Estudo de 2 Tessalonicenses 3:3 – Comentado e Explicado

Mas o Senhor é fiel, e ele há de vos dar forças e vos preservar do mal.
2 Tessalonicenses 3:3

Comentário de Albert Barnes

Mas o Senhor é fiel – – Embora os seres humanos não sejam confiáveis, Deus é fiel às suas promessas e propósitos. Ele pode sempre ser confiado; e quando as pessoas são incrédulas, perversas, cruéis e dispostas a nos fazer mal, podemos ir até ele e sempre encontraremos nele alguém em quem possamos confiar. Esta é uma declaração extremamente interessante e é uma bela ilustração do recurso que uma mente verdadeiramente piedosa sentirá que possui. Muitas vezes temos ocasião de saber, para nossa tristeza, que “todos os homens não têm fé”. Testemunhamos a infidelidade deles. Vemos como eles se afastam da verdade. Vimos muitos que certa vez deram alguma evidência de que tinham “fé”, abandonando tudo; e vemos muitos na igreja que parecem não ter fé verdadeira e que se recusam a ajudar na promoção da causa da religião. Em tais circunstâncias, o coração está disposto a desanimar e a perguntar se a religião pode avançar no meio de tanta indiferença e oposição? Nesses momentos, quão consolador é poder voltar-se, como Paulo fez, a alguém que é fiel; quem nunca nos falha; e quem certamente cumprirá seus propósitos benevolentes. Os homens podem ser infiéis e falsos, mas Deus nunca é. Eles podem se recusar a abraçar o evangelho e se opor a ele, mas Deus não abandonará Seus grandes propósitos. Muitos que estão na igreja podem esquecer seus votos solenes e sagrados e não mostrar fidelidade à causa de seu Salvador, mas o próprio Deus nunca abandonará essa causa. Para uma mente piedosa, oferece indescritivelmente mais consolo ao refletir que um Deus fiel é amigo da causa que amamos, do que todos os homens, dentro e fora da igreja, seus amigos.

Quem o estabelecerá e o evitará do mal – veja as notas em João 17: 5 ; compare as notas em Efésios 6:16 . A alusão é ao Maligno, ou Satanás, e o significado é que Deus os guardaria de suas artimanhas.

Comentário de E.W. Bullinger

fiel . App-150. Compare 1 Coríntios 1: 9 .

estabelecer . Ver 2 Tessalonicenses 2:17 .

manter = guarda.

mal = o iníquo. App-128. Compare 1 João 5:18 .

Comentário de John Calvin

3 Mas Deus é fiel . Como era possível que suas mentes, influenciadas por relatos desfavoráveis, chegassem a ter algumas dúvidas quanto ao ministério de Paulo, tendo lhes ensinado que a fé nem sempre é encontrada nos homens, ele agora as chama de volta a Deus e diz que é fiel , de modo a confirmá-los contra todos os artifícios dos homens, pelos quais eles tentarão abalá-los. “Eles, de fato, são traiçoeiros, mas em Deus existe um apoio que é abundantemente seguro, para impedir que você ceda.” Ele chama o Senhor de fiel , na medida em que adere ao seu propósito até o fim em manter a salvação de seu povo, ajuda-o de forma oportuna e nunca o abandona em perigos, como em 1 Coríntios 10:13 ,

Deus é fiel, que não sofrerá
você deve ser provado acima do que é capaz de suportar.

Essas palavras, no entanto, mostram que Paulo estava mais ansioso quanto aos outros do que a si próprio. Homens maliciosos dirigiram contra ele as picadas de sua malignidade; toda a violência (697) disso caiu sobre ele. Nesse meio tempo, ele dirige todas as suas ansiedades aos tessalonicenses, para que essa tentação não lhes cause danos.

O termo mal pode se referir também à coisa, isto é, malícia, como às pessoas dos iníquos. Prefiro, no entanto, interpretá-lo de Satanás, a cabeça de todos os ímpios. Pois era uma coisa pequena a ser libertada da astúcia ou violência dos homens, se o Senhor não nos protegesse de todo dano espiritual.

Comentário de Adam Clarke

Do mal – ?p? t?? p?????? pode ser traduzido, do diabo ou do maligno. Eles tinham homens desordenados, homens maus e o maligno ou o diabo, para enfrentar; Somente Deus poderia apoiar e dar-lhes a vitória; ele prometera fazê-lo, e ele poderia ser confiado como invariavelmente fiel.

Comentário de Thomas Coke

2 Tessalonicenses 3: 3 . Do mal. ?p? t?? p?????? ; do maligno. Os hebreus geralmente falam do diabo, como fonte e autor de todo mal; e de Deus, como autor de todo bem; e quando descreveriam qualquer grande mal da maneira mais enfática, mencionam o próprio apóstata. Ver 1 Tessalonicenses 2:18 . Mateus 6:13 . João 17:15 . 1 João 5: 18-19 .

Comentário de John Wesley

Mas o Senhor é fiel, quem os firmará e os protegerá do mal.

Quem irá estabelecer você – Que se apega a ele pela fé.

E te protejo do maligno – E de todos os seus instrumentos.

Referências Cruzadas

Gênesis 48:16 – o Anjo que me redimiu de todo o mal, abençoe estes meninos. Sejam eles chamados pelo meu nome e pelos nomes de meus pais Abraão e Isaque, e cresçam muito na terra”.

1 Crônicas 4:10 – Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”. E Deus atendeu ao seu pedido.

Salmos 19:13 – Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão.

Salmos 121:7 – O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.

Mateus 6:13 – E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

Lucas 11:4 – Perdoa-nos os nossos pecados, pois também perdoamos a todos os que nos devem. E não nos deixes cair em tentação’ “.

João 17:15 – Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.

1 Coríntios 1:9 – Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

1 Coríntios 10:13 – Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

1 Tessalonicenses 5:24 – Aquele que os chama é fiel, e fará isso.

2 Tessalonicenses 2:17 – dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.

2 Timóteo 4:18 – O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.

2 Pedro 2:9 – Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo,

Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *