Estudo de Isaías 49:8 – Comentado e Explicado

Eis o que diz o Senhor: no tempo da graça eu te atenderei, no dia da salvação eu te socorrerei, {Eu te formei e designei para fazer a aliança com os povos}, para restaurar o país e distribuir as heranças devastadas,
Isaías 49:8

Comentário de Albert Barnes

Assim diz o Senhor – Ainda um endereço para o Messias, e projetado para dar a garantia de que ele deveria estender a verdadeira religião e reparar os males do pecado na terra. O Messias é representado como tendo pedido o favor divino para participar de seus esforços, e esta é a resposta e a garantia de que sua petição não foi apresentada em vão.

Em um tempo aceitável – hebraico: ‘Em um tempo de prazer ou vontade’, isto é, um tempo em que o Senhor estava disposto ou satisfeito em ouvi-lo. A palavra ???? râtsôn significa propriamente deleite, satisfação, aceitação Provérbios 14:35 ; Isaías 56: 7 ; vontade ou prazer Ester 8: 1 ; Salmo 40: 9 ; Daniel 8: 4-11 ; então também boa vontade, favor, graça Provérbios 16:15 ; Provérbios 19:12 . A Septuaginta processa isso, ?a??? de?t? Kairo dekto – ‘em um tempo aceitável.’ Assim, Jerome, Gesenius e Hengstenberg traduzem: “Em um tempo de graça ou misericórdia.” A idéia principal é clara: o Senhor ficou muito satisfeito em ouvi-lo quando o chamou e respondeu às suas orações. Em um momento de favor; em um tempo que será considerado o mais adequado aos propósitos da salvação, o Senhor terá prazer em exaltar o Messias para a glória e torná-lo o meio de salvação para toda a humanidade.

Eu te ouvi – Eu ouvi as tuas petições e os desejos do teu coração. A entrega do mundo ao Messias é representada como resposta à sua oração no Salmo 2: 8 :

Pede-me, e darei tempo ao pagão por tua herança,

E as partes mais remotas da terra por tua possessão.

E em um dia de salvação – em um tempo em que estou disposto a conceder a salvação; quando o período de transmissão da salvação tiver chegado.

Eu te ajudei – Eu dei a assistência necessária para realizar o grande propósito da salvação ao mundo. Esta passagem é citada por Paulo em 2 Coríntios 6: 2 , e é por ele aplicada aos tempos do Messias. Isso significa que chegaria o tempo, determinado pelo propósito de Deus, que seria um período em que ele estaria disposto, ou seja, muito satisfeito em estender a salvação ao mundo através do Messias: e que naquele tempo ele providencie toda a ajuda e auxílio necessários por sua graça, para a extensão da verdadeira religião entre as nações.

Eu te preservarei – Ou seja, a causa do Redentor seria querida para o coração de Deus, e ele preservaria essa causa de ser destruída na terra.

E te conceda uma aliança do povo – o povo ( ?? m) refere-se sem dúvida principalmente aos judeus – a melhor porção do povo israelita – o verdadeiro Israel Romanos 2: 28-29 . Para eles, ele foi enviado pela primeira vez, e seu próprio trabalho pessoal estava com eles (ver as anotações em Isaías 49: 6 ). Sobre o significado da frase ‹para uma aliança ‘, veja as notas em Isaías 42: 6 .

Estabelecer a terra – Margem, como hebraico, ‹Levantar. A linguagem deriva da restauração das ruínas de uma terra que foi invadida por um inimigo, quando as cidades foram demolidas e o país devastou. É para ser tomado aqui em um sentido espiritual, como significando que o trabalho do Messias seria como o que seria realizado se uma terra devastada fosse restaurada à sua antiga prosperidade. Em relação aos interesses espirituais do povo, ele realizaria o que seria realizado se houvesse tal restauração; isto é, ele recuperaria o verdadeiro Israel das devastações do pecado e estabeleceria a igreja em uma base firme.

Causar a herança das heranças desoladas – A imagem aqui é tirada da condição da terra de Israel durante o cativeiro na Babilônia. Estava em ruínas. As cidades estavam todas desoladas. Espiritualmente, essa seria a condição da nação quando o Messias viesse; e seu trabalho seria como restaurar os exilados em sua própria terra, e fazê-los voltar a suas posses anteriores. Um seria um emblema apropriado do outro; e o trabalho do Messias seria como reconstruir cidades em ruínas; restaurar a fertilidade em campos desolados; replantio de vinhas e olivais; e difundindo paz e abundância sorridentes sobre uma terra que havia sido submetida à devastação de fogo e espada, e que havia sido uma cena de triste desolação.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 49: 8-12 . Assim diz o Senhor : Nesse período, as promessas gerais dadas ao Messias e seu corpo místico, Isaías 49: 7, são mais bem explicadas. Em primeiro lugar, é descrito o sucesso desejável do Evangelho, na conversão dos gentios, bem como a igreja que seria coletada dos gentios, Isaías 49: 8. – meio de Isaías 49: 9 .: Então o florescimento estado desta igreja coletada em uma visão espiritual. As passagens serão mais claras a partir das seguintes alterações da versão, Isaías 49: 8 . Assim diz o Senhor: Em um tempo aceitável eu te ouvirei, e em um dia de salvação eu te ajudarei; e eu te preservarei e te darei uma aliança do povo, para levantar a terra e parcelar fora, ou dar posse das heranças desoladas: Isaías 49: 9 . Dizendo aos prisioneiros: Vá em frente; e aos que estão nas trevas, venham à luz; eles estarão pelas estradas, etc .: Isaías 49:10 . Até as fontes, etc .: Isaías 49:11 . E minhas calçadas, ou estradas [ inferiores ] , serão exaltadas: Isaías 49:12 . Eis que eles virão de longe; e eis que aqueles, etc. e estes da terra dos pelusiotas ou egípcios. Veja cap. Isaías 42: 6-7 . A referência espiritual desta passagem aos privilégios do Evangelho é suficientemente evidente. Podemos apenas observar que, na descrição do estado próspero da igreja, o profeta fala daqueles libertados da prisão e das trevas, sob a metáfora de um rebanho que se alimenta em pastos de mercadorias sob os cuidados de um pastor fiel, guardado por ele de o calor ardente do sol, e abastecido por ele com comida e água suficientes para todos os seus desejos. A conveniência do pasto espiritual é apresentada na última parte do nono versículo; a suficiência e abundância desse pasto nas palavras, eles não terão fome nem sede, Isaías 49:10 . sua imunidade de aflição e perseguição nas próximas palavras; e seu maravilhoso aumento, sob a proteção e favor de Deus, em Isaías 49: 11-12 . Podemos apenas observar que São João, no Apocalipse, aplica essas palavras do profeta ao tempo do sexto selo.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 49: 8 . Assim diz o Senhor – Deus Pai em Cristo; Em um tempo aceitável – hebraico, ???? ??? , na época da aceitação, conforme o bispo Lowth o processa, ou, em um tempo de boa vontade, segundo outros: naquele tempo em que Deus, de uma maneira especial, manifestar sua boa vontade para os filhos dos homens; no dia de sua graça e salvação do homem, ou seja, no tempo do evangelho, que foi e é o tempo da peculiar boa vontade de Deus para com os homens, Lucas 2:14 . Nos dias da tua carne, quando oferecerás orações e súplicas, com forte clamor e lágrimas, Hebreus 5: 7 ; eu ouvi – ou eu ouvirei você – embora não para te livrar da morte, mas para te apoiar sob os teus sofrimentos, para dar um sucesso abençoado aos teus trabalhos e para te coroar com glória e honra. E em um dia de salvação – no tempo que designei para a redenção do homem que efetua; eu ajudei – Ou eu te ajudarei – Ou seja, na terra, até que a tua obra esteja terminada; e te preserve – Para aquele reino eterno e glória que está preparado para ti. E te dê uma aliança do povo – Ser o Mediador e Fiador da aliança que é feita entre mim e todo o meu povo, isto é, todas as pessoas penitentes e crentes, sejam Judeus ou Gentios. Estabelecer a terraEstabelecer a igreja sobre fundamentos firmes e compor as grandes diferenças no mundo entre Deus e o homem, judeus e gentios, Efésios 2: 13-16 ; como também para estabelecer a verdade e a justiça na terra, e subjugar as concupiscências e paixões que são os grandes perturbadores da sociedade humana: fazer quais coisas foram o grande desígnio de Deus em enviar seu Filho ao mundo. Fazer herdar heranças desoladas – Esses lugares desolados podem ser reparados e possuídos: ou trazer os pagãos, que estão em uma condição desolada e desolada, para ser a herança de Cristo, de acordo com os Salmos 2: 8 .

Comentário de Scofield

Título do versículo: Israel preservado e restaurado

O Senhor Jesus e o restante crente de Israel estão aqui unidos. O que é dito é verdade para ambos.

Comentário de John Calvin

8. Em um momento de bom prazer. Neste versículo, aprendemos mais claramente o que explicamos no início deste capítulo, que o Profeta, enquanto ele se dirige a todo o corpo da Igreja, começa com Cristo, que é a cabeça. Eu disse que isso deve ser cuidadosamente observado; para os comentaristas não o atenderam, e ainda não há outra maneira pela qual este capítulo possa ser consistentemente exposto. Isso é claramente demonstrado por Paulo, que aplica essa declaração a toda a Igreja. ( 2 Coríntios 6: 2. ) E, no entanto, o que o Profeta acrescenta, eu te darei como aliança, não se aplica a ninguém além de Cristo.

Como devemos reconciliar essas declarações? Ao considerar que Cristo não é tanto dele quanto o nosso; pois ele não veio, nem morreu, nem ressuscitou para si mesmo. Ele foi enviado para a salvação da Igreja e não busca nada como o seu; pois ele não quer nada. Conseqüentemente, Deus faz promessas a todo o corpo da Igreja. Cristo, que ocupa o lugar de Mediador, recebe essas promessas e não pleiteia em nome de si mesmo como indivíduo, mas de toda a Igreja por cuja salvação ele foi enviado. Por esse motivo, ele não se dirige a Cristo separadamente, mas na medida em que está unido e continuamente unido ao seu corpo. É uma honra inconcebível que nosso Pai celestial nos concede, quando ele ouve seu Filho por nossa conta, e quando ele dirige o discurso ao Filho, enquanto o assunto está relacionado à nossa salvação. Por isso, vemos quão próxima é a conexão entre nós e Cristo. Ele fica em nosso quarto e não tem nada separado de nós; e o Pai ouve a nossa causa.

Pela palavra “bom prazer”, o Profeta coloca um freio nos crentes, por assim dizer, para que eles não estejam muito ansiosos em seus desejos, mas possam esperar pacientemente até que o tempo designado por Deus chegue; e, nesse sentido, Paulo dá à vinda de Cristo a denominação de “o tempo da plenitude”. ( Gálatas 4: 4. ) Ele quer dizer, portanto, que eles dependem da disposição de Deus e, portanto, devem suportar sua ira com mansidão e compostura. Mas embora a intenção do Profeta seja exortar os piedosos à paciência, para que eles aprendam a colocar seus sentimentos em subordinação a Deus, mas ao mesmo tempo ele mostra que nossa salvação procede da bondade imerecida de Deus. ???? (ratzon) que os gregos traduzem e?d???a , isto é, a boa vontade de Deus é o fundamento de nossa salvação; e a salvação é o efeito dessa graça. Somos salvos, porque agradamos a Deus, não por meio de nossa dignidade ou mérito, mas por sua graça gratuita. Em segundo lugar, ele mostra, ao mesmo tempo, que nossa salvação é certa quando temos uma prova clara da graça do Senhor. Toda dúvida deve ser removida quando o Senhor testifica de seu “bom prazer”. Essa passagem tende à recomendação da palavra, além da qual não devemos perguntar sobre a salvação; como Paulo declara que o bom prazer de Deus se manifesta claramente na pregação do Evangelho, e que assim se cumpre o que está contido nesta passagem sobre “o dia da salvação”. ( 2 Coríntios 6: 2. )

Terceiro, o Profeta pretendia nos lembrar que Deus nos dá uma garantia indubitável de seu favor quando ele envia o Evangelho para nós; porque é evidente que ele tem compaixão de nós, quando gentilmente nos convida a si mesmo, para que não olhemos em todas as direções em busca dessa luz, que deve ser esperada apenas do prazer gracioso de Deus ou ser torturada pela dúvida, da qual Deus nos liberta. Mas lembremos que tudo isso depende do livre propósito de Deus. Quando, portanto, a pergunta é feita, por que o Senhor nos iluminou neste momento e não em um período anterior, a razão que deve ser designada é a seguinte: porque assim agradou a Deus, assim parecia bom aos seus olhos. Essa é a conclusão a que Paulo chega na passagem que citamos,

“Eis que agora é o tempo aceito; eis que agora é o dia da salvação. ” ( 2 Coríntios 6: 2. )

Essa passagem pode nos ajudar muito a determinar o significado de Isaías, para que possamos aprender a conectar nossa salvação ao bom prazer de Deus; uma prova disso nos é dada na pregação do Evangelho. Também deve ser observado que essas previsões não devem se limitar a uma certa idade, uma vez que pertencem a toda a Igreja em todas as épocas. Pois se começamos com a libertação de Babilônia, devemos prosseguir para a redenção de Cristo, da qual ela pode ser considerada como o começo e o precursor; e como ainda existem entre nós muitos remanescentes da escravidão, devemos prosseguir para o último dia, quando tudo será restaurado.

Eu te designei para ser uma aliança. Isso torna ainda mais evidente que tudo o que havia sido dito anteriormente havia sido prometido a Cristo, não por sua vantagem pessoal, mas por nossa causa; pois ele foi designado para ser o mediador da aliança, porque os judeus por seus pecados se revoltaram contra Deus, que fizera uma aliança eterna com eles. A renovação dessa aliança, portanto, que havia sido quebrada ou dissolvida, é atribuída a Cristo. No entanto, devemos também ter em vista o ditado de Paulo, que

“Cristo é a nossa paz, para reconciliar os que estão longe, e os que estão próximos.” ( Efésios 2:14 .)

Isaías, porém, tinha diretamente em vista aquela ruína lamentável, cujo remédio poderia ser esperado somente de Cristo. Além disso, é apropriado aplicar essa graça a nós mesmos, porque, em comparação com os judeus, antes da pregação do Evangelho, éramos inimigos e alienígenas de Deus, e não podíamos, de nenhuma outra maneira, ser reconciliados com ele. Cristo foi, portanto, “dado para ser uma aliança do povo”, porque não havia outro caminho para Deus senão por ele. Naquela época, os judeus eram um povo; mas como o muro de separação foi derrubado, todos nós, judeus e gentios, fomos unidos em um corpo.

Para que você levante a terra, que naquele tempo era devastada e desolada; pois o retorno do povo era, como vimos em outros lugares, uma espécie de nova criação. Esse é também o desígnio das palavras do Profeta, para que possamos saber que não há nada no mundo senão ruína e desolação. Cristo é enviado para restaurar o que caiu e se deteriorou. Se não estivéssemos em uma condição decaída, não haveria razão para que Cristo fosse enviado a nós. Portanto, devemos pesar bem nossa condição; pois somos estrangeiros de Deus, destituídos de vida, e afastados de toda esperança de salvação. Mas por Cristo somos totalmente restaurados e reconciliados com nosso Pai Celestial. Isaías também acrescenta os benefícios que obtemos por meio de Cristo, depois de termos sido reconciliados com Deus.

Comentário de John Wesley

Assim diz o Senhor: Em um tempo aceitável eu te ouvi, e em um dia de salvação eu te ajudei; e eu te preservarei e te darei uma aliança do povo, para estabelecer a terra, para herdar. as heranças desoladas;

O Senhor – Deus Pai em Cristo.

Ouvi-te – Embora não para te livrar da morte; contudo, para te coroar com glória e honra.

Para uma aliança – Ser o mediador e garantia dessa aliança, que é feita entre mim e eles.

Estabelecer – Estabelecer a verdade e a justiça na terra, e subjugar as concupiscências e paixões, que são os grandes perturbadores da sociedade humana.

Heranças desoladas – Esses lugares desolados podem ser reparados e recuperados. Que Cristo possua os pagãos, que estavam no sentido espiritual em uma condição mais desolada.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *