Estudo de 1 João 2:20 – Comentado e Explicado

Vós, porém, tendes a unção do Santo e sabeis todas as coisas.
1 João 2:20

Comentário de Albert Barnes

Mas você tem uma unção do Santo – O apóstolo neste versículo evidentemente pretende dizer que ele não teve nenhuma apreensão em relação àqueles a quem escreveu que eles assim apostatariam e trariam desonra à sua religião. Eles foram tão ungidos pelo Espírito Santo que entenderam a verdadeira natureza da religião, e seria de esperar que eles perseverassem. A palavra “unção” ou “unção” ( ???sµa chrisma) significa, corretamente, “algo esfregado ou untado;” óleo para unção, “pomada”; então significa unção. A alusão é à unção de reis e sacerdotes, ou a sua inauguração ou coroação ( 1 Samuel 10: 1 ; 1 Samuel 16:13 ; Êxodo 28:41 ; Êxodo 40:15 ; compare as anotações em Mateus 1: 1 ); e a idéia parece ter sido que o óleo assim utilizado era emblemático dos dons e graças do Espírito Santo, como qualificação para o cumprimento dos deveres de seu ofício. Os cristãos, no Novo Testamento, são descritos como “reis e sacerdotes”, Apocalipse 1: 6 ; Apocalipse 5:10 e como um “sacerdócio real” 1 Pedro 2: 5 , 1 Pedro 2: 9 ; e, portanto, são representados como “ungidos” ou como dotados daquelas graças do Espírito, das quais a unção era o emblema. A frase “o Santo” refere-se aqui, sem dúvida, ao Espírito Santo, aquele Espírito cujas influências são comunicadas ao povo de Deus, para iluminar, santificar e confortá-lo em suas provações. A referência particular aqui é às influências desse Espírito, dando-lhes visões claras e justas da natureza da religião e, assim, protegendo-as do erro e da apostasia.

E você sabe todas as coisas – isto é, todas as coisas que é essencial que você saiba sobre o assunto da religião. Veja a nota de João 16:13 ; 1 Coríntios 2:15 nota. O significado não pode ser que eles soubessem todas as coisas relacionadas à história, à ciência, à literatura e às artes; mas que, sob a influência do Espírito Santo, eles haviam se familiarizado tão completamente com as verdades e os deveres da religião cristã, que poderiam ser considerados seguros do perigo ou erro fatal. O mesmo pode ser dito de todos os cristãos verdadeiros agora, que eles são ensinados pelo Espírito de Deus, que têm um conhecimento prático do que é a religião e do que ela exige, e estão seguros de cair em erro fatal. No que diz respeito ao significado geral deste versículo, então, ele pode observar:

I. Que isso não significa nenhuma das seguintes coisas:

(1) Que os cristãos são literalmente instruídos pelo Espírito Santo em todas as coisas, ou que eles literalmente compreendem todos os assuntos. O ensino, seja ele qual for, refere-se apenas à religião.

(2) não significa que quaisquer novas faculdades mentais lhes sejam conferidas, ou quaisquer maiores investiduras intelectuais, por sua religião. Não é fato que os cristãos, como tais, sejam superiores em dotações mentais a outros; nem que, por sua religião, tenham traços mentais que não tinham antes de sua conversão. Paulo, Pedro e João tinham essencialmente as mesmas características mentais após a conversão que tinham antes; e o mesmo se aplica a todos os cristãos.

(3) não significa que qualquer nova verdade seja revelada à mente pelo Espírito Santo. Toda a verdade que é trazida à mente do cristão deve ser encontrada na Palavra de Deus, e a “revelação”, como tal, foi completada quando a Bíblia terminou.

(4) não significa que qualquer coisa seja percebida pelos cristãos que eles não tinham a faculdade natural de perceber antes de sua conversão, ou que outras pessoas também não tenham a faculdade natural de perceber. A dificuldade com as pessoas não é um defeito das faculdades naturais, está na cegueira do coração.

II A afirmação aqui feita por João “implica”, supõe-se, o seguinte:

(1) Que as mentes dos cristãos são tão iluminadas que têm uma nova percepção da verdade. Eles vêem isso sob uma luz na qual não viam antes. Eles vêem isso como verdade. Eles vêem sua beleza, sua força, se adaptam menos às suas condições e desejos. Eles entendem o assunto da religião melhor do que antes e melhor do que outros. O que antes era escuro agora parece simples; o que antes não tinha beleza em suas mentes agora parece bonito; o que antes era repelente agora é atraente.

(2) eles veem isso como verdade; isto é, eles vêem isso de tal maneira que não podem duvidar que isso seja verdade. Eles têm tais visões das doutrinas da religião, que não têm dúvida de que são verdadeiras e estão dispostas, na crença em sua verdade, a dar suas vidas e a apostar em seus interesses eternos.

(3) seu conhecimento da verdade é ampliado. Eles se familiarizam com mais verdades do que teriam conhecido se não estivessem sob o ensino do Espírito Santo. Seu alcance de pensamento é maior; sua visão é mais ampliada e mais clara.

III A evidência disso é encontrada nas seguintes coisas:

(1) As declarações expressas das Escrituras. Veja 1 Coríntios 2: 14-15 e as notas dessa passagem. Compare João 16: 13-14 .

(2) é verdade que é assim.

(a) As pessoas, por natureza, não percebem nenhuma beleza nas verdades da religião. Eles são desagradáveis ??para eles ou são repulsivos e ofensivos. “A doutrina da cruz é para os judeus uma pedra de tropeço e para a loucura grega.” Eles podem ver de fato a força de um argumento, mas não vêem a beleza do caminho da salvação.

(b) Quando são convertidos, eles o fazem. Essas coisas parecem mudadas e as vêem sob uma nova luz, e percebem uma beleza nelas que nunca haviam visto antes.

(c) Muitas vezes há um desenvolvimento surpreendente do conhecimento religioso quando as pessoas são convertidas. Eles parecem entender o caminho da salvação, e todo o assunto da religião, de uma maneira e numa extensão que não pode ser explicada, exceto com a suposição de um ensinamento do alto.

(d) Isso também se manifesta no conhecimento que pessoas ignorantes exibem sobre o assunto da religião. Com poucas vantagens para a educação e sem talentos notáveis, mostram familiaridade com a verdade, conhecimento da religião, capacidade de defender as doutrinas do cristianismo e de instruir outras pessoas no caminho da salvação, que só poderia ser derivado. de alguma fonte superior a si. Compare João 7:15 ; Atos 4:13 .

(e) A mesma coisa é demonstrada por sua “adesão à verdade” no meio da perseguição, e simplesmente porque eles percebem que aquilo pelo qual morrem é a verdade. E há algo incrível nisso? A mente não pode ver o que é a verdade? Como julgamos um axioma em matemática ou uma proposição que é demonstrada, mas pelo fato de a mente “perceber” que isso é verdade e não pode duvidar disso? E pode não ser assim em relação à verdade religiosa – especialmente quando essa verdade é vista de acordo com o que sabemos de nós mesmos, nossa condição perdida como pecadores e nossa necessidade de um Salvador, e quando vemos que as verdades reveladas no As escrituras são exatamente adaptadas aos nossos desejos?

(Veja também a nota complementar em 1 Coríntios 2:14 .)

Comentário de Joseph Benson

1 João 2:20 . Mas você tem uma unção???sµa , um crisma (talvez denominado em oposição ao nome do anticristo) – um ensinamento interior do Espírito Santo, pelo qual você sabe todas as coisas – necessário para a sua preservação desses sedutores e para o seu eterno salvação. Parece não haver prova de que o apóstolo aqui, como alguns supõem, estava se dirigindo apenas aos cristãos primitivos que eram dotados de dons extraordinários, especialmente o dom de espíritos exigentes. Parece, ao longo de toda a epístola, que ele está se dirigindo aos verdadeiros cristãos em geral, ou seja, pessoas divinamente iluminadas, justificadas e regeneradas, todos representados nessa mesma epístola como morando em Deus, e Deus neles, e como sabendo que habitava neles pelo Espírito que lhes havia dado, 1 João 3:24 ; 1 João 4:16 ; o que é perfeitamente agradável à doutrina dos outros apóstolos, particularmente de São Paulo, que representa os crentes em geral como o templo de Deus, tendo o Espírito de Deus neles, 1 Coríntios 3:16 ; 1 Coríntios 6:19 ; 2 Coríntios 6:16 ; Efésios 2:22 : e quem declara positivamente que, se alguém não tem o Espírito de Cristo, ele não é dele, Romanos 8: 9 ; e que somente aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus, Romanos 8:14 . Agora, este Espírito, que todos os verdadeiros crentes possuem, pelo menos em suas graças comuns, como um Espírito de luz e vida, de amor, paz e alegria, de santidade e felicidade, é um Espírito de verdade, também de graça, e lidera aqueles a quem ele é conferido em pelo menos toda verdade essencial; todas as grandes doutrinas principais do evangelho, que assegurariam suficientemente aqueles a quem o apóstolo escreveu contra os professores sedutores, os anticristos aqui mencionados.

Comentário de E.W. Bullinger

But = And.

unção . Grego. chrisma. Somente aqui e 1 João 2:27 . Para o verbo chrio, veja 2 Coríntios 1:21 .

Comentário de John Calvin

20 Mas tendes uma unção. O apóstolo se desculpa modestamente por tê-los avisado com tanta sinceridade, para que não pensem que foram indiretamente reprovados, como se fossem rudes e ignorantes daquelas coisas que deveriam ter conhecido. Assim, Paulo concedeu sabedoria aos romanos, de que eles eram capazes e adequados para admoestar outros. Ao mesmo tempo, ele mostrou que eles precisavam ser lembrados, a fim de cumprir corretamente seu dever. ( Romanos 15:14 .) Os apóstolos não falaram assim para lisonjear-os; mas assim sabiamente prestaram atenção para que sua doutrina não fosse rejeitada por ninguém, pois declararam o que era adequado e útil, não apenas para os ignorantes, mas também para os bem instruídos na escola do Senhor.

A experiência nos ensina o quão exigentes são os ouvidos dos homens. Tal fastidiosidade deve, de fato, estar longe dos piedosos; ainda assim, cabe a um professor fiel e sábio não omitir nada pelo qual possa obter uma audiência de todos. E é certo que recebemos o que é dito com menos atenção e respeito, quando pensamos que quem fala menospreza o conhecimento que nos foi dado pelo Senhor. O apóstolo por esse elogio estimulou ao mesmo tempo seus leitores, porque aqueles que eram dotados de dom de conhecimento tinham menos desculpas se não superassem os outros em sua proficiência.

O estado do caso é que o apóstolo não os ensinou como se fossem ignorantes, e familiarizou-se apenas com os primeiros elementos do conhecimento, mas lembrou-os de coisas já conhecidas e também os exortou a despertar as faíscas do Espírito. , para que um brilho total possa brilhar neles. E nas palavras seguintes, ele se explicou, negando que lhes escrevesse porque eles não sabiam a verdade, mas porque haviam sido bem ensinados nela; pois, se fossem totalmente ignorantes e novatos, não poderiam ter compreendido sua doutrina.

Agora, quando ele diz que eles sabiam todas as coisas , isso não deve ser tomado no sentido mais amplo, mas deve estar confinado ao assunto tratado aqui. Mas quando ele diz que eles tiveram uma unção do Santo , ele faz alusão, sem dúvida, aos tipos antigos. O óleo pelo qual os sacerdotes foram ungidos foi obtido do santuário; e Daniel menciona a vinda de Cristo como o tempo adequado para a unção do Santíssimo. ( Daniel 9:24 .) Porque ele foi ungido pelo Pai, para que pudesse derramar sobre nós uma abundância múltipla de sua própria plenitude. Daqui resulta que os homens não são justificados com sabedoria pela perspicácia de suas próprias mentes, mas pela iluminação do Espírito; e ainda mais, que não somos feitos participantes do Espírito senão por meio de Cristo, que é o verdadeiro santuário e nosso único sumo sacerdote. (70)

Comentário de Adam Clarke

Mas você tem uma unção – A palavra ???sµa significa não uma unção, mas uma pomada, a própria coisa pela qual a unção é realizada; e, portanto, foi renderizado corretamente em nossas traduções anteriores. Provavelmente isso é uma alusão ao óleo da santa unção da lei e ao Salmo 14: 7 ; Deus te ungiu com o óleo da alegria – ele te deu a plenitude do Espírito, que nenhum dos teus companheiros – nenhum dos profetas, jamais recebeu em abundância. Por isso, é evidente que não apenas os dons do Espírito, mas o próprio Espírito Santo, se destinam. Esse Espírito habitava naquele tempo de maneira peculiar na Igreja, para ensinar apóstolos, professores e todos os crentes primitivos, tudo o que era necessário para sua salvação; e torná-los os instrumentos de transmitir à posteridade o glorioso sistema de verdade que está contido no Novo Testamento. Como o óleo era usado entre os asiáticos para a inauguração de pessoas em cargos importantes, esse óleo era reconhecido como um emblema dos dons e graças do Espírito Santo, sem os quais os deveres desses cargos não podiam ser cumpridos; assim é colocado aqui para o próprio Espírito, que presidiu a Igreja, e de onde todos os dons e graças fluíam. A ???sµa , crisma ou pomada aqui mencionada também é uma alusão à unção sagrada da unção prescrita pelo próprio Deus, Êxodo 30: 23-25 , que era composta de mirra fina, canela doce, cálamo doce, cassia lignea e azeite de oliva. Este era um emblema dos dons e graças do Espírito Divino. Veja as notas em Êxodo 30: 23-25 ; (Nota). E pela razão desta unção, veja a nota em Êxodo 29: 7 .

Vocês conhecem todas as coisas – toda verdade de Deus necessária para a sua salvação e a salvação do homem em geral, e não precisam do conhecimento de que os gnósticos se gabam.

Mas, embora o acima seja o sentido em que esse versículo é geralmente entendido, ainda há motivos para duvidar de sua precisão. O adjetivo pa?ta , que traduzimos todas as coisas, é muito provavelmente no caso acusativo singular, tendo a????p?? , man, ou algum desses substantivos, entendido. Portanto, o versículo deve ser traduzido: Você tem um ungüento do Santo, e conhece ou discerne Todo Homem. Essa interpretação parece ser confirmada por t?? p?a???t?? em 1 João 2:26 , aqueles que estão enganando ou enganando você; e no mesmo sentido pa?t?? , 1 João 2:27 , deve ser entendido: Mas como a mesma unção ensina pa?t?? , não de todas as coisas, mas de Todos os Homens. É claro, de todo o teor da epístola, que São João está protegendo os cristãos contra sedutores e enganadores, que até então estavam perturbando e se esforçando para corromper a Igreja. Em conseqüência disso, ele deseja que experimentem os espíritos, sejam de Deus, 1 João 4: 1 . Mas como eles deveriam experimentá-los? Principalmente por essa unção – aquela luz espiritual e discernimento que eles receberam de Deus; e também comparando a doutrina desses homens com o que ouviram desde o princípio. A unção aqui mencionada parece significar o espírito de iluminação, ou grande conhecimento e discernimento nas coisas espirituais. Com isso, eles poderiam facilmente distinguir os falsos apóstolos dos verdadeiros.

Comentário de Thomas Coke

1 João 2:20 . Mas tendes uma unção, etc. – Tanto reis como sacerdotes foram consagrados a seus ofícios por unção; e no Novo Testamento, em que o título de reis e sacerdotes é dado aos verdadeiros crentes, pela unção devemos entender qualquer graça divina concedida aos verdadeiros crentes. O significado do apóstolo é, portanto, para esse efeito: “O Espírito da verdade e santidade, que Cristo, o Santo de Deus, derramou sobre você, é guiá-lo a toda a verdade; de ??modo que você tenha conhecimento experimental de todas as coisas relacionadas à evangelho puro, pelo menos até onde for necessário para a salvação “.

Comentário de John Wesley

Mas você tem uma unção do Santo, e sabe todas as coisas.

Mas você tem uma unção – Um crisma; talvez assim denominado em oposição ao nome do anticristo; um ensinamento interior do Espírito Santo, pelo qual você sabe todas as coisas – Necessário para a sua preservação desses sedutores e para a sua salvação eterna. São João aqui, mas apenas toca o Espírito Santo, de quem ele fala mais amplamente, 1 João 3:24 ; 4:13; 5: 6.

Referências Cruzadas

Salmos 16:10 – porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição.

Salmos 23:5 – Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.

Salmos 45:7 – Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria.

Salmos 71:22 – E eu te louvarei com a lira por tua fidelidade, ó meu Deus; cantarei louvores a ti com a harpa, ó Santo de Israel.

Salmos 92:10 – Tu aumentaste a minha força como a do boi selvagem; derramaste sobre mim óleo novo.

Provérbios 28:5 – Os homens maus não entendem a justiça, mas os que buscam ao Senhor a entendem plenamente.

Isaías 43:3 – Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador; dou o Egito como resgate por você, a Etiópia e Sebá em troca de você.

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

Marcos 1:24 – “O que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus! “

Lucas 4:18 – “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos

Lucas 4:34 – “Ah! que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus! “

João 10:4 – Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz.

João 14:26 – Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

João 16:13 – Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.

Atos dos Apóstolos 3:14 – Vocês negaram publicamente o Santo e Justo e pediram que lhes fosse libertado um assassino.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

1 Coríntios 2:15 – Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois

2 Coríntios 1:21 – Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu,

Hebreus 1:9 – Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros, ungindo-te com óleo de alegria”.

Hebreus 8:11 – Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior.

1 João 2:27 – Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.

1 João 4:13 – Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito.

Apocalipse 3:7 – Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.

Apocalipse 4:8 – Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: “Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *