Estudo de 1 João 4:13 – Comentado e Explicado

Nisto é que conhecemos que estamos nele e ele em nós, por ele nos ter dado o seu Espírito.
1 João 4:13

Comentário de Albert Barnes

Por meio deste, sabemos que habitamos nele – Aqui está outro, ou uma evidência adicional disso.

Porque ele nos deu o seu Espírito – Ele transmitiu as influências desse Espírito a nossas almas, produzindo “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé” etc. Gálatas 5: 22-23 . Foi uma das promessas que o Senhor Jesus fez aos seus discípulos que ele enviaria o Espírito Santo para estar com eles depois que fosse retirado deles, João 14: 16-17 , João 14:26 ; João 15:26 ; João 16: 7 , e uma das evidências mais claras que podemos ter de que somos filhos de Deus, deriva das influências desse Espírito em nossos corações. Veja esse sentimento ilustrado nas notas em Romanos 8:16 .

Comentário de Joseph Benson

1 João 4: 13-14 . Por este meioe? t??t? , por isso, sabemos – Tenha prova completa; que habitamos, permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu seu Espírito – nas influências esclarecedoras, vivificantes, renovadoras e reconfortantes. Alguns comentaristas entendem o apóstolo como falando aqui dos extraordinários dons do Espírito; mas certamente esses dons, de qualquer espécie que sejam, nunca foram para alguém uma certa evidência de sua verdadeira piedade e união com Deus, como é manifesto nas palavras de nosso Senhor ( Mateus 7:22 ). Muitos me dirão naquele dia do julgamento final, profetizamos em teu nome, etc. então professarei a eles, nunca te conheci, etc. E São Paulo ( 1 Coríntios 13: 2 ) declara que, embora um homem tivesse tanta fé operadora de milagres, ele poderia remover montanhas, mas , se não tivesse amor a Deus e à humanidade, nada lhe valeria. As graças comuns do Espírito, como são enumeradas Gálatas 5: 22-23 ; Efésios 5: 9 ; Colossenses 3: 12-17 ; Romanos 12: 9-21 , são certas evidências de que uma pessoa é filha de Deus; mas os dons extraordinários do Espírito não são, na medida em que algumas vezes foram e ainda podem ser possuídos por pessoas destituídas de verdadeira religião. E nós vimos – ou conhecido; por evidência indubitável, nós mesmos; e, portanto , corajosamente testemunham a outros; que o Pai enviou o Filho para ser o Salvador do mundo – E que é nele e somente por ele, quão orgulhosamente o mundo incrédulo e carnal pode rejeitá-lo e desprezá-lo, para que a salvação presente e eterna possa ser obtida. Essas coisas são o fundamento e os critérios para permanecermos em Deus e Deus em nós, a saber, a comunhão do Espírito, falada em 1 João 4:13 , e a confissão do Filho, 1 João 4:15 .

Comentário de E.W. Bullinger

Espírito. ou seja, os presentes. App-101.

Comentário de Adam Clarke

Nisto conhecemos nós, etc. – Veja a nota em 1 João 3:24 .

Comentário de Thomas Coke

1 João 4:13 . Nisto conhecemos nós, etc. –Nisto temos uma evidência confortável de uma habitação mútua entre Deus e nós, de nossa habitação pela fé e amor, união e comunhão, através de Jesus Cristo, com ele; e de sua habitação por manifestações graciosas e influências em nossas almas; porque ele nos ofereceu ricas comunicações de seu Espírito, para gerar e animar essa fé e amor, e lançar uma luz sobre sua própria obra dentro de nós “.

Referências Cruzadas

João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

Romanos 8:9 – Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

1 Coríntios 2:12 – Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.

1 Coríntios 3:16 – Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?

1 Coríntios 6:19 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Efésios 2:20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,

1 João 3:24 – Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

1 João 4:15 – Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *