promete em sua palavra. Por isso, é que ele tem esses títulos de distinção – a Unção, o Penhor, o Consolador e o Selo. Em terceiro lugar, devemos observar que todos os que não têm o Espírito Santo como testemunha, a fim de devolver seu Amém a Deus, ao chamá-los para uma esperança garantida de salvação, assumem, por motivos falsos, o nome de cristãos.

Comentário de Adam Clarke

Agora, aquele que nos estabelece com você – é Deus que trouxe nós e você a este estado seguro de salvação por meio de Cristo; e ele nos ungiu, dando-nos as extraordinárias influências do Espírito Santo, para que possamos efetivamente administrar esse evangelho à sua salvação. Através dessa unção, conhecemos e pregamos a verdade, e somos preservados por ela da dissimulação e falsidade de todo tipo.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 1:21 . Agora aquele que nos firma que nos firma; em oposição à acusação de inconstância, da qual ele reclama, 2 Coríntios 1:17 . O grego dos ungidos é ???sa?, isto é, nos deu o mesmo Espírito que torna Jesus o Cristo. Veja Heylin e a próxima nota.

Comentário de John Wesley

Agora, quem nos estabelece convosco em Cristo e nos ungiu é Deus;

Eu digo, para a glória de Deus – pois é somente Deus que é capaz de cumprir essas promessas.

Isso nos estabelece – apóstolos e professores.

Com você – Todos os verdadeiros crentes. Na fé de Cristo; e nos ungiu – Com o óleo de alegria, com alegria no Espírito Santo, dando-nos forças para fazer e sofrer a vontade dele.

Referências Cruzadas

Salmos 37:23 – O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada;

Salmos 45:7 – Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria.

Salmos 87:5 – De fato, acerca de Sião se dirá: “Todos estes nasceram nela, e o próprio Altíssimo a estabelecerá”.

Salmos 89:4 – Estabelecerei a tua linhagem para sempre e firmarei o teu trono por todas as gerações”. Pausa

Isaías 9:7 – Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.

Isaías 49:8 – Assim diz o Senhor: “No tempo favorável eu lhe responderei, e no dia da salvação eu o ajudarei; eu o guardarei e farei que você seja uma aliança para o povo, para restaurar a terra e distribuir suas propriedades abandonadas,

Isaías 59:21 – “Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles”, diz o Senhor. “O meu Espírito que está em você e as minhas palavras que pus em sua boca não se afastarão dela, nem da boca dos seus filhos e dos descendentes deles, desde agora e para sempre”, diz o Senhor.

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

Isaías 62:7 – e não lhe concedam descanso até que ele estabeleça Jerusalém e faça dela o louvor da terra.

João 3:34 – Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

Romanos 8:9 – Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

2 Coríntios 5:5 – Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir.

Colossenses 2:7 – enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.

1 Tessalonicenses 3:13 – Que ele fortaleça os seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

2 Tessalonicenses 2:8 – Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda.

2 Tessalonicenses 2:17 – dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.

2 Tessalonicenses 3:3 – Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

1 João 2:20 – Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento.

1 João 2:27 – Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.

Apocalipse 1:6 – e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém.

Apocalipse 3:18 – Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *